Gerenciador de Negócios x Gerenciador de Anúncios: Entenda a diferença

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Como a maioria dos empreendedores que estão começando, você provavelmente fica confuso(a) com a diferença entre o Gerenciador de Negócios (Business Manager) e o Gerenciador de Anúncios (Ads Manager). Aqui nós vamos te explicar a diferença entre eles e como você pode se beneficiar com cada um.

Facebook para empresas

A primeira coisa que você precisa saber é que ambas são ferramentas dentro do Facebook, para quem possui página de negócios dentro da plataforma, onde você pode criar campanhas e exibir anúncios dentro da própria rede social.

O Facebook é uma das plataformas mais eficientes do mercado em relação a anúncios. Além do amplo público que utiliza a rede, tem também o fato de que você pode criar suas campanhas em diferentes formatos e com inúmeras opções de segmentação, possibilitando um maior número de conversões.

O algoritmo do Facebook prioriza cada vez mais posts de páginas que investem em anúncios. Dessa forma, os posts orgânicos de empresas ganham pouca visibilidade na rede. Portanto, é muito importante que você tenha uma verba reservada para esse fim, e saiba como anunciar e impulsionar os anúncios do seu negócio na plataforma.

Gerenciador de Negócios

O nome já dá uma pista do que se trata a ferramenta. A sua principal funcionalidade é a gestão de praticamente tudo que abrange um negócio em relação aos produtos do Facebook, como: Páginas, contas do Instagram, contas de anúncio, análises de campanhas, entre outros. Ele foi desenvolvido pensando nas etapas de produção de uma campanha, como: planejamento, criação e gerenciamento e mensuração de resultados.

Ter um Gerenciador é muito importante para o proprietário do negócio, uma vez que ele garante a administração de suas páginas e contas, além de permitir a inclusão de uma agência contratada como parceira do negócio, para gerir publicações e acompanhar campanhas.

Os principais pontos que essa ferramenta possibilita são:

  • Criar e gerenciar vários produtos do Facebook em um só lugar, como: Páginas de empresas, contas do Instagram, lista de público ou catálogo de produtos
  • Controlar o acesso de usuários e permissões para todas as pessoas que trabalham com suas contas de anúncios, Páginas e aplicativos
  • Rastrear e acompanhar seus anúncios no Facebook e Instagram de forma eficiente, com visões gerais fáceis e visualizações detalhadas sobre seus gastos com anúncios e impressões

Resumindo, o Gerenciador de Negócios do Facebook, ou Business Manager como também é conhecido, foi desenvolvido para facilitar o trabalho de agências e empreendedores na hora de administrar e configurar diferentes perfis e contas de anúncio.

Dessa forma, esses profissionais podem gerenciar bibliotecas de mídia, criar publicações e anúncios pagos, e mensurar os resultados gerais das páginas.

Gerenciador de Anúncios

O Gerenciador de Anúncios, ou Ads Manager, está dentro do Gerenciador de Negócios e é onde você vai planejar, criar e divulgar suas campanhas de marketing no Facebook e Instagram. Nele você pode segmentar seu público alvo, aumentando assim a eficiência da sua estratégia.

Outro ponto é o acompanhamento do desempenho de cada anúncio criado e das campanhas, além de poder visualizar o orçamento pretendido ou destinado.

O Gerenciador de Anúncios disponibiliza 10 tipos de anúncios. São eles:

  • Alcance
  • Conversões
  • Envolvimento
  • Geração de cadastros (Lead ADS)
  • Instalações do app
  • Reconhecimento de marca
  • Tráfego
  • Vendas de catálogos de produtos
  • Visitas a estabelecimentos
  • Visualizações de vídeos

Você deve escolher o tipo de anúncio dependendo do objetivo e da estratégia de marketing criada por sua equipe ou agência.

Power Editor

Essa é mais uma opção para gerenciar as campanhas publicitárias da sua empresa. Embora ele seja muito semelhante ao Gerenciador de Anúncios, o Power Editor é uma versão superior, com mais e melhores recursos. Entretanto, o Power Editor possui um layout mais complexo do que o Gerenciador de Anúncios. Sendo assim, ele é mais indicado para agências e equipes de marketing.

Qual eu devo utilizar?

Tudo vai depender da sua necessidade e da quantidade de contas que você gerencia. Por exemplo, o Gerenciador de Anúncios pode ser utilizado por qualquer pessoa que queira anunciar, independente se ela cuida de uma ou mais contas, já que é nele que campanhas e anúncios serão criados. Portanto, se você gerencia apenas uma conta, o uso dessa ferramenta já é suficiente.

Já para agências ou equipes de marketing, que trabalham com várias contas ao mesmo tempo, essa ferramenta deve ser utilizada com o Gerenciador de Negócios. Ele funciona como uma “conta mãe”, onde é possível organizar e separar as informações de cada cliente, sem precisar fazer login toda vez que trocar de conta, pois todas são gerenciadas no mesmo lugar. Isso facilita muito o trabalho e o difere bastante da finalidade do Gerenciador de Anúncios.

Para concluir

Não existe uma ferramenta melhor, mas sim a que se ajustará melhor ao seu caso e necessidade, seja gerenciamento de dados ou anúncios. E, na maioria dos casos será necessário utilizar as duas em conjunto.

Você sabia a diferença entre os dois gerenciadores? Conta pra gente nos comentários

 

Me siga no meu Instagram @cristianpessoamkt e aproveite meus conteúdos por lá também! Tem sempre novidades e você pode se inspirar para crescer o seu Instagram e aumentar suas vendas!

Compartilhe o Aplicativo com os seus amigos para me ajudar a crescer cada vez mais e trazer conteúdos ainda melhores para você.

E-book Gratuito
Como Criar Seu Negócio Online do Zero! Passo a Passo.

 

Este livro digital já foi baixado por mais de 1 milhão de pessoas. É o ponto de partida de centenas de histórias de sucesso na internet.
 
Nele você aprende em detalhes o que funciona hoje para ter seu negócio online, mesmo que você seja iniciante e não tenha conhecimento nenhum. 
100% livre de spam.

Você Leia também: também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário




Seja o primeiro a comentar!

UM ROBÔ QUE FAZ VENDAS PARA VOCÊ ENQUANTO DORME

NÃO SAIA SEM VER ISSO OU VOCÊ VAI PERDER A MAIOR OPORTUNIDADE DA SUA VIDA!!

AGORA VOCÊ PODE ALAVANCAR AS SUAS VENDAS OU COMEÇAR UM NEGÓCIO DO ZERO NA INTERNET

ATRAVÉS DE UM ROBÔ DE VENDAS QUE JÁ ESTÁ PRONTO PARA USAR

MESMO QUE VOCÊ NÃO TENHA UM PRODUTO.