Bundling: o que é e como usar para vender mais produtos?

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Bundling: o que é e como usar para vender mais produtos?

A rotina cada vez mais atarefada das pessoas demanda soluções práticas e inteligentes. O bundling surge então como uma maneira para agilizar as compras dos clientes. Ao mesmo tempo, ele promove vendas de maior valor para quem atua como Creator.

Além disso, o bundle pode ser organizado de formas distintas, considerando diferentes estratégias e preferências do público. Com a prática, você consegue adaptar sua abordagem a diferentes tipos de campanhas e objetivos.

Para saber como implementar o bundling e aproveitar suas vantagens, continue a leitura e aprenda a usá-lo para gerar mais vendas!

 

Afinal, o que é bundling?

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Bundling é uma tática comercial que envolve a combinação de produtos ou serviços diferentes em um único pacote. A estratégia, que em português significa “agrupamento”, busca aumentar o valor percebido pelo cliente e, como consequência, o ticket médio da transação.

Ao aplicar o bundle em infoprodutos, por exemplo, é possível criar ofertas atrativas que incluam o produto principal somado a materiais bônus, como cursos, e-books, webinars ou consultorias. A ação pode influenciar a decisão do cliente, visto que ele recebe mais benefícios por um preço geralmente mais vantajoso.

Quais são os tipos de bundle?

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Apesar de o conceito geral ser o mesmo, existem abordagens diversificadas do bundling. Desse modo, é mais fácil identificar aquela que está mais alinhada às suas estratégias de negócio e expectativas.

Confira os principais tipos de agrupamento!

Tradicional 

O bundle tradicional envolve a venda de produtos como um pacote fixo, sem a possibilidade de alteração da oferta. Por exemplo, uma loja esportiva pode oferecer um kit com três bolas de tênis, não permitindo a mudança do número de itens do conjunto.

Flexível 

No modelo flexível, os clientes têm a liberdade de personalizar o pacote, adicionando ou trocando itens conforme as suas preferências. A tática pode ser eficaz, entre outros exemplos, para pet shops nos quais os clientes criam os seus próprios combos de brinquedos para animais.

Produtos iguais 

O bundling de produtos iguais envolve a criação de kits com múltiplas unidades de um mesmo item, como o nome sugere. A modalidade é útil para vender no atacado ou reduzir o estoque de mercadorias específicas.

Produtos relacionados

No bundle de produtos relacionados, itens semelhantes são agrupados em um só pacote, proporcionando comodidade aos clientes. Um exemplo é uma oferta que inclui um smartphone, fones de ouvido e uma capa protetora.

Produtos complementares 

O modelo de agrupamento complementar combina produtos que são frequentemente usados juntos. Por exemplo, um combo que inclui a câmera, uma lente extra e um tripé estimula o cliente a comprar todos os itens de uma só vez.

Assinatura 

Já o bundling por assinatura oferece uma variedade de itens aos clientes de forma regular — seja personalizada, fixa ou surpresa. O formato é comum para envio de produtos ou serviços selecionados pela marca.

Vale ressaltar que é possível adaptar as estratégias de acordo com seu mercado e público-alvo. Portanto, você consegue gerar real valor para os clientes, potencializando as vendas.

Qual a diferença entre bundling e venda casada?

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Antes de prosseguir com o conteúdo, é preciso compreender que bundle e venda casada não são o mesmo. Até aqui, você conferiu que a tática comercial de agrupamento envolve a combinação de produtos ou serviços em um único combo.

A venda casada, por sua vez, é o ato de comercializar um produto ou serviço obrigatoriamente atrelado a outra aquisição. Ou seja, o cliente só pode levar um se comprar o outro. A prática é considerada abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Dessa forma, ao pensar em executar o bundle, esteja atento para não obrigar o comprador a levar outro item. Em vez disso, é fundamental que as pessoas possam comprar os produtos ou contratar os serviços de modo independente, mesmo que com preço maior. Assim, você manterá a ética e a legalidade da tática.

Quais as vantagens da estratégia para o negócio?

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Independentemente do tipo, o bundling pode oferecer diversos benefícios para os negócios e para os Creators. Em primeiro lugar, ela é capaz de aumentar as vendas. A combinação de produtos ou serviços em um pacote atrativo também incentiva o aumento do valor do pedido, como você viu.

Além disso, o bundling é capaz de fortalecer o posicionamento da sua marca. Criar pacotes que atendam a diferentes necessidades dos clientes demonstra que você realmente compreende o seu público e mercado.

Desse modo, a dedicação em oferecer soluções completas e relevantes é validada, fortalecendo a sua reputação no mercado. A percepção positiva pode levar a maior fidelização dos clientes e ao aumento do reconhecimento da marca no médio e longo prazo.

No caso dos produtos físicos, há a otimização da gestão de estoque. Aqui, o bundling possibilita direcionar a demanda para mercadorias de rotatividade mais lenta. Produtos menos populares podem ser incluídos em kits com campeões de venda, aumentando as chances de comercialização dos itens de menor giro.

O resultado é a potencial redução de excesso de estoque, maximização da eficiência dos recursos e diminuição de potenciais perdas financeiras associadas a produtos parados. Portanto, o bundle colabora para otimizar a gestão.

Como implementar o bundling para vender mais?

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Gostou da tática e está pensando em colocá-la em prática em seu negócio? Pois saiba que a implementação envolve algumas etapas e requer uma compreensão sólida do público-alvo e de suas necessidades.

Também é preciso escolher com cuidado o que fará parte do kit, pois é isso que ajudará a criar uma oferta irresistível. Considerando essas questões, veja alguns passos essenciais para adotar a estratégia com sucesso:

  • identifique produtos disponíveis que tenham relação entre si, baixo giro ou que possam formar bons conjuntos;
  • em seguida, crie pacotes atraentes que agreguem valor para o cliente, considerando as suas necessidades, dores e desejos;
  • ofereça benefícios como descontos ao comprar o bundle em comparação com a compra separada; 
  • divulgue os pacotes em seus canais de marketing, destacando as vantagens e economias;
  • certifique-se de comunicar claramente os benefícios para o cliente, como conveniência e economia de tempo;
  • depois acompanhe o desempenho dos pacotes, analisando as taxas de conversão e o feedback dos clientes;
  • com base nessas informações coletadas, ajuste seus pacotes para otimizar o resultado.

Ao seguir esses passos, você poderá implementar o bundling em sua atuação como Creator. A identificação de produtos, criação de pacotes atrativos, promoção eficaz e monitoramento contínuo ajudarão a garantir resultados positivos à sua estratégia de vendas.

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