Como Fazer suas Primeiras Vendas pelo Instagram?

Tempo de leitura: 9 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Vender pelo Instagram não é um bicho de sete cabeças, mas é preciso ter estratégia.

Já tem tempo que o Instagram não é apenas uma rede social — pelo menos, no mercado de produtos digitais. Para esse universo, o Insta é uma ferramenta poderosa para profissionalizar seu negócio: para conversar com sua audiência, entregar conteúdos de valor, atrair público qualificado e, é claro, realizar vendas.

Se você já usa a rede social como parte da sua estratégia, ótimo! Você está no caminho certo. Se ainda não usa, pode ser a hora de apostar nas melhores práticas para vender no Instagram de uma vez por todas.

Fato é que não basta ter um perfil por lá para compartilhar links em qualquer oportunidade. É preciso refinar a maneira como você se comporta na plataforma. Vender é possível, mas precisa respeitar o processo.

Por isso, organizamos algumas dicas fundamentais para você que não apenas quer vender pelo Instagram, mas quer organizar uma estratégia infalível para otimizar o seu processo de vendas. Vamos lá?

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

Então se você quer fazer sua 1° venda, ou até mesmo fazer várias vendas por dia quase no automático, eu trouxe a solução que muitos “especialistas do Marketing” escondem de você!

Essa solução se chama Robô Afiliado!

Veja esse vídeo e clique no botão abaixo para ter a ferramenta que mais vende no Marketing Digital!

Sem brincadeira! Esse Robô me fez sair de zero vendas para faturar mais de 100 mil reais por mês em apenas 8 meses, e o melhor, no piloto automático!!

Tá esperando o que? Não deixe mais uma oportunidade passar direto por você!

Chegou a hora de mudar de vida e conquistar seus sonhos!!

Como começar no Instagram do zero?

Antes de qualquer coisa, é importante alinhar que não existe mistério; existem boas práticas. E a primeira delas é garantir que o perfil utilizado seja uma conta comercial. Caso a sua não seja, basta ir até as configurações e fazer essa alteração. Simples!

Mas e se a sua conta for pessoal e você não souber se quer fazer isso por lá? Bom, aí você precisa decidir se vai usar o perfil que você já tem ou se vai criar um novo. O que vai guiar essa decisão é o seu objetivo.

Se você já produzia conteúdo sobre determinado nicho para uma audiência engajada no seu perfil pessoal, é uma boa mantê-lo. Mas, se você quer separar as coisas, a melhor pedida é fazer uma conta novinha em folha.

Em ambos os casos, é importante lembrar de deixar seu perfil público para que as pessoas possam ver tudo o que você tem para oferecer por ali antes mesmo de te seguir. E não se esqueça de criar uma identidade forte no seu perfil.

Para te ajudar nisso, preste atenção nos seguintes elementos:

  • Imagem: essa é a cara do seu perfil. Por isso, invista em uma opção que mostre o seu rosto e que caracterize o nicho em que você atua. Por exemplo, se trabalha com o universo da gastronomia, por que não usar um chapéu de chef?
  • Bio: essa é a descrição do seu perfil. Nela, você precisa organizar as informações mais importantes da sua atuação profissional. Deixe claro seu objetivo, sua experiência, seus diferenciais e tudo o que achar relevante de contar logo de cara.
  • Link: esse é o seu objetivo. Aqui, você precisa incluir todos os links mais importantes sobre o seu negócio. Se é o produto que você vende, se é um grupo fechado, se é a página de vendas, é aqui que você deve colocá-lo em destaque. Assim, não tenha medo de colocar um CTA que leve as pessoas a clicarem nesse endereço. Caso você tenha mais de um link importante, use o Linktree para organizá-los em uma árvore de destinos para seus seguidores.
  • Destaques: esses são os tópicos mais relevantes para a sua apresentação. Uma boa ideia é começar com as seguintes:
    • Auto-apresentação: você explicando quem você é, quanto tempo de experiência tem, por que você é especialista no que faz e o que mais for relevante para o seu público.
    • Produto: você explicando o que você oferece em termos de produtos ou serviços digitais.
    • Tira-dúvidas: você compartilhando e respondendo as principais perguntas que você recebe sobre você ou sobre seu produto.
    • Depoimentos: pessoas que já compraram de você dizendo o porquê de terem feito isso ou compartilhando como suas vidas foram transformadas.
    • Materiais complementares: dicas de e-books, links, sites, perfis que possam contribuir com a jornada de aprendizado dos seus seguidores.
  • Feed: esse é o seu conteúdo. Você deve decidir como organizar suas publicações de maneira visualmente agradável. Assim, você consegue mostrar para o seu público que você leva a sério aquele canal.

Quer entender na prática como começar no Instagram? Dá só uma olhadinha nas dicas que preparamos:

 

MAS ANTES, QUER TER SUA PRÓPRIA AUTOMAÇÃO DE MARKETING?

UM ROBÔ QUE VENDE NO PILOTO AUTOMÁTICO PARA VOCÊ? CONHEÇA O ROBÔ AFILIADO!!

Robô Afiliado é bom

Como crescer rápido no Instagram?

Você deu aquele tapa no seu perfil do Instagram e agora quer fazê-lo chegar ao maior número de pessoas possível em pouco tempo, certo? Antes, responda uma coisa! Qual é o seu foco: ter muitos seguidores ou fazer muitas vendas?

Em qualquer um dos casos, é essencial ter em mente que você não deve chamar a atenção de todo mundo, mas deve lidar com as pessoas certas — a sua persona. Não adianta ter um perfil lotado de seguidores que não interagem; assim como não é interessante ter poucas pessoas acompanhando o que você publica, compartilha ou divulga.

Para contribuir com sua estratégia, uma boa ideia é investir em anúncios pagos. Criar campanhas para atrair tráfego dessa natureza costuma ser um processo mais rápido, mas é preciso pensar bem no que fazer. Tem interesse? Então, olha só 4 dicas para você criar anúncios eficientes:

  • Tenha um objetivo claro: por que você quer atrair pessoas? Você quer compartilhar um conteúdo específico? Quer aumentar o número de seguidores? Quer ter mais curtidas? Uma boa ideia é usar conteúdos que já deram certo de forma orgânica para atrair mais pessoas de forma paga. Sabe aquela publicação que te rendeu muita interação? Pois use ela na sua campanha.
  • Reforce sua relação com quem já te segue: pensar em quem já te conhece e já interagiu com você é uma ótima pedida. Você pode oferecer algum material gratuito ou convidar para algum espaço em que você já troque com sua audiência — por exemplo, uma comunidade.
  • Diferencie os públicos: para gerar vendas, é preciso criar campanhas distintas para quem já te conhece e para quem ainda não. Lembre-se de usar as opções de públicos similares para atrair pessoas com comportamentos similares àquelas que já mantêm relação com você.

Como criar conteúdo para o Instagram?

O Instagram é uma rede social e é também uma plataforma de compartilhamento de conteúdos. Por isso, é fundamental disponibilizar informações que gerem engajamento com as pessoas que te seguem. A melhor forma de fazer isso é planejando suas ações em um feed organizado: crie editorias, explore formatos, defina sua lógica de produção.

Uma boa ferramenta para esse processo é o Canva. Nele, você consegue buscar templates, imagens, ícones, cores, paletas, elementos gráficos e tipografias para dar aquela incrementada na identidade visual das suas postagens. Assim, você padroniza o seu conteúdo para que seus seguidores batam o olho e já saibam que se trata de uma publicação sua.

Além disso, você pode usar o Canva para apostar no formato de carrossel — uma ótima ideia para compartilhar conteúdos que precisam de explicações um pouquinho mais longas. Mas como construir um carrossel eficiente? Siga a ordem:

  • 1ª imagem: aposte em um título atrativo e em uma imagem que chame bastante atenção;
  • 2ª imagem: faça um resumo do que está por vir;
  • Próximas imagens: exponha o conteúdo em si — usar o formato de listas é excelente para dar um ar de passo a passo;
  • Última imagem: uma chamada para a ação que convide seu seguidor a cumprir o objetivo com o seu post — clicar em um link, seguir o seu perfil, comprar um produto…

Depois disso, capriche na legenda das suas publicações. É preciso que o conteúdo compartilhado seja relevante para a persona, entregando valor e transformação a cada nova ação. Para o Instagram entender que seus posts estão cumprindo seu propósito, é essencial que as pessoas se enxerguem ali e que interajam da forma como quiserem. O segredo é gerar identificação.

Como criar uma estratégia de vendas no Instagram?

Você quer transformar o seu Instagram em uma máquina de vendas, certo? Isso quer dizer que você precisa publicar apenas conteúdos focados em vender? Muito pelo contrário! É necessário combinar os objetivos das suas publicações. Lembre-se da regrinha: 80% de conteúdos de valor e apenas 20% com foco em vendas.

Com isso em mente, é hora de organizar suas ideias: coloque no papel tudo o que você pretende abordar nas suas publicações, desde temas até cronogramas. E uma boa ferramenta para isso é o calendário editorial. Nele, você consegue estabelecer prazos, responsáveis, etapas e tudo o que você precisa acompanhar durante a produção do seu conteúdo — inclusive os formatos e a frequência de publicações.

Na definição dos formatos, é importante entender quais funcionalidades o Instagram oferece e quais são as mais adequadas para cada etapa do seu funil de vendas. São elas:

  • Feed: fotos e vídeos na timeline;
  • Stories: fotos e vídeos que ficam disponíveis por tempo limitado;
  • IGTV: vídeos de até 15 minutos;
  • Reels: conteúdos curtinhos que permitem edição no momento da gravação;
  • Lives: vídeos ao vivo que podem contar com pessoas convidadas;
  • Guias: organização de publicações, produtos e lugares em um único lugar.

Já, para definir a sua frequência de postagens, você deve criar uma rotina de acordo com as suas possibilidades. Se consegue publicar um conteúdo por dia, ótimo! Consegue um por semana? Tudo certo! A questão é se adaptar aos recursos que você tem disponíveis.

Mas não se esqueça que, quanto maior é a sua frequência, mais você cresce no Instagram — afinal, o objetivo da plataforma é manter as pessoas por lá. Então, monte a estratégia que mais se encaixa nas suas necessidades.

Ao montar o seu planejamento, não se esqueça de usar as ferramentas próprias do Instagram para que você possa programar as publicações, usando o Creator Studio, e entender o comportamento do seu público, acompanhando-o via Analytics.

Prontinho! Agora, você tem as principais informações para começar a vender mais no Instagram. Basta colocar em prática tudo o que você aprendeu por aqui.

 

Me siga no meu Instagram @cristianpessoamkt e aproveite meus conteúdos por lá também! Tem sempre novidades e você pode se inspirar para crescer o seu Instagram e aumentar suas vendas!

Compartilhe o Aplicativo com os seus amigos para me ajudar a crescer cada vez mais e trazer conteúdos ainda melhores para você.

Quer saber como acelerar o seu negócio através da internet? CLIQUE AQUI e assista ao vídeo que transformou minha vida e me fez ter a liberdade de viajar quando eu quiser, ajudar os meus pais e principalmente, realizar meus sonhos!.

E-book Gratuito
Como Criar Seu Negócio Online do Zero! Passo a Passo.

 

Este livro digital já foi baixado por mais de 1 milhão de pessoas. É o ponto de partida de centenas de histórias de sucesso na internet.
 
Nele você aprende em detalhes o que funciona hoje para ter seu negócio online, mesmo que você seja iniciante e não tenha conhecimento nenhum. 
100% livre de spam.

Você Leia também: também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário




Seja o primeiro a comentar!

UM ROBÔ QUE FAZ VENDAS PARA VOCÊ ENQUANTO DORME

NÃO SAIA SEM VER ISSO OU VOCÊ VAI PERDER A MAIOR OPORTUNIDADE DA SUA VIDA!!

AGORA VOCÊ PODE ALAVANCAR AS SUAS VENDAS OU COMEÇAR UM NEGÓCIO DO ZERO NA INTERNET

ATRAVÉS DE UM ROBÔ DE VENDAS QUE JÁ ESTÁ PRONTO PARA USAR

MESMO QUE VOCÊ NÃO TENHA UM PRODUTO.