Desconsiderar a jornada de compra do consumidor na sua estratégia de marketing e vendas pode diminuir os resultados da sua marca. Por outro lado, conhecer sobre o assunto permite uma comunicação mais precisa com o público.
O consumidor está mais atento e costuma observar bem cada detalhe sobre uma empresa antes de tomar a decisão final em suas aquisições. No entanto, poucas marcas estão preparadas para isso, o que faz com que os clientes busquem por concorrentes mais preparados.
Quer entender o que é a jornada de compra e como você pode utilizá-la a favor das vendas? Continue a leitura.
O que você verá:
- O que é a jornada de compra?
- Quais são as etapas da jornada de compra?
- Aprendizado e descoberta
- Reconhecimento do problema
- Consideração da solução
- Decisão de compra
- Como se comunicar em cada etapa?
- Estágio 1 — Aprendizado e descoberta
- Estágio 2 — Reconhecimento do problema
- Estágio 3 — Consideração da solução
- Estágio 4 — Decisão da compra
Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!
Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?
Então se você quer fazer sua 1° venda, ou até mesmo fazer várias vendas por dia quase no automático, eu trouxe a solução que muitos “especialistas do Marketing” escondem de você!
Essa solução se chama Robô Afiliado!
Veja esse vídeo e clique no botão abaixo para ter a ferramenta que mais vende no Marketing Digital!
Sem brincadeira! Esse Robô me fez sair de zero vendas para faturar mais de 100 mil reais por mês em apenas 8 meses, e o melhor, no piloto automático!!
Tá esperando o que? Não deixe mais uma oportunidade passar direto por você!
Chegou a hora de mudar de vida e conquistar seus sonhos!!
O que é a jornada de compra?
A jornada de compra é o caminho percorrido pelo indivíduo até a decisão final de adquirir um produto ou serviço. Apesar de existirem algumas divergências, a jornada costuma ser dividida em 4 estágios:
- Aprendizado e descoberta;
- Reconhecimento do problema;
- Consideração;
- Decisão.
Ao identificar em que estágio o consumidor está passando, é possível também entender como ele passa por cada um deles. Com isso, o empreendedor consegue criar a estratégia para incentivar o lead a avançar no processo, com o intuito de levá-lo até a fase de decisão.
Na maioria das vezes, o potencial cliente nem percebe que está passando pelos estágios, mas você o guiará em cada um deles. Vale ressaltar ainda que a estratégia deve ser aplicada em todos os canais de comunicação da marca com a persona, como blog, redes sociais e newsletter.
Quais são as etapas da jornada de compra?
Aprendizado e descoberta
Nesta etapa, o indivíduo ainda está conhecendo a sua empresa. Na maioria das vezes, nem sequer sabe que necessita da sua solução. Por isso, os esforços da empresa devem estar voltados a chamar atenção de seu público-alvo.
Por exemplo, nos últimos anos, muitos players estiveram voltados a mostrar a importância das empresas estarem na internet, o que atrai muita gente pela curiosidade, mas não por considerar que precisa daquilo.
Reconhecimento do problema
De alguma forma, o seu lead já reconhece que tem um problema e começa a procurar como pode solucionar. Então, você deve instigá-lo a encontrar a solução ideal — a do seu negócio.
Seguindo o mesmo exemplo, é o momento no qual as pessoas que acompanham os players do mercado digital começam a se aprofundar ainda mais, como buscando materiais ricos ou cases de sucesso.
Consideração da solução
Sabe quando vamos realizar uma compra, mas ainda estamos na dúvida se realmente precisamos e começamos a fazer uma pesquisa para analisar as opções e os preços? Essa é a fase de consideração.
Portanto, você precisa mostrar a sua solução como a ideal para o lead. Recomendamos utilizar os gatilhos mentais para que a pessoa não procure por outras opções e vá rapidamente para o último estágio da jornada.
Decisão de compra
No último estágio, o indivíduo já está decidido a investir em algo para solucionar o problema que reconheceu. No entanto, ainda está analisando qual é a melhor alternativa para a sua realidade.
Por isso, a sua abordagem deve estar voltada a mostrar os benefícios e diferenciais da sua empresa, pois é o momento final da “conquista” do cliente.
Como se comunicar em cada etapa?
Depois de entender como funciona a jornada de compra, você precisa saber como se comunicar com o público em cada etapa. Assim, terá mais possibilidade de levar o lead até a fase da decisão de compra e convertê-lo em cliente.
Estágio 1 — Aprendizado e descoberta
Os conteúdos produzidos para a audiência que ainda está no estágio de descoberta devem ser de temas menos específicos e de fácil linguagem. Isso porque, provavelmente, o consumidor não conhece sobre o assunto que você está falando. Então, a sua intenção é chamar a atenção dele e educá-lo na solução do problema.
Alguns exemplos de conteúdos são:
- Como é a minha rotina;
- O que é [solução que você oferece];
- 5 benefícios de [a solução que você oferece];
- 10 lições que aprendi com [tema relacionado ao seu negócio].
Estágio 2 — Reconhecimento do problema
No estágio anterior, o público já aprendeu as coisas mais básicas sobre o tema e está prestes a reconhecer que realmente tem um problema ou necessidade. Então, os conteúdos precisam ser um pouco mais aprofundados.
Sua intenção deve ser focar no problema, a fim de que ele reconheça que o tem. Alguns conteúdos nesta etapa podem ser:
- 3 formas de melhorar [problema que você resolve];
- Por que [problema que você resolve] acontece com você?
- Como acabar com [problema que você resolve];
- 7 motivos que te levam a [problema que você resolve].
Estágio 3 — Consideração da solução
Nos primeiros estágios, você não cita a sua empresa nem os seus produtos. O lead precisa ver que a sua preocupação não é vender, mas transmitir conhecimento gratuito e de qualidade. Isso serve desde conteúdos nas redes sociais até a sua newsletter.
Porém, como ele começou a pesquisar por soluções, é o momento de você contornar as objeções de vendas que possam surgir e apresentar diferentes opções — inclusive, mostre também os seus concorrentes. Veja alguns conteúdos que podem ser úteis:
- 4 ferramentas para eliminar [o problema que você resolve];
- Como escolher a melhor [solução que você oferece];
- Checklist para resolver [o problema que você resolve].
Estágio 4 — Decisão da compra
Esse é o momento de mostrar a sua empresa como a melhor solução possível, mas busque fazer sem exageros ou propaganda enganosa. Recomendamos utilizar materiais ricos e conteúdos mais diretos como:
- Estudo de caso de clientes;
- Depoimentos de clientes;
- Motivos para contratar a sua empresa.
Existem inúmeras maneiras de se comunicar em cada etapa da jornada de compra e fortalecer sua estratégia de vendas. Por isso, vale a pena conhecer bem o tema e criar conteúdos exclusivos para o público-alvo. Assim, irá guiá-lo com mais precisão e rapidez até o estágio de decisão da compra.
Gostou desse artigo? Eu faço de tudo para manter esse aplicativo sempre atualizado e gratuito com muito mais conteúdo que muitos cursos pagos! Então se acha que estou te ajudando de alguma forma com este aplicativo, me ajude a continuar CLICANDO NAS PROPAGANDAS, AVALIANDO COM 5 ESTRELAS NA PLAY STORE e COMPARTILHANDO NOS GRUPOS E REDES SOCIAIS para me ajudar a crescer cada vez mais e trazer conteúdos ainda melhores para você.
E se você quer saber como eu aprendi a fazer vendas todos os dias no conforto da minha casa, CLIQUE AQUI e assista ao vídeo que transformou minha vida e me fez ter a liberdade de viajar quando eu quiser, ajudar os meus pais e principalmente, realizar meus sonhos!.
E qualquer dúvida, basta me perguntar no meu WhatsApp clicando no botão abaixo!
Deixe um comentário