Página de Captura: O Que é, Como Fazer uma que Converte?

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

A página de captura é a melhor estratégia para conquistar e nutrir leads, com conteúdo relevante, de forma consistente.

Mas, para que a sua estratégia funcione, a página de captura precisa ser otimizada, pois, não adianta receber um grande número de visitas, se quase ninguém deixar o contato.

Se você deseja saber o que é e como fazer uma página de captura que converte visitantes em leads, continue com a leitura até o final, pois nesse artigo você vai conferir 7 dicas para criar páginas de captura.

O Que É E Para Que Serve Uma Página De Captura?

Página de captura (ou landing page) serve para capturar o contato de um lead, através da entrega de conteúdo gratuito e relevante.

A página de captura é a estratégia mais eficaz para conquistar leads e criar uma base de contatos.

Essa informação de contato geralmente é o e-mail, mas você também pode solicitar outras informações, como o WhatsApp, para criar uma lista de transmissão, o nome da empresa e cargo que o lead ocupa, caso a estratégia seja B2B…

Oferecer uma isca digital em troca do contato do potencial cliente é a forma mais eficiente de criar uma base de contatos para conseguir nutrir os leads, pois as pessoas costumam deixar as informações de contato delas em troca de material rico e gratuito.

Dessa forma, você constrói uma base de contatos com leads qualificados, ou seja, com pessoas que já tenham interesse no assunto que você entrega.

As pessoas que deixarem o contato em troca do material que você ofereceu já estavam interessadas no assunto e por isso, ao capturar o contato delas, você deve enviar conteúdo relevante, de forma constante, para nutrir essa base, para que ela avance pelas etapas do Funil de vendas, através do envio desse conteúdo.

Através do envio constante de conteúdo, você vai criar um relacionamento com o seu lead, conquistando a confiança dele e, assim, no momento certo, quando ele estiver pronto, você poderá oferecer o produto ou serviço que você promove.

Esse envio de conteúdo, de forma periódica e estratégica, cria uma conexão com o potencial cliente que, aos poucos, vai passar a confiar no que você diz e indica para ele.

Como Fazer Uma Boa Página De Captura Que Converte Visitantes Em Leads?

Como você acabou de ver, a página de captura serve para conquistar potenciais clientes, entregando um conteúdo relevante e gratuito para ele, em troca do contato que, em geral, é o e-mail.

Essa estratégia te ajuda a criar uma base de contato onde você vai poder entregar informações personalizadas para o seu lead e, com isso, criar uma imagem positiva da sua marca ou do produto/serviço que você promove na internet.

Dessa forma, você cria um relacionamento mais próximo com o seu potencial cliente e conquista a confiança dele.

Assim, com uma base de contato segmentada, você consegue conduzir o lead pelo funil de vendas, até a decisão de compra, quando o lead estiver maduro, aumentando as suas chances de convertê-lo em cliente.

Veja agora, como fazer uma boa página de captura que converte visitantes em leads. A estrutura de uma página de captura é basicamente esta:

  • Logo: para identificar a marca.
  • Título: o título do material gratuito (isca digital), por exemplo, ou uma palavra-chave, etc.
  • Texto: uma breve explicação sobre o que lead vai receber, em troca do seu contato.
  • Formulário: é a parte onde você vai solicitar o e-mail e/ou outras informações que você precisa para transformar o visitante em lead.
  • CTA: Call to Action (Chamada Para Ação) vai conduzir o visitante à ação que você deseja.

A CTA precisa ser direta e com voz de comando, para transformar o visitante em potencial cliente.

Alguns exemplos de CTA que você pode utilizar em sua landing page são: “Baixe agora”, “’Baixar e-book”, “Acesse agora”, “Clique Aqui” …

Se preferir, você pode pagar para um profissional criar a sua página de captura, mas é totalmente possível que você mesmo crie a sua, através de uma ferramenta que já vem com modelos prontos para você usar.

Aqui, neste artigo, você vai conhecer a melhor ferramenta para criação de páginas e vai poder criar a sua página de captura de forma profissional.

7 Dicas Para Criar Páginas De Captura

Confira agora 7 dicas importantes para você criar páginas de captura.

1. Conheça O Seu Público-Alvo E Defina Sua Persona.

Enquanto o marketing tradicional trabalhava com listas de telefone gigantescas para oferecer um produto ou serviço para qualquer pessoa, a internet veio para facilitar esse processo.

Através de uma página de captura você consegue atrair e conquistar o público certo. Para isso, você precisa identificar quem é o seu público e definir a sua persona.

Para saber quem é o seu público-alvo, você deve levar em consideração algumas características, como:

  • Gênero idade
  • Idade
  • Profissão
  • Interesses
  • Localização, etc.

Ou seja, pessoas com características parecidas, que possuem um problema ou desejo em comum e que sejam seus potenciais clientes.

A partir da identificação do público-alvo, você consegue criar uma página de captura com atrativos para esse público, como imagens, cores, linguagem…

Para identificar o seu público-alvo, você deve fazer muita pesquisa e coletar as informações necessárias.

Persona é a representação do seu cliente ideal, baseada em informações reais sobre características, comportamento e interesses do seu público-alvo.

Ou seja, enquanto o público-alvo é um grupo de pessoas com características em comum, a persona é um personagem que você vai criar baseado em informações reais do público que você deseja atingir.

Você encontra todas as informações que precisa para definir a sua persona através de pesquisas de informações reais, sobre os seus potenciais clientes.

2. Crie Uma Página De Captura Bonita E Organizada

Como eu disse, não adianta conseguir um grande número de visitas para a sua página de captura, se os visitantes não deixaram o contato.

Por isso, a sua página precisa ser bonita e organizada, com informações diretas e simples, para atrair o potencial cliente e para que ele saiba qual ação tomar.

Se você colocar informações em excesso, de forma desorganizada em sua página e ainda criar um formulário com muitas perguntas, por exemplo, o visitante poderá sair da sua página sem deixar o contato e desistindo de receber o material gratuito.

A sua página de captura deve ter um formulário visível, com poucas informações para o visitante preencher e um botão de CTA com uma cor chamativa e com uma mensagem curta e direta.

Atente-se à fonte que você vai utilizar na sua página de captura, às cores dos botões, ao design…

Todos esses detalhes fazem muita diferença na hora de o visitante fornecer ou não as informações de contato em troca da sua isca digital.

Lembre-se de que a sua landing page não é um site comum, portanto não utilize menus de navegação ou qualquer outro elemento que leve o visitante para fora da sua página de captura, antes de deixar o contato.

3. Ofereça Uma Isca Digital

Isca digital é um material com informações relevantes para o seu público-alvo e que você vai oferecer de forma gratuita, em troca do contato do seu visitante, que geralmente é o e-mail.

As pessoas costumam deixar seu contato em troca desse material, que pode ser um e-book, uma planilha, o acesso a uma aula gratuita, etc.

Tanto a sua isca digital, quanto a estrutura da sua landing page, precisam estar de acordo com público que você deseja atingir, por isso que é importante conhecer bem o seu público-alvo.

4. Crie um formulário simples

Como já falei aqui no artigo, não adianta aplicar estratégias para gerar tráfego para sua página de captura, se o visitante se depara com um formulário bagunçado, com excesso de informações e muitas perguntas para ele preencher, pois, dessa maneira, ele vai acabar saindo da sua página de captura, sem deixar informações de contato.

Por isso, criar um formulário simples e direto, que o usuário saiba qual ação tomar, vai facilitar o processo de captura de leads.

Solicite em seu formulário apenas informações importantes para que você possa gerenciar o lead depois. Nome e e-mail geralmente são mais que suficientes.

5. Utilize Técnicas De SEO

Embora muitas pessoas não vejam necessidade em otimizar páginas de captura para SEO, você deve lembrar que a landing page faz parte do seu site e, por isso, você pode aplicar técnicas de SEO nela.

Afinal, com uma página otimizada, será mais fácil o Google exibi-la como resultado de busca.

6. Otimize A Página De Captura Para Dispositivos Móveis

O número de brasileiros com acesso à internet a partir de dispositivos móveis está cada vez maior.

Por isso, para alcançar essas pessoas, você deve otimizar a sua página de captura para as telas desses dispositivos, que possuem dimensões totalmente diferentes da tela de um computador.

Se um visitante acessa a sua página de captura a partir de um smartphone e se depara com dificuldades para visualizar o conteúdo da página, há uma grande probabilidade de ele sair em poucos segundos, aumentando as taxas de rejeição da sua página. E não é isso que você quer, não é mesmo?

Por isso que você deve configurar todas as páginas do seu site com uma versão para dispositivos móveis, a chamada é mobile friendly.

Além das configurações de tela, você deve se atentar também ao carregamento da página, que precisa ser rápido, pois muitos usuários utilizam os dados móveis para acessar.

Essa otimização também favorece o ranqueamento da sua página no Google.

7. Use Provas Sociais

Provas sociais são depoimentos de clientes satisfeitos com o produto ou serviço que você vendeu.

Então, se for o caso, você pode utilizar esses depoimentos em sua landing page para comprovar a eficácia do que você oferece e persuadir o lead através do gatilho mental da prova social.

Conclusão

Criar uma página de captura é apenas o início do processo para conquistar clientes.

Uma página de captura criada de forma profissional aumenta a sua base de contatos.

Você precisa monitorar a sua página para verificar se está funcionando, verificar o número leads capturados, se esses leads são qualificados, e otimizar a sua landing page de forma constante, para capturar cada vez mais leads qualificados para a sua base

Como você viu, fazer uma boa página de captura, que converta visitante em leads não é uma tarefa impossível.

Basta se dedicar para criar uma página de acordo com as características e necessidades do seu público-alvo.

Quanto mais você monitorar e fizer melhorias em sua página de captura, mais leads qualificados você vai conseguir conquistar e vai conseguir convertê-los em clientes.

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