Como produzir conteúdo para o Twitter e melhorar seu engajamento

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Você provavelmente já conhece o Twitter, uma das redes sociais mais conhecidas pelo mundo. Até em seus momentos de maior simplicidade, onde a única opção era enviar pequenas frases chamadas de tweets, ela já era muito utilizada.

Com a influência das redes sociais sobre o marketing digital e o mercado de afiliados crescendo a cada dia mais, se torna praticamente uma obrigatoriedade que empresas e pequenos empreendedores tenham sua própria conta no Twitter.

Hoje, ele possui várias funcionalidades para contribuir com a proximidade entre cliente e empresa, e falaremos delas neste post.

Mas, antes, vamos conhecer um pouco mais sobre essa rede?

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

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Conheça mais sobre o Twitter

Twitter é uma rede social onde seus usuários conseguem compartilhar seu dia-a-dia através de textos curtos. Ele oferece também várias opções para complementar sua experiência, como vídeos, gifs, imagens e até mesmo áudio.

Ele foi fundado em 21 de março de 2006, por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass. Desde então, é uma das redes sociais mais utilizadas por diversos públicos.

Mas, você sabe como podemos utilizá-lo para produzir conteúdo? É o que veremos a seguir.

Formas de oferecer conteúdos no Twitter

O Twitter oferece várias formas que te ajudarão a diversificar o seu conteúdo. Você não precisa trabalhar apenas com texto, e iremos falar um pouco sobre essas opções para melhorar o seu engajamento.

Enquete

Assim como o Instagram e Telegram, o Twitter tem a opção de criar uma enquete no seu perfil. Nela você consegue definir a pergunta que deseja fazer, as opções de respostas, duração da votação e até quem poderá respondê-la.

Essa é sua chance de aumentar a interação com seus seguidores nesta rede social, podendo gerar resultados interessantes com essas pesquisas.

Um exemplo de para que usar a enquete do Twitter: você pode criar uma pesquisa para saber o que o público do seu Twitter prefere ver por ali, dando algumas opções relacionadas com o conteúdo que você oferece.

twitter monetizze

Twitter Live

Antes de existir o Twitter Live, as transmissões ao vivo do Twitter eram feitas através do Periscope, que era o serviço de streaming disponível alguns anos atrás para esta função.

Essa nova funcionalidade tornou muito mais simples iniciar uma transmissão ao vivo no Twitter.

Ele funciona da seguinte forma: para iniciar uma transmissão ao vivo no Twitter, você só precisa entrar na opção de mídia do seu perfil; selecionar “câmera” e escolher a opção de transmitir ao vivo. 

Você consegue definir um nome para sua Live antes de começar a transmitir e ativar ou desativar os pedidos de participação de seus seguidores como convidados.

Twitter Monetizze

Tweet

O tweet é a opção mais antiga oferecida pelo Twitter, afinal tudo se baseava na troca de frases curtas. Através dele, você consegue enviar textos um pouco maiores, e ainda tem a opção de criar as famosas threads – conhecidas como “fio” ou “tópicos”, onde você cria uma sequência de tweets relacionados. 

Para começar uma thread, é só clicar no ícone “adicionar”;

Ao finalizar sua thread, é só clicar em “Tweetar tudo”.

Twitter Monetizze

Vídeo/imagem

Uma das melhores formas de chamar a atenção para o seu conteúdo é através dos vídeos e imagens. Eles acabam se destacando no meio de tantos tweets, e podem ser a diferença que fará seu público conferir o seu conteúdo.

Dica: aposte no uso dos gifs, eles estão disponíveis no Twitter – vários deles. Além disso, você ainda pode baixar os seus próprios gifs, como fazemos:

Fleets

Sabe os Stories do Instagram? Os fleets possuem a mesma essência, só que no Twitter. Eles ficam disponíveis por 24h e podem ser utilizados para divulgar novos conteúdos, chamar para uma Live/Webinar e o que mais te interessar para este curto período de tempo.

Atenção: por enquanto, você ainda só conseguirá usar essa função através do mobile.

Áudio (apenas para iOS)

Outra função que o Twitter tem testado é o áudio, mas ele ainda está limitado apenas para usuários do iOS. Para essas pessoas, basta clicar na opção de gravar áudio e postar o tweet.

Mesmo que não sejam todos que possam utilizar essa funcionalidade, qualquer pessoa conseguirá ouvir os áudios, independente de ser iOS ou Android.

Obs.: na DM existe a opção de áudio para ambos os usuários, mas não é interessante se tratando de produção de conteúdo.

Como um produtor ou afiliado pode utilizar o Twitter para divulgar seus produtos?

Sabe todos esses recursos que apresentamos acima, que são oferecidos pelo próprio Twitter? Você pode explorar cada um deles da melhor maneira possível, sempre pensando em atrair novos leads e gerar vendas.

Por exemplo, você pode usar a enquete para fazer algumas perguntas sobre onde ele deseja estar daqui há 5 anos, quais as iniciativas que ele vem tomando para realizar esse desejo, e o que está faltando para torná-lo realidade. No final, você pode apresentar o seu produto como o meio que levará essa pessoa a alcançar esse objetivo. 

Diferente do Instagram, no Twitter você consegue compartilhar link no próprio post o que facilita o lado do produtor/afiliado e do cliente que não precisa sair buscando pelo link no perfil.

Viu como ser simples? Os recursos já estão aí, basta usar a criatividade e o conhecimento do seu público para alcançar bons resultados.

Conclusão

Quais dessas opções você já utiliza para compartilhar conteúdo com o seu público-alvo? E quais ainda não conhecia? Conta pra gente nos comentários! 

Até a próxima 

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