O que é PNL: 11 técnicas eficazes para abordar clientes e vender mais

Tempo de leitura: 9 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Em ambiente tão competitivo quanto o comercial, conhecer técnicas de persuasão e empatia, como o que é PNL em vendas, pode ajudar a tornar o processo mais assertivo. 

PNL — ou Programação Neurolinguística — é uma ferramenta que reúne diversas técnicas para identificar e remodelar filtros mentais, flexibilizando comportamento, espelhando habilidades de outras pessoas e eliminando padrões que, muitas vezes, nos impedem de enxergar situações ou executar ações de forma fluida. 

Sabendo disso, fica fácil imaginar por que usar PNL em vendas pode ajudar a turbinar a persuasão e a converter mais clientes, não é mesmo? 

Ao longo do artigo de hoje, falaremos sobre a técnica e daremos 11 dicas para torná-la parte de sua rotina de vendas. 

Boa leitura! 

O que você verá:

  • O que é PNL?
  • Por que usar PNL?
  • Como aplicar PNL em vendas?
  • 11 técnicas infalíveis para usar PNL nas vendas
    • 1. Identifique o perfil do comprador
    • 2. Conheça as necessidades do cliente
    • 3. Olho no olho sempre
    • 4. Exercite sua flexibilidade
    • 5. Não se esforce para dar tudo o que o cliente quer, e sim aquilo que ele precisa
    • 6. Avalie a linguagem corporal do cliente
    • 7. Crie âncoras
    • 8. Entenda os padrões de compra do cliente
    • 9. Seja um influenciador, e não um manipulador
    • 10. O que realmente importa?
    • 11. Entenda e trabalhe os receios do cliente

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

Então se você quer fazer sua 1° venda, ou até mesmo fazer várias vendas por dia quase no automático, eu trouxe a solução que muitos “especialistas do Marketing” escondem de você!

Essa solução se chama Robô Afiliado!

Veja esse vídeo e clique no botão abaixo para ter a ferramenta que mais vende no Marketing Digital!

Sem brincadeira! Esse Robô me fez sair de zero vendas para faturar mais de 100 mil reais por mês em apenas 8 meses, e o melhor, no piloto automático!!

Tá esperando o que? Não deixe mais uma oportunidade passar direto por você!

Chegou a hora de mudar de vida e conquistar seus sonhos!!

 

O que é PNL? 

PNL é a abreviação de Programação Neurolinguística. Com a ajuda de técnicas desenvolvidas na PNL, é possível identificar modelos mentais, refletir sobre seu potencial positivo ou negativo e trabalhá-los para que ganhem um novo significado. 

Na prática, funciona assim: recebemos informações por meio de nossos canais sensoriais (o que corresponde ao aspecto “Neuro” da PNL). Essas informações passam por filtros existentes em nosso subconsciente (correspondentes à Programação do cérebro), formando uma representação interna e personalizada para o receptor da mensagem. 

O trabalho feito pelos filtros sobre a mensagem gera uma resposta, que pode ser verbal ou não-verbal (Linguística).

Por que usar PNL? 

Conhecer técnicas de PNL em vendas ou na vida pessoal pode ajudar a enxergar situações sob diferentes pontos de vista, indo além dos padrões existentes no subconsciente. 

Profissionalmente, as técnicas de PNL podem ser consideradas até como ferramentas de marketing, já que ajudam a orientar vendas e apresentar produtos e propostas de formas mais efetivas. 

Para quem trabalha no segmento comercial, dominar a PNL pode ajudar — e muito — a desenvolver técnicas de persuasão e negociação. Além disso, a programação neurolinguística pode auxiliar na condução dos leads e prospects ao longo de todo o funil de vendas, fazendo com que cada etapa da jornada tenha sentido e seja absorvida de forma positiva. 

Como aplicar PNL em vendas? 

Em essência, a PNL em vendas abrange técnicas essenciais para se estabelecer uma boa comunicação entre vendedor e comprador. O objetivo final? Fechar negocio, mas, sobretudo, fazer com que o cliente entenda verdadeiramente o valor do produto para ele. 

Vendedores que conhecem técnicas de PNL em vendas alcançam melhores resultados. E isso acontece porque ele se torna capaz de engajar mais os seus leads, compreender e utilizar os melhores argumentos, de acordo com a etapa da jornada de compra, e utilizá-los com sabedoria, entendendo o momento ideal para cada um deles. 

A seguir, falaremos sobre como aplicar a PNL em vendas de forma prática, com 11 dicas infalíveis para abordar clientes e criar conexões verdadeiras que levem à conversão. 

11 técnicas infalíveis para usar PNL nas vendas 

A seguir, você confere algumas técnicas e dicas imperdíveis para colocar em prática ações de  PNL em vendas que serão de grande ajuda no dia a dia.

1. Identifique o perfil do comprador

O entendimento da PNL em vendas passa pela compreensão de que existem diferentes perfis de compradores, mais especificamente 3 deles. Conhecer o perfil do comprador ajuda a entender suas preferências e a direcionar a comunicação a seus canais e formatos preferidos. Quer ver como funciona na prática? Então conheça algumas características de cada um dos perfis. 

  • VISUAL: compradores que preferem entender informações por meio de imagens, gráficos e outros recursos visuais.
  • SINESTÉSICO: este tipo de comprador precisa sentir as coisas para compreendê-las. Por isso, têm a tendência de tocar nas pessoas ao redor enquanto falam, e de querer pegar e sentir os produtos antes de tomarem decisões.
  • AUDITIVO: perfil de consumidor mais analítico, que busca por convencimento e explicações claras para tomar suas decisões.

2. Conheça as necessidades do cliente

Qualquer processo de vendas flui melhor quando os agentes envolvidos conhecem as necessidades de seus clientes. Com a PNL em vendas, não é diferente. 

Por isso, antes de abordar os benefícios e vantagens do produto ou serviço oferecido, trabalhe para identificar o que o cliente precisa. Ter esse conhecimento ajuda a propor soluções muito mais assertivas e adequadas ao perfil do consumidor. 

3. Olho no olho sempre

Busque falar sempre olhando nos olhos do cliente, sem parecer superior ou inferior. O olhar na mesma direção transmite a sensação de igualdade, e ajuda a criar conexão entre o comprador e o vendedor. 

4. Exercite sua flexibilidade 

Apesar de estarem na posição de vendedores e representantes de um serviço, vendedores não deixam de ser humanos e de terem suas próprias características e personalidade. 

E isso não deve ser anulado! Entretanto, para um bom exercício da PNL em vendas, é preciso ter flexibilidade para identificar pontos de personalidade no cliente e, mais do que isso, saber incorporá-los ao próprio perfil do vendedor. 

Mesmo que seu perfil de vendas seja essencialmente tátil, se estiver diante de um consumidor com perfil auditivo, vale a pena exercitar a concentração e apostar em discursos cuidadosos e certeiros. 

5. Não se esforce para dar tudo o que o cliente quer, e sim aquilo que ele precisa 

Um bom vendedor não é aquele que concorda incondicionalmente com seus vendedores. Pelo contrário, fica marcado na memória do cliente aquele agente de vendas que é capaz de usar técnicas de persuasão com classe, e trabalha para mostrar ao cliente que um serviço ou produto é realmente necessário para ele. 

Na dúvida, lembre-se sempre da dica 1 dessa lista: quando se trata de PNL em vendas, o perfil do cliente diz tudo!

6. Avalie a linguagem corporal do cliente 

Você já deve ter ouvido a expressão “o corpo fala”, não é mesmo? Essa frase, título de um dos mais notórios livros sobre o tema, trata da importância da linguagem corporal na comunicação.

Com simples gestos e movimentos, o cliente pode dar sinais relevantes capazes de indicar se ele está ou não acompanhando o processo de vendas, o que pode ajudar a orientar as atitudes do vendedor. 

7. Crie âncoras

Âncoras são sentimentos positivos despertados com o intuito de associar aquele momento de venda a uma sensação agradável. O segredo aqui é buscar, nas soluções que oferece, sensações e sentimentos confortáveis e positivos para o seu cliente, como: 

  • propósito, por realizar determinadas atividades; 
  • satisfação, por atingir metas;
  • tranquilidade, por ter tarefas completas realizadas de forma automática.

8. Entenda os padrões de compra do cliente 

A essência da PNL é trabalhar em modelos mentais. Por isso, para vender um produto ou serviço usando as técnicas de programação neurolinguística, é importante conhecer e adotar o esquema mental do outro. 

Dessa forma, é possível usar argumentos mais efetivos e se tornar muito mais persuasivo na venda.

9. Seja um influenciador, e não um manipulador 

Quando falamos em práticas de venda, devemos sempre ter em mente a substancial diferença entre manipular e influenciar. Um vendedor que manipula não está verdadeiramente interessado nas necessidades do cliente; usa técnicas baixas de persuasão e convence o consumidor a adquirir algo que, em muitos casos, ele sequer precisa. 

Já um influenciador sabe o real valor do produto oferecido, e convence pela qualidade de seus argumentos e por sua capacidade de entender, verdadeiramente, aquilo que o consumidor necessita.

10. O que realmente importa? 

Nossa dica número 10 é, na verdade, uma pergunta essencial. Ela deve acompanhar todo o processo de vendas, e deve ser feita como forma de guiar qualquer resposta e argumentação de venda: 

“O que realmente importa para o meu cliente”? — esta deve ser a chave para um atendimento persuasivo e efetivo. 

Antes de seguir para o próximo tópico, aproveite para assistir a este vídeo sobre a importância de ouvir o cliente durante o processo de venda:

11. Entenda e trabalhe os receios do cliente

Quando esbarrar em alguma objeção ou resistência, não aja como se a solução daquele problema fosse algo automático. 

Em vez disso, dedique-se a entender a razão daquele receio, sane dúvidas e utilize técnicas de PNL em vendas para compreender a origem das aflições do cliente, ajudando-o a contorná-las. 

Um dos grandes trunfos de quem aplica a PNL em vendas é saber ouvir o cliente. Por isso, o segredo para garantir a efetividade dessa lista é aliar o processo de vendas à escuta ativa e atenciosa. Lembre-se de que seu cliente é a sua razão de trabalhar! 

Gostou desse artigo? Eu faço de tudo para manter esse aplicativo sempre atualizado e gratuito com muito mais conteúdo que muitos cursos pagos! Então se acha que estou te ajudando de alguma forma com este aplicativo, me ajude a continuar CLICANDO NAS PROPAGANDAS, AVALIANDO COM 5 ESTRELAS NA PLAY STORE e COMPARTILHANDO NOS GRUPOS E REDES SOCIAIS para me ajudar a crescer cada vez mais e trazer conteúdos ainda melhores para você.

E se você quer saber como eu aprendi a fazer vendas todos os dias no conforto da minha casa, CLIQUE AQUI e assista ao vídeo que transformou minha vida e me fez ter a liberdade de viajar quando eu quiser, ajudar os meus pais e principalmente, realizar meus sonhos!.

E qualquer dúvida, basta me perguntar no meu WhatsApp clicando no botão abaixo!

E-book Gratuito
Como Criar Seu Negócio Online do Zero! Passo a Passo.

 

Este livro digital já foi baixado por mais de 1 milhão de pessoas. É o ponto de partida de centenas de histórias de sucesso na internet.
 
Nele você aprende em detalhes o que funciona hoje para ter seu negócio online, mesmo que você seja iniciante e não tenha conhecimento nenhum. 
100% livre de spam.

Você Leia também: também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário




Seja o primeiro a comentar!

UM ROBÔ QUE FAZ VENDAS PARA VOCÊ ENQUANTO DORME

NÃO SAIA SEM VER ISSO OU VOCÊ VAI PERDER A MAIOR OPORTUNIDADE DA SUA VIDA!!

AGORA VOCÊ PODE ALAVANCAR AS SUAS VENDAS OU COMEÇAR UM NEGÓCIO DO ZERO NA INTERNET

ATRAVÉS DE UM ROBÔ DE VENDAS QUE JÁ ESTÁ PRONTO PARA USAR

MESMO QUE VOCÊ NÃO TENHA UM PRODUTO.