Link Building: como construir uma estratégia de links?

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

O link building é um dos principais pilares das estratégias de SEO. Sem ele, os seus esforços em marketing de conteúdo se tornam ineficazes. E se você pensa que conseguir backlinks é um grande bicho papão, está errado. Essa tática pode ser feita tanto por empresas pequenas quanto grandes.

Para que o seu site esteja bem posicionado nas SERPs, você precisa criar uma rede de links de qualidade. Toda vez que o algoritmo do Google indexa uma página da web, ele presta atenção em como ela se relaciona com outras páginas e domínios. Esse relacionamento se dá através de links.

Pensando nisso, construir uma estratégia de link building é essencial dentro do SEO. Portanto, hoje nós vamos desmembrar os segredos dessa tática nos próximos tópicos:

  • O que é link building;
  • Os critérios do Google para avaliação de links;
  • 5 estratégias de link building para você aplicar.

Continue lendo!

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

Então se você quer fazer sua 1° venda, ou até mesmo fazer várias vendas por dia quase no automático, eu trouxe a solução que muitos “especialistas do Marketing” escondem de você!

Essa solução se chama Robô Afiliado!

Veja esse vídeo e clique no botão abaixo para ter a ferramenta que mais vende no Marketing Digital!

Sem brincadeira! Esse Robô me fez sair de zero vendas para faturar mais de 100 mil reais por mês em apenas 8 meses, e o melhor, no piloto automático!!

Tá esperando o que? Não deixe mais uma oportunidade passar direto por você!

Chegou a hora de mudar de vida e conquistar seus sonhos!!

 

O que é link building?

Link building é uma estratégia de construção de links de uma página da web para direcionar tráfego e construir autoridade perante os mecanismos de busca. Esses links podem ser externos (provenientes de outros sites) ou internos (provenientes da sua própria página).

Ter uma rede de links sólida e de qualidade impacta o seu desempenho no ranking do Google e de outros buscadores. A razão disso é simples: quando links são usados da forma correta, eles trazem mais autoridade para o seu domínio, tornando você uma referência.

Quanto mais backlinks de sites relevantes você receber, melhor será o seu posicionamento nas SERPs, pois o Google vai entender que o seu domínio é bastante citado e, assim, é confiável. É importante entender que o objetivo principal dos buscadores é melhorar a experiência do usuário, enriquecendo sua jornada com conteúdos complementares.

Os critérios do Google para avaliação de links

Agora que já entendeu o que é link building, vamos dar uma olhada em alguns critérios que o Google leva em consideração para avaliar os seus links e posicionar você na página de resultados. Como você verá a seguir, a avaliação vai muito além de quantidade.

Quantidade de links

A quantidade de links foi um dos primeiros critérios adotados pelo Google, porque ele demonstrava a popularidade de uma página na web.

Contudo, hoje em dia, esse critério vem acompanhado de outros bem importantes nas avaliações do Pagerank. Afinal, não adianta ser referenciado por uma enorme quantidade de links se esses links não são confiáveis, relevantes ou se são maliciosos.

Diversidade dos links

Se um domínio de qualidade direciona um link para o seu site, você ganha pontos no rankeamento. Mas se vários domínios diferentes e relevantes direcionam links para o seu site, você consegue ainda mais reconhecimento.

É dessa forma que o Google pensa. Por isso, focar na diversidade de links também é importante. Na vida profissional também é assim: mais vale ter diversas recomendações do que apenas uma, não é mesmo?

Texto-âncora

O texto-âncora é o texto clicável do link. Geralmente, ele traz uma descrição do que o usuário vai encontrar na página linkada. O Google analisa essas informações para definir se o link faz sentido naquele contexto e se as palavras utilizadas estão relacionadas com o conteúdo do link.

Procure então utilizar a correspondência de palavra-chave exata para o link inserido no texto.

Links externos

Dentro do link building, é essencial trabalhar com links externos. O Google sempre vai dar mais peso para esse tipo de link, pois eles sinalizam autoridade, reconhecimento e confiabilidade.

Os links externos incluem:

  • Backlinks: links de outros domínios para as suas páginas;
  • Links para sites externos: links do seu site para outros domínios.

Links internos

Não vamos nos esquecer dos links internos, é claro. Apesar de não serem tão importantes para o Google quanto os externos, esses queridinhos também podem te dar uma pontuação positiva no ranking dos buscadores.

Para usar links internos, basta linkar para as suas próprias páginas. O Google precisa saber qual é a hierarquia do seu site, do seu menu e dos seus conteúdos.

5 estratégias de link building para você aplicar

Você já viu quais são os principais critérios de avaliação de links do Google. Mas como estruturar a sua estratégia de link building de fato para conseguir backlinks de outros sites? Vamos ver abaixo.

1. Crie conteúdo compartilhável

Uma das principais estratégias para ter uma boa reputação na Internet é investir em nada menos do que bom conteúdo. E um bom conteúdo deve ter qualidade, relevância e ser compartilhável.

Antes de correr atrás de parcerias, você precisa agradar a sua audiência com um conteúdo que agregue valor e seja linkável.

Dentre alguns exemplos de conteúdos compartilháveis estão:

  • Posts em formato de listas;
  • Infográficos;
  • Guias completos;
  • Conteúdos ricos e interativos, como calculadoras, quizzes e outras ferramentas;
  • Resultados de pesquisas realizadas por você.

2. Faça parcerias para conseguir backlinks

A busca de parcerias é uma estratégia fundamental da área de link building. Afinal, conquistar backlinks é uma tática de SEO off page e não depende só de você. Por isso, você deve ser mais ativo em seus esforços.

Procure criar relacionamentos com sites que pertençam ao seu nicho e que tenham autoridade. Você pode medir a autoridade de um domínio a partir do Link Explorer, uma ferramenta de SEO da Moz.

3. Crie guest posts

Os guest posts são conteúdos escritos por convidados de um blog. Nessa estratégia, você produz um conteúdo que agrega valor ao blog e, em troca, recebe permissão do parceiro para inserir seu link no site dele.

Portanto, ao fazer um guest post em um blog parceiro, você consegue alcançar um público novo, ganhar mais autoridade e mais backlinks para o seu site.

4. Encontre menções sem link

Muitas marcas são mencionadas na Internet, mas não são linkadas. Aliás, o Google também vê valor nessas menções e as considera como fator de rankeamento.

Contudo, conseguir menções com link, ou seja, backlinks, transmite muito mais autoridade. Então, uma estratégia legal de link building que você pode aplicar é rastrear as menções da sua empresa e entrar em contato com o administrador do site para sugerir a linkagem.

Você pode fazer isso através do Google Alerts, pois ele emite uma notificação cada vez que a sua marca é mencionada.

Gostou desse artigo? Eu faço de tudo para manter esse aplicativo sempre atualizado e gratuito com muito mais conteúdo que muitos cursos pagos! Então se acha que estou te ajudando de alguma forma com este aplicativo, me ajude a continuar CLICANDO NAS PROPAGANDAS, AVALIANDO COM 5 ESTRELAS NA PLAY STORE e COMPARTILHANDO NOS GRUPOS E REDES SOCIAIS para me ajudar a crescer cada vez mais e trazer conteúdos ainda melhores para você.

E se você quer saber como eu aprendi a fazer vendas todos os dias no conforto da minha casa, CLIQUE AQUI e assista ao vídeo que transformou minha vida e me fez ter a liberdade de viajar quando eu quiser, ajudar os meus pais e principalmente, realizar meus sonhos!.

E qualquer dúvida, basta me perguntar no meu WhatsApp clicando no botão abaixo!

E-book Gratuito
Como Criar Seu Negócio Online do Zero! Passo a Passo.

 

Este livro digital já foi baixado por mais de 1 milhão de pessoas. É o ponto de partida de centenas de histórias de sucesso na internet.
 
Nele você aprende em detalhes o que funciona hoje para ter seu negócio online, mesmo que você seja iniciante e não tenha conhecimento nenhum. 
100% livre de spam.

Você Leia também: também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário




Seja o primeiro a comentar!

UM ROBÔ QUE FAZ VENDAS PARA VOCÊ ENQUANTO DORME

NÃO SAIA SEM VER ISSO OU VOCÊ VAI PERDER A MAIOR OPORTUNIDADE DA SUA VIDA!!

AGORA VOCÊ PODE ALAVANCAR AS SUAS VENDAS OU COMEÇAR UM NEGÓCIO DO ZERO NA INTERNET

ATRAVÉS DE UM ROBÔ DE VENDAS QUE JÁ ESTÁ PRONTO PARA USAR

MESMO QUE VOCÊ NÃO TENHA UM PRODUTO.