Técnicas de Marketing Digital: Descubra as Melhores para seu Negócio!

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Conhecer as melhores técnicas de marketing digital para aplicar no seu negócio faz toda diferença. São milhares de empresas em busca de melhores posições no Google, atrair novos clientes e que usam diversas estratégias para alcançar bons resultados.

Diante de uma concorrência tão ampla, a utilização das técnicas certas é o que destaca sua marca. Nesse sentido, entender o que realmente é eficaz no seu negócio é essencial. Gerar mais lucros exige a aplicação de táticas específicas, afinal nenhuma empresa é igual a outra.

Saber quem é o seu cliente, onde ele está e o que fazer para atraí-lo são as peças-chaves que servem como guia para toda a estratégia. Dessa forma, é possível compreender o mercado para alavancar suas vendas.

Então, conheça as técnicas de marketing digital necessárias para começar a aplicá-las hoje mesmo e direcionar os times de marketing e vendas!

 

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Otimização SEO

A conquista da primeira posição no Google é o sonho de toda equipe de marketing. Afinal, estar no topo dos buscadores garante até 43% dos cliques nas pesquisas. Nesse cenário, as práticas de SEO se mostram fundamentais para que sua marca seja encontrada pela sua persona.

A Otimização para Motores de Busca (tradução de SEO, ou Search Engine Optimization) são as técnicas usadas para melhorar a posição do seu site ou blog na web. O trabalho de revisar e otimizar as páginas deve ser realizado com frequência, pois seus concorrentes também estão sempre trabalhando para alcançar a primeira posição.

Além disso, o Google está sempre aperfeiçoando e atualizando seus algoritmos. Então, é preciso identificar as palavras-chave que você deseja rankear e ter constância no trabalho de otimização.


Blog

Se o seu blog está parado ou, pior ainda, se a sua marca não tem um blog, saiba que está perdendo uma oportunidade gigantesca de atrair novos consumidores. A geração de conteúdos relevantes para sua persona é uma tática que aumenta o tráfego do seu site.

Quanto mais usuários clicam nas páginas do seu blog, melhor será o resultado — o que também tem ótimos efeitos no SEO. Mas não é só isso: os conteúdos têm enorme valor e atraem um tráfego qualificado. Ou seja, são pessoas que demonstram algum interesse em relação aos seus produtos ou serviços.

As estratégias de blog conseguem resultados muito positivos, como maior tráfego, aumento da taxa de conversão e até do ROI (Retorno Sobre Investimento). Portanto, essa é uma excelente ferramenta para distribuir conteúdos e ajudar na identidade da sua marca.


Conteúdo multimídia

Como estávamos em blog, você deve imaginar logo conteúdos em texto, com tamanhos variados, não é? No entanto, existem outros formatos a serem usados. Dessa maneira, é possível aumentar o alcance da mensagem e melhorar o engajamento com ela.

A dica não é para você deixar de lado os blogposts em textos, mas investir em outros formatos, como por exemplo:

  • Infográfico;
  • Podcasts;
  • GIFs;
  • Apresentação de slides;
  • Vídeo marketing.

Um estudo feito pela TIC Domicílios divulgado em 2020 mostrou que 73% dos brasileiros têm o hábito de compartilhar conteúdos em vídeo ou áudio com outras pessoas. Então, comece a investir em diferentes formatos e veja o desempenho do seu blog melhorar!


Marketing de conteúdo

Como você já deve ter percebido, a criação de conteúdos é uma técnica incrível de atração. Nesse sentido, o marketing de conteúdo serve para que sua marca seja encontrada e aproxima seus clientes em potencial.

Marketing de conteúdo é o processo de criação e promoção de conteúdos para a sua persona. Em outras palavras, são aqueles conteúdos personalizados criados para um público específico (o seu!).

Dessa forma, a estratégia passa formar um público fiel. Além disso, o marketing de conteúdo é uma técnica que não faz promoção direta da sua marca, mas atrai seu público-alvo por meio de materiais relevantes.

Esses materiais podem ser:

  • Textos;
  • E-books;
  • Infográficos;
  • Posts nas redes sociais;
  • Vídeos e outros formatos.

Para que sua estratégia seja eficiente, siga o passo a passo:

  • Crie um planejamento;
  • Elabore a sua persona;
  • Produza conteúdos;
  • Distribua da melhor forma esses conteúdos;
  • Mensure os resultados obtidos.

E-mail marketing

O e-mail marketing é um canal que apresenta ótimo retorno sobre investimento. Essa é uma ferramenta usada para qualificar e nutrir seus leads com conteúdos sobre a empresa. A criação de listas é o primeiro passo, uma vez que você precisa dos contatos para fazer o disparo.

A partir disso, tenha um objetivo para cada ação e comece a criação dos materiais. As mensagens precisam ser segmentadas de acordo com a etapa funil de vendas. Afinal, os leads podem estar em momentos diferentes na jornada de compras, e o e-mail é enviado para fazer com que o lead siga nesse caminho até realizar a compra.

O uso de ferramentas de automação é essencial para criar fluxos regulares. Desse modo, os envios são feitos conforme a interação prévia do lead. Assim, fica mais simples personalizar a comunicação para disparar e-mail marketing.


Mobile friendly

Talvez você já tenha notado como estamos mais acostumados a utilizar dispositivos móveis para realizar as tarefas do dia a dia. Seja para acessar as redes sociais, ler notícias, fazer compras e muitas outras atividades.

Entretanto, isso só ocorre porque os sites que você acessa são mobile friendly. Isso significa que as páginas são programadas para serem amigáveis aos dispositivos móveis. Assim, os sites são mais responsivos e melhoram a navegação em smartphones, tablets e outros aparelhos.

Ao fazer isso, você consegue promover uma experiência mais interessante para o cliente. Como resultado, o mobile friendly ajuda a garantir o engajamento dos consumidores pode contribuir positivamente até mesmo para as suas vendas.


Links patrocinados

Os anúncios são sempre boas opções para se destacar em meio a tantas empresas. Os links patrocinados foram criados para promover o seu negócio e acelerar o processo de vendas.

Essa técnica tem um enorme potencial e pode ser usada tanto pelo Google quanto nas redes sociais. Com os anúncios a sua marca é exibida para um público segmentado, aquele que tem mais probabilidade de adquirir o que você vende. Por isso, investir em Ads é uma estratégia certeira.

A mídia paga é uma tática que mostra os seus links no topo, ou destacam seus anúncios. Portanto, há maior visibilidade, aumento de conversões e melhores resultados.


Redes sociais

As redes sociais não poderiam ficar de fora desse conjunto de técnicas de marketing digital. São milhões de usuários que acessam as mídias diariamente. Portanto, são muitas as oportunidades de atrair seu público-alvo.

Quando você conhece as redes sociais que a sua persona utiliza, fica mais fácil utilizá-las para criar conteúdos que engajam. Assim, as suas ações e campanhas têm maiores chances de sucesso.

Atualmente, os usuários já usam as redes sociais até mesmo como uma ferramenta de buscas. Dessa forma, as pessoas buscam conhecer empresas, analisam a credibilidade e os produtos e serviços oferecidos. Além disso, você também deve usá-las para interagir e aproximar sua audiência.

Percebeu como são diversas as técnicas de marketing digital que podem ser aplicadas na sua estratégia? Comece analisando o seu negócio e identifique quais delas são mais indicadas para que mais pessoas cheguem até a sua empresa e aumente suas vendas!

 

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