Métricas de marketing digital na Monetizze: conheça as principais e como aplicá-las no seu negócio

Tempo de leitura: 11 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Métricas de marketing digital: conheça as principais e como aplicá-las no seu negócioMétricas de marketing digital são medidas quantificadas que utilizamos para realizar a análise dos resultados de uma campanha ou qualquer outra estratégia que você efetua com o intuito de aumentar as vendas. Ou seja, é uma medida que dirá como foi o seu desempenho com aquela ação, se precisa ser alterada ou manter e muito mais. 

Você já parou para pensar o que pode estar faltando para que o  seu negócio decole e alcance voos mais altos? Sabe o que pode estar sendo feito de errado ou que está sendo um sucesso e você não sabe, portanto não investe mais nessa área?

A resposta para essas perguntas pode estar neste post. 

Por isso, se você quer entender melhor o seu negócio, entender os seus resultados e melhorá-los, você deve começar a medir as suas métricas. 

Mas, o que é métrica?

Continue lendo o post para entender o significado e a grandeza dessa palavra, conhecer as principais métricas de marketing digital e muito mais! 

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

Pensando nisso eu trouxe a solução que muitos “especialistas do Marketing” escondem de você!

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O que é métrica?

Métrica é o meio que você utiliza para entender o que está funcionando em suas estratégias de vendas ou não. São dados coletados de suas ações, que poderão te ajudar a tomar as próximas decisões, optando por alavancar ou não o que já foi feito e, se necessário, analisar o que pode ser mudado para melhorar os resultados.

Ela é bastante ampla e pode ser medida de diversas formas diferentes. Portanto, é necessário que você selecione o que deseja medir e, com isso, acompanhar esses dados através de um plano de ação.

Para que servem as métricas de Marketing Digital

Todo empreendimento deve ser acompanhado de perto. As métricas de marketing digital fornecem indicadores preciosos sobre a saúde do seu negócio digital.

São as métricas que indicarão se a sua campanha está tendo sucesso, o retorno que você obteve sobre determinado investimento, quanto está custando cada nova aquisição de cliente e uma infinidade de outros índices importantes.

A métrica veio sendo elaborada com o passar do tempo e conforme as necessidades apresentadas. No entanto, muitas pessoas se assustam quando se deparam com ela. 

Mas, a maioria é muito fácil de ser calculada e muito importante para ser desprezada. 

As 6 principais métricas para o seu negócio digital

Vamos conhecer agora as 6 principais métricas para o seu negócio digital. Se você quer ser um produtor ou afiliado de sucesso, acompanhar a métrica de suas estratégias é uma ótima maneira de começar.

1 – Custo por Aquisição

Também conhecida como CPA, esta métrica tem como objetivo nos revelar qual foi o custo obtido para adquirir um novo cliente.

Ela é importantíssima para acompanhar o sucesso de campanhas nos canais de tráfego pago. Ela se dá sobre a seguinte fórmula:

Exemplo prático de CPA

Suponhamos que você tenha investido R$1.000,00 em campanhas em mídias sociais. 

Desse investimento, você obteve como retorno 10.000 novos clientes. Logo, o seu CPA seria de R$0,10, pois, 1.000 dividido por 10.000 é igual a 0,10.

Quanto menor for o seu CPA, maior é o sucesso das suas campanhas. Por isso a importância desta métrica: ela fornece um panorama sobre o sucesso dos seus anúncios.

Por isso, se o seu CPA estiver alto, é importante que você reveja as suas estratégias de divulgação.

2 – Retorno sobre o Investimento

Conhecida também pela sigla ROI, o Return on Investment, ou simplesmente Retorno Sobre o Investimento, é considerado por muitos uma das métricas mais importantes do marketing digital. 

É através dela que você pode metrificar se está trilhando pelo caminho certo ou se precisa fazer algum ajuste em alguma de suas campanhas.

No entanto, algumas pessoas e empresas, talvez por falta de planejamento, não estão tão atentas a este indicativo. Porém, mais importante do que saber o que é o ROI, é entender como calculá-lo.

É possível calcular esta métrica utilizando a seguinte fórmula:

Exemplo Prático de ROI

Suponhamos que você tenha investido R$3.000,00 na criação da sua marca. Porém, este investimento gerou R$12.000,00 de lucro. 

Neste caso o seu ROI seria de 300%.

Isto porque, (12.000 – 3.000) / 3.000 x 100 é igual a 300.

Para esta métrica, quanto maior for o resultado dela, maior será o sucesso do seu empreendimento. Obviamente quanto mais você obtém de retorno por um investimento, maior o sucesso do seu negócio.

No entanto, devem ser observados os seus gastos e o período em que o investimento demorou para dar este retorno. 300% de ROI a cada 3 anos para uma empresa pode significar a falência dela. 

Por outro lado, um ROI de 2% em que se mede o retorno diário, pode significar um case de muito sucesso.

3 – Ticket Médio

Essa métrica visa indicar quanto, em média, os seus clientes estão gastando em compras na sua empresa. 

Olhares mais desatentos podem pensar que um grande número de vendas é sinônimo de sucesso. Porém, a coisa não é bem assim.

Se você faz 300 vendas por dia a um ticket médio de 10 reais, é menos lucrativo do que você fazer 20 vendas por dia com um ticket médio de 100 reais.

Para calcular esta métrica utilizamos a seguinte fórmula:

Exemplo prático de ticket médio

Para ilustrar melhor a fórmula acima vamos exemplificar.

Suponhamos que em um mês a sua receita foi de R$25.000,00 e o número de vendas finalizadas foi de 500. Neste caso, o seu ticket médio seria de R$50,00. Isto porque 25.000 / 500 = 50.

O mais interessante ao se avaliar o ticket médio é saber a sua margem de lucro em cada venda.

É preferível fazer 10 vendas com o ticket médio de R$20,00 e uma margem de lucro de R$10,00 reais por venda, do que 30 vendas com um ticket médio de R$20,00 e uma margem de lucro de R$3,00.

Mas, como fazer para aumentar o ticket médio das minhas vendas?

Existem diversas formas de aumentar o ticket médio das suas vendas e a Monetizze possui diversas ferramentas com esse objetivo. Essa é uma das diversas vantagens de se trabalhar com uma plataforma completa.

Entre as principais ferramentas, temos o Televendas, Order Bump, Upsell Crossover e o Upsell com 1 click. E como dissemos acima, todas elas irão te auxiliar no aumento do seu ticket médio. 

O Order Bump oferece ao cliente um produto complementar, ainda na sua página de pagamentos, o checkout. Ou seja, o cliente compra um produto e, na hora de realizar o pagamento, você oferece a ele um produto adicional sem ele precisar inserir todos os dados novamente no checkout.

O Televendas Monetizze é um serviço oferecido ao produtor com o objetivo de multiplicar as suas vendas de produtos físicos, digitais e complementares. Isso significa que o Televendas é uma opção a mais de aumentar o seu faturamento através do up-selling.

Com o Upsell Crossover você poderá divulgar produtos de outros produtores para que você e seus afiliados ganhem mais comissões. Com ele você configura uma comissão para o afiliado que participou da venda, levando o lead a comprar o primeiro produto. 

A ferramenta Upsell com 1 Click possui o objetivo de oferecer mais um produto para o seu consumidor na página de obrigado, para que ele realize a compra com apenas um clique.

Como o seu consumidor já havia inserido os dados para o pagamento na primeira compra que ele fez, a segunda compra é feita com apenas um clique. Daí o nome desta ferramenta.

4 – Taxa de Conversão

Esta certamente é a métrica que mais gera confusão na hora de se avaliar. 

A confusão começa quando se pensa que a taxa de conversão é igual ao número de vendas realizadas. Ela pode ser isso, se é isso que você considera como conversão para o seu negócio.

Mas, também pode ser o número de e-mails que você adquiriu com o preenchimento de um formulário para ter acesso a um e-book que você disponibilizou gratuitamente, por exemplo.

Para esta métrica a fórmula é bem simples:

Exemplo

Para ilustrar a fórmula acima vamos imaginar o seguinte: o seu site recebeu 2.000 visitas, essas visitas geraram 400 conversões, logo sua a taxa de conversão é de 20%.

Aplicando a fórmula ficaria assim: 

(400 / 2.000) x 100 = 20

Existem fatores que impactam diretamente na sua taxa de conversão. Se você tem uma campanha em mídias sociais e ela não está bem segmentada, isto pode gerar milhares de visitas, porém pouquíssimas conversões.

Analisar as taxas de conversão é de suma importância para se obter um resultado mais amplo do que anda ocorrendo nos processos de divulgação do seu negócio digital.

Como anda a otimização do seu site?

Para te ajudar nessas taxas, você pode otimizar o seu site ou blog para ter um retorno melhor. E para isso, temos o CRO — Conversion Rate Optimization — que significa Otimização da Taxa de Conversão. Ou também, Otimização de Conversão.

Sites que não são otimizados acabam tendo poucos resultados positivos, pois se tornam algo estressante para o cliente.

Ao pensar em um site de vendas, você deve idealizar como será feita a sua estratégia de otimização de conversão. E, sendo bem feito, ele garantirá um retorno considerável.

Essa otimização resultará em uma melhor taxa de conversão, afinal você estará investindo em meios que vão melhorar a experiência do cliente.

5 – Taxa de Abandono de Carrinho

Essa é uma métrica bastante importante para você conseguir compreender alguns erros que ocorrem no processo de finalização da compra.

Pode ser algum erro no checkout, o valor do frete pode estar alto, a não opção de parcelar sem juros ou até mesmo não aceitar boleto como forma de pagamento.

O fato é que, o cliente se interessou pelo seu produto ou serviço. Porém, na hora de concluir a compra aconteceu alguma coisa que o fez mudar de ideia. 

Através dessa métrica de abandono de carrinho, você conseguirá entender qual a porcentagem de carrinhos abandonados e começar a trabalhar para reverter esse número — se for muito alto.

Esta métrica é bastante fácil de se calcular. Observe a fórmula abaixo:

Suponhamos que 1.000 pessoas chegaram na sua página de checkout. No entanto, apenas 600 concluíram o processo de compra. 

Neste caso, a sua taxa de abandono seria de 40%. Pois (400 / 1.000) x 100 = 40.

Ferramenta para recuperar carrinho

Na plataforma Monetizze você encontra a opção “Recuperar Carrinho”, onde é possível filtrar as suas pesquisas. Com essa funcionalidade você consegue ter acesso ao e-mail do cliente, assim como outras informações, para tentar realizar vendas a partir do abandono de carrinho. Mais uma das diversas ferramentas oferecidas pela Monetizze, para que você venda sempre mais.

6 – Net promoter score (NPS)

Você provavelmente já ligou para solicitar algum serviço para uma empresa. Ou mesmo comprou algo na internet e depois da transação concluída recebeu a seguinte pergunta: em uma escala de 0 a 10, qual nota você daria para o atendimento? 

Mas não é só essa frase, podem haver outras, como: de 0 a 10, qual nota você daria para o prazo de entrega?

Isto pode ser feito de diferentes formas, como disparar um e-mail assim que o cliente finalizar a compra, ou mesmo quando o pedido dele é rastreável e ele recebe. O fato é que é muito importante que você saiba o nível de satisfação do seu cliente.

Dentro dessa avaliação de 0 a 10, é possível que você identifique o comportamento dos clientes.

Se ele te deu notas de 0 a 6, eles são denominados clientes detratores, ou seja, não estão satisfeitos com o serviço que lhes foi prestado.

Se avaliaram com notas que vão de 6 a 8, são considerados clientes neutros ou aqueles que não estão plenamente satisfeitos. No entanto, também não acharam o produto ou serviço ruim. Apenas pensaram que ele foi prestado de forma satisfatória.

E, finalmente, os clientes que dão notas de 8 a 10.

Estes são considerados clientes promotores. As expectativas deles foram superadas. A chance de ele indicar o seu produto ou serviço é muito grande.

Saber a satisfação do seu cliente nos processos que envolvem a compra, é de suma importância para você entender onde é preciso melhorar e o que você está fazendo muito bem.

Identificando as falhas, fica muito mais fácil tomar medidas para tornar mais assertivo todo o processo de compra.

Conclusão

Agora que você entende a importância das métricas de marketing digital para os seus resultados no mercado de afiliados, certamente já deve estar pensando nas próximas ações.

Através do conhecimento que você adquiriu aqui, e com ajuda das ferramentas que a Monetizze oferece, você está pronto para explorar as suas estratégias e definir o que é melhor para o seu negócio.

Boas vendas!

 

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