Psicologia do Consumo: Descubra o Segredo para Vender Mais

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

A psicologia do consumo é o estudo sobre como se dá o comportamento do ser humano nas relações comerciais.

Não é de hoje que o estudo do comportamento e do cérebro humano têm sido usado pelo marketing para a melhoria dos resultados.

Por isso já abordamos neste blog a psicologia das cores, o neuromarketing e o comportamento do consumidor.

Portanto, se você quiser realmente se aprofundar na psique humana e na sua relação com consumo, leia os nossos artigos citados acima.

Neste, em específico, vamos abordar a psicologia do consumo de maneira geral e como esse estudo pode ajudar a melhorar os seus resultados.

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

Então se você quer fazer sua 1° venda, ou até mesmo fazer várias vendas por dia quase no automático, eu trouxe a solução que muitos “especialistas do Marketing” escondem de você!

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Como a psicologia do consumo pode te ajudar

psicologia do consumo

Todos os dias tomamos decisões que sequer passam pelo nosso raciocínio. Elas são tomadas de forma automática, na medida em que sabemos que ela é necessária.

Quando você acorda de manhã, já sabe que algumas ações terão que ser realizadas. Ir a academia, levar o filho na escola e fazer compras, por exemplo.

Estas ações já estão definidas na sua mente. Entretanto, é necessário micro ações para que elas sejam concluídas.

Para ir a academia você tem que calçar um tênis. Para levar o filho na escola você tem que abrir a porta do carro e entrar. Para fazer compras você precisa ir ao supermercado.

Nenhuma dessas micro-ações passam pelo seu processo cognitivo, já que seu cérebro entende que, obrigatoriamente, elas precisam ser executadas.

E é dessa forma que o estudo da psicologia do consumo atua: ela faz com que seu cérebro execute micro-ações sem passar pelo processo cognitivo, fazendo com que você tome uma ação esperada de forma automática.

Algumas práticas da psicologia do consumo

Agora chegou a hora de trazermos isto para o lado prático.

Sendo assim, agora vamos dar exemplos de como a psicologia pode, de fato, aumentar as suas vendas.

Humanize a relação de consumo

O mundo anda bastante robotizado. Vivemos a era da tecnologia. As linhas de produção das grandes empresas e indústrias têm grande parte da sua força produtora realizada por robôs.

As pessoas, principalmente em tempos assim, andam carentes de contato humano, de afeto.

Por isso, pense sempre em mostrar o lado humano do seu produto ou serviço.

Mostre que pessoas estão empenhadas para ofertar o melhor produto para o seu cliente.

O Outback aposta muito nisso. Dê uma olhada no vídeo abaixo.

Você irá perceber que o Outback vende momentos felizes, que são produzidos com muito esforço por pessoas sonhadoras.

Conte Histórias

Uma história bem contada é melhor do que um bom desconto.

Todo mundo se identifica com um relato que contenha a emoção que um produto pode despertar em uma pessoa. No marketing, chamamos isso de Storytelling

Pense que o que você comercializa irá impactar a vida das pessoas de alguma maneira.

Então, aproveite para contar as histórias de pessoas que foram impactadas pelo que você vende. Melhor do que ver alguém satisfeito, é saber que você também pode estar satisfeito.

A Volkswagen fez um comercial de despedida da Kombi. É um relato dos momentos históricos que aquele veículo viveu e proporcionou.

A narrativa se dá em primeira pessoa, ou seja, como se fosse a própria Kombi agradecendo, relembrando e se despedindo.

Você deve estar pensando: tá, mas qual o sentido de um comercial de um produto que não será mais fabricado?

Aí é que está o segredo. Quem assistir a esta propaganda, não poderá mais adquirir uma Kombi nova.

Em contrapartida, o nome da marca se consolida como uma empresa que fez história com determinado produto.

As pessoas acabam por se identificar e inconscientemente adquirem produtos de quem fez uma história de sucesso.

Validação social

Todas as pessoas querem ser validadas de alguma forma. A validação social é a mais comum delas.

Ela trata daquela pessoa que quer ser aceito entre os mais populares da escola. O tímido que gostaria de ser chamado para as festas. E diversos outros exemplos.

Validar socialmente o seu cliente é colocá-lo onde ele sempre sonhou estar.

A Pantene, marca de propriedade da Procter e Gamble, criou um comercial que foi eleito um dos mais bonitos da história.

Vou até evitar dar o spoiler, mas é um dos melhores exemplos de validação social utilizada na psicologia do consumo.

Venda superação

Todo mundo passa por situações difíceis em suas vidas. O que uma marca de sucesso faz é dizer para aquela pessoa que sabe pelo que ela está passando e entende suas dificuldades.

E, acima de tudo, que estará junto dela nesses momentos.

Trabalhe situações a que todos estão sujeitos ou que pelo menos seja comum conhecerem casos parecidos.

Veja este comercial do Boticário. Ele fala sobre um casal recém separado e que tem um filho. A criança, do seu jeito inocente, tenta reaproximar os pais.

Quantas pessoas não passam por isto na vida? O diferencial é o recado: A Boticário está com você e pode te ajudar neste momento.

Certamente um comercial emocionante, capaz de fixar o nome da marca no coração das pessoas.

Ofereça bons momentos

A demanda por momentos agradáveis é inesgotável. Todo mundo procura por isso.

Saiba qual a dor do seu cliente e trabalhe em cima dela. Venda para ele os bons momentos que seu produto ou serviço irá proporcionar.

A Coca Cola é uma empresa consolidada mundialmente, além de ter um dos produtos mais vendidos no mundo.

Há anos ela vem apostando em vender bons momentos aos seus clientes.

E os números dizem que ela acertou.

Conclusão

A psicologia há muito tempo se tornou uma grande parceira do marketing.

Os comerciais inseridos nesta matéria são a prova disso. Tudo é feito de uma maneira tão delicada que a grande maioria dos consumidores são incapazes de perceber.

Porém, não há como discutir que a aplicação desta técnica dá resultados. E resultados impressionantes em alguns casos.

Antecipar a tomada de decisão do consumidor dizendo para ele que aquilo deve ser feito é o que a psicologia do consumo faz.

E como vimos no começo deste post: nós sabemos que temos que fazer determinadas coisas. No entanto, existem micro decisões que são tomadas sem que sequer notemos.

E é nesta lacuna existente entre o que precisa ser feito e o como deve ser feito que a psicologia do consumo atua.

E você? Já havia percebido esta estratégia?

Conte para nós nos comentários.

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