Passo a Passo de Como Fazer seu Primeiro Anuncio no Youtube Ads

Tempo de leitura: 12 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

O Youtube hoje é o segundo maior buscador do mundo, perdendo apenas para o Google. Quem quer trabalhar no Marketing Digital como afiliado pode escolher diversas outras formas de promover os produtos. Porém, é indispensável que se saiba o passo a passo de como fazer seu primeiro anúncio no Youtube.

Por que eu devo aprender a anunciar no Youtube

Conforme dito anteriormente: existem inúmeras formas de promover um produto na internet. Portanto você deve estar se perguntando: Por que devo aprender a anunciar no Youtube? Vamos ver alguns dados do Youtube Insights sobre o poder desta plataforma de vídeos.

  • 96% dos jovens de 18 a 35 anos acessam o YouTube
  • 63% dos consumidores de afinidades no YouTube dizem que não conseguiriam viver sem a plataforma
  • 87% concordam que é uma plataforma que permite o consumo de qualquer tipo de conteúdo, quando e onde quiser
  • Quem assiste a afinidades é 1,3 vez mais propenso a comprar alguma novidade
  • 50% dos usuários de afinidades curtem/avaliam um vídeo assim que assistem
  • 96% dos consumidores de afinidades no YouTube acessam a internet todos os dias, principalmente por meio do smartphone (82%) e do computador (66%)

Com estes números fica claro perceber a relevância do Youtube no mercado Digital.

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

Então se você quer fazer sua 1° venda, ou até mesmo fazer várias vendas por dia quase no automático, eu trouxe a solução que muitos “especialistas do Marketing” escondem de você!

Essa solução se chama Robô Afiliado!

Veja esse vídeo e clique no botão abaixo para ter a ferramenta que mais vende no Marketing Digital!

Sem brincadeira! Esse Robô me fez sair de zero vendas para faturar mais de 100 mil reais por mês em apenas 8 meses, e o melhor, no piloto automático!!

Tá esperando o que? Não deixe mais uma oportunidade passar direto por você!

Chegou a hora de mudar de vida e conquistar seus sonhos!!

 

Quais são os tipos de anúncios que posso promover no Youtube

O Youtube pertence ao Google desde 2006. Por este motivo, os modos de se anunciar são bem parecidos. Além disso, para anunciar no Youtube é preciso que você possua uma conta no Google ADS. Após criar a sua conta, é necessário que você altere sua conta no ADS para “campanhas de vídeo”

As formas de campanha dos anúncios no Youtube, são bem parecidos com os do Google. Podendo dividir-se em: rede de pesquisa e rede de display.

Vamos falar sobre cada uma destas formas.

1 – Campanha na rede de pesquisa

Funciona como no Google. Você compra as palavras chaves e quando um usuário pesquisa sobre aqueles termos, o seu vídeo aparece como resultado no youtube, seguido da informação de que é um anúncio.

Há também a opção de segmentar sua campanha por canais. Suponhamos que você comercialize um curso de vídeo aulas de como tocar violão. Portanto, neste caso, seria mais indicado que você segmentasse o anúncio no canal do Cifra Club, destinado a instrumentistas.

2 – Campanha na rede de display

Você pode escolher exibir o seu anúncio criado no Google na rede de display no Youtube. A rede display são milhares de sites e blogs que o Google tem parceria.

Vale ressaltar que este anúncio é para direcionar sua campanha para ser visualizada no Youtube, como mostra a imagem acima.

Mas caso você queira que, ao invés do seu site, apareça seu vídeo na rede de display, isso também é possível. Entretanto, será necessário que você crie seu vídeo, insira ele no Google ADS, e o coloque para aparecer na rede de display do Google.

Quais são os tipos de anúncio que o Youtube oferece

São diversos os objetivos que se pode alcançar fazendo um anúncio no Youtube. Pensando nisso, a plataforma de vídeos têm diversos tipos de anúncios. Cada um deles com suas características específicas e objetivos a serem alcançados. Vamos falar de cada um deles, e o que eles podem te entregar como resultado.

Anúncios Puláveis in-stream

São Aqueles anúncios que rodam antes mesmo do conteúdo do vídeo que foi buscado, durante o vídeo que ele está visualizando. Este tipo de anúncio deve ser bem breve e com o máximo de objetividade possível, isto porque o Youtube permite que ele tenha até trinta segundos de duração, em contrapartida, é permitido ao usuário que após os 5 primeiros segundos ele ignore o seu anúncio.

Por isso você deve trabalhar nesta modalidade com anúncios que tenham uma introdução arrebatadora. Começar o vídeo com uma vinheta, por exemplo, já é o necessário para que o usuário clique em ignorar seu anúncio antes mesmo de você começar a falar sobre o que se trata.

Estes anúncios podem vir somente com um vídeo e uma música de fundo, sem sequer ter um narrativa. A C&A, por exemplo, utiliza muito desta modalidade, ela produz anúncios somente com modelos vestidas com a coleção do período e uma música ao fundo.

Caso o seu anúncio precise de mais tempo de atenção do usuário, aprenda técnicas de persuasão que sejam capazes de chamar a atenção do seu público alvo desde o primeiro segundo.

Exibição deste formato de anúncio

Quem opta por anunciar em in stream pulável, pode ter seu anúncio veiculado tanto nas páginas de exibição do Youtube, quanto nos vídeos de sites que tenham parceria com o Google. Ele também pode aparecer em aplicativos que integram a Rede de Display.

Formato de cobrança para este anúncio

Este formato pode ser tarifado tanto como CPV (custo por visualização), quanto por CPM (custo por mil). O tipo de cobrança CPV, se dá somente quando o usuário visualiza o seu vídeo por 30 segundos, ou tem algum tipo de interação com ele. Vale lembrar que se o seu vídeo tem menos de 30 segundos, ele será tarifado quando o usuário assistir a ele todo, ou interagir de alguma forma com ele.

Objetivos que podem ser alcançados

  • Captação de Leads.
  • Geração de tráfego.
  • Aumentar a visibilidade da marca.

Anúncios não puláveis in-stream

São anúncios de no máximo 15 segundos que são exibidos antes, durante ou depois do vídeo que o usuário buscou no Youtube. Entretanto, os usuários não têm a opção de “pular anúncio”. Por este motivo, este anúncio deve ter um conteúdo mais leve, porém objetivo.

Ao escolher este formato, pense que o usuário terá que vê-lo até o fim. Portanto, imagine que você está assistindo o seu anúncio. Ele é chato? se tem música ao fundo, ela é irritante? O meu objetivo ficou claro?

Estas são perguntas que você deve se fazer antes de apostar neste formato. Como toda visualização é obrigatória, se ele for denso demais pode acabar por gerar um efeito contrário: ou seja, é possível que seu cliente fique irritado com a sua marca.

Exibição deste formato de anúncio

Quem opta por anunciar em in stream não pulável, pode ter seu anúncio veiculado tanto nas páginas de exibição do Youtube, quanto nos vídeos de sites que tenham pareceria com o Google. Ele também pode aparecer em aplicativos que integram a Rede de Display.

Formato de cobrança para este anúncio

A forma de tarifação sempre será em CPM. Portanto, você será cobrado a cada mil pessoas alcançadas pelo seu anúncio. Como a visualização é obrigatória, uma cobrança por CPV não faria sentido, uma vez que todas as pessoas assistirão obrigatoriamente todo o conteúdo.

Objetivos que podem ser alcançados

  • Aumentar a visibilidade da sua marca.
  • Trabalhar o Branding da marca.

Anúncios Discovery

Em inglês discovery significa descoberta. E é nisto que este formato de anúncio se apóia. Ele promove vídeos em locais que são considerados de “descoberta”. Por isso, seu vídeo sempre vai ser posicionado como resultados da pesquisa do usuário. Também aparece ao lado de vídeos relacionados e na página inicial do youtube, porém, este último, só para celulares.

Na imagem acima podemos ver um anúncio da modalidade discovery. Posicionado no topo da página inicial do Youtube. Somente para celulares.

Formato de cobrança para este anúncio

Para os anúncios Discovery, a forma de tarifação sempre será CPV, ou seja, você só será cobrado quando o usuário optar por visualizar seu vídeo.

Objetivos que podem ser alcançados

  • Aumentar a visibilidade da marca
  • Promoção de produtos e serviços sem ser invasivo.

Anúncios Bumper

Os Anúncios Bumper, são formatos de anúncio que possuem 6 segundos de duração e não podem ser pulados. Como este anúncio é bem curto, e o usuário não pode pulá-lo, é necessário que você deixe bem claro o objetivo que você pretende com aquele vídeo, desde o primeiro segundo.

A principal diferença dos Anúncios Bumper, para os não puláveis in stream, é que os anúncios bumper possuem no máximo 6 segundos, enquanto os anúncios não puláveis in stream, podem possuir até 15 segundos.

Formato de cobrança para este anúncio

Os anúncios bumper, são sempre tarifados na modalidade CPM. Ou seja, você pagará determinado valor a cada mil pessoas que forem alcançadas pelo seu vídeo.

Objetivos que podem ser alcançados

  • Aumento do alcance da marca.
  • Reconhecimento da marca.

Anúncios out-stream

Anúncios out-stream, são anúncios que foram desenvolvidos pelo Youtube exclusivamente para dispositivos móveis. Eles são exibidos somente na Rede de Display do Google, ou seja, sites parceiros e também aplicativos. Vale ressaltar que os out-stream não serão veiculados no Youtube.

Segundo o próprio Google, esta foi uma forma de gerar anúncios com um custo benefício mais atrativo para os anunciantes, uma vez que é capaz de ter um alcance considerável, com um orçamento relativamente baixo.

Você já deve ter entrado em algum site e visto um banner com um vídeo passando, porém, sem áudio. Para que você ouça e visualize este anúncio com qualidade, é necessário que você ative o som dele. Estes são os Bumper’s.

Formato de cobrança para este anúncio

Os anúncios out-stream, são sempre tarifados na modalidade CPM. Ou seja, você pagará determinado valor a cada mil pessoas que forem alcançadas pelo seu vídeo.Porém, a cobrança só é gerada quando o usuário visualiza seu anúncio por dois segundos ou mais.

Objetivos que podem ser alcançados

  • Aumentar a visibilidade da marca.
  • Promover produtos.
  • Criar identificação com a marca.

Quais os erros que não devo cometer ao anunciar no Youtube

Má qualidade do vídeo

Como todos sabemos, o Youtube só permite anúncios em vídeo. Todos nós hoje possuímos smartphones que têm câmeras capazes de gravar vídeos com uma qualidade relativamente boa.

Entretanto, é preciso que você crie suas campanhas em vídeo com uma qualidade que irá agradar o seu público. Antes de colocar o seu vídeo no ar, assista ele e pense como seu cliente; você gostaria de ver aquele vídeo? Ele está com uma qualidade bacana?

Vale lembrar que as formas de cobrança do Youtube são CPV e CPM,Custo por Visualização e Custo por Mil pessoas atingidas, respectivamente. Porém se seu vídeo não agrada, você será cobrado da mesma forma nas duas modalidades. O resultado de campanhas no Youtube depende obrigatoriamente de um material de qualidade.

O próprio Youtube recomenda que se utilize somente vídeos gravados no formato quadrado e na posição vertical. Vídeos fora destes parâmetros comprometeriam a visualização dos usuários de smartphones, no entanto, você seria cobrado da mesma forma se ele visualizasse, fosse impactado ou interagisse.

Mensagem confusa

Não adianta nada você ter um dos melhores vídeos já produzidos pela humanidade, se no entanto, seu vídeo não tiver uma mensagem clara. Por isso, procure primeiramente estabelecer a sua persona, depois adeque o seu conteúdo para a forma de linguagem mais adequada para ela.

Para vender algum produto voltado para médicos, por exemplo, você poderia falar que ele diminui o desgaste da patela. Mas, se esse produto é sobre qualidade de vida e vendido a idosos, o mais adequado seria dizer que ele evita dores no joelho.

Percebe como palavras que são sinônimos podem causar uma diferença enorme no resultado do seu anúncio?

Estude sobre os efeitos das cores

O cérebro humano tende a reagir instintivamente sobre os estímulos causados pelas cores. Um anúncio que promete entregar melhor desempenho sexual, deve conter tonalidades de laranja e vermelho. Já um anúncio que promete entregar relaxamento e tranquilidade, deve utilizar como cores predominantes o roxo e o azul.

Conclusões Finais

O Youtube é a segunda maior fonte de pesquisa do mundo, perdendo justamente para o Google. Portanto, os anúncios nesta plataforma de vídeo têm uma grande relevância no marketing digital.

Entretanto, é necessário que você avalie qual o propósito do seu produto, serviço, ou mesmo sua marca. Qualquer tipo de anúncio no Youtube pode gerar resultado, porém, é necessário que antes de você iniciar, pense qual o objetivo que você quer alcançar. Depois que tiver esta resposta, pense no que você têm a oferecer.

Por ser uma plataforma de vídeo, com anúncios permitidos somente neste formato de mídia, o Youtube têm um apelo extremamente visual. Sendo sim, ele é mais aconselhado para quem utiliza muito da imagem se a sua intenção for promover produtos.

Vale lembrar que o Youtube muda suas políticas de publicidade e os formatos de anúncios frequentemente. Por isso, este post têm a intenção de te informar os passos que você deve seguir para ter campanhas e anúncios de sucesso. Por outro lado, é preciso “colocar a mão na massa”, não há tutorial na internet que ensine a anunciar no Youtube e tenha validade permanente.

Por isso, comece agora acessando o Youtube ADS, mas antes disso, dê uma passada nos comentários e nos diga o que achou deste post.

Gostou desse artigo? Eu faço de tudo para manter esse aplicativo sempre atualizado e gratuito com muito mais conteúdo que muitos cursos pagos! Então se acha que estou te ajudando de alguma forma com este aplicativo, me ajude a continuar CLICANDO NAS PROPAGANDAS, AVALIANDO COM 5 ESTRELAS NA PLAY STORE e COMPARTILHANDO NOS GRUPOS E REDES SOCIAIS para me ajudar a crescer cada vez mais e trazer conteúdos ainda melhores para você.

E se você quer saber como eu aprendi a fazer vendas todos os dias no conforto da minha casa, CLIQUE AQUI e assista ao vídeo que transformou minha vida e me fez ter a liberdade de viajar quando eu quiser, ajudar os meus pais e principalmente, realizar meus sonhos!.

E qualquer dúvida, basta me perguntar no meu WhatsApp clicando no botão abaixo!

E-book Gratuito
Como Criar Seu Negócio Online do Zero! Passo a Passo.

 

Este livro digital já foi baixado por mais de 1 milhão de pessoas. É o ponto de partida de centenas de histórias de sucesso na internet.
 
Nele você aprende em detalhes o que funciona hoje para ter seu negócio online, mesmo que você seja iniciante e não tenha conhecimento nenhum. 
100% livre de spam.

Você Leia também: também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário




Seja o primeiro a comentar!

UM ROBÔ QUE FAZ VENDAS PARA VOCÊ ENQUANTO DORME

NÃO SAIA SEM VER ISSO OU VOCÊ VAI PERDER A MAIOR OPORTUNIDADE DA SUA VIDA!!

AGORA VOCÊ PODE ALAVANCAR AS SUAS VENDAS OU COMEÇAR UM NEGÓCIO DO ZERO NA INTERNET

ATRAVÉS DE UM ROBÔ DE VENDAS QUE JÁ ESTÁ PRONTO PARA USAR

MESMO QUE VOCÊ NÃO TENHA UM PRODUTO.