Overdelivery: Conceito e Como Usar para Vender Mais na Internet

Tempo de leitura: 11 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Overdelivery: Conceito e Como Usar para Vender Mais na InternetOverdelivery é uma estratégia que tem como objetivo encantar e fidelizar o cliente, além de propagar a sua marca no mercado.

Com o overdelivery você vai juntar esforços para deixar o cliente mais feliz e satisfeito com produto ou serviço que ele adquiriu de você.

Sem dúvida, o seu melhor cliente é aquele que você já conquistou, pois ele já conhece você e o que você promove, ele já confia em você e, por isso, você reduz o custos de atrair novos clientes.

O cliente que já comprou de você tem maior probabilidade de comprar de novo outro produto ou serviço que você ofereça para ele.

Para quem trabalha com Marketing Digital, aprender a usar o Overdelivery é fundamental.

Quando o cliente fica satisfeito com o produto, serviço e atendimento que você ofereceu, ele se transforma em um divulgador da sua marca e vai indicar para os amigos, familiares, colegas de trabalho e até nas redes sociais e nas avaliações do seu site.

O Que É Overdelivery

Overdelivery é você entregar mais do que o esperado, é superar as expectativas do cliente, entregando mais do que aquilo que foi combinado, surpreendendo seu cliente de forma positiva.

Para que o overdelivery funcione, você precisa entregar algo de valor para o seu cliente, de forma inesperada.

Ou seja, ele espera receber o seu produto ou serviço e vai receber, junto, algo que complemente a compra dele, que seja relevante para ele.

Dependendo do negócio, o produto pode ser físico ou digital e deve ser entregue ou enviado no momento da finalização da compra do seu produto ou serviço.

Não confunda overdelivery com os bônus do produto.

Bônus são aqueles produtos que você promete entregar, se o potencial cliente adquirir o produto ou serviço que você está oferecendo, enquanto no overdelivery, você vai entregar um item a mais, de forma inesperada, sem que o seu cliente saiba.

Além disso, o prazo de entrega também faz parte do overdelivery.

Se você entregar algo além daquilo que foi prometido, respeitando o prazo de entrega, a probabilidade de fidelizar esse cliente é grande.

E é justamente por isso que o overdelivery funciona tão bem, pois essa surpresa provoca uma emoção positiva em seu cliente, em relação ao seu negócio.

Com a prática do overdelivery, você consegue conquistar a feição do cliente, criando uma ligação emocional com ele, que terá gratidão por ter recebido algo a mais, de forma inesperada.

Por isso, esse cliente vai falar bem de você e do que você promove, indicando para outras pessoas, tornando-se seu evangelista.

Esse sentimento de gratidão nada mais é do que o gatilho mental da reciprocidade, que você “acionou”, ao entregar mais do que foi prometido.

Essa estratégia também aumenta as chances de fidelizar esse cliente, pois quando você oferecer um novo produto ou serviço, ele vai lembrar que você entrega mais do que promete.

O overdelivery é uma excelente estratégia para encantar e fidelizar o seu cliente. Além de transformá-lo em seu divulgador.

Quais As Vantagens E Por Que Usar O Overdelivery

O overdelivery traz diversas vantagens para todos os envolvidos: o cliente ganha, o afiliado ganha, o produtor também ganha.

Conheça agora as principais vantagens dessa estratégia. 

  • Superar as expectativas do seu cliente, através da entrega de valor agregado ao produto ou serviço que ele adquiriu de você.
  • Aumentar a probabilidade de fidelização do cliente.
  • Conquistar fãs e divulgadores espontâneos.
  • Aumentar a visibilidade no mercado.

Outra vantagem de usar o overdelivery é que, quando o cliente fica satisfeito com o produto ou serviço que ele adquiriu, ele vai para as redes sociais falar de você e do que você promove, de forma espontânea, sem que você precise investir nada nisso.

Outras pessoas que leem a publicação desse cliente ficarão, no mínimo, curiosas para conhecer mais sobre você e o que você promove e, por isso, vão acessar o seu perfil na rede social.

Quando você conhece bem o seu público-alvo, conhece suas dores e desejos, entrega algo relevante para ele, além do que você prometeu, vai demonstrar que você se importa com o cliente e, com isso, vai criar uma conexão com ele.

É importante que os benefícios que você vai oferecer para o seu cliente, em forma de overdelivery, não ultrapassem o seu orçamento.

Exemplos E Estratégias De Overdelivery Para Vender Na Internet

Agora que você já entendeu o que é overdelivery, quais as vantagens e por que usar essa estratégia, veja agora alguns exemplos e estratégias de overdelivary para vender na internet.

Cupons De Desconto

Cupons de desconto servem para as próximas compras daquele cliente que acabou de adquirir o seu produto ou serviço.

Com esse “algo a mais” que o cliente recebeu, de forma inesperada, ele sentirá que fez um excelente negócio e não vai demorar muito para fazer uma nova compra para que possa utilizar o cupom de desconto que recebeu.

Geralmente, quando o cliente recebe um cupom de desconto por algo que comprou, logo ele vai divulgar isso para seus amigos e familiares, além das redes sociais, para que aproveitem essa excelente oportunidade.

Além de cupons de desconto, brindes e outros benefícios, o overdelivery também vale para o atendimento, para a entrega e para o relacionamento com o cliente, pois tudo isso faz parte da experiência do cliente, que é a essência do overdelivery.

Clientes satisfeitos se tornaram seus maiores divulgadores e ajudam a aumentar as suas vendas.

Suporte Individual

Oferecer suporte individual ao cliente é outro exemplo de estratégias de overdelivery.

Um atendimento humanizado, ou o mais próximo possível disso, ainda que seja realizado por um bot, faz toda diferença na hora de oferecer um suporte ao seu cliente.

Pois um atendimento individual, geralmente, deixa o cliente encantado e satisfeito. Além disso, você cria uma conexão com ele, de empatia e proximidade.

Suporte individual inclui um atendimento humanizado, ainda que seja realizado de forma automática.

Isso porque, um atendimento humanizado não é necessariamente feito por um ser humano.

Embora, em alguns casos, o atendimento seja feito através de um robô, o suporte individual deve atender às necessidades e resolver o problema e a dor do cliente.

Cada vez mais as pessoas têm acesso a produtos e serviços semelhantes, com as mesmas características, por isso que oferecer suporte individual pode ser um fator decisivo para que esse cliente volte a comprar de você ou não.

Além disso, se você oferecer um atendimento ruim, robotizado, que não atenda às necessidades do cliente, poderá gerar um resultado negativo para o seu negócio, pois esse cliente pode propagar uma imagem ruim, criando um efeito contrário ao que você deseja.

Por isso, ofereça diversos canais de comunicação com seu cliente, para facilitar o acesso dele com seu suporte.

Reduza ao máximo o tempo de espera do suporte e não prometa algo que você sabe que não pode cumprir, pois isso pode ter um impacto negativo no seu negócio.

O cliente precisa sentir que você se preocupa com o sucesso dele e que, mesmo sendo atendido por um chatbot, o problema dele foi resolvido com agilidade.

Acompanhamento Personalizado Por 30 Dias.

Se o cliente adquire um produto do qual, muitas vezes, não sabe como utilizar da forma correta ou que precisa de um acompanhamento personalizado e você não oferecer, você simplesmente vender e “sumir”, o cliente vai ser sentir abandonado.

Esse “abandono” gera uma experiência negativa para ele, o que pode causar o cancelamento da compra, estorno do valor e ainda criar uma imagem negativa sobre você e sobre o que você promove.

O ideal é que, após a venda, você ajude o seu cliente a ter sucesso no uso daquilo que ele adquiriu com você.

Seja um produto físico, digital ou um serviço, oferecer acompanhamento individual de 30 dias vai ajudar o seu cliente a ter sucesso.

Dessa forma, além de conquistar um cliente fiel, você vai poder coletar mais informações sobre outras necessidades e desejos desse cliente, o que poderá gerar novas vendas no futuro.

Caso você promova uma ferramenta ou um treinamento, por exemplo, é muito importante que você ofereça esse acompanhamento por 30 dias, pois isso será um grande diferencial, destacando você da concorrência.

Além disso, o seu cliente ficará satisfeito e feliz com o resultado que vai conseguir alcançar, através da sua ajuda, o que o deixará com sentimento de gratidão.

E isso fará com que ele recomende o seu produto ou serviço para outras pessoas, principalmente através das redes sociais, aumentando o seu alcance e a probabilidade de conquistar novos clientes, sem nenhum custo.

Planos De Ação

Outro exemplo de estratégias de overdelivery para vender na internet é oferecer planos de ação.

Além do produto que você vendeu (e talvez alguns bônus que tenha prometido), ao receber planos de ação, de forma inesperada, o cliente vai sentir que você se preocupa com ele e com sucesso dele.

Os planos de ação precisam gerar bons resultados para o seu cliente, eles precisam complementar aquilo que o cliente adquiriu com você

Se você é afiliado do treinamento Fórmula Negócio Online, por exemplo, além dos bônus que ele já vai receber junto com o treinamento, você pode entregar também alguns planos de ação, para que o cliente coloque em prática tudo o que aprender no treinamento.

Esse plano de ação pode ser uma planilha pronta para ele usar em seus projetos.

Além disso, também criamos planos de ação personalizados para os alunos da Mentoria Essencial.

Live Semanal Para Tirar Dúvidas

Outra forma de surpreender seu cliente com estratégias de overdelivery é oferecendo lives semanalmente, para tirar dúvidas de quem adquiriu o seu produto ou serviço.

Essa é uma forma de acompanhar o sucesso dos seus clientes, tirar dúvidas que eles possam ter, dar dicas, enfim…

Dessa maneira, o seu cliente ficará satisfeito com a compra que fez e vai sentir que tomou uma excelente decisão, comprando de você, pois, independentemente do produto ou serviço que ele adquiriu, com lives semanais, ele vai se sentir acompanhado em sua jornada, principalmente se o produto que você promove é um treinamento ou uma ferramenta.

Envio De Brinde

O seu cliente terá uma imensa alegria ao receber o produto que comprou acompanhado de um brinde que ele não esperava receber.

Essa atitude faz com que você arranque um sorriso do rosto do seu cliente na hora do recebimento do produto ou serviço que você vendeu, fazendo com que ele enxergue o seu negócio de forma positiva e, muito provavelmente, ele vai publicar isso em suas redes sociais, de forma espontânea.

Além disso, quando surgir uma nova necessidade ou desejo, com certeza esse cliente satisfeito lembrará de você.

Agilidade Na Entrega

A agilidade na entrega é algo extremamente importante, não apenas para produtos físicos, mas também para produtos digitais.

No overdelivery é importante superar as expectativas do cliente, por isso, entregue o produto dentro do prazo que foi informado.

Caso você atrase a entrega, o cliente pode se frustrar e publicar avaliações negativas ou até mesmo solicitar o estorno do produto, o que é muito ruim, principalmente se você é um afiliado iniciante, pois pode construir uma imagem negativa de você e do seu negócio.

O ideal é entregar o produto antes do prazo informado, surpreendendo o cliente, de forma positiva.

No caso de produtos digitais, é imprescindível que o cliente já tenha acesso à área de membros ou ao download do produto (dependendo do formato), assim que o pagamento for confirmado.

Essa agilidade na entrega é uma das estratégias de overdelivery para você vender muito na internet.

Frete Grátis

Se você é afiliado de produtos físicos, sabe que um dos grandes impedimentos do seu cliente na hora da decisão de compra é o valor do frete.

Por isso, uma das estratégias de overdelivery que você pode usar nesse caso é reduzir ou zerar o frete quando o cliente inserir um determinado número de produtos no carrinho ou atingir certo valor.

Dessa forma, você vai encantar o cliente sem ter prejuízo.

Para facilitar esse processo, você pode fazer parceria com os Correios, para que consiga preços e condições especiais e oferecer isso aos seus clientes.

Se, com frete grátis ou reduzido, você ainda enviar um brinde, junto com o produto, o seu cliente vai ficar encantado e lembrará de você na próxima compra.

E, se ele for uma pessoa que publica tudo nas redes sociais, você ganhará um divulgador.

Bônus Extras

Se o produto que você promove como afiliado é digital, como um treinamento, por exemplo, você pode entregar um ou dois bônus, além dos que você já tinha prometido ao vender o produto.

Quem trabalha como afiliado digital já sabe que, com um mercado cada vez mais concorrido, aquele que se destaca e vende mais é o que entrega mais valor ao cliente.

As estratégias de overdelivery são excelentes para auxiliar o afiliado a vender muito mais.

É importante lembrar que os brindes que você oferecer para o cliente devem estar dentro do seu orçamento.

Você não precisa entregar nada caro, basta ser algo simples, que complemente o produto principal.

Por exemplo, se o cliente adquiriu um curso, você pode entregar um cupom de desconto em uma ferramenta que você promove como afiliado.

Ou, se o produto for de emagrecimento, você poderá entregar um e-book com receitas fif, por exemplo.

Conclusão

Você já sabe o que é overdelivery e como essa estratégia pode impulsionar as suas vendas, fidelizar clientes e reduzir os custos do seu negócio como afiliado.

É importante saber que o overdelivery não serve apenas para encantar o cliente.

Você precisa agradar o cliente através da entrega de algo valioso para ele, algo que o conduza ao sucesso, através da utilização do produto ou serviço que você vendeu para ele.

Por isso, procure entender quem é o seu cliente, quais são as suas dores e necessidades, crie um relacionamento de confiança com ele e fortaleça a sua marca, através de estratégias de overdelivery.

Lembre-se que mais do que entregar um brinde inesperado para o seu cliente, o seu objetivo do overdelivery deve ser entregar valor.

E-book Gratuito
Como Criar Seu Negócio Online do Zero! Passo a Passo.

 

Este livro digital já foi baixado por mais de 1 milhão de pessoas. É o ponto de partida de centenas de histórias de sucesso na internet.
 
Nele você aprende em detalhes o que funciona hoje para ter seu negócio online, mesmo que você seja iniciante e não tenha conhecimento nenhum. 
100% livre de spam.

Você Leia também: também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário




Seja o primeiro a comentar!

UM ROBÔ QUE FAZ VENDAS PARA VOCÊ ENQUANTO DORME

NÃO SAIA SEM VER ISSO OU VOCÊ VAI PERDER A MAIOR OPORTUNIDADE DA SUA VIDA!!

AGORA VOCÊ PODE ALAVANCAR AS SUAS VENDAS OU COMEÇAR UM NEGÓCIO DO ZERO NA INTERNET

ATRAVÉS DE UM ROBÔ DE VENDAS QUE JÁ ESTÁ PRONTO PARA USAR

MESMO QUE VOCÊ NÃO TENHA UM PRODUTO.