O que é CRO (Otimização de Conversão)

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

É possível que você esteja conseguindo algumas visitas na sua página de vendas, mas pouca — ou nenhuma — conversão. Não sabe qual é o motivo disso? Existem muitos fatores que podem influenciar. Por isso, saber o que é CRO e como utilizá-lo é primordial em negócios digitais.

CRO, do inglês, significa “Otimização da Taxa de Conversão”. A estratégia consiste em observar o tráfego das páginas e entender os motivos pelos quais os usuários não seguem os CTA’s indicados, como assinar a newsletter.

Entendeu a importância desta estratégia? Então, aprenda mais sobre o assunto a seguir.

O que você verá:

  • O que é CRO?
  • Melhores práticas de CRO
    • Remarketing
    • Otimização de conteúdo
    • Testes A/B
    • Melhorar a experiência do usuário
  • Ferramentas de CRO
    • Google Analytics
    • Google PageSpeed Insights
    • Kissmetrics
    • Unbounce
    • Hello Bar

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

Então se você quer fazer sua 1° venda, ou até mesmo fazer várias vendas por dia quase no automático, eu trouxe a solução que muitos “especialistas do Marketing” escondem de você!

Essa solução se chama Robô Afiliado!

Veja esse vídeo e clique no botão abaixo para ter a ferramenta que mais vende no Marketing Digital!

Sem brincadeira! Esse Robô me fez sair de zero vendas para faturar mais de 100 mil reais por mês em apenas 8 meses, e o melhor, no piloto automático!!

Tá esperando o que? Não deixe mais uma oportunidade passar direto por você!

Chegou a hora de mudar de vida e conquistar seus sonhos!!

 

O que é CRO?

CRO é a sigla para “Conversion Rate Optimization”, que, em português, quer dizer “Otimização da Taxa de Conversão”. Assim, a intenção da estratégia é realizar testes para identificar maneiras eficazes de alcançar as melhores taxas de conversão.

Vale ressaltar que o CRO não necessariamente quer atrair ainda mais visitantes. O objetivo é apenas atrair visitas e leads qualificados. Para isso, conta com práticas e ferramentas que podem ser infalíveis, se utilizadas corretamente pelo gestor do negócio digital.

A conversão não quer dizer “finalizar uma venda”; engloba muitas outras ações, como:

  • Deixar o contato;
  • Iniciar o teste de um serviço;
  • Seguir nas redes sociais;
  • Clicar em um botão de CTA.

Isso tudo vai trazer inúmeros benefícios, uma vez que o empreendedor vai conhecer a sua audiência. Então, vai haver a redução do CAC (Custo de Aquisição de Clientes), a otimização das páginas e a análise da jornada de compra.

Melhores práticas de CRO

Remarketing

O remarketing tem como objetivo manter a marca presente para que o visitante da página. Assim, o usuário não esquece daquela empresa e passa a prestar mais atenção nos benefícios oferecidos. Com isso, sente que realmente necessita daquela solução.

A estratégia consiste em lançar anúncios segmentados para os leads, de acordo com os diferentes estágios da jornada de compra. Isso aumenta as possibilidades de conversão, pois a empresa consegue investir em um público segmentado e que já está interessado, de alguma forma, em finalizar a compra. 

Otimização de conteúdo

Uma pesquisa divulgada pela Rock Content, no ano de 2019, revelou que negócios que utilizam o marketing de conteúdo tem até 1,3 vez mais visitas e 1,4 vez mais leads. Então, é certo que a produção de conteúdo é importante para aumentar o tráfego do site.

No entanto, para aumentar as conversões, é preciso realizar a otimização do conteúdo. Isso porque existem conteúdos que são mais acessados e que podem ser melhorados com, por exemplo, uma CTA adequada.

Testes A/B

Os testes A/B visam comparar diferentes estratégias para entender qual gera a maior conversão ou, até mesmo, outras métricas importantes para o empreendimento. Esses testes modificam apenas uma variável, para que não haja dúvidas de qual foi o motivo do resultado.

Alguns fatores que podem ser modificados em uma landing page são:

  • Cor do botão de CTA;
  • Localização do botão de CTA;
  • URL;
  • Elementos visuais.

Mas, lembre-se: não modifique tudo de uma vez só. Assim, vai ser mais fácil definir o que converte melhor para as próximas landing pages.

Melhorar a experiência do usuário

A experiência do usuário, nesse caso, diz respeito às percepções obtidas pelo visitante de um site. Um estudo com 1500 usuários revelou que 88% dos consumidores online têm menos probabilidade de retornar a um site depois de ter uma experiência ruim.

Por outro lado, se o site consegue oferecer uma boa usabilidade, a tendência é que o indivíduo continue navegando. Uma forma de oferecer esse diferencial são os chatbots. Esses atendentes virtuais tiram dúvidas do usuário rapidamente, o que faz toda a diferença na decisão final do potencial cliente.

Ferramentas de CRO

Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta básica e que deve estar presente em qualquer estratégia de CRO. Ele monitora o tráfego do site e permite entender qual é o comportamento dos visitantes, por exemplo:

  • Taxa de rejeição;
  • Tempo de permanência do usuário no site;
  • Número médio de páginas visitadas;
  • Dispositivos que são mais usados.

Google PageSpeed Insights

A velocidade da página é um fator ignorado por muitas pessoas quando falamos sobre o que é CRO. Mas esse é, inclusive, um fator analisado pelo Google para ranquear as páginas no SERP.

E o Google PageSpeed avalia justamente a velocidade do site e o que pode estar afetando o seu desempenho. Então, mostra:

  • O tempo médio de carregamento da página;
  • A pontuação de desempenho em mobile e em desktop;
  • Sugestões de melhorias;
  • Pontos positivos que existem.

Kissmetrics

O Kissmetrics permite saber o que mais interessa aos usuários do seu site. A ferramenta faz uma análise comportamental, por meio da qual é possível otimizar os pontos de interesse do público. As principais funcionalidades do programa são:

  • Relatórios de testes A/B;
  • Segmentação de dados;
  • Disparo de e-mails com base no interesse;
  • Análise de tráfego.

 

Unbounce

O Unbounce é voltado para testes A/B em landing pages. Vale ressaltar que essa plataforma não é indicada para testes multivariáveis. A ferramenta tem uma boa usabilidade e é bastante eficaz para as estratégias de CRO.

Entre as suas funcionalidades estão:

  • Criação de landing pages;
  • Testes que ajudam a melhorar a conversão;
  • Estatísticas dos visitantes.

Hello Bar

A Hello Bar é uma ótima plataforma de geração de leads. É grátis e fácil de usar. Permite criar diferentes pop-ups, os quais tanto podem ficar fixos na página como surgirem de acordo com alguma ação do visitante.

Certamente, é possível melhorar o CRO, pois o pop-up pode, por exemplo, solicitar o e-mail do visitante. Se preencher, significa que é um lead qualificado e que tem interesse em receber mais conteúdos da marca.

Saber o que é CRO e colocá-lo em prática é sinônimo de otimizar as páginas de conversão. Consequentemente, a empresa vai obter melhores resultados e aumentar o número de vendas proveniente das CTA’s.

Gostou desse artigo? Eu faço de tudo para manter esse aplicativo sempre atualizado e gratuito com muito mais conteúdo que muitos cursos pagos! Então se acha que estou te ajudando de alguma forma com este aplicativo, me ajude a continuar CLICANDO NAS PROPAGANDAS, AVALIANDO COM 5 ESTRELAS NA PLAY STORE e COMPARTILHANDO NOS GRUPOS E REDES SOCIAIS para me ajudar a crescer cada vez mais e trazer conteúdos ainda melhores para você.

E se você quer saber como eu aprendi a fazer vendas todos os dias no conforto da minha casa, CLIQUE AQUI e assista ao vídeo que transformou minha vida e me fez ter a liberdade de viajar quando eu quiser, ajudar os meus pais e principalmente, realizar meus sonhos!.

E qualquer dúvida, basta me perguntar no meu WhatsApp clicando no botão abaixo!

E-book Gratuito
Como Criar Seu Negócio Online do Zero! Passo a Passo.

 

Este livro digital já foi baixado por mais de 1 milhão de pessoas. É o ponto de partida de centenas de histórias de sucesso na internet.
 
Nele você aprende em detalhes o que funciona hoje para ter seu negócio online, mesmo que você seja iniciante e não tenha conhecimento nenhum. 
100% livre de spam.

Você Leia também: também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário




Seja o primeiro a comentar!

UM ROBÔ QUE FAZ VENDAS PARA VOCÊ ENQUANTO DORME

NÃO SAIA SEM VER ISSO OU VOCÊ VAI PERDER A MAIOR OPORTUNIDADE DA SUA VIDA!!

AGORA VOCÊ PODE ALAVANCAR AS SUAS VENDAS OU COMEÇAR UM NEGÓCIO DO ZERO NA INTERNET

ATRAVÉS DE UM ROBÔ DE VENDAS QUE JÁ ESTÁ PRONTO PARA USAR

MESMO QUE VOCÊ NÃO TENHA UM PRODUTO.