Qual a Melhor Maneira de Usar o Facebook Business?

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Também conhecido como Gerenciador de Negócios, o facebook business é uma ferramenta essencial para os negócios que queiram alcançar novos públicos, aumentar sua presença digital e divulgar seus produtos.

Além disso, o Facebook Business é muito poderoso e permite que você alcance a pessoa certa para que ela se interesse pelo seu produto ou serviço. Mas se usado da forma errada, pode gerar gastos sem obter resultados satisfatórios. Por isso, preparamos este post falando sobre boas práticas na hora de usar a ferramenta.

  1. O que é o Facebook Business

O Gerenciador de Negócios é uma plataforma que permite a criação de anúncios (mídias pagas) e o compartilhamento dos ativos da empresa entre os funcionários.

Com o Gerenciador de Negócios você pode:

  • Criar e gerenciar vários ativos: página do Facebook, conta do Instagram, lista de público, catálogo de produto;
  • Controlar acesso de usuários: permite que toda a sua equipe possa trabalhar nos ativos sem a necessidade de compartilhar senhas;
  • Rastrear seus anúncios: ter visão detalhada dos gastos e dos resultados, com acesso a muitas métricas de performance dos anúncios.

Desta forma, toda a estratégia de Marketing do seu negócio pode ficar centralizada nesta ferramenta.

  1. Quais as vantagens de usar o Facebook Business

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Presença Digital

Quem já tentou ter uma presença digital forte sabe que não é fácil manter o engajamento em redes como Facebook e Instagram. Muitas vezes o alcance das postagens é limitado e não atinge todo o público em potencial. Por isso o Gerenciador de Anúncios é tão poderoso: ele permite que você alcance milhões de pessoas.

Segmentações de público

A ferramenta permite que você faça segmentações específicas dos seus públicos. Estas segmentações podem ser baseadas em localização, dados demográficos, interesses, e também em listas de clientes. Isso quer dizer que seus anúncios irão aparecer somente para as pessoas que potencialmente irão se interessar pelo seu negócio.

Dados

Ao começar a anunciar, você terá acesso a muitas informações sobre o seu público. O Gerenciador de Negócios apresenta relatórios de performance das campanhas que te auxiliarão a criar estratégias cada vez mais eficazes para conseguir mais clientes.

Pixel

O Pixel é um código gerado pelo Gerenciador de Negócios que você pode instalar em seu site e monitorar o comportamento dos usuários. Com ele você consegue acompanhar as páginas que o usuário viu, botões que ele clicou, formulários que preencheu, compras que iniciou, entre muitas outras ações. Com estas informações você poderá criar públicos mais assertivos para as suas campanhas de anúncio.

  1. Do que você precisa para usar o Facebook Business

Antes de começar a anunciar, é necessário se preparar. Por isso separamos alguns passos importantes:

Criação das contas do Facebook

Primeiramente, você precisará de um perfil pessoal do Facebook. Em seguida, criar uma página do seu negócio e também uma conta comercial do instagram. Dependendo do seu modelo de negócio e de anúncios, um número de Whatsapp Business também pode ser útil. Com todas estas contas em mãos, você pode criar sua conta no Facebook Business e vincular todos estes ativos por lá.

Identidade visual

Separe um tempo para escolher as cores da sua marca, logo, foto de perfil e capas. Use também estes padrões em suas postagens. Ter uma identidade visual bem definida irá transmitir o profissionalismo necessário para o sucesso do seu negócio.

Conteúdo dos anúncios

Postagens de anúncio são diferentes das postagens normais das redes sociais. Faça imagens com pouco texto (no máximo 20% da área), uma headline chamativa, uma foto pertinente, e uma frase de chamada para ação.

Acompanhando a imagem, você precisará também pensar em um texto para o seu anúncio. Este texto deve ser objetivo, instigante, e terminar com uma chamada para ação.

O Facebook Business permite que seu anúncio seja veiculado em todas as suas plataformas, o que inclui: feed do facebook, feed do instagram, stories, reels… contudo, é recomendável criar imagens com tamanhos diferentes para se adaptar a todos os formatos.

  1. Quais os maiores desafios na hora de usar o Facebook Business

O Gerenciador de Negócios não é uma ferramenta simples de usar. Então a seguir vamos dar algumas dicas para você não errar quando for começar a anunciar.

Familiarizar-se com a ferramenta

A plataforma tem muitas opções, configurações e passos até que você publique seu anúncio. Por isso é importante ler os artigos da central de ajuda do Facebook, onde tem o passo a passo desde a criação da conta até a publicação das campanhas.

Escolher os públicos

No momento de criação de um conjunto de anúncios, você terá que escolher para qual público seus anúncios serão exibidos. Este é um passo essencial para o sucesso da sua campanha.

Se você já tem uma lista de clientes, pode criar um público semelhante a estes clientes. Esta é uma das melhores formas de alcançar novos clientes em potencial.

Se você não tem uma lista de clientes, pode criar um público de engajados nas suas redes sociais, e também públicos semelhantes a estes engajados. Esta é uma boa opção para quem está começando.

Se você ainda não tem engajamento nas redes sociais, pode segmentar o público por afinidade e características demográficas.

Não violar as políticas do Facebook

Se você violar as políticas, pode ter sua conta no Gerenciador de Anúncios bloqueada. É muito importante ler e seguir à risca essas regras. Você pode encontrá-las no link a seguir: https://www.facebook.com/policies/ads/

Se você ainda não usa o Facebook Business, não será uma tarefa simples começar. No entanto será um passo fundamental para aumentar o alcance do seu negócio na internet, o engajamento, e atingir novos públicos.

 

 

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