O que são Leads e Por Que é tão Importante você ter Muitos

Tempo de leitura: 11 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Lead é o seu cliente em potencial. Ou seja, é a pessoa que possui afinidade com o seu produto ou serviço. É aquela com grandes chances de comprar/consumir de você. Gerando leads para o seu negócio, você tem a possibilidade de aumentar a conversão das vendas, atrair novos clientes e muito mais! 

Você sabe o significado de leads? Tem ideia de como eles podem impactar aumentando as suas vendas?

Adianto que os leads representam uma grande oportunidade de negócio!

Por isso, continue a leitura e entenda tudo sobre os leads, principalmente, sobre a importância que ele possui para as suas vendas.

Confira, também, uma dica de ouro sobre um recurso que é ideal para você capturar os seus leads! Vamos lá?

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

Pensando nisso eu trouxe a solução que muitos “especialistas do Marketing” escondem de você!

Essa solução se chama Robô Afiliado!

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O que são leads?

Lead é uma palavra bem comum no meio digital, mas se você não conhece esse termo, não tem problema, pois vamos te explicar tudo sobre ele!

De forma bem simples e direta, o lead é o seu cliente em potencial. Ou seja, é a pessoa que tem uma afinidade com o seu produto ou serviço. Ele é um visitante que, de alguma forma, demonstrou interesse pelo que você oferece, deixando alguma informação dele em troca de algo.

Por exemplo, quando é ofertado gratuitamente um e-book e, em troca, a pessoa deixa os seus dados. Essa é uma forma de demonstrar interesse.

Portanto, o lead é uma grande oportunidade para o seu negócio visto que ele é o seu cliente em potencial e pode, em algum momento, se tornar comprador!

Qual a importância do lead e porque devo conquistá-lo? 

Já deu para entender que o lead é uma das peças fundamentais para as suas vendas aumentarem, certo?  O lead tem um alto potencial de se tornar cliente, considerando o seu interesse já demonstrado ao longo do funil de vendas.

Entenda a importância desses leads para as suas estratégias de vendas:

Aumento na taxa de conversão de vendas

Pense comigo, por ser uma pessoa predisposta a comprar o seu produto/serviço, se você trabalhar bem as estratégias, será mais fácil convertê-lo em cliente.

Ou seja, com novos clientes, a sua taxa de conversão de vendas tende a aumentar.

Atração de novos clientes

A pessoa interessada em determinado produto/serviço, tende a compartilhar informações deste produto com outras pessoas. Seja para esclarecer dúvidas ou mesmo indicá-lo.

Assim, o lead se torna uma peça importante para realizar o famoso marketing “boca a boca”, onde o seu produto é divulgado a outras pessoas sem você precisar investir diretamente nisso.

Por isso, é importante gerar boas experiências ao cliente, desde o seu primeiro contato até o pós-vendas. Pois, essa é uma possibilidade de atrair novos clientes para o seu negócio.

Contribui para a criação de campanhas segmentadas

Por se tratar de um potencial cliente, fica mais fácil entender os hábitos, costumes e comportamentos. Com isso, é possível reunir mais informações que vão ajudar na definição da persona do seu produto.

Dessa forma, você pode segmentar melhor as suas campanhas e criar conteúdos que gerem valor e percepção a esse público específico. 

Além de poder mensurar os resultados das campanhas de forma mais assertiva. Com todas as características e informações da sua persona, fica mais fácil identificar os pontos de melhoria da campanha para suprir, de fato, o que a sua persona necessita.

Como gerar leads para o meu negócio?

Antes da pessoa se tornar um lead, ela era apenas um visitante e não se engane, nem todos os visitantes vão se tornar leads. Por isso, você precisa se atentar em como vai trabalhar as suas estratégias para conquistá-los.

Para te ajudar nesse processo de captura de leads, separamos algumas dicas. Confira a seguir!

Otimize os seus conteúdos usando SEO e palavras-chave

Usar as táticas de SEO (Search Engine Optimization) e palavras-chave fará com que o seu conteúdo ganhe relevância nos mecanismos de busca, como o Google.

Dessa forma, sempre que um lead fizer a busca usando determinado termo, o seu conteúdo será exibido nas primeiras posições dos buscadores e poderá ser visto com maior frequência.

Crie um funil de vendas

Um dos objetivos do funil de vendas é qualificar o lead. Dessa forma, você prepara o lead até o momento certo para oferecer o seu produto/serviço e obter chances maiores de venda.

Dentro desse funil ele passa por três etapas:

Topo do funil

Essa é a etapa onde a pessoa ainda é um visitante. Aqui ela toma conhecimento da necessidade ou problema que possui e, ao ter o primeiro contato com a sua empresa, a sua consciência é despertada e as suas necessidades começam a ficar mais claras, levando-a ao interesse por uma solução.

Por ser um visitante, você ainda não tem informações suficientes sobre ele, mas é nesse momento que você precisa fazer ações que o torne em lead.

Muitos desses visitantes, chegam até a sua marca através de buscadores de pesquisa. Por isso, produza conteúdos de atração para gerar esse primeiro contato e relacionamento com ele. 

Veja alguns conteúdos que você pode apostar nessa etapa:

  • Blogposts: produza artigos curtos que vão sanar as dúvidas e também educá-los sobre determinado assunto. Uma dica é utilizar sempre os termos como guias, dicas, listas, tutoriais e outros, pois são formas de chamar a atenção;
  • Vídeos: essa também é uma forma de converter o visitante em lead. Pelo seu grande poder de atração, os vídeos conseguem chamar a atenção, seja nas redes sociais, seja nas plataformas de vídeo como o YouTube.

Dessa forma, os visitantes que tiverem interesse, vão avançar para a próxima etapa do funil.

Meio do funil

Agora, estamos lidando diretamente com quem demonstrou interesse e há grandes possibilidades de se tornar um comprador. 

Essa etapa é chamada de “reconhecimento do problema e da consideração da solução”. Aqui, não estamos lidando mais com um visitante, mas sim com um lead. Ou seja, aquele que já entendeu o problema e busca por uma solução.

Nesse momento, você pode encontrar formas de oferecer dicas e possibilidades reais para o lead. Mas cuidado, esse ainda não é o momento de vender o seu produto. 

O melhor a se fazer é desenvolver um bom relacionamento para torná-lo um lead qualificado, de maneira que ele avance para a próxima etapa do funil.

Para isso, você pode produzir conteúdos como:

  • Blogposts: novamente eles entram nessa etapa, porém com conteúdos mais densos e aprofundados. Aborde os temas que antes foram citados superficialmente, mas agora com uma riqueza de detalhes e informações para fisgá-lo de vez;
  • Materiais ricos: os e-books são materiais mais robustos, que demandam mais tempo do seu trabalho. Porém, o retorno que eles trazem é grande, pois quem baixar estará, de fato, interessado no seu produto. Dessa forma, você consegue extrair, através do formulário, informações ainda mais precisas sobre o lead;
  • Webinares e podcasts: convide especialistas e autoridades no assunto para falar sobre o tema e aprofundar o assunto.

Fundo do funil

Nessa última etapa é onde ocorre a decisão de compra. Ele já passou pelas etapas anteriores, ganhou a sua confiança, entendeu que você oferece a melhor solução e agora quer comprar o produto.

Chegar nessa etapa só é possível se você se atentar e cuidar corretamente de cada estágio do funil. Por isso, fortaleça sempre o seu relacionamento com o cliente, pois isso vai ditar muitas das ações que ele terá nessas etapas.

Inclusive, após virar um comprador, essa pessoa ainda pode se tornar um embaixador da marca, divulgando o seu produto a outras pessoas.

Essas são as três etapas do funil de vendas, onde você precisa oferecer em cada uma delas uma abordagem e conteúdos diferentes, a fim de conquistá-lo.

Escolha a ferramenta certa de captação de lead

Para começar a captura de leads você precisa ter uma ferramenta que seja a sua aliada no dia a dia. No mercado você encontrará diversas, mas a nossa dica é de um recurso completo e totalmente gratuito, o Hotleads ou Moneleads!

O Hotleads ou Moneleads é um recurso que tem ajudado os produtores em suas estratégias de captação de leads e, também, os afiliados a aumentar as comissões.

Ou seja, um recurso cujo objetivo é alavancar as vendas! Veja como ele funciona:

Para produtores:

Com ele, é possível trabalhar campanhas de captura de leads na plataforma, onde é vinculado uma página de captura ao produto que vende ou em sua isca digital. Assim, quando o visitante clicar no link de divulgação do Hotleads ou Moneleads ele será direcionado para um formulário onde será feita a captura dos dados.

Com os dados em mãos, você poderá nutri-los até se tornar um comprador!

Com ele, é possível obter informações precisas sobre o seu potencial cliente, podendo trabalhar conteúdos para qualificá-lo e, posteriormente, nutri-lo no funil de vendas, até se tornar um comprador!

Além disso, o seu produto ganha novas afiliações, considerando ser uma ótima oportunidade de os afiliados aumentarem as vendas através desse tipo de captação.

Para afiliados:

Se você pensa que a captação de leads era boa apenas para o produtor, você está enganado!

O produtor disponibiliza aos afiliados o link do Hotleads ou Moneleads para que divulguem a página de captura. Em troca, quando o lead se tornar um comprador, o afiliado que o trouxe é comissionado.

O Hotleads ou Moneleads veio para facilitar o trabalho com a captação de leads, além de fomentar as vendas!

Qualifique seus leads

Gerar um lead não é a certeza de uma conversão. E muitas vezes as empresas geram um número astronômico de leads, mas isso não cria o resultado esperado. Ou seja: não há conversão na mesma proporção que se gera leads.

Por isso, é cada vez mais importante qualificar o seu Lead e não apenas gerá-lo.

Por exemplo, você quer vender o e-book: 1.460 receitas para ter uma alimentação saudável.

Se você criar um formulário em sua Landing Page que pede apenas o contato deste possível cliente e um CTA com o título: “10 Receitas Que os Famosos Mais Utilizam em suas Dietas, preencha e baixe gratuitamente agora!”, certamente vai gerar muitos Leads. Isso porque as pessoas têm interesse em saber da vida dos famosos, o que eles fazem, o estilo de vida que levam e o que comem.

Você gerou um lead, despertou nele a curiosidade, conseguiu o contato. Mas ele não está qualificado. Pode ser apenas mais um curioso sobre os hábitos das celebridades do que alguém que, de fato, irá consumir o seu produto.

Seria mais interessante se no seu formulário tivesse mais campos obrigatórios como: você costuma praticar exercícios físicos com qual frequência? Você faz acompanhamento com algum nutricionista?

Perceba que ao inserir estas simples perguntas, você qualificou o seu Lead. Assim, há muito mais chances de conversão de quem responde positivamente a estes outros campos do formulário do que quem simplesmente quer saber o que os famosos comem.

Invista em uma ferramenta de CRM

O CRM ou Customer Relationship Management, que em português pode ser traduzido como Gestão de Relacionamento com o cliente, é uma das soluções que surgiu como forma de otimizar o tempo das empresas e de seus profissionais.

Tempo é dinheiro, certo? Por isso, ao invés de gastar horas e mais horas anotando tudo no bloquinho de papel, invista em um sistema de CRM. Ele vai te auxiliar na otimização do seu tempo, automatizando muitas tarefas no gerenciamento dos seus leads.

Monitore as interações do lead

Considere todas as interações do lead, sejam elas a abertura do e-mail, visitas no site, downloads realizados e muito mais. 

Tudo serve de informação para determinar os próximos passos e te ajudar a realizar ações específicas a eles.

Não desista dos leads desengajados

Leads desengajados um dia foram leads interessados no seu produto/serviço, mas, por algum motivo, ele se perdeu e se desinteressou no processo.

Mas não desista dele, pois ele já esteve interessado e vale a pena buscar estratégias para conquistá-lo e torná-lo um lead qualificado.

Conclusão

Agora que você já sabe o que são os leads e a importância deles para o seu negócio, é hora de colocar a mão na massa e correr para atraí-los!

Aproveite a dica de recurso que demos para a captação de leads, o Hotleads ou Moneleads, e comece já a trabalhar com a captura e nutrição dos seus leads.

Você verá como as suas vendas darão um salto! 

Se ainda tiver dúvidas sobre tudo que envolve os leads, deixe nos comentários que iremos te ajudar!

 

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