Página de captura: como criar grátis uma que converte 

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

A página de captura serve para conquistar leads e, estrategicamente, enviar conteúdos de forma periódica para tais contatos. No entanto, a página deve ser otimizada para conseguir alcançar o seu objetivo.

Caso contrário, a landing page pode ter inúmeras visitas, mas não alcançará uma boa quantidade de leads dispostos a deixar o contato. Então, é preciso estar atento a uma série de fatores, como CTA, headline e material disponibilizado. 

Por isso, separamos as melhores dicas para você construir a sua página. Confira, a seguir.

O que você verá:

  • O que é página de captura e por que ter uma?
    • Quando usar uma página de captura?
    • Qual a diferença entre landing page e página de captura?
  • Como construir uma página de captura?
    • Pense nos problemas da sua persona
    • Ofereça um produto gratuito atrativo
    • Invista em copy
    • Faça testes
    • Imagens
    • Página de agradecimento
  • Como criar uma página de captura grátis?

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

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O que é página de captura e por que ter uma?

A página de captura é uma landing page que tem o objetivo de capturar o contato de um lead, geralmente, o e-mail. Essa é uma das melhores formas de conquistar leads para a sua lista de e-mails. Ou, se for o caso, para uma lista de transmissão no WhatsApp, porque é possível solicitar outros dados além do endereço eletrônico.

Uma forma de conquistar isso é através de uma isca digital, que pode ser algum material disponibilizado gratuitamente ao usuário. Com isso, ocorre uma troca entre o empreendedor e o seu cliente em potencial. 

A página de captura, que oferece um conteúdo relacionado ao seu negócio, vai atrair pessoas que provavelmente tenham interesse no seu produto final. Então, as suas ações serão direcionadas a um grupo segmentado de potenciais clientes.

Dessa forma, você deve enviar conteúdo com frequência para essa lista de contato. É claro que devem ser conteúdos que interessem à persona, para que crie uma relação com a sua empresa e, no futuro, obtenha algum produto ou serviço seu.

Quando usar uma página de captura?

Dentro de uma estratégia de marketing digital, uma página de captura é utilizada no início de uma jornada de vendas. Através dela, é possível capturar informações sobre um visitante e convertê-lo em um lead qualificado.

Para isso, é comum oferecer um material com conteúdo relevante como contrapartida pelas informações que o cliente em potencial disponibiliza.

Qual a diferença entre landing page e página de captura?

Uma landing page ou página destino é uma página única que pode fazer parte das três etapas do funil de vendas. Assim, nas diferentes etapas, é possível criar landing pages voltadas para o objetivo específico daquele momento do lançamento.

Nesse sentido, uma página de captura é um tipo de landing page utilizada comumente em estratégia de topo de funil com a finalidade de obter dados qualificados de clientes em potencial.

Além da página de captura, existem outros tipos de landing pages, sendo elas:

  • Thank you page (ou página de agradecimento);
  • Página de vendas.

Como construir uma página de captura?

Pense nos problemas da sua persona

Para fazer uma página de captura apropriada ao público, é preciso que você conheça bem a sua persona. Então, pense nos seguintes aspectos sobre o seu cliente ideal:

  • Idade;
  • Nível de escolaridade;
  • Interesses;
  • Dúvidas;
  • Problemas.

Isso vai ajudar desde a criação da copy até na escolha do produto que será disponibilizado. Afinal, é preciso pensar como o potencial cliente e, assim, conseguir atrair as pessoas corretas para a página de captura.

Ofereça um produto gratuito atrativo

Há um tempo, muitos empreendedores disponibilizavam algum e-book gratuito de interesse da sua audiência. Porém, essa atitude foi ficando banalizada ao ponto de começarem a entregar materiais superficiais e sem informação que agregasse valor ao lead.

Com isso, as pessoas começaram a ficar mais cautelosas com relação aos e-books que baixavam. Primeiro, porque entenderam que a intenção era pegar o seu contato para incluir na lista de leads. Segundo, por ver tanto material sem qualidade.

Então, a maioria das pessoas começaram a entregar seus dados de contato somente quando tem um interesse real e acredita no produto disponibilizado. Portanto, a sua oferta — apesar de ser gratuita — precisa ser atrativa.

Algumas opções são:

  • Aulas inaugurais ao vivo do seu curso;
  • Webinars;
  • Newsletter;
  • E-book.

Mas, lembre-se de que o conteúdo precisa ser realmente útil e interessante. Não tenha medo de entregar o seu conhecimento com qualidade gratuitamente, pois é isso que vai garantir as vendas do seu negócio digital.

Invista em copy

É isso mesmo! Copywriting não é importante somente em carta de vendas. O copy é o conteúdo escrito que tem o objetivo de convencer uma pessoa a realizar alguma ação, não unicamente a ação de comprar.

Por isso, ainda que você não esteja recebendo uma troca monetária, você precisa das técnicas de persuasão para convencer o lead a deixar as informações de contato. 

O título, ou headline, é a primeira coisa que o visitante da página vai ver. Ela precisa ser interessante e chamativa o suficiente para fazer com que a pessoa tenha o desejo de continuar vendo o que você tem a oferecer.

Para te inspirar, veja 67 headlines para páginas de vendas que convertem.

Se você não sabe bem o que colocar no restante da página, seja o mais sucinto possível. Foque nos benefícios daquilo que você irá entregar, para que a pessoa realmente tenha clara a recompensa que receberá ao disponibilizar o seu email. 

Além disso, a Call to Action deve ser infalível em direcionar o leitor a preencher o formulário, afinal, esse é o seu objetivo com a página de captura. Então, invista não só nas palavras como também no design dessa parte.

O formulário também não deve pedir muitas informações, apenas aquelas que você realmente necessita nesse primeiro contato. Isso é importante porque quanto mais coisa o visitante tiver que preencher, menor será o interesse dele em perder tempo naquilo.

Faça testes

Em alguns casos, é comum que a sua página de captura tenha muitos visitantes, mas apenas uma pequena parte disponibilize os dados de contato. Existem vários motivos para isso acontecer e a melhor forma de descobrir o que houve é realizando testes.

Ferramentas como a HeroSpark permitem que você gerencie o seu funil de vendas completo, crie mais de um modelo de página e dispare para o seu público.

Assim, você consegue saber qual está tendo o melhor desempenho e entenderá o que faz com que as pessoas deixem (ou não) o contato no seu formulário.

Alguns elementos que podemos modificar de uma página para outra, no teste A/B, são:

  • Conteúdo;
  • Botões;
  • Cores;
  • Imagens, áudios e vídeos;
  • Entre outros.

Imagens

Aposte em imagens atrativas e que dialoguem com a sua proposta! 

O uso de imagens deve colaborar com a estratégia de manter a atenção do seu visitante na página de captura e o incentivar a fornecer as informações que vão convertê-lo em um lead qualificado.

Se você vai oferecer uma planilha de organização financeira como conteúdo relevante da sua página de captura, por exemplo, então utilizar uma imagem que faça menção a finanças e cálculos poderá ser uma boa pedida para compor sua página de captura.

Página de agradecimento 

Uma thank you page pode ser um elemento-chave para estreitar os laços com um novo lead. Ela pode aparecer como uma resposta automática ao primeiro engajamento de um cliente em potencial quando ele lhe fornece os dados, como nome e e-mail.

Saiba que essa estratégia de agregar uma página de captura e uma thank you page pode lhe ajudar a pensar nos próximos passos da jornada, aumentando a interação dos leads com o seu negócio.

Como criar uma página de captura grátis?

A melhor forma é usar alguma plataforma gratuita, como WordPress, WIX ou HeroSpark.

Assim, você não precisa dominar conceitos técnicos, como programação ou design. E, ao invés disso, pode se concentrar em outros pontos: conhecimento em copy, um bom design, a criação de um produto irresistível, entre outros.

Se possível, use plataformas que já apresentam um modelo de landing page pronto para você adaptar ao seu negócio. Especialmente se for a sua primeira página de captura, esta é a opção mais rápida para lançar a sua landing page.

A HeroSpark já tem vários templates prontos para o infoprodutor apenas personalizar de acordo com a sua marca. A plataforma é intuitiva e tem várias outras funcionalidades que serão úteis na sua jornada como empreendedor.

Criar uma página de captura que converte não é impossível, basta dedicação e paciência para adequar tudo à necessidade do potencial cliente. Com isso, o seu negócio terá leads qualificados e terá mais sucesso na taxa de conversão em vendas.

Quer saber como criar uma landing page grátis? Veja o vídeo a seguir:

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