7 Passos para Geração de Leads com o Facebook Ads

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

O Facebook é uma rede social muito popular, que possui um alcance mundial de quase 90% de pessoas com acesso à internet. No Brasil a plataforma possui mais de 120 milhões de usuários e muitos deles estão diariamente atentos às principais postagens. Por isso, aproveitando este alcance, muitas empresas investem em estratégias de geração de leads com o Facebook Ads.

Usar os anúncios do Facebook é uma ótima estratégia para ganhar novos leads qualificados. Contudo, para ter grandes resultados nesta empreitada, é preciso saber como investir com qualidade.

Então, para que você não desperdice dinheiro em estratégias que não trazem resultados, vamos te guiar ao sucesso, trazendo neste texto 7 passos para a geração de leads com o Facebook Ads. Confira com atenção este guia que preparamos para você!

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

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Como planejar sua campanha de geração de leads com o Facebook Ads?

Antes de começar a executar a sua campanha, é preciso entender como ela funcionará. Assim, você conseguirá destinar os recursos de forma sensata, para investimentos que realmente atinja o seu público alvo de forma estratégica.

Por isso, confira nossas 3 primeiras dicas, que falarão sobre o planejamento da sua campanha:

1. Planeje a campanha 

Antes de começar a mover os esforços da equipe para a campanha, pense: o que você estará oferecendo e para quem? Ter em mente o objetivo da sua campanha de Marketing Digital é importantíssimo para criar conteúdos que realmente impactem a sua audiência. O seu objetivo é gerar mais contatos para a venda? Então pense em qual tipo de conteúdo você pode oferecer que com certeza irá agradar seu público.

Reflita também sobre qual será a persona que verá estes anúncios. Qual a faixa etária? As categorias de interesses em comum? Qual a localização destas pessoas? Estas informações podem ser usadas para segmentar os seus anúncios e atingir pessoas que realmente teriam interesse em consumir produtos ou serviços da sua área de atuação.

Entender o seu público é crucial para ter sucesso em sua campanha, por isso, é uma etapa que não pode ser negligenciada.

 2. Determine o valor que deseja investir

O Facebook Ads é completamente maleável quanto aos valores que podem ser investidos nas campanhas e possui, ainda, um sistema em que você pode determinar um teto no valor dos seus investimentos. A diferença entre os valores está no alcance que a suas mídias terão. 

 

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3. Defina uma meta de marketing da campanha 

Para saber se a sua campanha gerou resultados é preciso estipular uma meta de marketing que seja mensurável. O Facebook Ads possui uma plataforma que favorece isso, mostrando claramente os resultados obtidos.

Vamos analisar aqui um exemplo de como estabelecer uma meta que realmente te ajude a medir seu sucesso na campanha:

“A empresa X pretende gerar o crescimento de 10% na geração de leads da página de informações do curso de Marketing Digital, em um período de 3 meses, com um custo por lead de no máximo R$ 30.”

Por que essa meta é adequada para medir os resultados da campanha?

  • Ela estipula uma meta de crescimento com números: 10% na geração de leads;
  • Mostra onde este resultado deve ser visualizado: na página de informações do curso;
  • Estipula um prazo: 3 meses;
  • Estipula o investimento: custo por lead de, no máximo, R$ 30.

Dessa forma, os profissionais envolvidos sabem o que devem esperar desta campanha e podem entender ao longo do processo se ela está caminhando de acordo com o esperado.

Como executar sua campanha na plataforma:

1. Utilize o Facebook Leads/ Lead Ads

Lead Ads é uma funcionalidade criada para a geração de leads com o Facebook Ads sem que o usuário precise sair da rede social para fazer sua conversão.

Em uma campanha comum, o usuário ao ser impactado pelo anúncio é redirecionado a uma landing page para fazer o preenchimento do formulário em troca de informações, produtos ou serviços. Já no Lead Ads, o Facebook acrescenta no formulário que está na própria plataforma algumas informações que a rede social dispõe e solicita confirmação deste preenchimento. Assim, o usuário, em poucos cliques pode converter sem precisar sair do Facebook.

Esta funcionalidade é muito eficaz, principalmente para usuários estão navegando via smartphone, em que o preenchimento de informações pode ser cansativo ou difícil. Isso melhora a experiência do usuário e ajuda muito a empresa a facilitar a conversão do lead.

2. Segmente os anúncios

No planejamento você pensou na persona de seus anúncios e agora é hora de colocar em prática. Ao criar o seu anúncio, a plataforma indica vários critérios para segmentações de público. Você pode segmentar seus anúncios baseados na faixa etária, localização, profissão e interesses diversos. Esta infinidade de escolhas é para que você faça a segmentação mais adequada possível, para que a pessoa que for impactada pela sua campanha seja o mais próximo possível de um cliente em potencial da sua marca.

Dessa forma seus investimentos na plataforma serão muito mais assertivos e sua conversão será melhor otimizada, com geração de leads com o Facebook Ads de qualidade, que estão realmente interessados no que a sua empresa tem a oferecer. 

3. Invista em imagens de qualidade para os anúncios

Reflita sobre o que você vê quando abre o seu feed de notícias nas redes sociais. São uma infinidade de fotos, vídeos, notícias, informações e anúncios. No Facebook do seu público é a mesma coisa: várias informações estão disputando espaço com os seus anúncios.

Por isso, invista em imagens que possuem qualidade e chame a atenção. Use sempre os tamanhos e recomendações indicadas pelo Facebook Ads para todas as suas mídias nas campanhas para que você atinja o máximo da performance que o seu investimento pode oferecer.  

4. Otimize sempre

Durante e após a finalização da campanha, analise seus dados e todo o seu processo. Reveja suas metas e entenda em quais partes você e sua equipe acertaram e onde podem otimizar para deixar a próxima campanha ainda mais assertiva da próxima vez. Este passo é essencial para promover uma melhoria contínua e ganhar resultados ainda melhores.

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