Marketing Digital no Instagram em 2021: 11 dicas essenciais

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

O que já foi uma rede social com foco no compartilhamento de fotos pessoais, evoluiu para algo único: a simplicidade do Instagram logo construiu uma enorme comunidade e as empresas foram capazes de enxergar seu potencial, fazendo dele a incrível ferramenta de Marketing Digital que é hoje.

Se você tem dúvida se o Marketing Digital no Instagram também é capaz de dar resultado para suas vendas, a resposta é sim! Todos podem se beneficiar, desde o empreendedor individual até as maiores empresas.

Neste artigo, você vai descobrir 11 dicas essenciais para aproveitar o Instagram ao máximo!

Como fazer Marketing Digital no Instagram?

Assim como em qualquer outra rede social, o Marketing Digital no Instagram tem base na comunicação da empresa com o público.

Então o que você posta deve ser, em primeiro lugar, original e relevante, pois a maneira como se posiciona para falar do próprio negócio e das dores, desejos e necessidades do público, tem o poder de impactá-lo positivamente e aumentar o engajamento.

É uma forma direta, íntima e espontânea de criar bons relacionamentos.

Algoritmo X Conteúdo

Basta uma rápida pesquisa sobre o assunto para encontrar inúmeras informações a respeito do famoso algoritmo. Ficar à frente das mudanças parece difícil porque, a todo momento, novas ferramentas e formatos de conteúdo são criados.

Mas, calma, que isso está longe de ser tudo e não deve ser seu foco principal!

Aqui vai a primeira e mais importante dica desse artigo: sua empresa terá resultados muito melhores se focar na qualidade do conteúdo. A função do algoritmo nada mais é do que distribuir conteúdo do interesse de cada público, ou seja, ele não será seu inimigo se você souber o que compartilhar!

Outra dica é que, se você começar a utilizar cada nova ferramenta lançada, como o Reels, o Instagram dará prioridade na sua apresentação. Também é levado em consideração o tempo que um único conteúdo prende a atenção de quem o lê, demonstrando que é de valor e, automaticamente, a entrega dele se torna maior.

Ferramentas de Marketing Digital no Instagram

Para ajudá-lo, abaixo listei 11 dicas do que precisa ser feito antes de começar e conforme você for avançando com o Marketing Digital no Instagram da sua empresa!

Dicas essenciais de Marketing Digital no Instagram

  1. Defina seus objetivos: você quer vender mais? Estabelecer um relacionamento mais próximo com seus clientes? Tornar sua empresa conhecida Brasil afora? Ou tudo isso? Pensar nestas questões vai te ajudar a alinhar o conteúdo ao seu propósito.
  2. Conheça seu público: você deve entender profundamente o público com o qual se comunica para conseguir causar transformação. A maior parte é formada por pessoas de que gênero, idade, profissão? Busque até as informações mais profundas: como se sente, com o que se preocupa, sonha, etc.
  3. Aproveite o poder da humanização: uma estratégia cada vez mais comum e eficaz no Marketing Digital é a empresa mostrar quem está “por trás” dela, sendo representada pelo rosto de uma pessoa ou um personagem. Assim se cria vínculo com o público, que consegue enxergar seus valores facilmente.
  4. Complete suas informações: preencha seu perfil do Instagram com nome, nome de usuário, link para o site, bio, opções de contato e, claro, escolha uma boa foto.
  5. Faça um cronograma: o ideal é que você apareça no Story e no feed com frequência, então planeje isso antecipadamente, produzindo e separando os tipos de conteúdo em dias da semana e horário.
  6. Tenha um perfil organizado: imagens bem produzidas, chamativas e com informações claras fazem toda a diferença.
  7. Não poste apenas sobre seu produto: você pode compartilhar sobre diversos interesses do público, o dia a dia da sua empresa e, até mesmo, os bastidores. Acima de qualquer coisa, deve ser original e abordar temas relevantes.
  8. Use os formatos de conteúdo a seu favor: o Story pode ser mais adequado para postagens sobre a rotina e os bastidores da empresa, por exemplo. O Reels para uma mensagem mais rápida e descontraída, e o Guia (a mais nova ferramenta do Instagram) para um conteúdo mais extenso, parecido com o artigo de um blog.
  9. Interaja com o público: tão importante quanto postar, é interagir! Fique atento às mensagens no Direct, não demore para responder aos comentários e, no Story, abuse das figurinhas como caixa de perguntas, teste e enquete.
  10. Dedique-se: a palavra-chave para o sucesso com Marketing Digital nas redes sociais é dedicação. Se você estiver pronto para se comprometer a longo prazo, terá bons resultados e com certeza alcançará todos seus objetivos!
  11. Inbound Marketing: uma forma de transformar seus seguidores em clientes é usar o Marketing de Conteúdo através da metodologia Inbound Marketing. Assista ao vídeo:

Gostou dessas dicas? Comece hoje mesmo a aplicá-las!

A presença online deixou de ser opcional, são mais de 1 bilhão de usuários mensais e o Marketing Digital no Instagram pode ser o que falta para sua empresa. Afinal, quem não é visto, não é lembrado!

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