Primeiros Passos no MARKETING DIGITAL: Usando Redes Sociais para Vender Mais

Tempo de leitura: 11 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

As pessoas passam grande parte do tempo na internet, mais precisamente, nas redes sociais. O Facebook é a maior rede social do mundo em número de utilizadores, seguido pelo Youtube. O Brasil é o segundo país com maior número de usuários no Youtube. Não há argumentos que me faça, acreditar o contrário: nós vivemos nas redes sociais.

Desde o nascimento do Facebook, a rede que de fato revolucionou o mercado, até agora, as regras do jogo do marketing mudaram. Bilhões de dólares de orçamento de propaganda foi tirado das mídias tradicionais, da TV, outdoor, rádio, panfleto pra ser investido em mídias digitais.

Empresas que nasceram era digital já sabem muito bem como se relacionar com clientes e vender online (veja o caso do Netflix), já empresas centenárias estão tendo que reaprender a fazer marketing.

Mas não só as grandes empresas que conseguem ter vantagem no mundo digital. Abriu-se também uma enorme oportunidade para profissionais autônomos e pequenas empresas expandirem seus negócios e ganharem mais usando a internet.

E se você está pensando neste momento por onde eu começo, qual é o primeiro passo para ganhar dinheiro na internet, fica comigo que eu vou te explicar o 5 primeiros passos para ganhar mais usando Redes Sociais

Se você pensa que para começar a vender online é preciso abrir uma loja online, você está enganado. Na minha experiência como estrategista de  marketing digital, o primeiro passo mais simples e eficiente para começar a experimentar e aprender a fazer marketing digital é pelas Redes Sociais. É mais simples porque elas já estão no nosso dia-a-dia. Além disso é mais eficiente porque, como você vai ver, o marketing hoje é centrado no relacionamento, não na propaganda ou na oferta pura.

Mas, qual é o real impacto das redes sociais nos negócios?

As empresas demoraram pra entender que a era digital exigiu uma mudança drástica na forma de se relacionar com potenciais clientes, vender e fazer parcerias.

A internet aproximou literalmente todo o mundo, pessoas e empresas. Hoje empresas podem se comunicar, engajar e vender para alguém do outro lado do planeta, mesmo sem ter filial internacional. Parece bobagem dizer isso, mas muita gente ainda não se deu conta de que a tecnologia hoje permite que um nutricionista que antes atendia apenas pessoas que viviam num raio de 20km de distância do seu consultório, agora pode atender pessoas que estão a milhares de quilômetros utilizando ferramentas de chamada online sem pagar 1 centavo de ligação(tal como skype, Google Hangout, Zoom, Appear), nem tem custos de de transferência internacional ou atender alguém no estrangeiro (ver Paypal, Hotmart ou transferwise).

Se você já tem uma empresa, está começando um novo negócio ou se é profissional autônomo, e quer começar a usar as Redes Sociais para vender mais, esse vídeo é para você! Não importa se o que você vende são produtos físicos ou digitais ou se é prestador de serviços. O fato é que o marketing digital pode ser seu grande aliado no crescimento do seu negócio.

Bora lá então que agora vou te dar os >>

5 Primeiros passos usando as redes sociais para ganhar mais

 

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Primeiro passo: defina quem é o público alvo

Muitos esquecem mas o personagem principal do marketing é o seu cliente-alvo, as pessoas para as quais você pretende vender produtos ou serviços. Então, antes de escolher que rede social usar e o que publicar, temos que pensar sobre o seu público.

Quem são as pessoas que podem ter interesse no seu produto ou serviço? Uma dica pra responder isso: pense nas características mais importantes dos seus clientes atuais. A idade é um fator relevante? Seu cliente ideal tem uma grande variação de idade ou nem tanto? E o grau de escolaridade e profissão ajudam a definir seu público-alvo? Qual a afinidade deles com a tecnologia?

Pra te ajudar a fazer isso, eu to disponibilizando uma ferramenta pra você baixar que chama MAPA DA PERSONA. pode imprimir e responder essas perguntas, anote todas as características, e também faça um desenho do seu cliente típico, como ele ou ela se parecem, porque vamos voltar no público-alvo muitas vezes para construir a sua estratégia.

As chances são que se nós conhecemos bem o público alvo, temos mais facilidade para decidir qual rede social, o que publicar e de que forma. Mas não se preocupe se parecer muito difícil responder todas essas perguntas nesse momento, faça o seu melhor. a partir do momento que você começar a avançar nas Redes Sociais comercialmente, mais e mais informações sobre a sua persona chegarão para você. Esteja pronto para atualizar o MAPA DA PERSONA a qualquer momento.

Lembre-se sempre: o cliente vem em primeiro lugar! Não crie nada, não publique nada antes de pensar no que o seu público gostaria.

Segundo passo: definir que Rede Social usar

Agora que você já tem uma ideia de quem é o seu público, já podemos nos dedicar a escolher qual Rede Social você vai usar para direcionar aos seu esforço. Eu considero três fatores quando assessoro meus clientes de mentoria a escolherem a rede social:

Você deve estar onde os seus potenciais clientes estão.

Primeiro e mais importante fator para decidir qual é a melhor rede social é saber qual é a rede social favorita do seu público alvo. Eles usam mais Facebook? Eles assistem muito vídeos no youtube? Ou preferem instagram? Você pode descobrir isso conversando com seus clientes atuais ou mesmo buscando informações de perfil dos usuários de cada Rede. Eu sei, por exemplo, que a idade média dos usuários do instagram é menor do que dos do Facebook.

mAs as chances são que uma única Rede Social não cubra todo seu público-alvo, mas pode até abranger a maior parte. Há grandes chances de eles utilizarem mais do que uma rede social. Daí vamos para a próxima dica:

Escolha uma Rede Social que você saiba e goste de usar.

Um dos grandes benefícios em usar Redes Sociais em negócios é a proximidade com o público. É altamente recomendado que você aproveite esta proximidade para conhecer quem são, como se comportam e o que falam as pessoas interessadas pelo seu produto ou serviço. Isso quer dizer que, independente de você contratar ou não um profissional dedicado para cuidar das suas redes sociais, na minha opinião, você terá que usar a Rede Social para interagir diretamente com seus potenciais clientes. Por isso, que eu sugiro que você escolha a que melhor se encaixe no seu estilo e conhecimento tecnológico.

Considere os recursos que cada rede social oferece.

O Youtube é totalmente voltado para a distribuição de vídeos e tem espaço para fazer links com outros vídeos e sites. O Instagram só aceita vídeos de até 1 minuto, mas oferece o IGTV pra vídeos mais longos e verticais. O Facebook permite links externos em publicações e tem uma ferramenta robusta de anúncios. O LinkedIn é voltado para assuntos profissionais e dá ênfase para artigos escritos lá dentro, também possibilita vídeos e links externos. O Instagram é voltado quase que exclusivamente para belas imagens e o uso de hashtags é importantíssimo.

Você percebe que existem muitas diferenças de uso e limitações comparando as redes sociais?! O fato delas terem sucesso vem também do fato de terem um posicionamento claro e bem definido, quer dizer que elas tem sucesso PORQUE SÃO DIFERENTES. (Sobre isso recomendo que assista o vídeo sobre posicionamento). Então voltanto aqui, além de considerar onde seus clientes estão e a sua preferência, considere também que recursos que a Rede Social oferece que podem contribuir mais para o seu negócio.

Terceiro passo: definir o que publicar

Eu penso que seja pouco provável que você goste daquelas pessoas que passam todo o tempo falando de si mesmas. Lembre-se disso quando criar conteúdos para as redes sociais da sua empresa! Falar sempre de si mesma e do que te interessa é cansativo para os outros.

Além do mais tenha em mente que você deve criar valor para as pessoas, gerar interesse e engajamento. Para conseguir isso, pense na sua Rede Social profissional como uma combinação de 3 tipos de publicação: 1)informação, 2)entretenimento e 3)oportunidades de venda. No marketing digital nós temos um mantra: o conteúdo é rei. Por que? Porque informação não é só uma das maiores finalidades porque as pessoas usam a internet, como também é uma forma de se relacionar e educar o seu potencial cliente sobre o produto ou serviço que você vende.

Avançando, faça uma lista de conteúdos que você considera interessante e relevante para o seu público. Devem ser conteúdos relacionados diretamente E indiretamente com seu negócio. Se você vende flores, por exemplo, poderia incluir na sua lista informações sobre como cuidar das plantas para que as flores durem mais tempo (exemplo só ilustrativo, pois eu não entendo de flores :). Após fazer a lista, escolha 2 conteúdos para serem os temas dos posts do primeiro mês. Guarde esta lista inicial para consultá-la e atualizá-la no próximo mês. Você também poderá consultar seus seguidores sobre quais temas eles se interessam. Esses interesses acabam aparecendo nos comentários, uma hora ou outra.

Eu recomendo fortemente que você tenha um MAPA de CONTEÚDOS e um CALENDÁRIO DE PUBLICAÇÃO. Eu disponibilizei um guia para você fazer cada um deles.

Assim que você tenha definido seu público-alvo, que Rede Social usar e escolhido alguns conteúdos para começar, passamos para o.

Quarto passo: em que formato publicar

 Como já falamos, a liberdade de uso de diferente formatos depende da Rede Social que você escolhe usar. Então vou falar de alguns dos formatos mais usados e seus benefícios. Avalie como estes formatos podem se adequar ao tipo de conteúdo, público e rede social que pretendes postar:

 

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1) Vídeos

Geram valor, atraem a atenção, gera aproximação e reputação (reputação é um artigo de luxo no marketing de conteúdo). Os vídeos são mais usados no Youtube, mas recentemente o Facebook e o Instagram tem aprimorado seus recursos pra valorizar vídeos.

2)Textos

Geram valor, engajamento e declaram opinião, sempre vem acompanhados de alguma imagem, ainda que seja meramente ilustrativa. Mais usados no Facebook e Instagram. Não caia na armadilha de acreditar que as pessoas não leem textos, porque por experiência própria eu digo com certeza que leem e pode sim gerar engajamento e relacionamento.

3) Fotos

Geram aproximação e empatia se for pessoal. As fotos são mais valorizadas no Instagram.

4) Imagens com Frases (Cards)

São populares por gerar identificação e inspiração, mas gera pouco valor e pouco relacionamento. Mais recomendado para Instagram.

Dica: Utilize mais de um formato quando possível.

Escolha dois formatos principais para iniciar. Primeiro porque é mais fácil, segundo porque você precisará testar o que mais funciona com o seu público. Esteja aberta para mudar e testar outros formatos. Não existe uma regra que diga que vídeos funcionam melhor do que textos, por exemplo. Você vai descobrir o que tem mais aderência ao seu público à medida que experimenta com consistência (próximo passo).

O que define o sucesso de um post é um conjunto de pelo menos três fatores: 1) qualidade do conteúdo (=Valor entregue), 2)  a qualidade da imagem/vídeo que a representa esse conteúdo e 3) a assertividade da linguagem utilizada(escrita ou falada). Mantenha-se sempre alerta a estes três fatores. Se você optar por fazer tudo sozinho, as suas habilidades em produzir esse tripé nos diferentes formatos pode ser determinante para escolher os formatos de publicação.

Seguimos…

Quinto passo: definir a frequência de publicação

Enfim chegamos ao quinto e último passo para começar a usar redes sociais profissionalmente. Antes de montarmos o cronograma mensal vamos dar uma olhada nos requisitos do QUANDO postar.

Aqui basicamente precisamos nos comprometer e cumprir com uma Frequência e Consistência de publicações.

Quanto a frequência, Eu recomendo uma frequência mínima de 3 vezes por semana se usar Instagram ou Facebook e pelo menos 1 vez na semana se usar Youtube. Você deve perceber que redes sociais como o Facebook e o Instagram são usadas diariamente e várias horas por dia!! Se você quer se fazer presente por lá não pode escapar de se manter presente. Aos poucos você descobrirá que aparecer no feed de notícias do seu público é uma batalha diária e disputadíssima. Já o Youtube tem uma sistemática totalmente diferente. As atualizações ou o feed não é a arma principal do Youtube, são as recomendações e a quantidade de seguidores que tem notificações ativadas (suprasumo do Youtube!). Se você postar 1 vídeo por semana pelo menos, já estará apto a começar a construir uma reputação na rede.

Tenha consistência!

A segunda questão do QUANDO é tão importante quando a frequência, é a consistência. É essencial que mantenha-se a frequência estabelecida e que os conteúdos estejam consistentes com o seu planejamento.

Quanto mais tempo você permanece cumprindo o cronograma mais seu público se acostuma e espera por suas publicações e mais a rede social te interpreta como merecedor de maior distribuição e alcance. Isso quer dizer que, especialmente o Youtube, sugere mais seus vídeos à medida que você tem maior quantidade de vídeos publicados e constância de envio de novos vídeos. Eu sei que pode ser difícil no início cumprir o cronograma, mas entenda que é necessário! Se você não tem tempo ou disciplina para cumpri-lo, siga meu conselho e chame um profissional especializado para ajudá-lo.Se você quiser a minha opinião ou ajuda, me siga e envie um direct no Instagram @cristianpessoamkt, ficarei feliz em ajudá-lo!

Estes são os 5 passos que na minha opinião profissionais e empreendedores deveriam seguir para começar a usar Redes Sociais comercialmente.Se você gostou deste vídeo deixe seu like. Me ajude a produzir vídeos com conteúdos valiosos deixando a sua opinião e sugestões nos comentários.

Até a próxima!

 

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