Cronograma de postagem para as redes sociais: como criar?

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Fazer um bom planejamento de redes sociais é fundamental para gerir suas estratégias e ter mais retorno. Para explorar ao máximo o potencial dos seus canais digitais, você precisa ter um plano e uma visão macro de tudo. E isso pode ser feito através de um cronograma de postagem para as redes sociais.

O uso desestruturado das redes sociais, sem a ajuda de um cronograma, pode prejudicar o desempenho do seu perfil e influenciar diretamente nas vendas. Dito isso, um cronograma não vai somente te ajudar a planejar suas ações, mas também a organizar e otimizar o seu tempo.

Portanto, no post de hoje, vamos explicar como você pode criar o seu cronograma, passando pelos seguintes tópicos:

  • Por que ter um cronograma de postagem para as redes sociais;
  • Como criar o seu cronograma de postagem em 5 passos.

Então, vamos lá?

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

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Por que ter um cronograma de postagem para as redes sociais?

Sem um cronograma de postagem e um planejamento, você provavelmente levará muito mais tempo para pesquisar referências e pensar em ideias. Além do mais, para que seus posts tenham uma ótima qualidade e estejam interligados estrategicamente, você precisa planejar suas publicações com semanas ou meses de antecedência.

As melhores campanhas digitais sempre têm um tremendo trabalho de planejamento por trás. Além disso, se você está presente em mais de um canal digital, é ainda mais importante ter um ponto de convergência entre eles.

Essas são algumas vantagens de ter um planejamento para as redes sociais com um cronograma:

  • Mais frequência e consistência: você vai saber exatamente o que postar e quando postar, de modo que a produção de conteúdo seja sempre constante;
  • Organização: com um cronograma, você pode organizar seus conteúdos por tema e planejar o dia mais estratégico para postá-los;
  • Antecedência: você vai executar a ideia com mais facilidade, já que você e seu time pensaram nela com antecedência;
  • Tempo livre: seu tempo de trabalho ficará mais otimizado; e portanto, você não vai levar horas para planejar, ter ideias e executar.

Como criar o seu cronograma de postagem em 5 passos

Agora que você já entendeu a importância que um cronograma de postagem tem para as estratégias de social media, vamos ver como criá-lo em 5 passos simples. Continue lendo!

1. Analise os conteúdos que performaram bem

Antes de qualquer outra coisa, você deve analisar quais dos seus conteúdos estão tendo uma boa performance. Essa análise é fundamental para que você defina a sua estratégia de conteúdo do cronograma. Você pode fazer isso através das ferramentas de métricas das próprias redes sociais, como o Facebook Insights.

Analise quais posts tiveram mais alcance, engajamento, salvamentos, compartilhamentos e comentários. Depois disso, você terá uma noção melhor do que o seu público quer ver. Então, passe para a próxima etapa.

2. Defina a frequência e o horário

Outro fator importante de um cronograma de postagem é a definição de frequência e dos melhores horários para postar. Para saber isso, você deve levar em consideração as preferências e os hábitos do seu público-alvo, e também as características de cada rede social.

No Pinterest, por exemplo, os posts costumam performar melhor em horários bem noturnos, entre meia noite e duas da manhã. Já no Linkedin, é o contrário: as pessoas e empresas entram na plataforma de manhã e no horário do almoço.

Além disso, lembre-se de que quanto maior a frequência de posts, melhor será o seu desempenho. Então, antes de criar seu cronograma, pense nessas questões.

3. Busque ideias e referências

Para criar seu conteúdo, você vai precisar reunir inspirações e referências dentro de um banco de ideias. Você pode criar uma pasta ou um documento com todos os locais nos quais você se inspira.

Esses são alguns exemplos de sites incríveis onde você pode pesquisar por ideias de conteúdo:

  • Google Trends: essa ferramenta do Google mostra as principais tendências do momento, gerando insights valiosos para criar conteúdo;
  • Buzzsumo: o buzzsumo é um site onde você pode inserir uma palavra-chave ou domínio para saber quais conteúdos estão sendo mais compartilhados em torno desse assunto;
  • Answer the Public: similar ao Buzzsumo, o Answer The Public te mostra o que as pessoas estão mais pesquisando de acordo com a palavra-chave inserida;
  • Pinterest: no Pinterest, é possível encontrar diversas imagens e ideias inspiradoras pra qualquer nicho.

4. Determine seus temas editoriais

A linha editorial é uma parte fundamental do marketing de conteúdo. Sem ela, você não saberá para onde ir. Nas redes sociais, é importante que seus conteúdos sigam 4 pilates: o conteúdo educativo, inspirador, de entretenimento e de vendas.

Os seus conteúdos de vendas (aqueles que promovem a sua empresa diretamente e que geram conversões) não devem ultrapassar mais que 20% do seu cronograma de postagem. Já o conteúdo educativo deve preencher a maior parte do seu calendário, pois ele agrega mais valor à vida do cliente.

5. Preencha o cronograma de postagem

Agora que definiu os temas, só falta preencher o cronograma com todos os pontos acima. É possível usá-lo como uma divisão de semanas ou então no formato de um calendário. Além disso, diversas ferramentas digitais permitem que você adicione fotos, vídeos, textos e outros anexos em cada quadrante do cronograma.

Para criar seu cronograma e preenchê-lo com seus conteúdos, utilize uma ferramenta de gestão de tarefas. O Trello e o Google Calendar são ótimas opções pra quem deseja usar um programa super personalizado, mas simples. No entanto, há outras opções mais complexas, como o Notion e o Evernote.

Por fim, ter um cronograma de postagem é indispensável dentro da área de marketing digital, especialmente se você faz a gestão de mais de uma rede social. Com tantas plataformas e oportunidades, postar sem estratégia pode se tornar uma tarefa confusa e ineficaz. Então, comece a criar o seu cronograma agora mesmo!

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Referências:

4 passos para criar um calendário para as redes sociais

How to create a social media posting schedule

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