5 Motivos que te Fazem Perder Engajamento nas Redes Sociais

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado


Quem usa as redes sociais para o ambiente profissional já se deu conta de um termo muito usado entre os usuários: engajamento.

Tal palavrinha é responsável por motivar profissionais, influencers, marcas e projetos a desenvolverem ações apenas para gerar engajamento e movimentação nos perfis.

Mas, o que quer dizer engajamento e qual é a importância de manter um perfil ativo?

O engajamento é um conceito do marketing digital que indica a manifestação dos clientes em relação a uma marca ou empresa, baseados nas interações das redes sociais.

A interação entre as partes deve ocorrer de forma natural e voluntária, a partir de uma boa experiência entre cliente-consumidor.

Por isso, quando o consumidor gosta do conteúdo da marca que consome, ele curte, comenta, compartilha e interage com a página de modo geral.

Esse é o verdadeiro significado de engajamento no marketing digital.

Na prática, quanto maior o vínculo de modo natural, mais chances das duas partes se aproximarem e consequentemente, garantir maior relevância para a página.

Sem contar que, quando os usuários da plataforma interagem com a marca de forma orgânica, o algoritmo entende que o serviço ou produto é relevante para outras pessoas e isso ajuda a disseminar esses conteúdos em imagem ou vídeo.

Além disso, com base nas métricas, a pessoa consegue avaliar se as estratégias estão sendo positivas ou negativas no perfil, bem como o nível de satisfação do consumidor com a marca.

Existem técnicas que fazem com que seu engajamento aumente, conforme já dissemos no artigo abaixo:

Entre elas, estão:

  • Saber quem é o público;
  • Estar em grandes canais de atendimento;
  • Investir em campanhas de e-mail marketing;
  • Analisar dados e métricas das ações;
  • Ser criativo;
  • Marcar presença nas redes sociais.

Entretanto, o assunto agora é outro.

Vamos apresentar os cinco principais motivos que te fazem perder engajamento nas redes sociais.

Afinal, para ter uma audiência relevante, é preciso dedicação e uso de estratégias certeiras.

Se a sua audiência está baixa, conheça os cinco motivos que podem estar ocorrendo no seu perfil.

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

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1-Não manter a frequência de postagens e interação com seguidores

Para o Instagram entender que o seu conteúdo é importante para os seguidores, você precisa lembrá-lo de que está lá. Postar uma foto ou vídeo por mês ou semana não tem como manter os seguidores engajados.

O indicado é no mínimo um dia sim e outro não, intercalando conteúdos em stories, reels e feed.

2-Comprar seguidores no Instagram

A prática não é bem vista na plataforma. Inclusive, esse é um dos piores erros que alguém comete no Instagram, e pode levar até o banimento da conta.

A quantidade de seguidores deixou de ter grande relevância entre os usuários.

O que ainda prevalece é o engajamento que as publicações recebem, ou seja, a capacidade dos seus seguidores interagir com seu conteúdo, seja por comentários, curtidas, mensagens no direct ou stories.

Não cometa este erro de comprar seguidores.

Neste caso, menos também é mais.

3-Não usar os stories

É raro alguém que não veja os stories diariamente.

A pessoa pode estar sem postar nada, mas é provável que ela acompanhe o que os amigos dela estão postando.

O stories surgiu com o propósito de gerar uma interação ainda maior através do compartilhamento de alguns momentos do dia: tomando café, na academia, ouvindo música, com a família ou amigos.

Com isso, se você não está tendo um engajamento interessante, você não está aparecendo nos stories suficientes.

A dica é gerar conexão com os seguidores, por isso, use enquetes, caixinhas de pergunta e quizzes.

Estimule os seus seguidores para que eles reajam aos seus stories e encaminhe mensagens diretas.

4-Quantidade X qualidade

Assim como é importante ter frequência de postagens, você deve fazer uma reflexão sobre a famosa quantidade e qualidade.

Por mais que seja importante postar dia sim dia não, lembre-se que você não precisa se prender a isso.

Priorize sempre a qualidade e informação que o seu post trará.

Conteúdos mais interessantes postados com menos frequência engajam mais do que conteúdos ruins postados em grande volume.

Uma postagem relevante é aquela que faz o usuário parar de rolar o feed para simplesmente ver a imagem ou vídeo.

É uma arte que agrega informação, conhecimento e transformação para cada público.

5-Estética do feed

Especialmente para as marcas, é mais do que fundamental postar uma foto com boa qualidade e em alta resolução. Isto causa uma sensação de organização, credibilidade e autenticidade.

Da mesma forma, você precisa entender a estética do feed e a identidade visual é necessária neste momento.

Todos os posts juntos devem ser agradáveis de se olhar a fim de chamar atenção dos seguidores.

Não publique imagens com identidades visuais diferentes. O ideal é contratar um profissional da área do design gráfico que capte a essência da pessoa e transforme-a em uma identidade visual comum paleta, fonte e estilos bem definidos.

Engaje no Instagram com segurança e conteúdos de qualidade

O engajamento no Instagram é essencial para qualquer marca.

É uma das maneiras para ter sucesso dentro de cada segmento do mercado.

Quando estiver planejando o seu conteúdo, certifique-se de que tudo que foi postado tem um objetivo e se coloque no lugar de seu cliente. Veja se o conteúdo está sendo útil e se há o aumento das chances de engajamento

Não publique nada em vão.

 

 

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