O Que é Close Friends? Tem Como Ganhar Dinheiro?

Tempo de leitura: 14 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Sabe aquele momento que você registrou e quer compartilhar apenas com os seus melhores amigos?

Pois é, através do Close Friends você pode pode fazer uma publicação no Story do Instagram apenas para amigos selecionados.

É uma funcionalidade criada pelo Instagram para que os usuários compartilhem seus Stories apenas com quem eles querem que visualizem.

A intenção dos desenvolvedores do recurso foi estimular os perfis pessoais a utilizarem o Close Friends.

Porém, empresas e influenciadores digitais utilizam o recurso para se beneficiarem (e você pode fazer o mesmo com o seu negócio).

Neste artigo você vai entender mais sobre o que é o Close Friends, como usar essa funcionalidade do Instagram como estratégia de marketing, como ganhar dinheiro através da internet com o recurso e muito mais.

Então, se você quer ficar por dentro desse tema e aproveitar os benefícios que o Close Friends tem a oferecer para o seu negócio, continue lendo este artigo até o final.

Boa leitura!

 

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O Que é o Close Friends do Instagram?

Em tradução direta, Close Friends significa Amigos Próximos.

O Close Friends é uma funcionalidade do Instagram que permite que os usuários criem uma lista fechada de compartilhamento de Stories.

Ou seja, você vai fazer uma publicação no seu Story e vai poder selecionar apenas os amigos que estão na categoria de Melhores Amigos.

Se você possui um perfil com muitos seguidores e quer que apenas seus amigos mais próximos ou as pessoas da sua família, por exemplo, vejam o que você vai publicar, você pode criar uma lista.

Quando o usuário for fazer uma publicação no Story vai aparecer as seguintes opções:

  1. Compartilhar com um usuário específico;
  2. Compartilhar com todos os amigos;
  3. Compartilhar somente com os melhores amigos.

Quando sua lista for criada e você publicar um Story apenas para ela, o círculo ao redor do seu Story vai ficar verde, mostrando para todos os usuários que aquela publicação é um Close Friends.

Como eu já disse, o recurso foi criado para estimular os perfis pessoais do Instagram, porém, as marcas e os influenciadores perceberam o potencial dessa funcionalidade para os seus negócios e, portanto, começaram a incluir o recurso em sua estratégia de marketing.

Para que você entenda melhor sobre o assunto e possa utilizar o recurso como estratégia de marketing em seu negócio, continue comigo, pois é o que você vai conferir a partir de agora.

Como Usar o Close Friends como estratégia de Marketing

Como Usar o Close Friends como estratégia de Marketing

Usar a funcionalidade Close Friends do Instagram como estratégia de marketing em seu negócio é uma ideia excelente, pois, com ela, você vai poder:

  • Direcionar seu conteúdo para o público certo;
  • Gerar autoridade;
  • Manter um relacionamento com a audiência.

Para que você consiga isso, basta seguir algumas dicas importantes. Confira.

1. Mantenha um relacionamento com os clientes

Para criar e manter um relacionamento com os seus clientes, você pode aproveitar o Close Friends para se aproximar deles.

Quando o seu perfil tem muitos seguidores, fica difícil manter um relacionamento mais próximo com os seus clientes.

Por isso, para que você consiga manter esse relacionamento, você pode fazer publicações em seus Stories apenas para os seus clientes mais fiéis, por exemplo.

Mantenha um relacionamento mais próximo com aqueles clientes fiéis e que divulgam o seu negócio, de forma natural, com outros seguidores do Instagram.

Você pode criar Stories com algumas ações exclusivas para esses clientes com maior potencial. Algumas dessas ações podem ser:

  • Uma enquete para ver os tipos de conteúdo que sua audiência prefere assistir;
  • Um convite para participar de um webinário;
  • Um desconto exclusivo.

2. Compartilhe novidades exclusivas

Outra forma de se beneficiar do Close Friends com o seu negócio é criar uma lista para compartilhar novidades exclusivas apenas com aqueles seguidores mais fiéis, que sempre estão engajados com suas publicações.

Muitos seguidores nem se quer leem o que você publica, enquanto outros aguardam, com ansiedade, uma nova publicação sua, curtem, comentam e compartilham tudo o que você publica.

Acho bem justo criar uma lista VIP, apenas com esses seguidores qualificados e oferecer novidades exclusivas e criar campanhas apenas para essa lista.

Tenho certeza de que esses seguidores se sentirão especiais e gratos a você. Isso é ótimo pois faz com que eles continuem engajados, atraindo mais seguidores.

3. Faça ofertas especiais

Aproveite que o Instagram permite que você publique um link clicável em seus Stories, e faça uma oferta especial de um produto ou serviço, apenas para um grupo fechado de seguidores, através do Close Friends.

Crie uma lista VIP para divulgar as suas ofertas e também oferecer conteúdo premium, mais aprofundado, apenas para quem estiver na lista.

Os seguidores que estiverem na lista se sentirão especiais. Essa ação cria proximidade com seus potenciais clientes.

Você pode fazer publicações em seus Stories dando dicas sobre o tema que você aborda em seu perfil (dentro do seu nicho de mercado).

Porém, deixe claro que quem estiver em sua lista VIP vai receber um conteúdo mais elaborado, mais aprofundado (um curso, uma consultoria, uma palestra…).

Dessa forma, quem não estiver em sua lista VIP vai querer seguir suas recomendações para fazer parte da próxima vez.

E, quem já fizer parte de sua lista no Close Friends, terá maior probabilidade de se tornar um cliente fiel e divulgador de sua marca.

4. Ofereça recompensas

O Close Friends foi criado como uma forma de “separar” seguidores. Essa funcionalidade do Instagram permite que você separe aqueles seguidores mais engajados e com maior potencial de se tornarem seus clientes daqueles que passam batido e, no máximo, dão uma olhada no que você publica.

Com o Close Friends você poderá criar publicações exclusivas em seus Stories para oferecer recompensas pela fidelidade dos seguidores mais engajados.

Assim como as ofertas especiais, oferecer recompensas (seja um brinde ou um cupom de desconto, por exemplo), vai fazer com que a sua lista se sinta especial, atraindo mais seguidores fieis.

5. Forneça atendimento ao cliente

Ofereça um atendimento humanizado ao seu cliente no Close Friends, criando mais proximidade e o ajudando com suas dúvidas.

Se você possui uma grande quantidade de seguidores em seu perfil, fazer uma lista com os “melhores amigos” em seu Instagram para oferecer um suporte fica bem mais prático.

Isso porque, oferecer um atendimento humanizado e de qualidade, resolvendo os problemas e dúvidas dos clientes em um perfil com muitos seguidores seria praticamente impossível.

Mais cedo ou mais tarde você iria sentir a necessidade de recorrer a ferramentas de automação, o que nem sempre vale a pena, pois os seus clientes preferem o calor humano na hora do atendimento.

Um bom atendimento ao cliente é capaz de aumentar as suas conversões e ainda transformar um cliente em um divulgador da sua marca.

6. Ofereça um conteúdo bônus

Outra forma de se beneficiar do Close Friends com o seu negócio é oferecer um conteúdo bônus apenas para as pessoas que compraram um produto de você.

Crie uma lista VIP no Close Friends para compartilhar esse conteúdo e faça questão de divulgar um Story “aberto”, mostrando sua gratidão pela fidelidade dos participantes dessa lista.

Essa atitude faz com que outros usuários também queiram fazer parte da lista VIP e receber conteúdos bônus e exclusivos, comprando o produto que você promove.

Depois de publicar o Close Friends, publique outro Story aberto para todos os usuários agradecendo aos clientes mais uma vez, para despertar ainda mais curiosidade e interesse dos usuários que ainda não são seus clientes.

7. Realize Mentorias

Uma forma de atrair clientes para o seu negócio através do Close Friends é oferecendo mentorias.

Se você é um especialista em algum assunto, você pode criar uma lista no Close Friends para oferecer algo útil para os seus seguidores, através de uma mentoria.

Quem estiver interessado, vai sendo inserido na lista. Ajude o seu cliente e potenciais clientes a resolverem problemas relacionados com o produto ou serviço que você oferece, ajude-os a crescer e multiplicar seus resultados.

É muito importante oferecer algo que os seus seguidores não vão encontrar com facilidade durante uma pesquisa no Google.

Sua mentoria precisa ser algo diferenciado, que agregue valor às pessoas, portanto, nada de ser superficial.

Como Ganhar Dinheiro com Close Friends

Como Ganhar Dinheiro com Close Friends

Utilizar o recurso Close Friends para criar uma lista VIP é um ótima forma de você ganhar dinheiro através do aplicativo.

Entenda agora como ganhar dinheiro com esta funcionalidade do Instagram.

Para quem trabalha com o nicho de eletrônicos, por exemplo, pode aproveitar o Close Friends para criar uma lista com aqueles seguidores que compraram um produto “X” de você, e publicar resenhas e dicas de produtos apenas para quem estiver na lista.

Esse tipo de estratégia faz com que as pessoas que estão na lista se sintam privilegiadas, e quem não este na lista vai querer adquirir um produto para poder fazer parte da lista e, dessa forma, se sentir incluído no grupo.

Para que essa estratégia funcione você precisa divulgar bastante e caprichar na mensagem. É importante que você inclua frases que despertem senso de urgência e de escassez (como “últimos minutos” ou “vagas limitadas”).

Uma forma excelente de ganhar dinheiro com o Close Friends é criando e vendendo assinaturas para os seguidores.

Para fazer isso, você pode seguir as dicas que vou deixar aqui abaixo.

1. Seja uma autoridade

As pessoas sentem mais confiança nas informações e dicas oferecidas por quem é uma autoridade no assunto.

Por exemplo, é mais fácil confiar nas dicas de emagrecimento de um nutricionista do que de uma pessoa que não tem autoridade alguma no assunto.

Se você demonstra ser uma autoridade no seu nicho de mercado, será bem mais fácil convencer seus seguidores a entrarem para a sua lista de Close Friends e, lá, trabalhar suas conversões.

Você pode não ser um nutricionista, mas, por exemplo, se você perdeu 30kg com alguma dieta ou exercícios e tem como provar isso, sem dúvida vai conseguir muitos seguidores e se tornar uma autoridade no nicho de emagrecimento.

Ou seja, você não precisa ser um profissional formado para ser uma autoridade.

A regra aqui é fácil, se você tem resultados dentro do seu mercado, você tem autoridade.

E uma forma fácil de demonstrar isso é através de provas sociais, depoimentos, e resultados que você pode inserir na sua Biografia do Instagram para evidenciar a sua autoridade.

2. Faça um planejamento

Antes de criar sua lista de Close Friends, faça um planejamento para identificar e definir quais são os temas que os seus seguidores mais se interessam, para criar conteúdo relevante e de valor para eles.

Defina os temas, crie os conteúdos e planeje de que forma as publicações serão feitas.

Para facilitar esse processo, você pode criar um calendário editorial.

3. Tenha um calendário editorial

Criar um calendário editorial vai te ajudar a definir as datas, horários, assuntos e todos os outros elementos relacionados à publicação de conteúdo para a sua lista de Close Friends.

Com um calendário editorial você terá mais organização para planejar e publicar seu conteúdo.

4. Publique conteúdo de valor

Não adianta criar uma lista de Close Friends e publicar os mesmos conteúdos que você publica para todos os seguidores do seu perfil.

Se você está criando uma lista VIP, o conteúdo publicado precisa ser exclusivo e relevante para a lista.

Publique conteúdo mais aprofundado sobre os temas que você aborda em seu perfil. Crie um conteúdo que realmente agregue valor à vida dos seguidores.

5. Use ferramentas de gestão

A última dica para você ganhar dinheiro com o Close Friends é lançar mão de ferramentas de gestão.

Quem tem muitos seguidores no Instagram e deseja escalar o perfil, é bem mais fácil fazer isso com a ajuda de uma boa ferramenta de gestão.

Aliás, se você possui um grande número de seguidores em seu perfil do Instagram, é praticamente impossível fazer isso de forma manual. Ou, pelo menos tomaria muito do seu tempo.

As ferramentas de gestão podem te ajudar a automatizar tarefas burocráticas como essa, fazendo você economizar tempo e energia para se dedicar a outras ações que exigem mais atenção.

Como Criar a sua Lista de Close Friends

Como Criar a sua Lista de Close Friends passo a passo

Até aqui você viu qual a importância de usar o recurso Close Friends em sua estratégia.

Agora você vai ver como criar a sua lista e começar a aplicá-la em sua estratégia de marketing agora mesmo. Para começar, basta seguir o passo a passo abaixo.

1. Acesse a sua conta do Instagram e, em seguida, toque nos três traços que ficam localizados no canto superior direito da tela e selecione a opção “Amigos próximos”.

2. Clique em “Pesquisar” ou na opção “Sugestões” e encontre as pessoas que você quer incluir em sua lista do Close Friends.

3. Quando quiser remover um usuário da sua lista, basta clicar em “Remover”, do lado do perfil dele. Caso queria remover toda a lista de uma vez, basta clicar na opção “Remover tudo”.

Como você viu, criar uma lista de Close Friends é bem simples? A seguir veja como publicar Stories para o público do Close Friends.

Como Publicar Stories para o público do Close Friends

Agora que você já sabe como criar a sua lista de Close Friends, veja como publicar Stories para o seu público exclusivo, seguindo os passos abaixo.

1. Acesse a sua conta do Instagram;

2. Clique no ícone de câmera, localizado no canto superior esquerdo da sua tela;

3. Crie o seu Story no formato desejado;

4. Clique no ícone verde de estrela, localizado na parte inferior da sua tela, para publicar o seu Story no Close Friends.

Pronto, é só isso! Em poucos passos você já consegue publicar Stories para a sua lista de “melhores amigos”.

Aplicativos para publicar Stories

Conheça aplicativos para publicar Stories para o seu Close Friends

1. Template

Essa opção de app para publicar Stories oferece modelos prontos de galerias e também de feeds.

Nesse app, as imagens são encaixadas umas nas outras e você pode escolher entre os mais incríveis modelos, como, por exemplo, listas compartilháveis e também como se fossem uma cena de filme com uma legenda, algo muito legal.

A única desvantagem é que o app não está disponível para Android, apenas para iOS. Porém, você poderá utilizá-lo no computador.

Para baixar o app para iOS, clique aqui. Se for acessar pelo computador, você pode baixar aqui.

2. Unfold

Para quem gosta de fotos e vídeos minimalistas sem deixar de serem bonitos, o app Unfold é ideal.

E, para quem possui uma loja online ou física, esse app é perfeito para apresentar uma nova coleção como se fosse uma revista.

O aplicativo oferece uma versão paga, com mais recursos, porém, a versão gratuita já atende muito bem.

Baixe o app em iOS ou Android.

3. Steller

O app Steller oferece diversas categorias de fotos e vídeos para você escolher.

Algumas dessas categorias são customizáveis, permitindo que você faça alterações nas fotos que você já incluiu.

Você encontra modelos prontos para facilitar o processo, porém, nada impede que você use a criatividade para fazer fotos e vídeos diferentes, dentro do modelo escolhido.

 O app permite que você visualize as opções de layout prontas, com a foto que você escolheu.

Apesar de alguns modelos da versão gratuita não permitem que você faça edição nos elementos. Ainda assim, vale a pena usar esse app na versão free.

Baixar aplicativo: iOS ou Android.

Conclusão

Como você viu, o Close Friends é um excelente recurso para você se conectar com os seus clientes, mantendo um relacionamento mais próximo com ele, além de atrair novos seguidores e clientes para o seu negócio.

Sem dúvida essa funcionalidade vai te ajudar a direcionar seu conteúdo para o seu público-alvo, gerar autoridade para a sua marca, além de manter um relacionamento com a sua audiência.

Faça como muitos empreendedores de sucesso e aproveite esse recurso do Instagram para gerar muita receita para o seu negócio.

 

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