Saiba como Colocar Link nos Stories do seu Instagram

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

É preciso cumprir alguns requisitos para ter acesso à funcionalidade, que é muito simples de operar

“Arrasta pra cima pra acessar…” é uma das frases mais usadas em Stories do Instagram. Talvez perca apenas para “oi gente, eu queria dizer que…” e “então, gente, eu queria pedir desculpas pelo que eu disse e…”, dependendo dos nichos que você segue.

Isso porque colocar link nos Stories do Instagram é um luxo, dispensado para celebridades e contas empresariais que cumprem alguns pré-requisitos. E quando você chegar lá, meu bem, vai ver que é bem simples levar seus seguimores para seu site ou Landing Page.

Neste post, vamos contar o que você precisa fazer para poder liberar o popular “arrasta pra cima” no seu Instagram Stories. Para algumas contas, ele está sendo gradualmente substituído por uma figurinha com o link em questão. Por isso, as duas possibilidades seguem funcionando.

Também vamos mostrar o passo-a-passo e algumas boas práticas para que seus links no Insta gerem mais conversões. Continue lendo!

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

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Como colocar link nos Stories do Instagram

Vamos começar indo direto ao ponto: um passo-a-passo de como colocar um link nos Stories do Instagram. Assim, você poderá dizer, escrever ou fazer a dancinha mais recente enquanto grita “arrasta pra cima” ou “clica no link”.

É bem simples:

  1. Crie seu Story, seja tirando uma foto, gravando um vídeo ou subindo alguma coisa (foto ou vídeo) que esteja gravado no seu celular;
  2. Clique no ícone do link (esse aqui: 🔗), também conhecido “corrente” na nossa língua, o português;
  3. Na tela seguinte, você pode escolher colocar um vídeo do IGTV ou inserir um link da web, no caso do seu site;
  4. Aí é só salvar seu trabalho e publicar o Story com o seu link.
  5. O último passo e mais uma dica: entra no seu Instagram Stories e arrasta pra cima para conferir se está tudo certo, às vezes você pode se distrair e colocar um endereço errado (sim, isso já aconteceu comigo).

Se você ainda ficou com dúvidas, vou deixar uma sequência de Stories prints para deixar bem claro o processo. Dá uma olhada (clique na imagem para ampliar):

como colocar link no stories do instagram arrasta pra cima

Quem pode colocar o arrasta pra cima ou figurinha de link nos Stories do Instagram

Bom, agora que você viu que é muito fácil colocar links nos Stories do Instagram, vamos falar da parte difícil: poder colocar esses desejados links. Lembre-se sempre que o objetivo do Insta – e de todas as redes sociais e sites da internet – é que você permaneça dentro dele o maior tempo possível. A sua atenção é o que gera receita, afinal.

Por isso, durante muito tempo a única forma disponibilizada de ir dali para outro site era o famoso “link na bio”, liberado para todos. Inclusive, em se tratando de timeline, essa continua sendo a única opção para a grande maioria dos perfis comerciais. Uma alternativa é ativar o Instagram Shopping, se fizer sentido para o seu negócio.

Voltando ao Insta Stories, porém, é preciso cumprir alguns pré-requisitos para ter acesso aos links. São eles:

  1. Ter uma conta comercial do Instagram;
  2. Ter mais de 10 mil seguidores.

Outra possibilidade é ter uma conta verificada. Se você se encaixa nessa categoria, provavelmente não estaria lendo este post, já que é algo disponível para celebridades e personalidades públicas.

the crown

Avalie a ideia de se inscrever para a próxima edição do Big Brother Brasil, que tem catapultado o número de seguidores no Instagram de ex-anônimos. Ou, se você não gosta da intensa exposição do escrutínio público em troca do arrasta pra cima ou da figurinha de link.

Dicas para que se seus seguidores, de fato, arrastem pra cima

Bom, quando você conquistar o direito sagrado de colocar link nos Stories do Instagram, não pense que o jogo está vencido. Sua conta vai estar disputando a atenção dos usuários com quase 100 milhões de outros perfis – isso só no Brasil. Além disso, a maioria das pessoas ali está ali para se distrair, e não para acessar seu blogpost mais recente ou baixar o seu mais novo eBook.

O Instagram – e os Stories, consequentemente – é uma rede social essencialmente visual. Assim, você precisa se destacar e evitar que o seu seguidor passe o seu Story para o lado sem nem tomar conhecimento do que você está oferecendo. Não existe uma fórmula pronta: na verdade, são múltiplas as possibilidades de gerar Leads pelo Instagram.

Eu, por exemplo, apostamos muito em estimular o engajamento para prender a atenção dos seguidores. Costumamos construir um storytelling, mesmo que curtinho e bem visual, para só no final pedir que a pessoa acesse o link que estamos oferecendo. Se é difícil para você criar imagens, experimente alguns templates. Veja um exemplo:

exemplo de como colocar links no Stories do Instagram da RD

Vale a pena também humanizar as suas postagens. No perfil da RD, nossos Stories costumam ser estrelados pelos funcionários da empresa. Em tempos de pandemia, aproveitamos memes e assuntos que estão nos trends, gravamos os vídeos nos celulares pessoas e enviamos para o time de redes sociais, que faz as postagens no perfil da empresa.

Os Instagram Stories são, desde que foram criados, uma fonte relevante de acessos e Leads para nós. Vale a pena pensar em posts criativos para que o seu negócio aproveite o “arrasta pra cima” da melhor forma possível: gerando relacionamentos com seus seguidores que conduzem a vendas!

Como usar os links nos Stories do Instagram para gerar Leads

A forma mais simples de gerar Leads é fazer com que seus links nos Stories do Instagram levem a Landing Pages. Elas são páginas de captura de contatos e funcionam da seguinte forma: você oferece um material educativo em troca de informações dos visitantes. Isso combina tudo que falamos até agora, ou seja, entregar conteúdos de valor através do perfil do seu negócio e intensificar o relacionamento com seus seguidores.

A BuilderAll permite que você construa Landing Pages facilmente com um editor drag & drop, que ficam dentro do seu domínio. Com ele, também é possível criar formulários para incluir no seu site ou blog por exemplo. Além disso, você cria automações de Email Marketing para se relacionar com os Leads gerados através do seu Instagram, com direito a muitos dados para ajustar suas ações de Marketing Digital.

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Alguns detalhes sobre a figurinha de link

Como eu disse acima, em muitos perfis do Instagram o “arrasta para cima” foi substituído pela figurinha de link. Assim, ao invés do movimento peculiar que entrou para o vernáculo da internet, você clica no sticker. Veja abaixo como ficou no nosso perfil:

figurinha de link instagram stories

A forma de colocar a figurinha de link nos Stories do Instagram segue a mesma. A mecânica da experiência do usuário, porém, ganhou fricção: você clica uma vez, surge a mensagem “Acessar link”, e você precisa clicar nela para ser direcionado ao conteúdo. Pois é, malandrinho esse Instagram, né?

Também como já comentamos no post, a intenção das redes sociais é que você permaneça nelas o máximo de tempo possível. Portanto, o “arrasta pra cima” facilitava demais a vida do usuário para abandonar a navegação eterna no Instagram. Nunca esqueça: os perfis da sua empresa nas redes sociais não são casa própria, mas sim espaços alugados sujeitos a alteração de regras, algortimos e funcionamento sem aviso prévio.

Vá além do arrasta pra cima no Instagram

Ter os links nos Stories do Instagram é muito bom para o Marketing Digital, mas não é tudo que a rede social oferece. Mesmo que você não tenha ainda acesso a essa funcionalidade – seja porque não tem o número de seguidores necessário ou porque não é uma celebridade tão famosa assim – é possível ter resultados interessantes.

 

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