Produto Perpétuo ou Lançamento? Qual melhor para Divulgar como Afiliado?

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Se você é um afiliado, com certeza, na hora de divulgar o seu produto digital, essa dúvida já passou pela sua cabeça: funil perpétuo ou lançamento? E aí, qual dos 2 utilizar? Pode parecer difícil de responder à primeira vista, né?

Por isso, esse post foi feito especialmente para você que quer bombar na divulgação do seu infoproduto.

Aqui, você entenderá direitinho qual a diferença entre essas 2 estratégias do marketing digital e, aí, terá condições de investir naquela mais promissora, combinados?

Bora lá aprender!

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

Então se você quer fazer sua 1° venda, ou até mesmo fazer várias vendas por dia quase no automático, eu trouxe a solução que muitos “especialistas do Marketing” escondem de você!

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Funil Perpétuo: o que é?

O funil perpétuo é o conjunto de ações de marketing que a todo instante (por isso, o nome perpétuo) buscam atrair novos clientes para o funil de vendas.

Nessa estratégia não há um período predefinido para começar a venda, mas segue o raciocínio: gerar clientes, nutrir clientes, fazer a oferta e concretizar a venda.

Tá confuso ainda? Calma que lá vem um “mini” passo a passo para te ajudar!

Estágio 1: Gerar Lista de Clientes

Inicialmente, você pode oferecer uma isca digital (ebook) para captar os dados do seu cliente potencial e, com isso, obter uma lista.

Estágio 2: Nutrir Clientes

Depois, programar os disparos de email marketing demonstrando as vantagens e os benefícios em usar o seu infoproduto.

Além disso, o quanto aquele infoproduto é indispensável para solucionar um determinado problema do cliente.

Estágio 3: Oferta e Venda

Aqui, é feita a oferta final (pode usar vídeos, gravar webinars, ofertas relâmpagos etc.) ao cliente potencial e se ele topar, a venda está concluída!

Até aí a compreensão é simples.

Agora, o que faz o funil perpétuo ser mais trabalhoso é que nenhuma das ações podem ser datadas e todas elas têm que estar devidamente alinhadas para surtirem o efeito desejado.

Então, a sua copy matadora não pode “vir com um prazo de validade” nem as suas CPLs nem as informações gravadas nos seus vídeos, certo?

Também é necessário automatizar sua página de vendas por meio de plugins, realizar testes para validar se não há desvios no plano e, ainda, checar constantemente se aquele cliente já passou pelo funil antes.

Um passo em falso e o seu faturamento pode ser prejudicado. Daí a necessidade de um acompanhamento próximo e de buscar formas de melhorá-lo a cada dia por meio de testes.

Feito isso, é só ajustar as funções do funil perpétuo para ele manter o movimento.

Funil Perpétuo: vantagens e desvantagens

Como tudo na vida tem o seu bônus e o seu ônus, o funil perpétuo não podia deixar de ser diferente. Então, acompanhe e compare.

Vantagens

O lado bom em aderir ao funil perpétuo é que você terá novos clientes entrando o tempo todo no seu funil de vendas e, então, reduz o custo de aquisição por cliente.

Além disso, é mais fácil realizar vendas upsell (vendas adicionais que geram acréscimo no ticket médio) ou downsell (ticket médio inferior, mas sem perda de venda) e assim aumentar o seu faturamento.

Como o funil perpétuo gera vendas a todo momento, é possível prever o seu fluxo de caixa e você conseguirá estimar a média de faturamento ao longo do ano, por exemplo.

Outro ponto positivo é que os materiais, por não serem datados, podem ser reaproveitados, aí há uma boa otimização no tráfego. Pois, os conteúdos ajudam nas vendas orgânicas também.

Desvantagens

Como o seu produto estará disponível 24X7, é impossível, usar o gatilho mental da escassez como argumento de venda. Com isso, requer maior criatividade e esforços no sentido de melhorar a entrada de clientes e, consequentemente, das vendas.

Outro ponto de atenção, aos produtores, é de buscar formas de incentivar os afiliados a sempre promoverem o seu produto.

Lançamento: o que é?

Diferentemente do funil perpétuo, o lançamentos são ações de marketing realizadas com prazos bem definidos. Então, se o cliente não realizar a compra até o dia “Y”, ele terá que esperar por uma nova chance.

A estratégia utilizada no lançamento é em ciclos e se baseia nos 3 gatilhos: antecipar, pertencer e escassez.

Geralmente, são feitos 3 vídeos de conteúdo (vantagens e benefícios do produto), sendo que o 4º e último está direcionado ao fechamento de vendas. Todos eles têm prazo determinado para a ação de fechamento do carrinho.

Vantagens

O argumento de venda escassez é ótimo para despertar o senso de urgência nas pessoas e, com isso, gerar vendas. Afinal, ninguém quer deixar passar boas oportunidades.

Como o lançamento é em ciclos, não há necessidade de trabalhar continuamente o ano inteiro para atrair leads e fazer vendas, como é o caso do funil perpétuo. Isso acontece porque os lançamentos são programados ao longo do ano.

Então, é possível lucrar realizando apenas alguns lançamentos. É claro que isso demanda uma dose de estratégia e um planejamento.

Desvantagem

Aqui, como não tem clientes potenciais entrando a todo momento no funil de vendas e como o prazo é mais curto, se suas ações de marketing não estiverem alinhadas com as expectativas do seu público; o seu faturamento tende a cair.

Outro ponto de alerta é que o espaço de tempo para executar as correções é bem pequeno, afinal durante o ano é comum haver apenas 2 lançamentos. Por isso, falhas técnicas como site fora do ar prejudicam o volume de vendas.

Funil Perpétuo ou Lançamento: qual a melhor estratégia?

Na verdade, a resposta para essa pergunta tem a ver com o seu estilo de gestão. Isso mesmo! Ambas são estratégias válidas com pontos forte e fracos.

Portanto, o que você tem que ter em mente ao escolher uma ou outra é a forma como prenderá administrar o seu negócio.

Você pretere ter ganhos constante diluídos ao longo do ano (funil perpétuo) ou focar em lançamentos feitos em curto espaço de tempo com retornos financeiros maiores (lançamentos)?

Independente de qual estratégia decidir utilizar, utilize bem os recursos digitais para atingir o seu cliente.

Faça webinários, realize testes, compre tráfego para impulsionar a sua página do Face, dispare e-mails marketing, enfim, respeitando as regras do funil perpétuo e dos lançamentos, busque maneiras de se fazer presente para sua audiência. Assim, as vendas acontecerão!

Agora que você já sabe por onde começar o seu funil perpétuo ou lançamento… se JOGA e #partiuSucesso!

Quer garantir o sucesso de suas ações de marketing?

Bem é muito fácil! Basta seguir as nossas hot dicas sobre marketing digital, claro!

Até a próxima.

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