Imagens nas Redes Sociais: Quais Formatos e Tamanhos Usar?

Tempo de leitura: 14 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

As imagens nas redes sociais fazem a interface entre a marca e o usuário, passando uma informação e, muitas vezes, fomentando o desejo dele no item que você está vendendo.

Por isso, além de bem produzidas, as imagens precisam estar no formato e tamanhos exigidos por cada rede, para que esse conteúdo seja considerado relevante pelos algoritmos e exibido para o maior número possível de pessoas.

Conheça os formatos e tamanhos ideais para não fazer feio em suas redes sociais!

Facebook

O Facebook é a rede social mais utilizada do mundo com mais de 2,5 bilhões de usuários ativos mensalmente. Só no Brasil, são 130 milhões e isso nos coloca na terceira posição dos países que mais utilizam o Facebook.

Apesar de uma mudança recente em seu algoritmo, a rede continua valorizando postagens que gerem discussões autênticas entre os usuários.

Fique por dentro das especificações de tamanhos de imagens para Facebook!

Perfil

A foto de perfil é um dos itens que mais se destacam na página comercial.

Por isso, assegure-se de escolher uma imagem que gere identificação imediata entre o seguidor e sua marca.

Tamanho/formato:

  • Resolução mínima 180 x 180 pixels
  • Arquivos em JPG ou PNG

Capa

Atualmente, além de uma imagem, o Facebook permite que você coloque em sua capa uma apresentação multimídia de diversas imagens ou um vídeo.

Tamanho/formato imagem:

  • Resolução recomendada: 851 x 315 pixels
  • Resolução mínima: 400 x 150 pixels
  • Arquivos em JPG ou PNG

Tamanho/formato vídeo:

  • Tempo do vídeo deve ser entre 20 e 90 segundos
  • Resolução recomendada: 1250 x 312 pixels
  • Resolução mínima: 820 x 312 pixels
  • Arquivo em MP4

Post no feed

As imagens compartilhadas são aquelas postadas diretamente de um computador ou dispositivo móvel no feed.

É possível carregar fotos e vídeos de qualquer dimensão e também criar, com elas:

  • Álbum de fotos
  • Carrossel de fotos
  • Apresentações multimídia
  • Experiência instantânea (uma combinação de fotos e vídeos que aparece em tela cheia)

Tamanhos/formatos:

Apesar de poder usar imagens e vídeos com qualquer tamanho, as proporções recomendadas são:

  • 1080 x 1080 pixels (quadrado)
  • 1200 x 630 pixels (paisagem)
  • 1080 x 1350 pixels (vertical)

E as resoluções mínimas recomendadas para manter a qualidade são:

  • 600 x 600 pixels (quadrado)
  • 600 x 315 pixels (paisagem)
  • 600 x 750 pixels (vertical)

Os arquivos devem ser:

  • Imagem: em JPG ou PNG;
  • Vídeo: em MP4

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As imagens e vídeos para anúncio seguem o mesmo padrão de recomendações e os mesmos tipos de formato de publicações no feed, só que com algumas especificações a mais.

Em anúncios, a imagem só pode conter 20% de texto. O número máximo de caracteres é de 125.

Além disso, as especificações para anúncios com link são mais restritas. Veja só!

Tamanhos/formatos com link:

  • Resolução mínima recomendada para imagens: 1.080 x 1.080 pixels
  • Proporção da imagem: 1.91:1 a 1:1
  • Resolução mínima recomendada para vídeos: a mais alta possível
  • Tamanho máximo do arquivo de vídeo: 4 GB
  • Duração mínima/máxima do vídeo: 1 segundo/240 minutos

Imagem de evento

Sempre que você cria um evento, é preciso selecionar uma imagem de exibição para ele, que se comporte de maneira semelhante à imagem de capa de sua página.

Tamanho/formato:

  • Resolução recomendada: 1200 x 628 pixels
  • Resolução mínima: 400 X 150 pixels
  • Arquivo em JPG ou PNG

Imagem de grupos

Os grupos são ótimas ferramentas para fomentar discussões e criar um diálogo mais próximo com seus clientes.

Tamanho/formato:

  • Resolução recomendada: 1640 x 856 pixels
  • Resolução mínima: 400 x 150 pixels
  • Arquivo em JPG ou PNG

Instagram

As postagens no Instagram são 80% focadas em imagens, que performam muito bem quando publicadas em carrossel, segundo o relatório de Social Media Trends do segundo trimestre de 2019, feito pela SocialBakers.

Por ser um aplicativo mobile que migrou para o desktop depois, os formatos e tamanhos das imagens no Instagram devem ser produzidos considerando que o usuário está visualizando aquele conteúdo pelo smartphone.

Imagem de perfil

O administrador da página deve escolher imagens centralizadas, já que a foto é exibida com um corte circular.

Tamanho/formato:

  • Resolução mínima: 110 x 110 pixels;
  • Tamanho padrão: 720 x 720 pixels;
  • Proporção 1:1 (quadrada)

Fotos

O Instagram recomenda postar imagens com proporção quadrada por causa do formato de tela dos smartphones, mas o usuário também pode compartilhar fotos e vídeos no formato vertical e horizontal.

Tamanho/formato – resoluções recomendadas:

  • Imagens quadradas: 1080 x 1080 pixels;
  • Imagens verticais: 1080 x 1350 pixels;
  • Imagens horizontais: 1080 x 566 pixels.

O mesmo padrão segue para os vídeos, que, além disso, podem ter no máximo 1 minuto no feed. Vídeos longos podem ser publicados no IGTV.

Postagens no Stories

A outra funcionalidade do Instagram que é um sucesso é o Stories.

Nos Stories, é possível publicar imagens e vídeos verticais. Outros formatos também são aceitos, mas levarão um fundo que o próprio Stories faz para preencher o espaço, como neste exemplo:

Essas publicações só ficarão disponíveis por 24 horas, mas, se preferir, você poderá incluí-las nos destaques para ficarem disponíveis por mais tempo.

Tamanho/formato:

  • Proporção 9:16
  • Resolução recomendada: 1.080 x 1920 pixels
  • Vídeos com duração máxima de 15 segundos

YouTube

O YouTube é o 2º maior buscador do mundo, ficando atrás apenas do Google. No ano passado, as estatísticas da rede mostraram que todos os usuários somados assistem, em média, a 1 bilhão de horas de vídeo por dia.

Diante de tanta variedade, é preciso investir em conteúdo de qualidade e aplicar algumas técnicas de SEO específicas para a plataforma se você quiser ranquear bem seus vídeos.

Confira as recomendações de imagens para o YouTube.

Imagem de perfil

O YouTube permite que você selecione qualquer imagem de perfil. Porém, se você tem um canal corporativo, recomendamos que você utilize o logo de sua empresa, para possibilitar que seus clientes e potenciais clientes te reconheçam com facilidade.

Para quem trabalha como digital influencer, a imagem deve refletir o conteúdo de seu canal e estar em sintonia com seus perfis em outras redes sociais.

Tamanho/formato:

  • Resolução recomendada: 800 x 800 pixels
  • Arquivo em JPG ou PNG

Imagem da capa

A imagem de capa deve ter a mesma identidade visual da foto de perfil, e ambos devem refletir a linha editorial de sua empresa.

Tamanho/formato:

  • 2560 x 1440 pixels para smart TV
  • 2560 x 423 pixels para desktop
  • 1855 x 423 pixels para tablets
  • 1546 x 423 pixels para smartphones

O ideal é que a imagem seja feita no tamanho maior: 2560 x 1440 pixels, mas que as informações importantes estejam dentro do tamanho para smartphones, ou uma pessoa que acessar pelo celular não vai ver.

Thumbnail

A thumb é a imagem de capa de seu vídeo, é ela que é exibida quando o usuário está fazendo uma busca.

O usuário que posta o vídeo tem a opção de subir uma imagem criada por ele ou deixar que o YouTube selecione um frame para ficar em exibição.

Apesar de ser um pouco mais trabalhoso, sugerimos que você produza sua própria thumbnail, pois assim você terá mais opções de personalização.

Tamanho/formato:

  • Resolução recomendada: 1280 x 720 pixels
  • Largura mínima: 640 pixels
  • Formatos de imagem: JPG, GIF, BMP ou PNG
  • Até 2 MB
  • Proporção de 16:9

Vídeos

Além dos cuidados com as imagens, você deve se atentar ao formato dos conteúdos que  compartilha no YouTube.

Tamanho/formato:

  • Resolução mínima de 1280 x 760 pixels (no caso dos vídeos de HD);
  • Resolução recomendada de 3840 x 2160 pixels (no caso dos vídeos em 4K);
  • Proporção recomendada: 16:9.

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LinkedIn

A rede profissional é um dos melhores canais para comunicar mensagens institucionais, fazer parceiros de negócio ou recrutar profissionais para trabalharem com você.

Mas, para passar uma imagem profissional em seu perfil no LinkedIn, é preciso ter alguns cuidados com o conteúdo que você compartilha e com a aparência de sua página, afinal, a primeira impressão geralmente é a que fica.

Imagem de capa

  • Resolução recomendada: 1584 x 396 pixels
  • Tamanho máximo 2MB
  • Formatos: PNG, JPG or GIF

Imagem de perfil

  • Resolução recomendada 300 x 300 pixels;
  • Resolução mínima 130 x 130 pixels;
  • Tamanho máximo do arquivo 4 MB;
  • Formatos PNG, JPG ou GIF.

Business banner image (imagem de exibição de seu perfil)

  • Resolução recomendada: 1584 x 396 pixels
  • Resolução mínima 646 x 220 pixels
  • Tamanho máximo do arquivo: 2 MB
  • PNG, JPG ou GIF.

Postagens

  • Posts com imagens: 1200 x 1200 pixels;
  • Posts com links compartilhados: 1200 x 627 pixels.

Pinterest

O Pinterest é uma rede social que permite compartilhar vídeos e fotos, e agrupá-los em diferentes murais a partir de um tema em comum.

O usuário também pode dar pins em fotos de outros perfis, ao invés de fazer uploads de fotos, criando um verdadeiro painel de inspiração.

Devido às suas características e usabilidade, não é uma ferramenta indicada para todos os modelos de negócios. Mas pode ser usada, por exemplo, para o compartilhamento de tutoriais apresentando técnicas ou produtos.

Imagem de perfil

  • Resolução mínima: 720 x 720 pixels;
  • Tamanho máximo de 10 MB.

Capa do mural

  • Resolução máxima: 222 x 150 pixels
  • Resolução mínima: 55 x 55 pixels

Pins

  • 235 pixels de largura (sem limitação de altura)

Twitter

O Twitter possui uma limitação de 280 caracteres por post que obriga o usuário a ser mais conciso em sua mensagem. É exatamente aí que você pode usar as imagens para complementar a informação e engajar os seguidores de sua página.

Veja, a seguir, os formatos ideais para essa rede.

Imagem de perfil

  • Resolução recomendada: 400 x 400 pixels
  • Tamanho máximo 100 MB
  • Formatos: JPG, GIF ou PNG

Foto de capa

  • Resolução recomendada: 1500 x 1500 pixels
  • Tamanho máximo 10 MB
  • Formatos: JPG, GIF ou PNG

Imagens compartilhadas

  • Resoluções recomendadas: 1024 x 512 pixels ou 440 x 220 pixels;
  • Tamanho máximo 5 MB para fotos, 3 MB para vídeos e GIFs.

TikTok 

O TikTok é a febre do momento com mais de um bilhão de usuários em todo o mundo, segundo o G1. O sucesso é tanto que ele foi o app mais baixado de 2020, ultrapassando o Facebook.

Nesse aplicativo de compartilhamento de vídeo, é possível aplicar diversos efeitos, filtros e edições. Além disso, pode-se usar hashtags para ampliar o alcance das publicações. Inclusive, as que mais se destacam são as dublagens, transições, challenges, reactions e duetos.

Sabendo disso, muitas marcas estão desenvolvendo estratégias em torno do TikTok com o objetivo de engajar e obter mais alcance para seus produtos e serviços. Lá é uma boa opção para anúncios, com a possibilidade de fazer TikTok Video Ads e News Feed.

Na primeira opção, o ad é mostrado na página For You dos usuários. Já no News Feed, o anúncio é veiculado em outros apps do próprio TikTok, como no TopBuzz.

Por isso, para alcançar bons resultados no app, é preciso saber dos formatos de imagem e vídeo. Confira quais são:

Imagem de perfil

  • Tamanho padrão 200 x 200 pixels

Vídeos

  • 1080 x 1920 pixels;
  • Proporção de 9:16;
  • Formato em MP4 ou WebM;
  • Duração máxima de 60 segundos

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  • Formato de arquivo MP4, MOV, MPEG, 3GP, AVI ou GIF — sendo o GIF permitido apenas no News Feed;
  • Duração de até 60 segundos;
  • Tamanho máximo 500 MB;
  • Resolução de 540 x 960 pixels na proporção de 9:16 para o TikTok Video Ads;
  • Resolução de 720 x 1280 pixels na proporção de 9:16 para o News Feed

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5 dicas para criar imagens para redes sociais

Agora que você já tem uma ideia das dimensões e padrões dos vídeos e imagens para redes sociais, é hora de conhecer as principais dicas para a produção dessas peças. Antes de mais nada, é muito importante ter atenção às tendências do mercado digital.

Ou seja, deve-se entender o perfil do usuário das redes sociais para entender o seu padrão de comportamento. Dessa forma, o seu time consegue desenvolver imagens e vídeos capazes de agregar valor ao consumidor.

O investimento nas estratégias que levam esses componentes como destaque podem ser uma boa opção para alcançar resultados. Afinal de contas, os detalhes fazem uma grande diferença para quem consome conteúdos online.

Confira, a seguir, as principais dicas para criar vídeos e imagens para redes sociais para chamar atenção do seu público-alvo.

1. Use imagens reais do seu produto

A primeira dica é valiosa! Nenhum empreendedor quer correr o risco de passar por uma acusação de propaganda enganosa, certo? Por isso, é muito importante utilizar as imagens reais do produto nas redes sociais.

É claro que as fotos podem passar por tratamento para serem mais atraentes, mas uma foto distorcida da realidade tende a afastar o público e, como bônus, o seu negócio corre o risco de ter uma repercussão negativa na internet.

Então, tenha em mente: as fotos reais do produto com uma câmera de boa qualidade são sempre bem-vindas. Elas passam mais confiança e criam vínculos com os clientes que já compraram com você.

Essa é apenas uma das muitas atitudes capazes de fazer a diferença na hora de vender e fidelizar.

2. Mantenha a sua identidade visual

Já reparou naquelas músicas que grudam na nossa cabeça por serem chiclete? Pois então, os seus posts devem seguir a mesma linha. O que queremos dizer com isso? Bom, manter a mesma identidade visual da sua marca em seus posts ajuda a trazer bons resultados para a sua estratégia, sabia?

Ou seja, a repetição da sua identidade visual, usando o mesmo conjunto de cores, fontes e logos faz com que a sua marca seja facilmente reconhecida. Aliás, esse não é o desejo de muitos empreendedores? Ver a marca sendo reconhecida por conta da parte visual dos posts nas redes sociais? Acreditamos que sim.

Além disso, mantenha a mesma identidade visual nos posts de diferentes canais. Dessa forma, você começa a criar a identidade de marca, gerando o aumento do engajamento nas redes.

3. Cuide da composição

A composição das imagens para redes sociais é muito importante também, pois ela vai de acordo com a identidade visual da marca. A disposição dos elementos de uma foto é fundamental para transmitir a ideia do fotógrafo.

Isso envolve o posicionamento de luz, escolha do melhor ângulo para mostrar o produto, foco e muito mais. Não existem regras para a composição — talvez a única regra seja a quebra de monotonia da imagem para adicionar um efeito emocional à ela.

Portanto, cuide da composição, pois é a partir dela que uma foto passa a chamar a atenção do usuário. Os principais elementos de uma composição de imagem são:

  • linhas: as horizontais passam um ar de calma e estabilidade e as verticais tendem a mostrar a sensação de grandiosidade;
  • cores: elas são capazes de despertar sensações e sentimentos, por isso, a psicologia das cores deve ser levada em consideração;
  • formas geométricas;
  • repetição;
  • texturas;
  • luz e sombra;
  • sobreposições;
  • ângulos.

4. Crie um modelo para posts de mesmo tipo 

Modelos padronizados de conteúdos são fundamentais para o reconhecimento dos usuários — já falamos sobre a importância do reconhecimento nos tópicos anteriores. Os modelos para posts de mesmo tipo ajudam o público a entender o que você quer transmitir.

Criar um template, por exemplo, ajuda a otimizar o trabalho da equipe e ainda transmite mais coesão nos conteúdos da marca nas redes sociais, ajudando no branding.

5. Atenção para o texto da imagem 

Algumas das suas imagens para redes sociais podem conter textos, pois eles são ideais para transmitir informações de forma didática e dinâmica. Adicionalmente, as imagens com textos servem para:

  • exibir citação textual;
  • difundir a definição de conceitos;
  • apresentar assuntos;
  • transmitir ideias pontuais.

Contudo, é preciso adicionar frases com muito cuidado. Para que os usuários leiam os posts, é importante cuidar da tipografia. Estamos nos referindo ao tamanho da fonte, cor e localização na imagem.

Isso serve para não prejudicar a legibilidade — fontes manuscritas podem se tornar ilegíveis nos textos longos — e passar a mensagem corretamente.

Outro ponto é a fonte com ou sem serifa. O uso de serifa é indicado para textos corridos e para impressão, pois passam um ar mais formal. As fontes sem serifas são indicadas para textos curtos e conteúdo online.

Cuide de sua comunicação visual

As imagens, juntamente com o design, são tão importantes quanto o texto na hora de passar uma mensagem e engajar seus seguidores.

Com esse guia, você estará preparado para fazer uma comunicação atrativa e gerar discussões genuínas em suas redes sociais. Sinta-se à vontade para consultá-lo quando quiser!

É importante lembrar que as recomendações que compartilhamos neste post contribuem para reduzir as distrações para o usuário e aumentar a imersão dele em seu conteúdo.

Mas elas só farão sentido se você aplicá-las nas redes onde seu público-alvo está presente e acompanhar o desempenho de suas publicações, para sempre propor melhorias.

Espero que este conteúdo tenha te ajudado.

 

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