Saiba o melhor horário para postar no Facebook

Tempo de leitura: 10 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

O horário de postagem influencia diretamente no engajamento das publicações e na performance dos seus anúncios. Portanto, não basta apenas produzir bons conteúdos, mas também entender o melhor horário para postar no Facebook e assim obter bons resultados. Para isso, você precisa entender o comportamento da sua persona, além de identificar outros fatores que influenciam para identificar o melhor horário.

 

Saber o melhor horário para postar no Facebook pode aumentar e, muito, o engajamento das suas publicações. Além de impulsionar a taxa de conversão dos seus anúncios.

Conhecer o horário que o seu público está online e mais receptivo a interagir com as suas publicações, te ajudará a entender melhor o comportamento deles.

Por isso, neste artigo vamos te mostrar tudo que você precisa saber para postar no Facebook e aproveitar os melhores horários da sua audiência. Confira!

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

Pensando nisso eu trouxe a solução que muitos “especialistas do Marketing” escondem de você!

Essa solução se chama Robô Afiliado!

Veja esse vídeo e clique no botão abaixo para ter a ferramenta que mais vende no Marketing Digital!

Sem brincadeira! Esse Robô me fez sair de zero vendas para faturar mais de 100 mil reais por mês em apenas 8 meses, e o melhor, no piloto automático!!

Tá esperando o que? Não deixe mais uma oportunidade passar direto por você!

Chegou a hora de mudar de vida e conquistar seus sonhos!!

Por que se preocupar com o melhor horário para postar no Facebook?

Antes de entendermos qual é o melhor horário para postar, vamos falar sobre o motivo dessa informação ser tão relevante? Afinal, porque postar em um determinado horário pode ser bom?

O Facebook é uma das maiores redes sociais da atualidade. Em 2020, ele fechou o ano com a marca de 2,8 bilhões de usuários na plataforma, sendo uma ótima oportunidade para quem quer anunciar ou mesmo crescer de forma orgânica na rede.

Entretanto, esses números mudaram e de acordo com dados da própria rede social, ele vem aumentando, veja isso:

  • Mais de 200 milhões de empresas utilizam o Facebook para fazer negócios;
  • Todos os dias, mais de 100 bilhões de mensagens são compartilhadas na rede;
  • Mais de 3 bilhões de usuários ativos no mundo.

Apesar do número expressivo de usuários, para alcançar esse público é preciso postar em momentos específicos. Pois, nem todos estão online durante o dia ou no mesmo horário.

Por isso, entender o melhor horário para postar no Facebook é fundamental, pois está diretamente ligado ao alcance que a sua publicação terá. Ou seja, o número de pessoas que verá a postagem e poderá interagir com ela.

O horário que você faz a publicação pode implicar diretamente em como os seus conteúdos vão performar na rede.

Existem pesquisas que apontam os horários onde há um pico de acesso dos usuários na rede. Entretanto, o que determina o melhor horário para postar, é quando a sua audiência está presente, ou seja, online.

A verdade é que não existe uma receita de bolo e é isso que iremos te mostrar.

Qual é o horário de pico de acessos no Facebook?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Sprout Social, plataforma de monitoramento de redes sociais, os melhores horários de postagem no Facebook é entre 9h00 e 13h00, durante os dias da semana.

Realizando uma leitura deste gráfico de engajamento podemos chegar às seguintes conclusões:

  • Os melhores dias para obter bom alcance no Facebook são os dias da semana, de segunda a sexta-feira;
  • Os melhores horários são entre 09h00 e 13h00.
  • Os piores dias são no final de semana, sábado e domingo;
  • O horário das 11h00 é onde as pessoas estão mais dispostas a interagir com uma publicação;
  • O sábado é o pior dia para se obter engajamento, no geral.

Além desses dados, é interessante observar que apesar de termos um horário de pico entre o período de 9h00 e 13h00, existem usuários online 24 horas, durante o período pesquisado. Ou seja, sempre tem uma pessoa online que pode ser impactada de alguma forma na rede.

Entendendo o comportamento desse pico de acessos

Os dias e horários apontados na pesquisa não tem a ver com o acaso.

Portanto, é necessário que você compreenda o porquê das pessoas engajarem mais em determinados dias e horários, e menos em outros. E é por isso que vamos te explicar um dos motivos desse pico de audiência.

Fator trabalho

O trabalho desempenha um papel fundamental na sociedade. Sendo assim, ele também influencia o comportamento de interação nas redes sociais.

A maioria das pessoas trabalha de segunda a sábado. No entanto, se você reparar, vai ver que os melhores dias são terça, quarta e sexta, entre 09h00 e 13h00.

Isso se deve ao fato de que, no começo da semana, as pessoas possam estar mais atarefadas devido a demandas da semana anterior que precisam ser sanadas.

Portanto, esses se tornam os melhores dias de engajamento, quando se está teoricamente mais folgado quanto ao trabalho.

Outra observação importante é quanto ao horário. Fazendo uma análise mais minuciosa, percebemos que o melhor horário está compreendido próximo ao horário de almoço da maioria das pessoas, às 11h00.

Nesse momento, geralmente as pessoas sacam os seus celulares para dar uma conferida nas redes sociais e por isso, acaba sendo o melhor horário.

Mas lembre-se que esses dias e horários podem mudar conforme o seu nicho de atuação.

O resultado da pesquisa é uma visão geral, mas existem situações e particularidades para cada negócio e cabe a você identificar e medir. Além de existirem especificidades para os dias e horários em que as suas publicações têm melhor desempenho conforme você verá logo abaixo.

Melhores horários para postar no Facebook por área de atuação

A pesquisa vai muito além de revelar “apenas” os melhores horários para se postar no Facebook.

Ela também informa os melhores horários para se postar no Facebook considerando a área de atuação da sua empresa.

Pode parecer que as diferenças são sutis, mas o fato é que os melhores horários para se postar divergem conforme o que você tem para comercializar.

Vamos dar uma olhada nos resultados da pesquisa:

Melhores horários para o setor de tecnologia

O setor de tecnologia e o Facebook são duas coisas indissociáveis. É praticamente impensável uma empresa que venda inovação não estar presente na rede.

  • Os melhores dias e horários são respectivamente quarta e quinta. Sendo que na quarta o melhor horário é entre as 10h00 e 12h00. Já na quinta é entre 11h00 e 12h00.
  • Domingo é o pior dia para o setor de tecnologia fazer postagens.
  • De maneira geral, de segunda a sexta no período entre 7h00 às 17h00 o engajamento é maior para este setor.

Melhor horário para empresas da área de bens de consumo

Já faz algum tempo que as empresas veem o Facebook como uma poderosa ferramenta de divulgação.

Na rede social, estas empresas têm a oportunidade de divulgar as suas promoções para quem as segue de forma gratuita, atingindo uma boa parcela dos seus consumidores.

Mas elas também devem observar os horários para publicarem os seus conteúdos. De acordo com a pesquisa, esses são os dados para esse nicho específico:

  • Os dias e horários com maior engajamento são quarta de 11h00 às 14h00 e sexta às 11h.
  • O pior dia é o domingo.
  • De maneira geral, de segunda a sexta no período entre 9h00 às 17h00 o engajamento é maior para este setor.

Esses dados são referentes a uma pesquisa geral, podendo ser usada como base para você se inspirar e começar as suas publicações. Porém, o melhor horário para postar no Facebook deve ser definido de acordo com o comportamento da sua audiência.

Ou seja, é um dado particular de cada página, que veremos logo abaixo como você pode identificá-lo.

Como descobrir o melhor horário para postar no seu Facebook

Como dissemos anteriormente, os dados citados acima podem servir como uma base, um guia para começar. Porém, você precisa descobrir qual é o melhor horário para publicar no seu Facebook, de acordo com a sua audiência.

Para encontrar o melhor horário para postar no Facebook, você precisa analisar alguns aspectos. Entenda a seguir!

Conheça a sua audiência

Para conhecer a sua audiência o primeiro passo é ter uma persona bem definida.

A persona nada mais é do que um personagem semifictício de quem é o seu potencial cliente. Com ela, é possível entender o que de fato o seu cliente procura, quais são os seus problemas, emoções e muito mais.

Assim, você pode criar um tom de voz para as suas comunicações, comunicando de forma direta e objetiva com quem realmente tem interesse pelo que você oferece.

Faça análises de dados no Facebook Insights

O Facebook Insights é uma das ferramentas de análise de dados da própria rede social. 

Nele, é possível encontrar uma riqueza de informações sobre a sua página como: dados demográficos, engajamento e o alcance, que está ligado ao horário de publicação.

Com todos esses dados fica mais fácil compreender como está o desempenho da sua página, o crescimento, engajamento com as publicações e muito mais!

Além disso, é possível entender como está o seu alcance, pois com essa ferramenta você encontra um relatório completo sobre os dias e horários que a sua audiência está mais conectada.

Esses horários indicam os picos da sua audiência, tornando mais fácil e certeiro para que você planeje as suas comunicações.

Para acessá-lo é bem fácil. Em sua página do Facebook, clique na opção insights:

É possível identificar as seguintes informações:

  • Ações na página;
  • Visualizações da página;
  • Curtidas;
  • Alcance do feed e story;
  • Engajamento;
  • Seguidores
  • Outros.

Ou seja, informações suficientes para entender como a sua audiência tem se comportado em relação aos conteúdos, podendo, assim, melhorá-los continuamente.

Além de ser um meio para acompanhar o desenvolvimento e crescimento da página.

Realize Testes A/B

O teste A/B é um ótimo indicador para entender o que está funcionando ou não em seus anúncios no Facebook.

Através dele você pode comparar diferentes variáveis, para entender o que gerou melhores resultados.

Você pode fazer testes A/B em diversas situações, como para entender qual é o melhor horário.

Mas a dica de ouro para que o teste dê certo, é alterar apenas uma variável. Por exemplo, escolha um elemento da peça que acompanha a sua publicação para alterar e assim, conseguir identificar em qual conteúdo você conseguiu um alcance maior.

Outro exemplo, é testar o mesmo conteúdo em diferentes formatos, como em vídeo ou imagem.

Busque ferramentas complementares

Existem ferramentas como a mLbas que disponibilizam relatórios sobre o crescimento do seu perfil. Além de oferecerem outras funcionalidades como o agendamento de publicações de acordo com o horário e dia determinados por você.

Uma das informações disponibilizadas é sobre o melhor horário e dia de publicação, o qual já percebemos ser importantíssimo para o seu alcance.

Por isso, busque por essas ferramentas que podem ser grandes aliadas no seu dia a dia.

Com todas essas informações você conseguirá encontrar o melhor horário para postar no Facebook e, assim, obter ótimos resultados em suas estratégias!

Conclusão

Toda relação de consumo é norteada pelos hábitos e comportamentos dos consumidores.

Entender e estudar estes dois fatores certamente será um diferencial competitivo em um mercado que cada vez mais se encontra nas redes sociais.

Agora que você já sabe o melhor horário para postar no Facebook, faça um planejamento das suas postagens para elas terem um maior engajamento.

Ahh, e me siga no meu Instagram @cristianpessoamkt e aproveite meus conteúdos por lá também! Tem sempre novidades e você pode se inspirar para crescer o seu Instagram e aumentar suas vendas!

Compartilhe o Aplicativo com os seus amigos para me ajudar a crescer cada vez mais e trazer conteúdos ainda melhores para você.

Quer saber como acelerar o seu negócio através da internet? CLIQUE AQUI e assista ao vídeo que transformou minha vida e me fez ter a liberdade de viajar quando eu quiser, ajudar os meus pais e principalmente, realizar meus sonhos!.

E-book Gratuito
Como Criar Seu Negócio Online do Zero! Passo a Passo.

 

Este livro digital já foi baixado por mais de 1 milhão de pessoas. É o ponto de partida de centenas de histórias de sucesso na internet.
 
Nele você aprende em detalhes o que funciona hoje para ter seu negócio online, mesmo que você seja iniciante e não tenha conhecimento nenhum. 
100% livre de spam.

Você Leia também: também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário




Seja o primeiro a comentar!

UM ROBÔ QUE FAZ VENDAS PARA VOCÊ ENQUANTO DORME

NÃO SAIA SEM VER ISSO OU VOCÊ VAI PERDER A MAIOR OPORTUNIDADE DA SUA VIDA!!

AGORA VOCÊ PODE ALAVANCAR AS SUAS VENDAS OU COMEÇAR UM NEGÓCIO DO ZERO NA INTERNET

ATRAVÉS DE UM ROBÔ DE VENDAS QUE JÁ ESTÁ PRONTO PARA USAR

MESMO QUE VOCÊ NÃO TENHA UM PRODUTO.