3 Estratégias para vender como Afiliado usando o Instagram

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Quer aprender como vender pelo Instagram? Separamos três dicas que vão ajudar o seu negócio a fazer suas primeiras vendas na plataforma. Para tanto, confira os tópicos a seguir.

  • Como o Instagram ajuda nas vendas
  • 3 Estratégias para vender pelo Instagram
  • Conclusão

Como o Instagram ajuda nas vendas

As redes sociais sempre foram grandes aliadas da divulgação de marcas, mas nos últimos anos estão se tornando cada vez mais propícias para a realização de vendas. Ou seja, não é mais imprescindível ter uma loja virtual, pois produtos e serviços também são comercializados pelos sites de relacionamento.

Nesse cenário, vender pelo Instagram tem se tornado uma alternativa muito lucrativa e eficiente. É o que mostra os números levantados pela 6ª edição do estudo NuvemCommerce, promovido pela Nuvemshop, importante plataforma de e-commerce que reúne pequenos e médios empreendedores.

Segundo a pesquisa, em 2020, as vendas online cresceram 185% em relação ao ano anterior, sendo que as redes sociais correspondem um terço delas. E grande parte desse crescimento se deve ao Instagram, que representa 87% das vendas.

Esses números foram motivados em parte pela pandemia do coronavírus, que fez com que as vendas online aumentassem exponencialmente. Mas antes mesmo da necessidade de distanciamento social as redes sociais já mostravam o seu potencial para comercializar produtos e serviços.

E devido a todas as vantagens que oferece a empresários e clientes, a tendência é que permaneçam em alta mesmo depois que a vida voltar ao normal. Por isso, empresas que desejam aumentar a sua conversão de vendas devem investir no Instagram.

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3 Estratégias para vender pelo Instagram

Há diferentes formas de promover produtos e serviços para vender pelo Instagram. Veja a seguir quais são as principais, sendo que elas podem ser combinadas de acordo com o perfil do seu negócio.

1. Invista em conteúdo

Diferente de outras redes sociais, essa tem como carro chefe os vídeos e imagens. Como diz o ditado, uma imagem vale por mil palavras. É por isso que se trata de um site que conquista cada vez mais usuários, pois a informação visual é muito mais atrativa.

Mesmo assim, as publicações podem receber texto, no entanto, curtos. De todo o modo, pode haver um link no post que encaminhe o internauta para uma página com mais conteúdo se for necessário.

Para uma estratégia assertiva de vendas no Instagram é essencial um cronograma de publicações, já que a aproximação com o público-alvo se dá com a periodicidade das postagens.

A quantidade é outro ponto importante, sendo necessário encontrar um equilíbrio para evitar o excesso ou a escassez. E ainda mais relevante é optar por temas que sejam interessantes para os consumidores que se quer alcançar.

Essa estratégia exige bastante trabalho e pode ser necessário contar com o serviço de profissionais experientes e qualificados para fazer o gerenciamento da rede social.

2. Não se esqueça dos anúncios

Outra estratégia para vender pelo Instagram e obter sucesso é com foco nos anúncios. Para tanto, é preciso criar uma conta profissional e ter uma página no Facebook, já que ambos atuam em conjunto.

Além de promover os posts, é possível ter a acesso a informações valiosas, como diferentes métricas. Inclusive, o alcance das publicações e assim entender melhor o comportamento online do seu público. Outra vantagem é a variedade de tipos de anúncios, que ao total são cinco.

Entre eles, os formatos foto, vídeo, carrossel e coleção consistem em posts patrocinados que são mostrados no feed da audiência. Dessa forma, é possível que o anúncio possua apenas uma foto ou vídeo, ou ainda que reúna diversos vídeos ou imagens em um único post, como o anúncio do tipo carrossel.

Pode-se ainda acrescentar uma legenda diferente para cada imagem ou vídeo e são ideais para divulgar produtos e lançamentos. Enquanto isso, o anúncio do tipo coleção combina fotos e vídeos, com o diferencial de permitir a compra diretamente pelo dispositivo móvel. Mais um formato de anúncio é o stories, mas nesse caso as histórias não desaparecem em 24 horas como acontecem com as stories que não são anúncios. Nele, pode haver foto ou vídeo e a sua duração é de até 120 segundos.

Na hora de criar esses anúncios, pode-se escolher para onde o público deve ser direcionado, como site, mensagem privada e outros canais. Também é possível selecionar as características de quem deve visualizar a publicação.

Para empresas que possuem anúncios no Facebook, existem outras funcionalidades, como definir objetivos da campanha, sendo necessário apenas selecionar entre as opções oferecidas, e segmentar o público especificando demais atributos.

3. Explore a função dos stories

O stories é o recurso mais revolucionário do Instagram e, por isso, o mais popular da rede social. Trata-se também de uma estratégia eficiente, que permite exibir em forma de slideshow ou pequenos vídeos, uma série de imagens, desenhos, fotos ou mesmo textos.

A ideia é reproduzir um filme curto, que apresenta uma pequena história e aparece no feed. Para empresas, o recurso é ideal para dar destaque a produtos, mostrar lançamentos ou estreitar a relação com o cliente por meio da apresentação de um fato curioso ou novidade.

Enfim, o stories exige que se use a criatividade para chamar a atenção da audiência, sem contar que é possível adicionar efeitos e edições para se tornar mais atrativo e conquistar o interesse do público. E como essa publicação permanece no ar só 24 horas, vale a pena criar um stories novo com alguma frequência.

Como vender pelo Instagram: conclusão final

Como você pode ver, existem muitas maneiras de vender pelo Instagram com sucesso. Mas escolher a estratégia certa e desenvolvê-la com êxito exige conhecimento, além de combiná-la com outras ferramentas para aumentar as vendas da sua empresa.

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