8 Tipos de Conteúdo que Viralizam no Reels

Tempo de leitura: 14 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Você sabia que aprender Como Fazer Reels no Instagram pode impulsionar a sua estratégia de marketing no Instagram?

Assim como aconteceu com outros recursos da plataforma, o Instagram se inspirou no sucesso do TikTok para oferecer mais uma funcionalidade para os seus usuários, que é o Instagram Reels.

Mas muita gente ainda não sabe, mas este é o recurso do Instagram que tem maior alcance orgânico atualmente.

E mesmo assim, ainda há milhares de pessoas que ainda não sabem como usar este recurso tão espetacular e que tem um alcance poderoso. Chega de ficar de fora, né?

O Reels é um formato de conteúdo em que você pode compartilhar vídeos de 15 ou 30 segundos de duração, exibidos nos Stories ou na aba Explorar.

Se você quer aprender Como Fazer Reels no Instagram como estratégia de marketing, você precisa pelo menos considerar as dicas e fatores importantes que compartilho com você neste artigo.

Ao implementar o uso do Reels no seu leque de estratégias, eu tenho certeza que você irá conseguir gerar dinheiro no Instagram de forma definitiva e permanente.

Vamos lá?

Mas antes de continuar, quero te fazer uma pergunta!! Você está cansado de tentar fazer venda e não conseguir uma sequer?

Pensando nisso eu trouxe a solução que muitos “especialistas do Marketing” escondem de você!

Essa solução se chama Robô Afiliado!

Veja esse vídeo e tenha em suas mãos a ferramenta que mais vende no Marketing Digital!

O Que Significa Reels No Instagram

O Reels é um recurso do Instagram que permite que os usuários criem vídeos de até 15 ou 30 segundos e incluam diversos recursos como música, filtros e até recortes de diversos vídeos, para que assim o conteúdo chame bastante atenção.

Bem parecido com o Cenas, um recurso extinto pela plataforma, o Reels trouxe uma cara nova para a plataforma, oferecendo novidade para os usuários.

Muita gente diz que o recurso é uma imitação do TikTok, assim como foi na época em que o Instagram Story foi lançado.

O Reels é uma forma de atrair seguidores, o que é excelente para a sua estratégia de marketing.

O Instagram Reels foi inspirado no sucesso do Tik Tok, assim como os Stories foram uma inspiração do Snapchat, por exemplo.

O Reels do Instagram é um recurso que te ajuda a atrair novos seguidores para o seu perfil, aumentando casa vez mais a sua audiência e engajamento, pois, em geral, são vídeos engraçados e cheios de efeitos, como música, filtros, recortes de vídeo, entre outros.

Muitas pessoas já perceberam o grande alcance do Reels e, por isso, não perderam a oportunidade de usar o recurso como estratégia dentro do Instagram.

Qual A Importância De Usar O Reels Na Sua Estratégia Na Internet

Para que serve o Reels do Instagram para quem usa o Instagram como estratégia de Marketing

Com a popularidade do TikTok, o Facebook, dono do Instagram, viu a oportunidade de inserir um recurso semelhante na plataforma, visando o grande sucesso do concorrente, para atrair mais usuários.

Mas não foi apenas a plataforma que enxergou a oportunidade. Muitas pessoas e empresas, de diversos segmentos e tamanhos, também perceberam que o Reels é uma excelente ferramenta para aumentar a alcançar mais pessoas e, consequentemente, realizarem vendas.

As oportunidades para quem está dentro do Instagram são infinitas, por isso, para aquelas que souberem utilizar todos os recursos oferecidos pela plataforma, ganharão destaque no mercado.

Pesquisas apontam que 82% dos usuários do Instagram seguem marcas na plataforma, e quase metade desses usuários acompanha e curte as fotos publicadas pelas marcas.

Ou seja, o Instagram é um canal que liga empreendedores e marcas e aos potenciais clientes, interagindo, criando proximidade e ganhando a confiança deles.

Além disso, as mesmas pesquisas mostram que mais de 50% dos usuários compraram um produto que conheceram na rede social.

Isso sem falar nos anúncios da plataforma, que podem impulsionar ainda mais as suas vendas.

E isso não se aplica apenas às grandes marcas. Quem está começando em um negócio na internet também pode utilizar o Instagram em suas estratégias de marketing.

Aliás, é recomendável que quem trabalha com marketing de afiliados utilize o Instagram em suas estratégias, pois a plataforma, que começou apenas como uma rede social de compartilhamento de fotos, é uma excelente ferramenta para impulsionar o sucesso de qualquer negócio.

O Reels impulsiona seus resultados

Com o Reels, você vai conseguir mais visibilidade para o seu negócio online, vai aumentar o engajamento e ganhar mais seguidores. Tudo isso significa um aumento em suas vendas também.

Como os Reels são publicados na aba Explorar, você pode aproveitar e inserir as hashtags certas para aumentar a o alcance dos seus vídeos.

Utilizar as redes sociais para aplicar estratégias de marketing é muito importante para impulsionar os resultados do seu negócio como afiliado.

Porém, para que a sua estratégia gere resultados de verdade, você precisa conhecer cada rede social com a qual você vai trabalhar.

O Instagram oferece diversos recursos para fazer o seu negócio crescer, porém você precisa conhecer bem cada um desses recursos, justamente, para escolher onde concentrar suas energias na plataforma.

Saiba explorar essa rede social tão poderosa para o seu negócio, crie um relacionamento com o seu público que está lá, aproveite a popularidade do Reels para atrair mais seguidores para o seu perfil.

O Reels tem potencial para aumentar o alcance dos seus vídeos se você utilizar o recurso de forma inteligente, como adicionando hashtags assertivas.

O recurso é bem fácil de ser usado e você pode se aproximar dos usuários e estimular o engajamento, publicando conteúdos como desafios, por exemplo.

Com tanta facilidade de ser utilizado e com o grande potencial de alcance e engajamento, o Reels não pode ficar de fora da sua estratégia

Devo Postar No Reels Ou Tiktok?

O sucesso do TikTok interferiu no tempo de permanência das pessoas no Instagram, por isso a plataforma resolveu lançar um recurso similar, assim como fez com outras plataformas que fizeram muito sucesso, como o Snapchat com seus vídeos curtos e duração de 24 horas, por exemplo.

Tanto o Reels no Instagram quanto o TikTok foram pensados para oferecer aos seus usuários a possibilidade de publicar vídeos curtos e compartilhar com seus amigos e outros usuários.

É uma forma de oferecer diversão com muita criatividade para os usuários das duas plataformas. E, se você já usa o TikTok, você pode levar sua audiência para o Instagram.

Apesar de tanta semelhança, o Reels e o TikTok têm suas diferenças, como, por exemplo, os vídeos do Reels no Instagram somem em 24 horas após a publicação.

Já o TikTok permite que o usuário publique seus vídeos curtos de forma permanente, podendo excluí-los quando quiser.

A grande vantagem do TikTok é o grande alcance que a plataforma oferece, possibilitando que um dos seus vídeos viralize na plataforma.

Outra vantagem do TikTok é que a plataforma prorrogou a duração dos vídeos para 60 segundos, ganhando dos 30 segundos que o Reels oferece. Além disso, como já falei, no TikTok os vídeos não somem após 24 horas.

Porém, no TikTok, os usuários não precisam seguir o seu perfil para ter acesso aos seus vídeos e, por conta disso, os vídeos geralmente são assistidos aleatoriamente, junto com os de outros usuários.

Isso impede que você crie um vínculo com outros usuários, dificultando a aplicação de estratégias de marketing na plataforma.

Porém, o Reels permite que os usuários enviem mensagens diretas, algo que o TikTok ainda não oferece.

Como você viu, cada recurso tem suas características e, ambos podem ser usados na sua estratégia na internet, e para identificar qual deles pode gerar melhores resultados para o seu negócio, vai depender das suas metas e objetivos.

Então, o ideal seria utilizar o sucesso do TikTok para levar audiência para o Instagram, que é uma rede social completa, com diversos recursos e que tem potencial para impulsionar o seu negócio na internet.

Mas, se quiser escolher apenas uma, eu o aconselho a escolher o Reels, pois com ele você terá praticidade e variedade em um só lugar.

4 Formas De Usar O Reels Para O Seu Negócio Digital

Como Fazer Reels no Instagram de forma comercial

Assim como os Stories do Instagram foram chamados de cópia do Snapchat, o Reels também tem sido visto como uma imitação do TikTok.

O fato é que o Instagram está sempre acompanhando as tendências da internet no mundo todo para oferecer para os seus usuários algo popular e atual, mantendo-se presente no dia a dia das pessoas.

Pelo grande número de usuários ativos todos os meses, o Instagram deixou de ser apenas uma rede social para compartilhar fotos e se divertir e passou a ser um canal que aproxima grandes e pequenas empresas dos seus consumidores.

E, com um recurso tão atrativo, onde você pode transmitir sua mensagem de forma rápida, fica mais fácil atrair pessoas para verem a sua bio do Instagram e conhecerem o que você faz.

Definitivamente você precisa incluir o Reels em sua estratégia de marketing.

Veja agora 4 formas de usar o Reels para o seu negócio digital.

1. Publique seus vídeos do TikTok

Como eu disse no tópico anterior, você pode usar o TikTok para levar sua audiência para o Instagram.

Além disso, se você publicar no Reels os vídeos que fizeram mais sucesso em seu perfil do TikTok, você vai atrair seguidores que não estão no TokTok e seus vídeos também serão um sucesso entre os usuários do Instagram.

2. Ensine algo relevante

Use o Reels para publicar conteúdo ensinando algo relevante para os seus seguidores.

Tendo um negócio digital, você pode ensinar aos seus seguidores como escolher um produto para se afiliar, como divulgar os links do produto ou algo relacionado aos seu nicho de mercado e que a sua audiência tem interesse.

3. Mostre seus produtos

Outra forma de usar o Reels para o seu negócio é aproveitar para mostrar os produtos que você promove.

Faça demonstração dos seus produtos, mostre o diferencial deles em relação à concorrência.

Se você vende produtos físicos, mostre como o produto é por dentro, abra a embalagem, mostre alguém usando o produto… use a sua imaginação para chamar a atenção das pessoas.

Como o Reels fica localizado na aba “Explorar”, qualquer usuário poderá visualizar o seu conteúdo, por isso, aproveite para atrair ainda mais seguidores e potenciais clientes.

4. Mostre os bastidores do seu negócio

Aproveite o Reels no Instaram para apresentar o seu negócio ao seu público-alvo, mostrar quem é você, o que você faz no dia a dia, por que você promove esses produtos ou serviços…

Mostrar os bastidores sempre gera sensação de proximidade com o público, e até as grades marcas já perceberam isso e fazem questão de mostrar os bastidores dos processos da empresa.

Conteúdo que mostra os bastidores criam uma conexão mais profunda com o público, pois é pessoal e gera confiança, característica que mais converte.

Como Fazer Reels no Instagram – [Passo a Passo]

Agora que você já conhece bem o que é o Reels, veja como criar vídeos nesse poderoso recurso do Instagram para impulsionar o seu negócio online.

1. Clique em “Story” e, em seguida, selecione a opção “Reels”.

Passo para aprender como fazer reels no instagram

2. Do lado esquerdo da tela aparece um menu com diversos recursos para você utilizar em seu vídeo.

Menu para postar o seu reels no instagram

3. No ícone “Áudio”, assim como nos Stories, o usuário pode adicionar uma música a partir da biblioteca da plataforma.

Escolha o áudio para postar o reels no instagram

4. Em “Duração”, você pode escolher criar um vídeo de 15 ou 30 segundos.

Defina o tempo de duração do seu vídeo no reels

5. Na opção “Velocidade”, você pode escolher a velocidade que o seu vídeo será reproduzido.

Selecione a opção de Velocidade

6. Na opção “Efeitos”, você encontra os mesmos efeitos que usa nos Stories.

Caso queira utilizar, selecione efeitos

7. No ícone de “Retoque”, o usuário pode disfarçar linhas de expressão, alguma manchinha no rosto ou o que desejar disfarçar, para não aparecer no vídeo.

Opção de Retoque para quem deseja remover linhas de expressão facial

8. Em “Layout do vídeo” você escolhe o formato de exibição do seu vídeo.

Opção para selecionar o layout do vídeo no reels do instagram

9. O “Temporizador” exibe uma contagem regressiva antes de iniciar a gravação do seu vídeo.

Veja o temporizados do Reels

10. Para gravar seu vídeo, basta clicar no botão que fica no centro, na parte inferior da tela.

Para gravar o vídeo do Reels basta clicar no botão da claquete central

11. Se você gravar vídeos com menos de 15 segundos de duração, poderá editá-lo ao final.

Editar o vídeo reels

12. Se quiser excluir o vídeo ou recortar alguma parte, basta clicar do lado esquerdo do botão de gravar.

Se quiser excluir o vídeo ou recortar, basta clicar do lado esquerdo do botão de gravar

13. Quando você grava um trecho do seu vídeo, uma nova função é exibida, o “Alinhar”, que te ajuda no enquadramento do seu vídeo.

Opção de alinhar o vídeo

14. Ao finalizar a edição do seu vídeo, clique em “Prévia” para compartilhar.

Veja uma prévia antes de publicar o seu reels no instagram

Se quiser, você pode utilizar alguns recursos de edição, antes de publicar o seu vídeo.

Faça os últimos ajustes e opções de compartilhamento

Ideias De Conteúdo Para Postar No Reels

Conheça 8 Melhores Ideias de Conteúdo para postar no Reels do Instagram

Que o Reels é um recurso que pode te ajudar a impulsionar o seu negócio, isso você já sabe não é mesmo?

Veja agora 8 ideias de conteúdo para postar no Reels e atrair mais seguidores para o seu perfil.

1. Tutorial

Tutoriais são vídeos que ensinam as pessoas a fazerem algo, em geral, através de um passo a passo.

Esse tipo de conteúdo é sempre um sucesso e gera bastante engajamento, principalmente curtidas e compartilhamentos.

Como o Instagram só permite vídeos de 15 e 30 segundos no Reels, o seu tutorial deve ser direto ao ponto, mas você pode acelerar o vídeo ou “juntar recortes”.

2. Dicas

Outro tipo de conteúdo que faz bastante sucesso em qualquer rede social são as dicas.

Aliás, listas fazem muito sucesso em blog também, por isso sempre estão presentes. Você pode encontrar esse tipo de conteúdo aqui no Núcleo, por exemplo.

Crie Reels com dicas sobre temas que o seu público-alvo tem interesse e utilize os efeitos que o recurso oferece.

Você pode criar um vídeo com você apontando para cada dica que aparecer na tela ou falando as dicas, de forma resumida, para que caibam nos 30 segundos e a sua audiência fique satisfeita.

3. Dublagem

A dublagem é um dos conteúdos mais populares do TikTok e responsável por diversos virais.

Então, se o Instagram se inspirou no TikTok para criar o Reels, você também pode se inspirar para criar seus vídeos de dublagem e atrair muitos seguidores para o seu perfil.

Você pode fazer dublagem de áudios, cenas famosas de novelas, desenhos animados, filmes e programas de TV.

Se for uma dublagem engraçada, o sucesso é garantido. As pessoas adoram assistir a vídeos engraçados, e se forem curtos então, melhor ainda.

Além disso, esse tipo de conteúdo é muito compartilhado nas redes sociais e são mais fáceis de viralizar.

4. Mitos e verdades

Mais uma dica de conteúdo para você publicar no Reels é mitos e verdades.

Você pode aproveitar o Reels para esclarecer, por exemplo, alguns mitos que as pessoas espalham sobre trabalhar em casa, sobre ganhar dinheiro na internet e outros que tenham a ver com marketing digital.

Você pode criar um vídeo esclarecendo que é um mito achar que para criar um negócio na internet a pessoa precisa investir muito dinheiro.

5. Desafios

Outra ideia de conteúdo bem legal, que gera muito engajamento e atrai mais seguidores para o seu perfil são os desafios.

Para criar desafios, basta criar algumas ações que os usuários terão que fazer em um período predefinido, utilizando uma hashtag.

Crie um desafio utilizando os recursos de edição fornecidos pelo Reels. Seja criativo e estimule o engajamento dos usuários, aumentando a visibilidade do seu negócio.

6. Depoimentos de clientes

Um conteúdo que não pode faltar, se a sua intenção é utilizar o Reels em sua estratégia de negócio, são os depoimentos de clientes satisfeitos.

Esse tipo de conteúdo aciona o gatilho mental da prova social, fazendo com que outros usuários sejam convencidos de que o seu produto ou serviço é bom, despertando o interesse de quem ainda não é seu cliente.

Você pode pedir que alguns clientes falem como o seu produto ou serviço mudou a vida deles, e publicar em seu Reels.

7. Antes e depois

Para quem é afiliado de produtos para emagrecer ou produtos para crescer o cabelo, por exemplo, o antes e depois é um excelente conteúdo para publicar no Reels e fazer muito sucesso no Instagram.

Mostre para os seus seguidores a transformação que o seu produto causa, usando um efeito de transição, entre o antes e o depois, para chamar ainda mais atenção das pessoas.

8. Como acham que é X Como Realmente é

Você pode criar um vídeo mostrando, por exemplo, como muita gente acha que é a vida de um afiliado digital e como ela realmente é.

Ou, como acham que é trabalhar em casa (de pijama, deitado no sofá) e como é a realidade de quem trabalha em casa (no escritório, focado na tela do computador…)

Use a sua criatividade, aproveite para juntar recortes de vídeo, filtros, músicas e tudo o que puder deixar seus vídeos criativos e bastante atrativos.

Conclusão

Aproveite o alcance do Instagram e utilize todos os recursos que a plataforma oferece para aumentar a visibilidade do seu negócio, criar proximidade com o seu público-alvo e conquistar mais clientes.

Estar presente nas redes sociais é essencial para manter a sua marca na mente das pessoas, e o Reels no Instagram pode te ajudar com essa tarefa.

Crie uma estratégia específica para o Reels no Instagram e veja seus resultados aumentarem.

 

 

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