Qual a Importância e Como Definir o Público-Alvo do seu Produto?

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Conhecer seu público-alvo é indispensável para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, apenas compreendendo bem o perfil do seu cliente você será capaz de estabelecer uma comunicação eficiente, definir um planejamento estratégico e desenvolver produtos e serviços para atender às suas necessidades específicas.

Uma forma de se aproximar do seu consumidor para entender melhor seu perfil é analisando seus problemas, dúvidas e anseios. Dessa forma, você poderá abordá-lo exatamente no cerne da questão, mostrando como seus produtos ou serviços são a melhor opção para a sua necessidade.

Nesse sentido, através de uma análise da segmentação de mercado pela qual a sua empresa está voltada, você poderá definir o seu público-alvo e o seu planejamento estratégico de maneira muito mais assertiva.

Nesse contexto, a construção de uma Buyer Persona é fundamental para conhecer a fundo o público-alvo da sua empresa. Não sabe por onde começar?

Continue a leitura  que mostraremos tudo o que você precisa saber sobre esse assunto!

Mas antes de continuar, quero te fazer uma simples pergunta!!

Faria alguma diferença na sua vida R$ 3.000,00 a mais na sua conta todos os meses?

Tenho certeza que com esse dinheiro a mais, você finalmente iria conseguir realizar os maiores sonhos da sua vida!

Imagina você com sua tão sonhada casa própria, ou um carro novo em folha, quem sabe sair mais com sua família e poder dar tudo que ela realmente merece… Eu sei, a mente vai a mil, esses também eram meus maiores objetivos quando iniciei no Marketing Digital!!

Eu falei R$ 3.000,00 aqui em cima né? Mas eu te garanto que se seguir as aulas passo a passo, você vai fazer esses mesmos 3 mil em apenas 1 dia!

Sabe por quê eu garanto? Pois foi graças a esse curso que saí de zero vendas para faturar mais de 100 mil reais por mês em menos de 1 ano!! Além disso, você tem 7 dias de graça, isso mesmo, se em 7 dias não tiver nenhum resultado, devolvemos todo seu dinheiro!

Tá esperando o que? Não deixe mais uma oportunidade passar direto por você!

Chegou a hora de mudar de vida e conquistar seus sonhos!!

Veja o vídeo e clique no botão abaixo para ter acesso ao Treinamento que mais formou Top Afiliados no Marketing Digital!

 

Persona X Público-alvo

A definição de público-alvo de uma empresa pode acontecer a partir da análise de grupo de pessoas com características em comum, que podem ser idade, gênero, profissão, entre outros fatores mais gerais. A persona, por sua vez, é a representação do cliente ideal da sua empresa, construída de forma humanizada e personalizada para o seu negócio.

Portanto, enquanto a definição de público-alvo se preocupa com as características gerais de seu cliente, a definição de persona busca compreender um pouco mais a fundo seus problemas, dúvidas e objetivos, educando-o até que ele esteja pronto para adquirir os seus produtos.

Com o público-alvo e a persona de sua empresa bem definidos, sua empresa terá mais sucesso na promoção de seu negócio e na formação do planejamento estratégico para as análises de resultados.

Como definir o público-alvo da minha empresa?Mulher analisando o celular e a conexão que ela possui com sua rede de público-alvo

Para que você defina com clareza o seu público-alvo e, dessa forma, atinja certeiramente a segmentação de mercado pela qual a sua empresa está voltada, nós selecionamos as principais dicas para te ajudar nesse processo. Vamos lá?

1. Faça perguntas aos seus clientes atuais

Uma excelente maneira de conhecer o público-alvo da sua empresa é fazendo perguntas para os seus atuais clientes para compreender melhor o seu comportamento.

Ao questionar os seus reais clientes, você reduz as chances de errar na definição de público-alvo— afinal, as informações não serão baseadas em suposições, mas em dados reais.

Entre as perguntas que você pode realizar para conhecer o seu público-alvo, podemos destacar:

  • Quais são os objetivos que você quer alcançar?
  • Quais problemas impedem você de conquistar este objetivo?
  • Quais são suas principais fontes de informação?
  • Quais as expectativas sobre o meu produto e serviço?

Respondendo a essas perguntas, você terá uma noção exata de quem é e o que espera o público-alvo da sua empresa.

EBOOK GUIA DEFINITIVO DO MARKETING DIGITAL PARA AFILIADOS DO ZERO AO AVANÇADO(GRATUITO)

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR!

2. Use dados das pesquisas de segmentação de mercado realizadas

Outra forma de conhecer o público-alvo da sua empresa é usando pesquisas já realizadas sobre a segmentação de mercado que você deseja atuar.

Nessas pesquisas, você poderá obter informações que dificilmente teria acesso apenas questionando os seus clientes. Esses dados poderão ser muito úteis para a criação de conteúdo, desenvolvimento de novos produtos e para o aumento no número de vendas.

Pesquisas de segmentação de mercado já realizadas podem ser encontradas em revistas especializadas do setor, em materiais de divulgação de parceiros de negócio ou até mesmo com seus concorrentes.

3. Entenda quais são os pré-requisitos para ser seu cliente

Independentemente do produto ou serviço que você comercializa, é natural que o seu cliente possua alguns pré-requisitos para aproveitar de todos os benefícios que você oferece na segmentação de mercado que atua.

Esses pré-requisitos podem ser vários, como o conhecimento de tecnologia para o uso do produto, a posse de certos equipamentos indispensáveis para o uso do produto ou até mesmo a necessidade de uma infra-estrutura básica.

Com essas informações, você entenderá diversas características importantes do seu público-alvo  sem precisar fazer qualquer tipo de pesquisa — o que ajudará muito na definição de suas estratégias.

4. Documente todas as informações de seu público-alvo

Tão importante quanto conhecer o público-alvo da sua empresa é garantir que nenhuma das informações que você coletou se perca — o que demandaria novas pesquisas no futuro e, consequentemente, mais custos.

A melhor maneira de fazer isso é criando um documento para registrar todas as informações do seu público-alvo. Além de organizar os dados, garantindo que tudo seja usado em suas estratégias, esse processo permitirá que outros membros da sua empresa também acessem as informações com eficiência.

Mesclando as informações gerais do público-alvo e as informações específicas da sua persona, você ajudará todo o seu time de marketing e vendas a entender melhor o seu cliente, sua segmentação de mercado e, assim, vender mais!

Agora que você entendeu a importância de definir o público-alvo da sua empresa, que tal continuar por dentro de outras dicas valiosas?

 

Gostou desse artigo? Eu faço de tudo para manter esse aplicativo sempre atualizado e gratuito com muito mais conteúdo que muitos cursos pagos! Então se acha que estou te ajudando de alguma forma com este aplicativo, me ajude a continuar CLICANDO NAS PROPAGANDAS, AVALIANDO COM 5 ESTRELAS NA PLAY STORE e COMPARTILHANDO NOS GRUPOS E REDES SOCIAIS para me ajudar a crescer cada vez mais e trazer conteúdos ainda melhores para você.

E se você quer saber como eu aprendi a fazer vendas todos os dias no conforto da minha casa, CLIQUE AQUI e assista ao vídeo que transformou minha vida e me fez ter a liberdade de viajar quando eu quiser, ajudar os meus pais e principalmente, realizar meus sonhos!.

E qualquer dúvida, basta me perguntar no meu WhatsApp clicando no botão abaixo!

E-book Gratuito
Como Criar Seu Negócio Online do Zero! Passo a Passo.

 

Este livro digital já foi baixado por mais de 1 milhão de pessoas. É o ponto de partida de centenas de histórias de sucesso na internet.
 
Nele você aprende em detalhes o que funciona hoje para ter seu negócio online, mesmo que você seja iniciante e não tenha conhecimento nenhum. 
100% livre de spam.

Você Leia também: também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário




Seja o primeiro a comentar!

UM ROBÔ QUE FAZ VENDAS PARA VOCÊ ENQUANTO DORME

NÃO SAIA SEM VER ISSO OU VOCÊ VAI PERDER A MAIOR OPORTUNIDADE DA SUA VIDA!!

AGORA VOCÊ PODE ALAVANCAR AS SUAS VENDAS OU COMEÇAR UM NEGÓCIO DO ZERO NA INTERNET

ATRAVÉS DE UM ROBÔ DE VENDAS QUE JÁ ESTÁ PRONTO PARA USAR

MESMO QUE VOCÊ NÃO TENHA UM PRODUTO.