Persona: defina e decole suas vendas

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Se você quer ser referência no mercado de afiliados, é preciso que entenda algumas questões básicas. Uma delas é a persona. Ela acaba envolvendo outros termos que também possuem grande relevância para quem trabalha com o marketing digital.

Por exemplo: para segmentar um público, ou seja, selecionar apenas aquelas pessoas que tem o potencial para serem futuros leads, é preciso conhecer quem é o seu público-alvo e, para ser mais específico na busca, sua persona.

Viu como os termos acabam se conectando? Por isso é importante estar sempre estudando o marketing digital. Para seguirmos com esse novo aprendizado, confira o restante do post.

Vamos lá!

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

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O que é uma Persona?

Acima você viu que a persona é importante para a segmentação e que possui uma certa semelhança com o conceito de público-alvo. Mas logo você verá que há diferenças entre eles.

Persona é um personagem fictício que possui as características com base no seu público-alvo. Ou seja, podemos dizer ser a segmentação deste público.

Ter uma persona definida para o seu negócio, te ajudará a entender o perfil daqueles que possuem interesse no que você está oferecendo. Tanto relacionado a conteúdo quanto a vendas.

Quer um exemplo de persona? Então, aqui está:

Digamos que você irá vender o seguinte produto: curso preparatório para o Enem.

Com isso, foi criado a seguinte persona:

Júlia; 18 anos; cursando o ensino médio; fará o Enem este ano, já tendo em mente suas metas; Dedica muitas horas do seu dia aos estudos, é organizada e pretende passar na prova de primeira. Costuma pagar cursinho e materiais complementares que podem ajudar a ter o resultado esperado. Gosta de acompanhar as redes sociais e ler nas horas vagas.

Viu como é cheio de detalhes? Diferente do público-alvo que seria algo como:

Jovens entre 17 e 21 anos, ensino médio incompleto ou recém-formado.

Por ter um número maior de detalhes, ela oferece mais opções na hora de você escrever seu copy e fazer uma chamada para a ação.

Vantagens de criar a sua persona

Como citamos acima, ter uma persona definida irá te ajudar a conhecer melhor o seu público e, assim, chegar até eles.

Além disso, temos algumas outras vantagens que gostaríamos de compartilhar com você. São elas:

  • Ter um tom de voz definido no seu conteúdo;
  • Te ajudará na produção de conteúdo voltado para a sua persona;
  • Conteúdos persuasivos mais exatos e certeiros;
  • Saber exatamente o que a sua persona busca, seus problemas, etc;
  • Conhecer as emoções que se fazem mais presentes na sua persona e utilizá-las ao seu favor;
  • Saber como e onde oferecer seus conteúdos.

Essas são algumas delas, e que já farão toda a diferença para os seus resultados.

Qual o processo para obter sua persona?

A melhor opção para obter sua persona é através de entrevistas com as pessoas em potencial. Como estamos falando do mercado digital, essas pessoas podem estar espalhadas pelo mundo. Mas não se preocupe, ela pode ser feita online.

Para começar, você precisará escolher as pessoas que você acredita ter potencial para compôr o perfil da sua persona. Você pode começar pelo seu público-alvo.

Sabe aquela pessoa que está sempre curtindo e comentando seus conteúdos, tirando dúvidas, interagindo? Chame-a para realizar a pesquisa, certamente as informações que ela der serão úteis.

Se você quiser ir além da pesquisa através de um formulário, vale a pena conferir os perfis daqueles que te acompanham. Podem sair bons insights dessas buscas.

Se ainda é novo no mercado, procure acompanhar aqueles que trabalhem com algo parecido e observe as pessoas que se interessam por esse tipo de conteúdo.

Essas buscas te ajudarão no processo de montar a sua pesquisa, que deve ser feita com base no público e no seu produto.

Tendo concluído essa etapa, que tal escrever uma mensagem bacana para explicar o motivo daquela pesquisa, e incentivar o maior número de pessoas possíveis a responder suas perguntas?

Seja breve e compartilhe a pesquisa de forma privada. Se possível, ofereça algum tipo de benefício para aqueles que responderem.

Com as respostas em mãos, você precisará analisar os resultados para ter a definição da sua persona.

Google Forms

O Google Forms possibilita que você crie formulários facilmente, e você consegue acompanhar as respostas no momento em que são enviadas. 

A partir delas você pode criar gráficos para serem analisados e verificar pontos que precisam ser melhorados para a próxima campanha e o que foi feito com excelência.

Além de ser gratuito, é uma ferramenta simples de trabalhar e pode ser muito útil para quem não possui muita experiência na criação de formulários.

Para suas perguntas, você pode começar com os seguintes pontos:

  • Idade;
  • Escolaridade;
  • Trabalha? Se sim, com o quê?;
  • Sexo;

Essas são algumas questões básicas, que inclusive levaram à criação da persona Júlia que demos como exemplo acima.

google forms

Conclusão

Você sabia que ter uma persona poderia trazer tantas vantagens? Imagine o que se pode ganhar sabendo exatamente do que essas pessoas precisam.

O papel da persona é garantir que você conheça o melhor possível o perfil das pessoas que te acompanham e tem interesse nos seus conteúdos e produtos. 

Agora que você já entendeu como funciona o processo para ter a sua, é hora de colocar a mão na massa!

Ficou alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários pra que possamos te ajudar.

Até a próxima

 

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