Como Vender Mais Usando o Stories do Instagram

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Utilizar as redes sociais para engajar o público e vender mais não é uma novidade para a maioria das pessoas e empresas. Entretanto, nem todas as pessoas conhecem as funcionalidades e oportunidades que esses canais de comunicação têm a oferecer. É pensando nisso que hoje vamos falar sobre como trabalhar com stories do Instagram.

Segundo as pesquisas da We Are Social e da Hootsuite, o Instagram é a 4ª rede social mais usada no Brasil, com 95 milhões de usuários, ficando atrás apenas do Facebook, WhatsApp e Youtube. Ou seja, isso revela que a rede social em questão é uma ótima plataforma para aumentar a visibilidade da sua marca e gerar mais conversões.

Como trabalhar com stories e como ele funciona?

Já os conteúdos publicados nos stories do Instagram são aqueles que ficam disponíveis por apenas 24h nos perfis (exceto quando são adicionados a algum Destaque, mas falaremos mais sobre isso daqui a pouco!). Cada story tem duração de até 15 segundos e as pessoas podem utilizar vários formatos como:

  • perguntas;
  • enquetes;
  • filtros;
  • boomerang;
  • vídeos em sequência;
  • contagem regressiva;
  • GIFs;
  • entre outros.

Com todas essas opções e a quantidade de pessoas que a rede social alcança, não utilizá-la como canal de comunicação com o público da sua marca é um desperdício. Veja a seguir algumas dicas de como usar as ferramentas dos stories para trazer mais engajamento para o seu perfil e realizar mais conversões para a sua empresa.

Como trabalhar stories em 2021

Abra a caixinha de perguntas e utilize as enquetes

Uma das principais dicas de como trabalhar com stories é utilizar a função de perguntas e a de enquete. Na caixinha de perguntas, você faz uma questão para o público ou pede alguma indicação. Veja alguns exemplos de como aplicar essas funcionalidades.

As enquetes são muito úteis para você conhecer o seu público, tirar dúvidas e trabalhar o marketing de conteúdo nas redes sociais da sua empresa. Mas além de perguntas, essa é uma forma de fazer o usuário interagir e sentir que está no controle: você pode dar duas opções e pedir que decidam entre elas.

Aproveite para perguntar quais conteúdos as pessoas querem ver na sua página, qual tema mais gostam, etc. Veja alguns exemplos:

Anuncie nos stories

Se você tem uma empresa e quer vender mais pela rede social, precisa saber como trabalhar com stories criando campanhas e anúncios. Para configurar os criativos do anúncio, você utiliza o mesmo gerenciador do Facebook. É possível escolher entre três tipos de mídia:

  • carrossel: com até 3 imagens ou 3 vídeos de 15 segundos cada;
  • imagem única;
  • vídeo único.

Os anúncios dos stories disponibilizam a famosa função de “arrastar para cima”. Com ela, você pode adicionar um link que leva o público diretamente para a página que você determina, por exemplo: link da loja virtual, de um formulário de inscrição, de um vídeo no YouTube, etc.

Porém, essa ferramenta só está disponível para quem possui mais de 10 mil seguidores.

Nestes anúncios, nunca esqueça de colocar um CTA (call to action), indicando qual ação você deseja que o seguidor execute ao ver o anúncio, como:

  • compre agora;
  • cadastre-se;
  • instale agora (caso a conversão deseja seja a pessoa fazer download de um aplicativo, por exemplo);
  • saiba mais;
  • obter oferta;
  • entre outros.

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Faça templates

Os templates são oportunidades de viralizar rapidamente. Basicamente, você cria uma imagem para ser publicada nos stories em que as pessoas usam o mesmo layout, mas respondem de acordo com as próprias opiniões e experiências.

O público pode tirar print desse layout que você criou e compartilhar no próprio story, marcando com um x ou emoji, gif, uma palavra, etc, como resposta ao que o template propõe.
Quanto mais criativa for a ideia do template (de acordo com a sua área de atuação), mais fácil será dos seguidores se identificarem e replicarem o conteúdo, assim propagando a imagem da sua marca para outras pessoas.

Um exemplo de template para uma página de uma rede de cinemas, por exemplo, seria criar um layout com uma lista de vários filmes exibidos no local e desafiar o público a marcar todos os que já assistiram.

Prenda a atenção do público

Qualquer tipo de conteúdo precisa ser criativo e informativo para chamar a atenção do público. Nos stories isso é ainda mais essencial porque você tem pouco tempo para conquistar esse interesse. Afinal, são apenas 15 segundos para cada vídeo e se o usuário não gostar, ele pula direto para os stories de outro perfil que ele segue.

Portanto, crie conteúdos que façam o seu seguidor prestar atenção, pausar a tela quando estiver visualizando, legende o que está sendo dito no vídeo, insira gifs ou texto indicando que o assunto continua na sequência, mostre o “backstage” de alguma ação ou trabalho feito ou algo que está para ser lançado (para criar expectativa).

Não perca tempo, são poucos segundos que você tem para captar o interesse do público.

Crie e use os filtros

Uma outra forma de como trabalhar com stories é utilizar os filtros nos vídeos. Essa funcionalidade pode ser tanto estética – com filtros que colocam efeitos nas imagens -, quanto interativas, com perguntas, joguinhos, entre outras possibilidades.

Lembrando, que use apenas se tiver relação com a mensagem que a empresa quer transmitir. Não adianta utilizar essas funções sem construir uma estratégia por trás. Você pode, inclusive criar o seu próprio filtro, que tenha relação com a sua marca ou então com algum novo produto ou serviço.

Mostre os produtos para o público

Pense nos stories como uma vitrine digital. Essa dica vale tanto para e-commerces quanto para qualquer outro tipo de empresa. Mesmo que não venda um produto em si, mas um serviço, pode consegue criar vídeos mostrando o que a empresa vende de uma forma mais próxima para o consumidor.

Apresente os seus produtos de forma criativa, falando sobre os seus benefícios, contando alguma história de como ele surgiu, utilizando alguns gatilhos importantes, como o storytelling, autoridade e prova social (com depoimentos de clientes, se possível).

Crie destaques no seu perfil

Os destaques são conjuntos de stories que você pode agrupar no seu perfil. Essa opção permite que os conteúdos fiquem na página o tempo que você quiser, não apenas 24h.

Quais são as principais informações que o seu cliente (ou qualquer pessoa que entre no perfil da sua empresa) precisa saber?

Vamos supor que você seja dono de um restaurante. Um destaque interessante seria mostrando o cardápio. Assim, não é necessário publicar todos os dias o mesmo story com o menu de refeições.

Seguindo essa mesma linha, é possível também criar destaques temporários, ou seja, enquanto durar uma promoção, durante uma data comemorativa, por exemplo.

Outra opção de como trabalhar com stories é criar um destaque com as opiniões dos clientes, replicar algumas marcações que fizeram ao ser perfil, etc. Isso ajuda a elaborar a prova social, ou seja, clientes em potencial poderão ver o feedback positivo de outras pessoas em relação ao seu produto/serviço, e assim vão se sentir mais confiantes em comprar.

Analise os resultados

Depois de fazer tudo isso é imprescindível mensurar os resultados e identificar o que funciona e o que pode ser melhorado nas suas estratégias. É possível fazer isso conferindo o Instagram Insights. Com ele você consegue saber quantas pessoas visualizaram os seus stories, a taxa de rejeição (pessoas que clicaram para pular) e cliques nos links.

Todas essas informações ajudam a mapear qual conteúdo gera mais conversões e engajamento para o perfil, se são as fotos ou vídeos, o melhor horário para publicar, etc.

 

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