Benefícios: SEO ou PPC no Marketing Digital

Tempo de leitura: 9 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Benefícios: SEO ou PPC no Marketing DigitalQuando falamos de vender mais online precisamos pensar em aumentar as visitas e para isso precisamos pensar tanto no tráfego orgânico e do pago em nossa estratégia de marketing digital ou seja no SEO ou no PPC como parte de suas estratégias.

Utilizar o tráfego pago e orgânico nos ajuda a alcançar mais pessoas e traz diversos benefícios.

Mas ai vem a grande pergunta, qual é o melhor? Em qual devemos dar prioridade para investir mais recursos como tempo e dinheiro?

Antes de escolher, é importante saber que os dois são bons para quem quer vender online, mas existem diferenças entre essas estratégias e entender os benefícios de cada uma ajudará a dar prioridade a sua estratégia de marketing digital.

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

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O básico: o que é SEO? O que é PPC?

Quando comparamos o SEO ao PPC (Tráfego Pago), ambos são estratégias de marketing digital que influenciam diretamente na visibilidade da sua marca, seja através do site, blog ou página de venda, e afetará como seu negócio é visto nas pesquisas ou redes.

O que é SEO?

O SEO é a otimização para mecanismos de busca (exemplo Google), para muitos pode parecer um termo complicado de entender. Mas o que você precisa saber nesse momento é que o SEO ajuda as pessoas a encontrarem seu conteúdo nas buscas.

Se você quer aparecer para quem esteja te procurando, aqueles que realmente pesquisam com a intenção e caem na página correta relacionada ao que buscam, e partir disso possam entrar em seu funil de vendas, o SEO pode ajudar muito.

Quanto melhor for o SEO do seu site, melhor serão as chances de conseguir uma boa classificação para seu conteúdo nos resultados de pesquisa do Google e outros sites de busca.

O SEO é a otimização da estrutura do seu site ou blog e do conteúdo para aumentar as chances de atrair mais visitas qualificadas (afinal você otimiza baseado em termos e palavras-chave que deseja).

Agora que já sabe o que é SEO, vamos para o próximo.

O que é PPC?

Entra então a outra forma, o tráfego pago ou PPC (Pay-Per-Click), é uma outra forma de atrair visitas para seu site, aqui é a forma paga, é uma forma de publicidade onde você pode aparecer nas buscas, Youtube e sites parceiros (Google Ads) ou em redes sociais como o Facebook e Instagram (Facebook Ads).

Aqui você é o anunciante e paga para aparecer para seu público, você cria campanhas pagas para que os seus anúncios sejam exibidos para quem desejar.

O trafego pago hoje é extremamente popular e uma forma rápida de atrair pessoas para conhecerem sua marca ou página especifica.

A utilização do tráfego pago pelas empresas cresceu e vem aumentando muito a cada dia. Hoje você pode anunciar nas mais variadas plataformas como Google, Bing, Youtube, Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn entre outras.

Tudo isso aumenta muito a sua chance de atrair mais pessoas e fazer mais vendas diárias, pois a todo momento alguém pode estar vendo seu anúncio.

O tráfego pago é uma estratégia de marketing digital e com certeza você deve utilizar.

SEO: lento, mas constante

Quando falamos de SEO não podemos deixar de lado o conteúdo do seu site, ele é parte fundamental dessa estratégia de marketing digital, ele precisa ter qualidade e estar bem organizado.

Para conseguir uma boa classificação em relação aos outros, o seu conteúdo precisa mostrar aos buscadores que ele realmente é mais valioso.

E para fortificar a estratégia de SEO precisamos investir muito em marketing de conteúdo que é essencial para ele.

Para chegar na primeira página do Google existem diversos fatores que influenciam no sucesso do seu SEO, que vão desde a autoridade do seu site, conteúdo da página como palavras-chave, links internos e externos, imagens, qualidade do conteúdo, etc.

Além disso você também precisa pensar no conteúdo para seu cliente e não para o robô, então fique atento a isso.

Você precisa acompanhar tudo, mas não caia na neura, procure sempre manter a qualidade e que isso se torne natural à medida que produz conteúdo. Ficar só de olho nos algoritmos que cuidam desses fatores pode parecer muito complexo.

O principal de tudo é conhecer bem as técnicas de SEO e aplicar em todo o site e conteúdo gerado e você começará a melhorar o posicionamento no Google e outros motores de busca.

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Mas esse problema acaba aqui, porque você terá sua estrutura própria para anunciar daqui em diante.

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PPC: você gasta mais e gera mais retorno

A utilização do PPC (Pay-Per-Click) ou tráfego pago permite exibir anúncios para quem você deseja, isso acaba sendo extremamente atrativo para quem anuncia, pela possibilidade de gerar resultados mais rápidos embora tenha-se o custo com os anúncios.

Depois de configurar suas campanhas e ativar os anúncios, a estratégia certa pode gerar excelentes resultados em curto prazo.

Porém você nunca poderá se descuidar com os gastos em seu tráfego pago. Suas campanhas precisam ser acompanhadas de perto e sempre analisadas para garantir que estejam gerando um resultado positivo e assim poder manter essa estratégia de marketing digital ativa.

Montar uma boa estratégia de tráfego pago pode exigir um bom planejamento e acompanhamento da sua parte ou de sua equipe.

Você precisará pensar em anúncios eficazes (sempre faça novos anúncios regularmente para testar), otimização da sua página de venda para converter mais, definição correta das palavras para qual deseja anunciar ou do público desejado, além do acompanhamento dos custos das campanhas e conversão, entre outros detalhes.

O detalhe mais importante é nunca deixar de acompanhar, muitos cometem o erro de configurar e deixa-las rodando sozinhas sem qualquer analise ou acompanhamento. Toda campanha exige acompanhamento e teste para otimizar e gerar mais resultados.

Sem o devido acompanhamento muitas vezes poderá estar pagando a mais pelo retorno gerado, e as vezes até tomar prejuízos, nunca deixe uma campanha muito tempo sem olhar.

Estatísticas e pesquisa de marketing digital: opiniões sobre o ROI de SEO ou PPC

No mundo em que vivemos hoje não podemos depender apenas de uma estratégia de marketing digital, sem falar que as empresas precisam muitas vezes gerar resultados mais rápidos.

Pensando nisso quando analisamos o SEO e o Tráfego Pago, o segundo acaba sendo mais atrativo, pois uma campanha de anúncios bem otimizada irá gerar um retorno bem atrativo para a empresa.

Além disso você pode fazer facilmente campanhas para captar leads (cadastro de possíveis clientes) e isso é extremamente atrativo. Muito provável que eles estejam mais prontos para comprar.

Um anúncio bem atrativo trazendo uma boa oferta irá sem dúvidas atrair o clique da maioria das pessoas. O trafego pago é uma das grandes fontes de visitas qualificadas para o site hoje de uma empresa.

Já quando falamos de SEO ele traz mais tráfego qualificado direcionado ao tipo de conteúdo que você gera, a maior parte dos sites hoje recebe mais tráfego orgânico devido a pesquisas nos motores de busca, isso se deve porque a maioria ainda não utiliza o tráfego pago.

Além disso a maioria das pessoas utiliza os principais buscadores como Google e Youtube para encontrar o que deseja e muitas vezes focam no conteúdo orgânico ignorando os anúncios.

É fato que os benefícios do SEO e do Trafego Pago podem variar dependendo do objetivo de cada empresa.

Tudo dependerá também do seu orçamento, quanto maior, mais fácil será investir em palavras-chave e mais públicos para alcançar mais pessoas, já se o orçamento for limitado isso dificulta, mas nada que proíba você de anunciar.

Mesmo que não tenha muito para investir comece, vá dominando aos poucos a ferramenta e melhorando cada vez mais.

O mesmo serve para o SEO, comece a produzir conteúdo de qualidade e aplicar técnicas de SEO em tudo que fizer no site.

Isso pode até levar tempo, mas a longo prazo você irá atrair muitas pessoas e aumentar suas chances de venda.

Então, qual é a resposta para os melhores benefícios no debate de SEO ou PPC?

A resposta sábia aqui é utilize as duas formas de tráfego. Tanto o SEO quanto o PPC são importantes para sua estratégia de marketing digital. Se você quer vender mais precisará das duas, e precisa utilizar todos os recursos disponíveis.

Se você tem recursos financeiros e quer resultados mais rápidos, utilize o tráfego pago, ele irá ser mais rápido. Você notará com mais facilidade os picos de vendas e visitas para seu site logo após configurar e ativar as campanhas.

Mas o tráfego pago gera retorno conforme o tamanho do seu investimento, quanto mais investir, maiores as chances de retorno. E o mesmo funciona se diminuir, terá um retorno menor.

Agora para estratégias de longo prazo, o SEO é excelente, pois com a geração de conteúdo com consistência, irá gerar tráfego orgânico de forma sólida para seu negócio online, o segredo nessa estratégia é o marketing de conteúdo, quanto mais produzir, mais serão os benefícios.

A produção de conteúdo ajuda também na autoridade do site, e também na experiência do visitante que o consome.

Sites novos podem demorar mais para verem resultados com o SEO, por isso a importância de produzir constantemente conteúdo de qualidade.

Lembre-se sempre de utilizar as duas formas, comece mesmo que investindo pouco em anúncios para alcançar o maior número de pessoas possíveis para vender, e além disso produza conteúdo regularmente.

As duas estratégias juntas irão fazer você vender muito mais!

 

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