Google Notícias: Como Gerar Tráfego com o Serviço de Notícias do Google

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Descubra como usar o Google Notícias para melhorar a autoridade do seu site e atrair ainda mais tráfego para o seu negócio.

Quem trabalha na internet sabe a importância de conquistar o Google para atrair mais audiência e ganhar relevância. Quem é que não quer o seu conteúdo ocupando a primeira página de buscas?

Mas não é apenas com os posts do seu blog e do site que você precisa se preocupar.

Se você produz conteúdo jornalístico, se posicionar bem no Google Notícias é uma forma de aumentar o tráfego do seu site e se tornar ainda mais competitivo.

Saiba mais sobre essa ferramenta do Google e veja o que você precisa fazer para as suas notícias se destacarem!

O que é o Google Notícias?

O Google Notícias é a plataforma do Google que organiza e apresenta conteúdos noticiosos, sempre com foco na originalidade, confiabilidade e, claro, na intenção de busca dos usuários.

Ao contrário da estratégia de blog, em que o foco está em produzir conteúdos evergreen, aqui o importante é publicar conteúdos sobre acontecimentos recentes e novidades.

Por ser uma empresa tão reconhecida no mercado, já dá para imaginar a importância de ter uma notícia veiculada no topo do Google Notícias, né?

 

EBOOK GUIA DEFINITIVO DO MARKETING DIGITAL PARA AFILIADOS DO ZERO AO AVANÇADO(GRATUITO)

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR!

Como a ferramenta funciona?

A ferramenta atua como uma curadoria de notícias e apresenta para os leitores apenas aqueles conteúdos que cumprem todos os seus requisitos, que apresentaremos com mais detalhes a seguir.

Ao acessar o Google Notícias, as pessoas conseguem ver as principais notícias na página inicial, mas também podem ver apenas as recomendações feitas com base nos interesses de cada usuário ou buscar por temas específicos.

Ainda é possível filtrar por notícias do Brasil, do mundo ou locais, e também por categorias, como esportes, saúde e negócios.

Como aparecer no Google Notícias?

Se você já tem o costume de publicar notícias no site do seu negócio, provavelmente está pensando em como fazer os seus conteúdos aparecerem no Google Notícias.

A relevância do portal é um dos maiores atrativos para empresas e empreendedores que querem alcançar mais audiência e gerar tráfego com suas matérias.

Para você não ficar de fora, veja o que deve considerar na hora de publicar as notícias no seu site!

1. Produza conteúdos noticiosos e mais atuais

O foco da plataforma é entregar notícias atualizadas e de qualidade para os usuários. Por isso, invista na produção de conteúdos que ofereçam essa experiência para conseguir se destacar!

Nesse tipo de plataforma, não dá para demorar muito para publicar sobre determinado assunto. Os veículos jornalísticos precisam ser oportunos e entregar o que há de novo para que os leitores tenham acesso a informações sempre atuais.

Acompanhe outros portais e sites de notícias para se manter atualizado, ter ideias e conseguir aproveitar as oportunidades.

2. Crie manchetes chamativas e use palavras-chave

Pense em uma banca de jornais com várias opções à mostra para as pessoas. Muitas edições têm as mesmas matérias principais, afinal, elas veiculam o que aconteceu ou está acontecendo de importante no mundo naquele momento.

A não ser que você já tenha ido à banca com o interesse de comprar um jornal específico, provavelmente comprará aquele que chamar mais a sua atenção, certo?

No Google Notícias o funcionamento é basicamente o mesmo. Então, faça manchetes atrativas para que os usuários se sintam atraídos pelo seu link e escolham acessar o seu conteúdo.

Além disso, assim como em todas as outras buscas relacionadas ao Google, não se esqueça de usar técnicas de SEO e trabalhar bem a palavra-chave. Afinal, será por meio dela que as pessoas encontrarão o seu conteúdo.

3. Produza conteúdo original e não copie concorrentes

A pressa para publicar as notícias mais atualizadas leva algumas pessoas a apenas copiar conteúdos de outros veículos jornalísticos e replicar em suas páginas. Não faça isso se quiser ter bons resultados!

O Google Notícias valoriza apenas conteúdos originais, que realmente transmitam credibilidade.

Acompanhar os concorrentes é fundamental para a sua estratégia, mas copiá-los não vai levar o seu negócio a lugar nenhum, nem mostrar quais são os seus diferenciais.

4. Mantenha uma produção regular

Portais de notícias precisam ser atualizados diariamente (ou com o máximo de frequência possível) para serem relevantes para o público e conseguir informar às pessoas praticamente em tempo real sobre os acontecimentos.

Ninguém quer entrar num site focado em notícias e ver apenas conteúdos de semanas anteriores, né?

Para garantir a frequência e o volume de publicações, você pode investir em uma equipe interna de redação, em produtores de conteúdo autônomos ou até em parcerias com pessoas consideradas autoridades no assunto abordado, o que ainda vai ajudar a fortalecer o seu site.

 

QUER TER SUA PRÓPRIA AUTOMAÇÃO DE MARKETING? UM ROBÔ QUE VENDE NO PILOTO AUTOMÁTICO PARA VOCÊ? CONHEÇA O ROBÔ AFILIADO!!

CLIQUE PARA ACESSAR

5. Tenha um site ou blog responsivo

As pessoas consomem conteúdo nos mais diversos dispositivos, por isso é fundamental ter um site responsivo.

Assim, você facilita a navegação mobile e garante que seu conteúdo seja adaptável às diferentes configurações e tamanhos de tela.

Abrir uma página toda desconfigurada no celular é uma péssima experiência para o usuário e pode fazer com que ele desista de ler a sua notícia, mesmo que o conteúdo seja de alta qualidade.

6. Fortaleça a autoridade do seu domínio

A autoridade do domínio ajuda a gerar mais tráfego e atrair as pessoas e, quando falamos de notícias, isso é ainda mais importante.

Principalmente no mundo virtual, onde há a disseminação de tantas notícias falsas, os sites considerados confiáveis e seguros são os mais reconhecidos e, consequentemente, são os mais mostrados pelo Google e acessados pelas pessoas.

Se o seu site ainda está no início, é necessário ter paciência. Construir a autoridade de um domínio é um trabalho de longo prazo. No entanto, existem algumas estratégias que você pode usar, como:

  • conseguir links externos de páginas já reconhecidas;
  • fazer parcerias com especialistas nos temas abordados para que produzam e/ou assinem seus conteúdos.

7. Otimize o código do site

Para aparecer no Google Notícias, o site deve ter um código HTML organizado, simples e direto. O conteúdo precisa estar em um bloco contínuo sem se misturar com outros conteúdos ou vídeos, por exemplo.

Criar um mapa XML também é interessante para quem quer que a sua notícia apareça no feed da plataforma, já que o Google rastreia os sitemaps com a mesma frequência que rastreia outros aspectos do seu site.

Inclua no mapeamento os artigos mais recentes e os atualize à medida que novos conteúdos forem incluídos.

8. Cumpra os requisitos do Google Notícias

A plataforma exige o cumprimento de alguns requisitos para que o seu site seja aceito.

Um deles é que o site seja exclusivamente de notícias. Muitos sites têm uma seção separada para conteúdos noticiosos, assim como têm o blog, por exemplo.

Mas no caso do Google Notícias, a página precisa ser totalmente direcionada para conteúdo jornalístico.

Outros requisitos são:

  • as URLs devem ser estáticas;
  • os sites não podem divulgar dados sigilosos ou protegidos por direitos autorais;
  • deve ser constantemente atualizado e sempre com informações confiáveis.

8. Marque suas notícias com dados estruturados

O Google verifica milhares de páginas a todo momento, por isso, que tal dar uma ajudinha para que ele entenda o que está sendo compartilhado na sua página?

Use dados estruturados para padronizar o conteúdo, simplificar o entendimento e classificar as informações compartilhadas.

9. Produza conteúdo de qualidade SEMPRE

Você não precisa aplicar o seu site para aparecer na plataforma, no entanto, lembre-se de que o Google está cada vez mais preocupado com a experiência dos usuários que usam as suas ferramentas.

Não é interesse da empresa mostrar conteúdos ruins, incompletos, com fontes duvidosas ou que apenas tentam vender coisas em vez de realmente agregar algum valor para o público.

Por isso, invista na qualidade dos conteúdos noticiosos para alcançar os seus objetivos, conquistar autoridade e gerar tráfego!

Por que é importante otimizar conteúdos para o Google Notícias?

Ainda está na dúvida se vale a pena ter conteúdos no feed do Google Notícias?

Veja as principais vantagens!

Mais autoridade

O público confia mais em conteúdos noticiosos, principalmente quando estão em portais reconhecidos e confiáveis.

Aparecer no Google Notícias é uma forma de conquistar essa confiança, pois as pessoas sabem que não é qualquer página que é mostrada por ali.

Tráfego segmentado

Lembra que falamos que a ferramenta mostra notícias de acordo com os interesses dos usuários?

Essa é uma excelente maneira de segmentar o tráfego orgânico da sua página e aumentar a taxa de cliques.

Público qualificado

Como o Google Notícias ajuda a segmentar o tráfego, você atrai um público mais qualificado, ou seja, realmente interessado no que você tem para oferecer.

E nada melhor do que isso para aumentar a taxa de conversão do seu negócio!

Atraia tráfego com as estratégias certas!

O Google Notícias é uma ferramenta valiosa para quem publica conteúdos noticiosos e quer usá-los para gerar mais tráfego e melhorar os seus resultados.

No entanto, otimizar os conteúdos para que apareçam no feed desta plataforma não é a única estratégia para atrair as pessoas para o seu site ou blog.

Investir em campanhas pagas também é um caminho interessante e que pode gerar ótimos resultados. Quer saber mais sobre tráfego pago? Selecionamos um artigo completo para você: 5 Tipos de Anúncios no Google Ads + 4 Dicas que Ninguém te Conta!

 

EBOOK GUIA DEFINITIVO DO MARKETING DIGITAL PARA AFILIADOS DO ZERO AO AVANÇADO(GRATUITO)

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR!

E-book Gratuito
Como Criar Seu Negócio Online do Zero! Passo a Passo.

 

Este livro digital já foi baixado por mais de 1 milhão de pessoas. É o ponto de partida de centenas de histórias de sucesso na internet.
 
Nele você aprende em detalhes o que funciona hoje para ter seu negócio online, mesmo que você seja iniciante e não tenha conhecimento nenhum. 
100% livre de spam.

Você Leia também: também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário




Seja o primeiro a comentar!

UM ROBÔ QUE FAZ VENDAS PARA VOCÊ ENQUANTO DORME

NÃO SAIA SEM VER ISSO OU VOCÊ VAI PERDER A MAIOR OPORTUNIDADE DA SUA VIDA!!

AGORA VOCÊ PODE ALAVANCAR AS SUAS VENDAS OU COMEÇAR UM NEGÓCIO DO ZERO NA INTERNET

ATRAVÉS DE UM ROBÔ DE VENDAS QUE JÁ ESTÁ PRONTO PARA USAR

MESMO QUE VOCÊ NÃO TENHA UM PRODUTO.