O que é CTA? Descubra quais os tipos e como usá-los!

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

O que é CTA? Descubra quais os tipos e como usá-los!Você já ouviu o termo CTA? Se você não sabe do que se trata, ou até sabe, mas não entende como usá-lo, esse conteúdo é para você!

O QUE É CTA?

CTA é a sigla inglesa para ”call to action”. Traduzindo, seria como ”uma chamada para ação”. Assim, os CTA’s chamam o seu potencial cliente para realizar uma ação, como um cadastro, comprar um produto ou assinar sua newsletter.

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P.S.: Aliás, amigos, se ninguém percebeu, essa frase aí em cima é um belo de um CTA! Então não deixe de assinar nossa newsletter (:

Voltando ao nosso assunto… Por se tratar de uma ferramenta que convida o usuário a realizar uma ação pré-determinada, os CTA’s são de suma importância para o marketing digital, pois eles ajudam a promover ofertas e produtos e contribuem no processo de geração de lead.

Existem diversos tipos de CTA’s (e falaremos sobre isso mais na frente), mas uma dica valiosa que você deve saber para que suas chamadas para ação realmente funcionem, é que um CTA deve levar o seu visitante para o próximo passo do seu funil de vendas.

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

Então se você quer fazer sua 1° venda, ou até mesmo fazer várias vendas por dia quase no automático, eu trouxe a solução que muitos “especialistas do Marketing” escondem de você!

Essa solução se chama Robô Afiliado!

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COMO ESCOLHER O CTA CERTO?

Os CTA’s são botões clicáveis que chamam o seu visitante para realizar uma ação. Assim, eles podem ser utilizados em vários canais e formatos.

Você pode encontrar e utilizar CTA’s em blogs, redes sociais, sites, plataformas de vídeo, emails marketing, anúncios, ofertas, entre mais uma infinidade de canais.

Mas, o importante mesmo, é saber como escolher o CTA certo para o conteúdo ou página que você está criando. Nada de sair colocando CTA em qualquer lugar no seu site. Antes de escolher, você deve considerar alguns pontos importantes.

QUEM É A PERSONA E QUAL O SEU NÍVEL DE CONHECIMENTO

Saber qual é a persona com a qual você está tratando, é conhecer a sua audiência e seu nível de conhecimento. Só assim você poderá fazer CTA’s mais assertivos.

Quer um exemplo bem simples? Em nosso blog temos conteúdo para vários níveis de conhecimento em marketing digital. Dessa forma, em artigos para pessoas com conhecimento básico, podemos linkar e-books para esse nível de conhecimento com o uso de CTA’s de cadastro.

EM QUAL ESTÁGIO DO FUNIL DE VENDAS ELA ESTÁ

Ter conhecimento sobre qual estágio seu visitante está no seu funil de vendas, irá ajudar a encaminhá-lo, com os CTA’s certos, até o objetivo final da página.

Dessa forma, um visitante que acabou de chegar ao seu site, não pode receber um CTA de “Compre Agora!”, por exemplo, pois ele não está no estágio final do seu funil e, sim, no topo dele.

DEFINIR O OBJETIVO DO SEU CTA

O Call To Action leva o seu visitante a realizar uma ação predeterminada, ou seja, uma ação que possui um objetivo. É muito importante esse objetivo seja pensado previamente.

Seu CTA pode ter como objetivo gerar tráfego, direcionar para uma landing page, capturar os dados dos seus visitantes, downloads, entre outros.

ESCOLHER O FORMATO DO CTA

Existem vários formatos de call to action que podem se adaptar melhor ou pior em relação a página na qual ele será utilizado. Os mais comuns são os sidebars, as imagens inseridas nos posts e os textos links.

EXEMPLO DE CTA’s DE SUCESSO

Existem CTA’s que são “tiro e queda” (se é que ainda usam essa expressão hoje em dia)! Eles sem encaixam muito bem em diversas situações e podem servir de inspiração. Então pega uma caneta e anota aí!

FRETE GRÁTIS

Que tal criar uma campanha para capturar leads que abandonaram o carrinho com um CTA de frete grátis? Tenho certeza que da para recuperar várias vendas!

CONFIRA OFERTA

Que tal criar um mistério e um clima de urgência com o seu call to action? Você pode dar as informações mais importantes da sua venda e deixar a oferta especial, e final, só para quem clicar no CTA.

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Ofereça algo para seu visitante, em troca ele pode te dar os dados de contato dele (um tesouro valiosíssimo!).

SENTIMOS SUA FALTA

Um CTA especial para aqueles clientes que não interagem com sua marca há algum tempo. Esse gesto de proximidade com um atendimento humanizado, pode trazer antigos clientes para dar uma “voltinha”no seu site e ver quais são as novidades!

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Entre em contato com seus clientes canais como e-mail marketing, redes sociais ou seu blog e os convide a visitar a sua página. É sempre bom ter tráfego orgânico por perto (:

Agora que você já sabe o que é um CTA e como usá-lo, que tal criar uma estratégia e incluir esses botões em suas páginas?! 

 

 

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