O que significa hashtag (#)

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Você sabe o que significa hashtag? Também conhecida como cerquilha, sua função é a de sinalizar que determinada publicação pertence a um tópico específico. É representada pelo símbolo “#”, conhecido como jogo da velha. Mas, universalmente, é chamado de hash.

Se, por acaso, você encontra uma publicação que aborda empreendedorismo digital no LinkedIn, provavelmente, também estará escrito ao final do post “#empreendedorismo” ou qualquer outro nome associado, como #negócios. 

Um dos principais benefícios do uso das hashtags é a possibilidade de reunir publicações em um só lugar. Se um visitante clicar diretamente em “#empreendedorismo”, quase sempre, terá acesso a todas as publicações deste tópico feitas pelo mesmo perfil.

E o que mais é importante é saber sobre hashtag? 

Neste artigo, você vai se aprofundar na definição dessas tags e saberá utilizá-las com estratégia.

O que você verá:

  • Afinal, o que significa hashtag?
  • Quando usar as hashtags
    • Instagram
    • Tiktok
    • LinkedIn

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

Então se você quer fazer sua 1° venda, ou até mesmo fazer várias vendas por dia quase no automático, eu trouxe a solução que muitos “especialistas do Marketing” escondem de você!

Essa solução se chama Robô Afiliado!

Veja esse vídeo e clique no botão abaixo para ter a ferramenta que mais vende no Marketing Digital!

Sem brincadeira! Esse Robô me fez sair de zero vendas para faturar mais de 100 mil reais por mês em apenas 8 meses, e o melhor, no piloto automático!!

Tá esperando o que? Não deixe mais uma oportunidade passar direto por você!

Chegou a hora de mudar de vida e conquistar seus sonhos!!

 

Afinal, o que significa hashtag? 

Hashtags são como etiquetas dos conteúdos publicados na Internet. Mas, além de ajudar na organização, conferem maior possibilidade de tráfego às postagens. Toda hashtag é um hiperlink para uma página de publicações com as mesmas tags. Mas, para isso, a conta da rede social deverá ser pública.

Além disso, têm algumas características próprias, como:

  • A cerquilha estará sempre no início, à esquerda;
  • Não apresenta espaços entre as palavras, pontuações ou símbolos;
  • São curtas, ou seja, sem muitas palavras juntas em uma só hashtag;
  • Algumas podem estar censuradas, em certas redes sociais.

Quando usar as hashtags

Em regra geral, vale a pena usar hashtags para todas as publicações de redes sociais, inclusive em Stories — no caso do Instagram. Mas cada plataforma social tem algumas práticas específicas para usar as tags de forma inteligente. Acompanhe:

Instagram

O Instagram segue como rede social que mais tem brasileiros como usuários, com 70 milhões de pessoas, segundo último levantamento do Hootsuite. Logo, todo método de potencializar o tráfego das suas publicações é válido.

O uso da hashtag no feed ocorre com a inserção dela na legenda das fotos ou vídeos. É permitido o uso de até 30 por publicação, mas não é recomendado utilizar até esse limite pela experiência visual do usuário e risco de queda no engajamento.

Assim, normalmente se utiliza até 8, divididas aproximadamente em:

  • 2 hashtags de popularidade alta (mais de 600 mil publicações existentes);
  • 1 hashtag local (se aplicável);
  • 2 hashtags de popularidade intermediária (entre 100 e 600 mil);
  • 1 hashtag própria;
  • 2 hashtags de popularidade razoável (entre 10 mil e 100 mil utilizações).

É importante utilizar pelo menos uma tag de cada categoria, porque as de alto volume geram curtidas rápidas, as de médio volume tendem a levar sua publicação para o feed das pessoas que seguem a hashtag e as de menor volume podem levar seu conteúdo para a seção de “mais relevantes”.

A hashtag da sua cidade pode, obviamente, atrair pessoas mais próximas, o que é ótimo para perfis de estabelecimentos físicos, e a tag própria ou original, a longo prazo, auxilia o seu perfil a ser encontrado pela barra de pesquisa. 

Se você tiver dificuldades de pensar em hashtags para a sua publicação, existem ferramentas online gratuitas que dispõem de inteligência artificial para sugerir tags relacionadas. É o caso do gerador de hashtags Ingramer, que permite a geração das sugestões a partir da própria imagem, palavra-chave ou endereço de um site. 

Por fim, saiba que nesta rede social existem hashtags banidas e que, se forem utilizadas, podem gerar shadowban, que é a redução do desempenho do seu perfil. A mais famosa é a “#sextou” porque nela está contida a palavra “sex”, que sugere uma temática proibida pelas Normas da Comunidade.  

Tiktok 

O Tiktok já vinha se tornando uma rede de popularidade explosiva entre 2019 e 2020, mas depois que o Instagram passou a priorizar os Reels para reagir a esse concorrente, o efeito não foi bem o esperado: os usuários continuaram produzindo no Tiktok para extraírem o material e publicarem no Insta.

Então, se você já produz diretamente no Tiktok, não custa nada embutir as hashtags para obter tráfego por lá também, não é mesmo? 

Primeiramente, saiba que as hashtags de alto volume do app chinês irão preferencialmente levar seu conteúdo a um público mais amplo, ao passo que, as hashtags de nicho tendem a atrair um grupo de usuários mais específico, com maior chance de engajamento e, portanto, de avançar no funil de vendas

Por isso, é aconselhável iniciar com hashtags nichadas para crescer e, posteriormente, utilizar as mais populares.

Além disso, o Tiktok é o app dos challenges, aqueles desafios virais que você provavelmente já encontrou pelo Instagram também. Assim, criar um desafio autoral e atribuir uma hashtag pode dar certo, não custa tentar.

Em relação ao número de tags, não se conhece um limite específico, apenas a restrição de 100 caracteres para a legenda. Logo, utilize o máximo de hashtags que puder nesse espaço. Caso queira acrescentar legendas nos comentários, é possível, mas não tão eficaz quanto na legenda.  

LinkedIn

Para você que é do segmento B2B, não é novidade que ter presença forte no LinkedIn é imprescindível. O uso de hashtags pela rede social de negócios é mais recente, desde 2018, mas carrega relevância.

A rede permite o uso de hashtags no título ou resumo do seu perfil, mas a desvantagem de seguir essa dica é que a tag pode capturar o visitante, desviando a atenção da sua página para a tag.

Para o feed, busque utilizar 3 a 5 hashtags por post. Como esse número é mais limitado que no Instagram, não há tantas regras, mas procure incluir uma tag de localização e uma própria.

Além de etiqueta em uma plataforma social, usar uma hashtag significa conseguir tráfego com estratégia e que se traduz em mais resultados para o seu negócio. Fique atento às redes sociais mais populares, como Instagram, Tiktok e LinkedIn e invista nas tags!

Gostou da dica? Então continue aprendendo a aumentar o engajamento em redes sociais como o Instagram, e veja também como o copywriting ajuda a gerar mais envolvimento com o público:

Gostou desse artigo? Eu faço de tudo para manter esse aplicativo sempre atualizado e gratuito com muito mais conteúdo que muitos cursos pagos! Então se acha que estou te ajudando de alguma forma com este aplicativo, me ajude a continuar CLICANDO NAS PROPAGANDAS, AVALIANDO COM 5 ESTRELAS NA PLAY STORE e COMPARTILHANDO NOS GRUPOS E REDES SOCIAIS para me ajudar a crescer cada vez mais e trazer conteúdos ainda melhores para você.

E se você quer saber como eu aprendi a fazer vendas todos os dias no conforto da minha casa, CLIQUE AQUI e assista ao vídeo que transformou minha vida e me fez ter a liberdade de viajar quando eu quiser, ajudar os meus pais e principalmente, realizar meus sonhos!.

E qualquer dúvida, basta me perguntar no meu WhatsApp clicando no botão abaixo!

E-book Gratuito
Como Criar Seu Negócio Online do Zero! Passo a Passo.

 

Este livro digital já foi baixado por mais de 1 milhão de pessoas. É o ponto de partida de centenas de histórias de sucesso na internet.
 
Nele você aprende em detalhes o que funciona hoje para ter seu negócio online, mesmo que você seja iniciante e não tenha conhecimento nenhum. 
100% livre de spam.

Você Leia também: também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário




Seja o primeiro a comentar!

UM ROBÔ QUE FAZ VENDAS PARA VOCÊ ENQUANTO DORME

NÃO SAIA SEM VER ISSO OU VOCÊ VAI PERDER A MAIOR OPORTUNIDADE DA SUA VIDA!!

AGORA VOCÊ PODE ALAVANCAR AS SUAS VENDAS OU COMEÇAR UM NEGÓCIO DO ZERO NA INTERNET

ATRAVÉS DE UM ROBÔ DE VENDAS QUE JÁ ESTÁ PRONTO PARA USAR

MESMO QUE VOCÊ NÃO TENHA UM PRODUTO.