Público-alvo: Aprenda o que é e Como Definir em 5 Etapas

Tempo de leitura: 11 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Se você quer que sua estratégia de marketing seja bem sucedida, é importante saber quem é o público-alvo.

Com o mercado digital muito competitivo de hoje, é fácil entender que existem pessoas para todos os tipos e gostos diferentes.

Mas não faz sentido segmentar todos, então como você sabe quem é o público correto para o seu negócio?

Uma maneira de responder a essa pergunta é segmentar seu público-alvo.

Porque esta é uma poderosa ferramenta de marketing para qualquer negócio.

Além disso, a pesquisa de público-alvo permite que você entenda melhor seus clientes em potencial, suas necessidades e problemas que eles enfrentam.

Pois quanto melhor você entender seu mercado, mais poderá focar suas estratégias e alcançar o público com maior probabilidade de se converter em clientes.

Sendo assim, neste artigo, vou falar sobre o que é público-alvo e por que ele é importante para o seu negócio.

Em seguida, vou explicar como defini-lo em apenas cinco etapas.

Vamos lá!

  • O que é público-alvo?
  • Por que o público-alvo é importante?
  • Tipos de público-alvo
  • Diferença de público-alvo e persona
  • Quais perguntas você deve fazer sobre seu público-alvo?
  • Como definir o público-alvo em 5 etapas Simples
    • 1. Comece entendendo os problemas que você resolve
    • 2. Analise seus clientes atuais
    • 3. Use as mídias sociais para pesquisa
    • 4. Analise seus concorrentes
    • 5. Crie uma persona
  • Conclusão

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

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O que é público-alvo?

O público-alvo é um grupo de pessoas que compartilha os mesmos problemas, objetivos e interesses.

Eles precisam do seu produto ou serviço para resolver um problema, desejo ou necessidade.

Em outras palavras, seu público-alvo são pessoas que estarão interessadas ou precisarão do que você está oferecendo.

Então, para entender esses clientes em potencial, você precisa definir um público-alvo, que é uma descrição de suas características mais comuns.

De fato, isso geralmente inclui dados demográficos importantes, como idade, sexo, educação, localização, estado civil, etc.

Visto que, tentar vender sem conhecer seu público é como dirigir de olhos fechados.

Pois quando você tenta segmentar todos na internet, provavelmente vai acabar recebendo tráfego que não deseja comprar seus produtos ou se inscrever em seus serviços.

Ou seja, segmentar essas pessoas significa que você vai poder colocar seu produto na frente do público mais relevante.

Portanto, analisar sua base de clientes e determinar semelhanças, isso permite que você direcione mais especificamente suas estratégias de marketing, o que pode resultar em mais vendas.

Comece descobrindo quem precisa do seu produto e tente se concentrar no problema que ele resolve.

Em seguida, confira a concorrência. A quem eles estão direcionando? Quem comprou seu produto ou serviço?

Evite fazer suposições e confie em dados.

À medida que você muda, cresce e se expande, seu público-alvo também muda.

Porque seu público-alvo é dinâmico e, se necessário, deve ser repensado e redefinido.

Por que o público-alvo é importante?

Essa é a base de um plano de marketing e pode ser a chave para o sucesso do seu negócio ou o motivo de seu fracasso.

Mas, se você segmentar todos, na verdade você não vai atingir ninguém.

Já que você não pode fazer de tudo para todas as pessoas.

Então, para se comunicar de forma eficaz e atingir com sucesso cada meta em sua jornada de compra, você deve definir seu público-alvo para orientar suas estratégias de marketing.

Tipos de público-alvo

Tipos de público-alvo

Você pode definir seu público-alvo usando características relacionadas às experiências de vida, preferências e comportamentos de compra deles.

Portanto, o ideal é categorizar o seu público-alvo de acordo com:

  • Demografia
  • Interesse
  • Intenção de compra

Além disso, é muito importante saber qual estágio da jornada do comprador segmentar.

Então, vamos apontar para o estágio de funil correto para o seu público-alvo.

Demografia: Os fatores demográficos mais comuns são:

  • Idade
  • Gênero
  • Nível de educação
  • Localização
  • Renda

Interesse: você pode segmentá-los com base em seus interesses, como hobbies, gostos, preferências de entretenimento.

Pois se você conseguir analisar seus interesse, fará anúncios e campanhas personalizadas para seus potenciais compradores e isso o ajudará com seus objetivos de marketing.

Intenção de compra: você pode definir clientes em potencial que estão procurando por um produto ou serviço específico.

Dessa forma, você pode localizar quais são os pontos problemáticos para esse público e o que você pode fazer para chamar a atenção deles.

O público-alvo é muito importante, mas você também deve ter cuidado para não restringir demais o público- alvo, pois isso pode excluir potenciais compradores.

Você deve recalcular seu público-alvo e atualizá-lo quando necessário – caso seu negócio se expanda ou lance outro produto que atenda a necessidades diferentes.

Diferença de público-alvo e persona

Diferença de público-alvo e persona

Seu público-alvo não deve ser confundido com a persona.

Embora intimamente relacionados, esses dois conceitos são, na verdade, notavelmente distintos.

Então vamos dar uma olhada em como eles diferem.

Uma persona é um personagem fictício que representa seus clientes ideais, aqueles com maior probabilidade de comprar seus produtos ou serviços.

Uma persona normalmente inclui:

  • Informações pessoais: Nome, idade e localização geográfica.
  • Preferências de conteúdo: canais favoritos, formatos de conteúdo, tons e estilos.
  • Informações de fundo de negócios: cargo, nível de influência nos processos de tomada de decisão.
  • Objetivos: Metas mensuráveis ​​- o que eles estão procurando?
  • Desafios: Frustrações e pontos de dor que os impedem de alcançar seus objetivos.

Pense em um público-alvo como uma equipe e a persona como um dos jogadores.

Um público-alvo inclui detalhes gerais sobre seu mercado, entretanto, uma persona é um personagem fictício com maior probabilidade de fazer uma compra.

Público-alvo: mães trabalhadoras entre 25 e 35 anos com renda disponível, muito pouco tempo livre e interesse por moda.

Persona: Márcia é uma advogada de 28 anos com dois filhos. Ela gosta de sapatos e bolsas e odeia filas e shopping centers.

Quais perguntas você deve fazer sobre seu público-alvo?

Ao identificar seu público-alvo, você deve manter estas perguntas em mente:

  • Quem são eles? Você precisará conhecer os recursos do seu público-alvo típico para criar um marketing ao qual eles serão receptivos.
  • Quais são seus principais problemas?  Quando você entender os problemas do seu público, saberá como apresentar seu produto como a solução.
  • Que conteúdo eles consomem? Considere o conteúdo que seu público gosta para que você possa fazer marketing que aborda temas e assuntos semelhantes.
  • Onde eles se relacionam (online e na vida real)?  Depois de saber onde seu público consome conteúdo, você entenderá onde colocar seu próprio conteúdo para obter mais exposição.

Como definir o público-alvo em 5 etapas Simples

Como definir o público-alvo em 5 etapas Simples

Definir seu público-alvo é um componente essencial para estabelecer uma base para o seu negócio.

Pois quando você identifica a base de seus clientes, isso permite que você se concentre nesse mercado específico e crie conteúdos relevantes.

Mas um dos maiores erros que um iniciante comete é tentar agradar a todos.

Porque você nunca pode fazer de tudo para todas as pessoas.

Então vamos definir seu público-alvo.

1. Comece entendendo os problemas que você resolve

Sua proposta de valor é o que fará com que seu negócio se destaque.

Então, você precisa ter certeza de que seu negócio não é apenas mais um.

Forneça conteúdo de qualidade para mostrar valor e você certamente vai atrair mais vendas.

Abaixo estão algumas perguntas para te ajudar.

  • Quais problemas você pode resolver?
  • Que necessidades você pode atender?
  • Quais desejos você pode satisfazer?

Responder a essas perguntas ajudará você a identificar e entender as motivações por trás de cada compra.

Depois de descobrir essas motivações, você pode começar a imaginar que tipo de pessoa é seu cliente em potencial.

2. Analise seus clientes atuais

Você pode aprender muito olhando para os clientes que já tem.

Portanto, examine as características das pessoas que já compraram de você e procure semelhanças.

Você pode organizá-los por dados demográficos, como:

  • Idade
  • Gênero
  • Localização
  • Fase de vida

Mas se você ainda não está coletando esse tipo de informação de sua base de clientes, agora é um ótimo momento para começar.

Para isso existem algumas maneiras de você conseguir isso.

Você pode usar o Google Analytics para rastrear dados demográficos e outras informações sobre os visitantes do seu site.

Pois as pesquisas são outra maneira valiosa de coletar informações de seus clientes atuais.

Envie uma pesquisa e peça a eles que avaliem sua experiência e compartilhem comentários para te ajudar a entender o ponto de vista de seus clientes em relação ao seu negócio.

3. Use as mídias sociais para pesquisa

As pessoas que seguem suas páginas nas redes sociais, se envolvem com seu conteúdo e são uma ótima fonte de informações sobre quem deve ser seu público-alvo.

Plataformas como Facebook e LinkedIn têm dados demográficos detalhados, bem como psicográficos sobre seus usuários, como:

  • Profissão
  • Renda
  • Nível de educação
  • Estado civil
  • Interesses
  • Hobbies

Então, aprender o que as pessoas estão dizendo sobre seu tipo de produto, em geral, também pode ser construtivo.

Você pode conferir palavras-chave e hashtags aplicáveis ​​ao seu nicho.

Além disso, você também pode participar de fóruns do seu nicho de mercado, ou grupos no Facebook.

Pois, esses canais permitem que os usuários façam perguntas, compartilhem experiências e respondam uns aos outros.

O que pode fornecer informações sobre os tipos de problemas que o público está enfrentando.

O objetivo aqui não é vender para esses grupos, mas mergulhar na comunidade em que eles estão para entender melhor o seu público-alvo.

4. Analise seus concorrentes

Se você está apenas começando e ainda não tem uma base de clientes existente, é importante que você observe seus concorrentes.

Analise os sites deles, contas de mídia social, bem como sua seção de comentários e avaliações.

Em seguida, responda a estas perguntas à medida que avança:

  • Quais produtos eles oferecem?
  • Como eles apresentam sua marca?
  • Como eles promovem seus produtos? Que tipo de linguagem e tom eles usam?
  • Quem é o seu público-alvo? Eles têm um público-alvo específico ou atendem ao público em geral?
  • Como eles engajam seu público?
  • Com que frequência eles postam conteúdo?
  • Com que frequência eles lançam um novo produto?

Observar seus concorrentes vai te dar um melhor visão seu público-alvo.

Aliás, você terá uma ideia de quais abordagens funcionam para esse mercado e o que os levou a se envolver com essas marcas.

Além disso, você também pode identificar as lacunas de seus concorrentes e usar para criar suas próprias ofertas.

5. Crie uma persona

Uma persona definirá seu público-alvo com mais detalhes.

Ele reúne os dados que você coletou para dar corpo a um personagem fictício, que vai te guiar por decisões cruciais em seus negócios.

Algumas das características que você deve considerar quando for criar sua persona são:

  • Detalhes demográficos: idade, sexo, estado civil, raça, nível de escolaridade, emprego, renda, localização.
  • Perfil: Qual é o seu papel na sociedade (no local de trabalho, em seus grupos sociais e em casa)?
  • Quais são seus objetivos e desafios?
  • Como seu produto ou serviço pode ajudá-los?

As características dessa persona vai te guiar na elaboração de uma estratégia de marketing com maior precisão.

Em última análise, isso servirá como seu guia para todas suas estratégias de marketing de conteúdo e sua bússola para encontrar os melhores canais de tráfego para usar.

Conclusão

Se você deseja que seu negócio prospere a longo prazo, vai precisar ter uma definição clara de seu público-alvo.

Pois definir seu público-alvo é uma forma de garantir que todos os seus esforços sejam otimizados e que você alcance pessoas com maior probabilidade de comprar seus produtos.

Porque quando você sabe quais são suas necessidades e problemas deles, pode escolher mehores produtos e criar campanhas mais atraentes.

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