Como ganhar dinheiro no TikTok com marketing de afiliados

Tempo de leitura: 10 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Muitas pessoas percebem o TikTok como uma saída criativa, permitindo a geração de conteúdo pronto para uso e fornecendo uma maneira única de se comunicar e se divertir.

No entanto, há mais no TikTok do que apenas se divertir e liberar sua criatividade.

Hoje, o TikTok está se tornando a plataforma social de referência para marcas serem descobertas, interagir com seu público e construir relacionamento com eles.

Esta postagem vai te ensinar como ganhar dinheiro no TikTok com marketing de afiliados e quais estratégias você pode aproveitar para monetizar o TikTok.

O que você verá:

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

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O que você precisa saber sobre o TikTok

A Tik Tok está ganhando impulso e cada vez mais empreendedores digitais estão procurando maneiras de usá-la a seu favor, e os comerciantes afiliados não são exceção.

Então, o que é TikTok e o que o torna adequado para os negócios?

TikTok é uma plataforma baseada em vídeo que se originou na China em 2016. A plataforma permite que os usuários criem vídeos curtos que vão desde vídeos divertidos e memes a conteúdo de compartilhamento de conhecimento. O aplicativo está em alta e acabou 800 milhões de usuários ativos mensais em novembro de 2020 o que o torna o sexto maior aplicativo do mundo.

Aqui estão alguns outros fatos sobre os profissionais de marketing do TikTok que precisam saber:

  1. O número total de downloads do TikTok acabou dois bilhões em abril de 2020.
  2. O aplicativo conquistou o coração e a mente de adolescentes em todo o mundo, com mais de 40% dos usuários com idades entre 16 e 24 anos.
  3. O número de usuários adultos do Tiktok também está aumentando rapidamente. De outubro de 2017 a março de 2019, o número de usuários adultos aumentou de 2,6 milhões para 14,3 milhões
  4. Em média, os usuários do TikTok gastam mais de 50 minutos por dia no aplicativo e mais de 90% dos usuários visitam o dia mais de uma vez por dia.

A composição de público específico do TikTok determina muito quais nichos são populares na plataforma. De acordo com Statista, os seguintes nichos estão atualmente em crescimento na plataforma:

  • Entretenimento
  • Dançando
  • Pegadinhas
  • Fitness / Esportes
  • Home reno / DIY
  • Beleza / cuidados com a pele
  • Moda
  • Cozinhar / assar
  • Conselhos / hacks de vida
  • Animais de estimação
  • Ao ar livre
Fonte: Statista

No entanto, quase qualquer marca em qualquer nicho pode usar o TikTok para negócios. A chave é usar a plataforma para construir relacionamentos com seu público, não vender pesado. Para isso, você precisa criar conteúdo que irá ressoar com seus seguidores e fornecer algum valor extra.

Aqui estão alguns tipos de conteúdo que provavelmente irão impressionar os usuários do TikTok e atrair muita atenção:

  • Memes
  • Conteúdo educacional. A TikTok agora está investindo muito esforço para promover o #LearnOnTikTok program para superar os efeitos da pandemia de Covid19 e facilitar o aprendizado.
  • Vídeos dedicados a uma ocasião especial
  • Receitas
  • Hackers de vida ou dicas rápidas
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  • Conteúdo dos bastidores
  • Ideias de decoração
  • Tutoriais de moda e beleza
  • Desafios da mídia social, etc.

Marketing de afiliados no TikTok

A TikTok pode ser uma mina de ouro para quase todos os negócios, incluindo o seu empreendimento afiliado. No entanto, como qualquer mídia social, o aplicativo tem seus prós e contras para o marketing de afiliados.

Prós Contras
A plataforma pode se orgulhar de uma audiência internacional enorme e cada vez mais crescente, então há muito potencial para gerar dinheiro nela. O TikTok é dominado por jovens de 16 a 24 anos. Portanto, você pode perder tempo e dinheiro se estiver visando públicos mais velhos.
O TikTok está focado em conteúdo de vídeo que prova ser o tipo de conteúdo mais viral e mais eficaz para qualquer tipo de marketing. A plataforma não permite adicionar links clicáveis ​​aos vídeos TikTok.
A plataforma facilita o alcance do seu público e aumenta o engajamento graças aos recursos de hashtags. Nem todas as contas do TikTok têm a opção de colocar um link em sua biografia.
O TikTok é ótimo para acumular conteúdo gerado pelo usuário. Os anúncios TikTok podem ser bastante caros.
A plataforma ainda está ganhando força e a concorrência é relativamente baixa. Certifique-se de pular antes que fique muito lotado.
O conteúdo do TikTok é fácil de criar.

Então, você pesou todos os prós e contras e decidiu dar uma chance ao marketing de afiliados do TikTok. Agora é hora de aprender como impulsionar seus negócios de afiliados com o aplicativo.

Aqui estão duas maneiras principais de usar a plataforma para expandir seus negócios de afiliados. Você pode usar conteúdo orgânico ou publicidade paga para impulsionar o sucesso de suas campanhas de afiliados. Vamos dar uma olhada em ambos.

Conteúdo orgânico

Como você pode usar conteúdo orgânico para fazer marketing de afiliados de viagens no TikTok? O TikTok pode ser uma ferramenta poderosa para direcionar tráfego para conteúdo afiliado em seu site ou mídia social.

Já mencionamos que nem todas as contas do TikTok têm a opção de colocar links de afiliados na bio do TikTok e você não pode inserir links de afiliados clicáveis ​​em vídeos do TikTok.

Felizmente, existem várias maneiras de contornar esse problema:

  1. Adicione links do YouTube e Instagram ao seu perfil e incentive seus seguidores a segui-lo em outras redes sociais que permitem a colocação de links de afiliados.
  2. Outra forma é usar códigos promocionais em seus vídeos.
  3. Mude para a conta Business para adicionar um URL à sua biografia.
  4. Você também pode adicionar um URL não clicável à descrição do conteúdo.

Também é importante ter em mente que o alcance orgânico é um dos fatores mais vitais que determinam o sucesso de suas campanhas de afiliados no TikTok. Isso porque permite que você construa relacionamentos duradouros com seu público e aumente o conhecimento e o engajamento da marca.

Aqui estão algumas dicas práticas para aumentar seu alcance orgânico no TikTok.

  1. Publique de forma consistente e frequente como o algoritmo do aplicativo o favorece. Felizmente, você pode fazer isso sem complicações, graças aos recursos de edição avançados da plataforma.
  2. Crie conteúdo atraente de alto nível que pode ser útil ou divertido para o seu público.
  3. Interaja com conteúdo relevante para o seu nicho. Vincular e comentar em vídeos relacionados ao seu nicho pode ajudá-lo a alcançar mais pessoas e atrair mais atenção para o seu conteúdo.
  4. Convide seu público de outras mídias sociais para seguir você no TikTok.
  5. Crie ímãs de lead úteis para capturar endereços de e-mail e aumentar sua lista de assinantes.
  6. Descubra o que é tendência no TikTok e explorar as tendências.
  7. Use hashtags relevantes para ajudar as pessoas a descobrirem seu conteúdo.
  8. Comece sua própria tendência ou desafio e convidar pessoas para participar.
  9. Junte-se a outros criadores.
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Publicidade TikTok

Para produzir resultados de afiliados ainda melhores e alcançar mais pessoas, você pode aproveitar a publicidade do TikTok. O TikTok oferece muitas opções de publicidade para ajudar as marcas a atingirem seus objetivos de marketing.

Anúncios TopView

Esse formato de anúncio é mais adequado para atrair a atenção exclusiva dos usuários. Os anúncios são vídeos em tela cheia com até 60 segundos de duração, com reprodução automática e som. O eBay usou esse tipo de anúncio para alcançar os jovens no Reino Unido e promover sua campanha #StrongerAsOne. De acordo com a TikTok, a campanha resultou em mais de 17 milhões de impressões.

Fonte: TikTok

Anúncios de controle de marca

Esses são anúncios em vídeo em tela cheia apresentados ao seu público assim que eles abrem o aplicativo. Existem várias opções de criativos neste tipo de anúncio que suporta JPG de 3 segundos e vídeos de 3 a 5 segundos. Too Faced lançou sua campanha publicitária TikTok para chamar a atenção das mulheres da Geração Z no Reino Unido. A campanha resultou em 7,8 milhões de impressões e 1,3 milhão de cliques na página do produto.

Fonte: TikTok

Anúncios In-Feed

Esse tipo de anúncio fornece uma experiência de publicidade perfeita, permitindo que os profissionais de marketing incorporem seu conteúdo de vídeo ao feed Para você dos usuários. O vídeo pode ter até 60 segundos de duração e permite aos usuários comentar, compartilhar e curtir. Portanto, esse tipo de anúncio é uma ferramenta perfeita para aumentar o engajamento. Por exemplo, a MadBox usou esse tipo de anúncio para promover o jogo Idle Ants e testemunhou um aumento de 36% na taxa de conversão e mais de 10.000 downloads de aplicativos na primeira semana.

Fonte: TikTok

Desafio de hashtag de marca

Esses anúncios ajudam os profissionais de marketing a obter mais exposição, aumentar o conhecimento da marca e agregar toneladas de conteúdo gerado pelo usuário. Os desafios de hashtag de marca são altamente eficazes, pois incentivam as pessoas a liberar sua criatividade e disparar os níveis de envolvimento.

Para lançar uma campanha do Desafio de hashtag de marca, você precisa convidar seu público a criar conteúdo com sua hashtag de marca. A Converse usou esse formato de anúncio para inspirar os usuários a transformar seus tênis Converse em uma “tela criativa” e conseguiu gerar mais de 24 milhões de visualizações e 1,8 milhão de cliques na página de desafio.

Fonte: TikTok

Efeitos de marca

Branded Effects é o tipo de anúncio que pode ser usado para entreter seu público e aumentar o conhecimento da marca e o envolvimento. Ele permite criar e compartilhar adesivos, filtros e efeitos especiais personalizados. Aqui está um exemplo de como Mucinex, um remédio para gripe e resfriado, conseguiu gerar mais de 5,8 bilhões de visualizações de vídeo e acumular mais de 500 vídeos gerados por usuários com sua campanha #BeatTheZombieFunk apresentando o mascote da marca.

Fonte: TikTok

Como promover programas de afiliados no TikTok

O TikTok oferece inúmeras oportunidades de ganhar dinheiro para os comerciantes afiliados. Portanto, para ganhar muito na plataforma e descobrir seu potencial de monetização, comece cedo e aproveite as últimas tendências. Você também precisa aproveitar o conteúdo orgânico e a publicidade paga para a promoção dos programas de afiliados da TikTok. No entanto, o principal é desenvolver uma abordagem divertida e envolvente para o marketing de afiliados que toque o público do TikTok e traga recompensas de negócios de longo prazo.

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