Como Fazer Uma Live no Instagram – Guia Definitivo

Tempo de leitura: 12 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Hoje você vai aprender como fazer uma live no Instagram através de simples e completo passo a passo.

Fazer uma live no Instagram se tornou um dos recursos mais utilizados nessa rede social. Com a ferramenta, você pode conversar com milhares de pessoas, em tempo real.

Em uma transmissão ao vivo, é possível compartilhar conteúdos exclusivos com os seus seguidores, lançar uma nova linha de produtos e até criar um programa de entretenimento online.

A facilidade para iniciar uma transmissão e a possibilidade de conversar com várias pessoas gratuitamente são alguns dos motivos pelos quais a live tem feito bastante sucesso no mundo digital.

Quer descobrir mais detalhes sobre as lives?

Neste artigo, vamos abordar os principais informações sobre a ferramenta do Instagram.

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

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O que é uma live no Instagram?

Trata-se de uma ferramenta do Instagram que permite iniciar transmissões de vídeo ao vivo para os seus seguidores.

A dinâmica é diferente dos vídeos gravados. Nessa opção, você prepara todo o material, faz a edição e publica em sua rede social.

Na transmissão ao vivo, as informações são compartilhadas em tempo real.

Como fazer lives no Instagram

Engana-se quem pensa que esse recurso foi lançado recentemente. Pelo contrário, ele já existia no Youtube e foi implementado no Instagram em 2016.

De lá pra cá, a ferramenta já criou novas funcionalidades.

Apesar de ser bastante utilizado por celebridades, as lives são ótimos recursos para qualquer área.

Por que fazer uma live no Instagram?

Importância de fazer uma Live no Instagram

Sem dúvidas, o Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas não só no Brasil, mas também no mundo.

Ela já bateu mais de um bilhão de usuários ativos no mundo.

É uma ótima oportunidade para se relacionar com outras pessoas, produzir conteúdo de valor e potencializar o engajamento com os seus seguidores.

Engajamento

O engajamento é uma das métricas mais importantes na internet. Afinal, o algoritmo do Instagram define, por meio desse número, quais são as páginas que terão destaque no feed e nos stories de cada seguidor.

Esse algoritmo também mostra quais são as páginas menos indicadas para cada usuário.

A metodologia do Instagram funciona como uma lista de prioridades. Quando temos muitas tarefas para concluir, geralmente, escolhemos quais são as mais importantes para finalizá-las sem atrasos.

É esse análise que o Instagram faz para todas as pessoas. Ele escolhe quais são os conteúdos mais importantes de acordo com o seu nível de engajamento.

Se você tem o hábito de curtir muitas páginas sobre marketing digital e empreendedorismo, por exemplo, a chance delas aparecem com mais frequência em seu feed é maior.

A live é uma das melhores alternativas para aumentar o engajamento dos usuários com a página da sua empresa.

Portanto, não deixe de apostar nesse recurso.

Gatilhos mentais

Provavelmente, você já ouviu falar nos gatilhos mentais. Eles são uma poderosa ferramenta que ativam o nosso cérebro e ajudam a tomar decisões com mais velocidade.

Isso é muito importante, porque o excesso de pensamento em qualquer tipo de decisão pode influenciar diretamente na produtividade.

As transmissões ao vivo conseguem acelerar esses gatilhos, predominando o caráter de urgência e o da exclusividade.

Ao publicar um conteúdo evergreen (sem prazo de validade), o usuário pode acessá-lo em qualquer dia da semana, sem colocar prioridade naquele conteúdo.

Esse tipo de comportamento prejudica a interação com os seus fãs e diminui o espaço da página na rede social.

No entanto, o conteúdo ao vivo não permanece para sempre na página. O usuário deve assistir o conteúdo na mesma hora ou poderá nunca mais ter acesso ao material.

Quando uma empresa desenvolve conteúdo de qualidade, os seguidores não vão querer perder as informações, gerando urgência para a audiência.

É possível identificar ainda o gatilho de exclusividade, pois os seguidores entendem que o material não ficará disponível após a transmissão ao vivo.

Baixo-custo

Outro benefício interessante da live é o baixo custo.

Não é necessário um grande investimento para compartilhar o seu conteúdo com seguidores de várias partes do mundo.

Basta ter uma conta na rede social, Smartphone, conexão com a internet e abordar um tema interessante sobre a sua área de atuação.

Sabemos o quanto é complicado gravar vídeos, especialmente para as pessoas quem tem dificuldades com transmissões ao vivo.

No entanto, uma live pode ser mais simples do que parece. Com um pouco de prática, é possível conquistar mais engajamento com a sua audiência.

Quem pode fazer uma live no Instagram?

Quem pode fazer uma Live no Instagram

Qualquer profissional pode fazer uma live. Um advogado pode aproveitar a transmissão ao vivo para tirar as principais dúvidas dos seguidores sobre a sua área de atuação.

Uma artesã pode ensinar novas técnicas para materiais com feltro, E.VA, entre outros.

Um professor de inglês pode dar dicas sobre os assuntos que os alunos têm mais dificuldade para aprender nas aulas.

A profissional de educação física pode compartilhar um treinamento com milhares de seguidores por meio de transmissões ao vivo.

O gamer profissional pode jogar uma partida online, mostrando os segredos de cada fase para os seguidores.

A especialista em moda também pode comunicar com a sua audiência por meio do Instagram.

Na transmissão ao vivo, é possível mostrar quais são as últimas tendências do verão, comentando as características de cada peça.

O vendedor pode criar uma série de aulas com dicas para que um negócio aumente as suas vendas.

Já a professora de ballet pode oferecer aulas completas tanto para crianças como para adultos.

O chefe de cozinha pode fazer uma receita, tirando as principais dúvidas dos usuários durante o contato com os seguidores.

É impressionante o número de possibilidades que uma live pode trazer para um profissional.

As dicas que mencionamos acima servem como inspiração para outros áreas.

Portanto, pense nas dores do seu público e crie conteúdo que vão impactá-lo de alguma forma.

Como Fazer uma Live no Instagram?

Aprenda como fazer uma Live no Instagram

O processo para fazer uma live no Instagram é bem simples, inclusive para aquelas pessoas que não têm muita familiaridade com a internet.

Para utilizar essa ferramenta, você não precisa instalar nenhum programa. Tudo é feito diretamente pelo Instagram, com segurança.

Os seus dados não são compartilhados com outras pessoas.

1 – Entre no perfil da sua empresa e clique na câmera fotográfica, que está localizada no canto superior esquerdo do seu aplicativo;

2 – Depois, clique na função “ao vivo”, que está ao lado de story;

3 – Se estiver preparado, clique no círculo branco para começar a live. Após esse procedimento, a rede social analisa a qualidade da conexão de internet. Por fim, você já está preparado para compartilhar um conteúdo ao vivo com os seus seguidores.

Para terminar a live, basta clicar em “encerrar”. A função pode ser visualizada no canto superior direito do seu aparelho móvel.

Como Fazer uma Live no Instagram com duas pessoas?

Aprenda como fazer live no instagram com duas pessoas

Um recurso interessante da live é a possibilidade de fazer uma transmissão com outra pessoa, com cada um em sua casa.

É uma ótima dica para trazer um especialista para debater assuntos de interesse da sua audiência.

Nesse caso, a tela ficará dividida, mostrando não só a sua imagem, mas também do convidado.

Para acionar uma pessoa para a sua live, você deve clicar no ícone que tem duas carinhas sobrepostas.

O Instagram mostrará quais são as pessoas que estão acompanhando a sua live. A partir daí, você deve selecionar o usuário que pretende convidar para a conversa.

Ele deve autorizar o convite. Caso contrário, o processo não é concluído.

Você pode finalizar a participação do convidado a qualquer hora, clicando no botão (X) que está no topo da tela do convidado.

Um ponto negativo da live é que só pode convidar apenas uma pessoa. Se você tem interesse em incluir vários participantes, o Instagram não é a melhor opção.

Quais são as melhores ferramentas para uma live no Instagram?

Melhores Ferramentas para fazer uma Live no Instagram

Existem alguns recursos que deixam a live mais interessante.

Vamos iniciar falando sobre a possibilidade de fixar comentários.

Na transmissão ao vivo, os participantes podem enviar comentarios a todo o momento. Porém, quando surge um novo comentário, o antigo é removido pela rede social.

Algumas vezes, recebemos opiniões tão valiosas que não queremos perdê-las. Nesses casos, é possível fixar o comentário.

Para isso, recomendamos clicar e segurar o comentário. Para removê-lo, você pode fazer o mesmo procedimento.

Desativar comentários

O excesso de comentários pode prejudicar o foco dos usuários em seu conteúdo. Se for interessante, é possível desativá-los durante a transmissão.

Por outro lado, é importante lembrar que os comentários aumentam o engajamento, um dos fatores mais importantes para o algoritmo do Instagram.

Portanto, essa decisão deve ser analisada criteriosamente.

Filtrar comentários

Infelizmente, em algumas lives, as pessoas enviam comentários indesejados sobre política, homofobia, preconceito racial e machismo.

Para evitar esse tipo de situação, você pode filtrar os comentários durante as lives.

Dessa forma, você pode impedir comentários que não agregam valor ao seu conteúdo ou que tenham palavras- chave inapropriadas.

Para manter a paz em sua transmissão ao vivo, clique em configurações do seu perfil e faça o “controle de comentários”.

Como criar uma live no Instagram de sucesso?

Como fazer uma Live de Sucesso no Instagram

Uma live não pode ser feita de qualquer forma, afinal, o seu conteúdo pode ser compartilhado para milhares de pessoas. É uma responsabilidade muito grande no meio digital.

Por isso, você deve tomar alguns cuidados para ter sucesso em sua live.

1. Faça um planejamento

Um roteiro de qualidade é essencial em uma transmissão ao vivo. Ele ajuda a criar um conteúdo dinâmico e interativo com a sua audiência.

Após esse procedimento, lembre-se de treinar bastante antes de iniciar a transmissão ao vivo.

Você pode ler em voz alta o conteúdo ou convidar algumas pessoas em uma transmissão privada para que elas avaliem a qualidade do material.

O período de teste deve ser preparado com antecedência para dar tempo de fazer os ajustes para o grande dia.

A melhor linguagem de uma live é aquele que ocorre de forma natural e fluída. A junção desses ingredientes aumentará o engajamento com a audiência.

2. Prepare o local

Não adianta ter um belo conteúdo se a qualidade da imagem não é suficiente para compartilhar o material com a sua audiência.

É importante testar a conexão da sua internet para que a imagem não seja enviada de forma distorcida.

Você deve escolher também um local organizado para transmitir a sua live. Assim, o foco do usuário permanecerá no conteúdo, e não em outros elementos que estão na tela.

Antes de iniciar a transmissão ao vivo, recomendamos limpar a câmera do seu aparelho móvel. Esse processo faz com que a imagem seja enviada com mais nitidez para os seguidores.

Outra dica interessante é o posicionamento do aparelho móvel. Ele deve ser colocado de uma forma que garante um enquadramento adequado.

O mais indicado é posicionar a câmera alinhada aos seus olhos. Assim, a imagem não fica distorcida.

Para facilitar o trabalho, você pode investir em um tripé. Ele serve como um suporte para o aparelho móvel.

O valor de um tripé para celular pode variar entre R$ 29,90 a R$ 119,00.

3. Cuide da iluminação

A iluminação é outro item que não pode ser ignorado em uma transmissão ao vivo.

Um dos maiores erros em uma live é depender da luz natural. Ela pode até ajudar na transmissão, mas não é determinante para enviar uma imagem de qualidade.

Você pode utilizar alguns itens para melhorar a luminosidade. Um tripé com uma luz circular, por exemplo, é uma ótima saída para colocar o aparelho no centro.

4. Verifique a qualidade do áudio

A nossa lista continua com o áudio, um dos itens mais importantes em uma transmissão ao vivo.

É importante verificar se a transmissão será feito em um lugar silencioso para não atrapalhar o compartilhamento do conteúdo.

Quando falamos de áudio, deve-se ter bastante cuidado com a dicção e a movimentação da sua boca.

Uma dica interessante é regular o volume da sua voz para que a audiência entenda o conteúdo com mais qualidade.

Se pretende construir uma transmissão com mais profissionalismo, o uso do microfone é indispensável, pois aumentará na qualidade do som.

5. Divulgue a transmissão ao vivo

Para aumentar o número de participantes em sua live, você pode utilizar uma imagem ou banner na divulgação do conteúdo.

Nesse material, você deve colocar o dia, o horário e a pauta que será abordada durante o bate – papo ao vivo.

O instories e o apoio de influenciadores podem aumentar a quantidade de acesso em sua página.

6. Mantenha a calma

Quando iniciamos uma transmissão ao vivo, o número de visualizações é baixo. Isso ocorre não só com anônimos, mas também com celebridades.

Por isso, mantenha a calma. O número de acessos aumentará no decorrer da transmissão ou quando o uso da ferramenta for mais frequente em seu perfil.

Agora, você está mais preparado para iniciar uma transmissão ao vivo?

No início, esse processo pode parecer complicado. Aos poucos perceberá que o esforço valeu a pena, com o aumento do engajamento da audiência.

Conclusão

Neste artigo você descobriu como fazer lives no Instagram e todos os benefícios que essa ferramenta pode trazer para você.

Se você gostou, lembre-se de deixar seu comentário, não perca mais tempo e vá agora e comece aproveitar este valioso recurso que são as lives no Instagram.

 

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