Se você ainda não sabe como os anúncios no Pinterest funcionam e quer entender se eles realmente ajudam a sua empresa, basta continuar lendo aqui!
Entendendo o Pinterest
Apesar de haver milhões de usuários do Pinterest, a verdade é que esta não é uma rede social tão conhecida quanto as outras.
Como consequência, há bastante gente que não domina o funcionamento do Pinterest, ignorando o que podem achar nele e até qual é o seu alcance.
Para começar, o Pinterest é um tipo de rede social que se baseia majoritariamente em fotos, havendo pouco espaço para escrita. Além disso, ele costuma levar os seus usuários para outros sites ou outras redes sociais.
É por causa disso que muitos empreendedores recorrem às imagens colocadas no Pinterest para fazer seu trabalho ser mais conhecido.
Vale dizer que existe um vocabulário especial para falar dessa rede social: quem é usuário recebe o nome de “pinador”, enquanto as suas postagens são chamadas de “pins”.
Quem são os pinadores?
Com relação às pessoas físicas, é comum que esses pinadores só queiram ver imagens que possam servir de inspiração. Um exemplo é quem está procurando por customização de alguma roupa, por sugestões para decorar um cômodo, etc.
Por outro lado, existem outros pinadores, que são aqueles que criam os conteúdos do Pinterest. Pode ser um influenciador, pode ser empreendedor ou até uma empresa maior que queira mostrar seus produtos.
Qual é a estrutura do Pinterest?
Para se entender como anunciar no Pinterest, é interessante aprender mais sobre a estrutura dessa rede social. Para começar, ela tem uma espécie de explorar, onde se pode achar os pins de perfis que têm maior destaque.
Se algum perfil for interessante aos pinadores, é só seguir para que todos os outros pins possam ser vistos. Como se pode notar, a estrutura é parecida com a de outras redes sociais.
Além disso, desde 2014, os pinadores podem mandar mensagens privadas, o que proporciona uma forma eficiente de falar uns com os outros.
Além do Explorar, os usuários do Pinterest também têm um tipo de feed de notícias, onde eles podem ver os pins de quem decidiram seguir.
Uma vez que essa rede social se assemelha bastante às outras, é claro que ter bastante “pinadores” é algo que faz a diferença para qualquer perfil dessa plataforma.
Como funciona o sistema de anúncios no Pinterest
Os perfis podem criar anúncios para mostrar os seus serviços ou para, usando fotos, levar as pessoas até o seu próprio site.
Por exemplo: se uma empresa de decoração de interiores coloca as fotos dos seus projetos no Pinterest, quem acessa esse pin pode ser remanejado para o blog onde as imagens estão originalmente.
Não há dúvida de que as pessoas que seguem os perfis veem todos os pins que são postados, mas e como se organiza o Explorar do Pinterest?
De que forma essa rede determina as postagens que estarão no Explorar? Seria apenas por algoritmo, como no caso do Instagram?
Na realidade, o Pinterest tem uma forma bem inovadora de estabelecer quais são os pins que vão para o Explorar dessa rede social: um leilão.
Dessa forma, as pessoas que querem que o seu pin vá para o Explorar precisam dar um lance e, conforme o seu valor e a quantidade de outros lances, elas podem ser bem-sucedidas.
Como se vê, diferente de outras redes sociais, é importante que os pinadores estejam dispostos a pagar para que haja destaque para seu pin.
Já no caso do Instagram, por exemplo, usar algoritmos é o mais indicado para que se consiga colocar a publicação em evidência, sem haver a necessidade de pagar.
E o que fazer para anunciar no Pinterest?
O primeiro passo para que se anuncie nessa rede é criar uma conta, um processo bastante básico. Além disso, somente as contas do tipo Business são liberadas para a criação de anúncios, devendo-se fazer a conversão.
A seguir, serão explicados todos os momentos da criação de um anúncio por meio do Pinterest:
1. Criação da conta Business
Basta ir ao menu do perfil para encontrar a conversão e, desse modo, ter acesso a todas as ferramentas que o Pinterest proporciona, inclusive a criação de anúncios.
2. Patrocinar o pin
Uma vez que se está no perfil, deve-se abrir a publicação que se deseja colocar no anúncio; esta publicação será patrocinada e é interessante dizer que a plataforma não permite isso para qualquer pin.
3. Determinar a URL final
A URL final ou de destino é aquele site para o qual o pin vai encaminhar o internauta. Assim, é preciso que se especifique o que o internauta vai acessar ao ver aquela foto por meio dessa URL de destino.
4. Orçamento diário
Essa é a parte que costuma fazer com que as pessoas sintam mais dúvidas: o que é o orçamento diário para anunciar pelo Pinterest?
Isso vai depender bastante da duração do anúncio e da quantidade de pinadores que se espera atingir, lembrando que o ideal é que esse anúncio tenha o máximo de alcance que for possível.
5. Estipular a duração
Quem faz um anúncio no Pinterest tem duas opções: determinar por quantos dias esse anúncio estará ativo ou optar pela veiculação contínua. Isso quer dizer que, o tempo todo, esse anúncio vai levar a uma URL de destino.
6. Determinar o público
Assim como acontece em outras redes sociais, quem usa o Pinterest para anúncios também consegue estabelecer a quem ele vai se destinar.
É importante que esses pinadores a serem atingidos sejam determinados de acordo com o público-alvo que essa empresa ou empreendedor escolheu.
Por exemplo: uma empresa de cosméticos que decida ter um perfil no Pinterest pode estabelecer que seus anúncios cheguem apenas às mulheres com mais de 18 anos de determinado Estado.
7. Patrocinar
Uma vez que todos esses detalhes estão prontos, basta ir até o botão de “Patrocinar” para que o anúncio no Pinterest esteja pronto.
Como funcionam os lances
Não basta que os anúncios no Pinterest sejam criados porque não existe nenhum tipo de garantia de que eles estarão no Explorar dos pinadores.
Por isso, deve-se aprender mais com relação aos leilões, que são o que vai proporcionar esse destaque tão necessário para quem usa essa plataforma.
Com relação ao mínimo que se precisa gastar para fazer um leilão, a resposta é R$ 6. No entanto, quanto mais se quer aumentar as probabilidades de estar no Explorar, maiores devem ser os leilões.
Cabe dizer que o pinador que faz o anúncio pode optar pelo leilão em massa, que é quando se faz lances para vários anúncios de uma vez. Mesmo sendo mais caro, isso gera maiores probabilidades de que uma delas chegue ao Explorar.
Para fazer tudo isso, é preciso ir até o Gerenciador de Anúncios, que está na parte de configurações do perfil Business.
Diferentes formas de anunciar no Pinterest
Normalmente, as pessoas pensam em fotos quando se trata do Pinterest, mas a verdade é que existem outras formas de anúncios que se pode explorar.
A seguir, algumas das diferentes modalidades que os pinadores podem escolher quando se trata em anunciar usando o Pinterest:
1. Vídeos
De forma geral, esses vídeos contêm áudio, mas ele não é reproduzido de maneira automática: diferente disso, ele só pode ser ouvido quando o pinador o deseja e clica no botão indicado.
É por isso que os áudios não devem ser parte determinante do anúncio e sim um complemento. Desse modo, o usuário vai entender o anúncio mesmo que ele não ouça o áudio.
Outro ponto importante sobre a publicidade na forma de vídeo é que ela deve ter até 15 segundos. Isso porque o Pinterest não aprova os vídeos que são maiores.
2. Shopping
Provavelmente, qualquer um que já tenha ido até a aba Shopping no Google vai entender bem esse tipo de publicação no Pinterest.
Isso porque o objetivo é o mesmo: que os pinadores encontrem de forma facilitada a forma de comprar aquele produto.
O produto tem de ser marcado e é só colocar a URL de destino para o e-commerce; assim, o visitante consegue efetuar sua compra.
Basta pensar em um e-commerce de sapatos: uma foto do sapato em questão tem de ser colocada no Pinterest e, assim, aumentar a chance de compra.
3. Estático
Para quem não faz ideia do que seja um anúncio estático, ele nada mais é do que um anúncio baseado somente em foto.
Entretanto, é necessário que essa foto seja chamativa o suficiente para que as pessoas que cheguem a esse anúncio estático fiquem interessadas e queiram ir para a URL final.
4. Carrossel
Bem semelhante ao Instagram, a ideia dessa publicação no Pinterest é mostrar, por exemplo, os resultados comparativos de um produto.
Afinal, o carrossel consegue comportar um número bem alto de fotos que trazem o visitante a uma linha de raciocínio.
Normalmente, o carrossel é bem indicado quando se quer explicar algo aos pinadores, quando se deseja mostrar opções de variação de um produto e quando se deseja fazer comparações.
5. Coleção
Essa é uma publicação bem parecida com o carrossel, mas com uma capacidade de quatro fotos apenas.
A ideia é que uma dessas imagens fique em destaque e que as outras três fiquem em miniaturas embaixo dela, complementando a informação.
Por exemplo: quando se anuncia uma peça de roupa, uma delas pode ficar na foto principal e as outras três podem ser a mesma peça, mas com combinações diferentes. Também se pode ter diferentes opções de cores representadas em cada uma das miniaturas.
Cabe ressaltar que os pinadores que tiverem contato com uma coleção podem abrir cada uma das miniaturas para ver com mais detalhe a foto.
Benefícios de se fazer o anúncio usando o Pinterest
Com todo o exposto, não ficam dúvidas de que o Pinterest é uma rede mais ampla do que a maioria das pessoas pode achar.
Devido a isso, existem importantes benefícios para se usar essa plataforma na hora de fazer um anúncio e, dentre eles, pode-se mencionar:
1. Marca mais reconhecida
A quantidade de usuários que estão indo para o Pinterest é bem grande e, quando uma empresa usa os recursos dessa rede social com sabedoria, ela se torna mais conhecida.
Uma vez que o Pinterest é usado da maneira correta, aumentam as chances de conseguir que a marca tenha um reconhecimento mais amplo e, com isso, haja uma procura maior pelos seus produtos.
2. Mais acesso à URL de destino
Sem dúvida, as empresas que estão presentes no Pinterest têm interesse que mais pessoas cheguem à URL de destino e isso acontece mesmo.
Empreendedores que estão com o seu e-commerce parado, por exemplo, precisam considerar os anúncios no Pinterest para conseguir que essa URL de destino (no caso, o e-commerce) receba muito mais acessos.
3. Negócios fechados
Há pinadores que, mesmo que não consumam nada em um primeiro momento, acabam acompanhando aquela empresa e decidindo se tornar um cliente.
É claro que existem outros milhões de perfis no Pinterest e, para ter um destaque, é interessante não apenas o leilão, mas uma boa estrutura de pins.
Para uma identidade visual e mesmo um cronograma de pins publicados, vale a pena contar com um social media!
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