As redes sociais podem ser ambientes interessantes para quem deseja vender — como é o caso dos afiliados. No entanto, não basta publicar os produtos e esperar os resultados. Para aproveitar as ferramentas de modo mais estratégico, vale usar o funil de vendas no Instagram, por exemplo.
Por meio dele, você consegue direcionar seus esforços e pode aumentar os resultados obtidos com as estratégias de marketing. Por isso, vale a pena entender como esse recurso funciona e como colocá-lo em prática.
Na sequência, descubra como criar um funil de vendas no Instagram e aproveite os benefícios dessa ferramenta!
O que é um funil de vendas?
O funil de vendas é uma ferramenta muito utilizada, em especial, no marketing digital. Ele divide o público conforme o seu nível de preparo para tomar uma decisão de compra. Quanto mais próxima do fundo do funil uma pessoa estiver, mais preparada para fechar negócio ela estará.
Nesse sentido, o funil de vendas se divide em três partes principais. Veja quais são elas!
Topo de funil (ToFu)
É a área que concentra o maior número de pessoas, incluindo muitos indivíduos que não estão preparados para fechar negócio.
Nessa fase, estão as pessoas que ainda não sabem que têm um problema ou necessidade, mas que se deparam com uma determinada empresa ou produto. Elas também podem estar em busca de informações específicas para responder uma dúvida, por exemplo.
Meio de funil (MoFu)
Inclui as pessoas que já identificaram que têm um problema ou uma necessidade e estão em busca da solução. São pessoas mais preparadas e próximas da compra do que os indivíduos que estão no topo do funil, mas ainda não estão prontas para fechar a venda.
Fundo do funil (BoFu)
Compreende quem tem uma necessidade ou problema, já sabe como resolver a situação e está em busca do melhor produto ou serviço. Aqui, as pessoas estão mais próximas da compra e preparadas para tomar uma decisão. Porém, há um número menor de usuários nesse nível do funil.
Qual é a importância de um funil para vender no Instagram?
Como você viu, o funil de vendas é uma ferramenta essencial para dividir o seu público de acordo com a preparação para realizar uma compra. Ao vender no Instagram, usar esse funil envolve criar conteúdo adequado a cada uma das fases de preparação do seu público.
Ao fazer isso, é possível atingir um número maior de pessoas e ter mais eficiência na estratégia. Afinal, se você divulgar apenas preços e promoções, por exemplo, só conseguirá entrar em contato com quem já deseja comprar.
Vale destacar que cerca de 97% dos visitantes de uma página não estão prontos para a compra na primeira visita. Então é importante saber como trabalhar a questão para preparar o consumidor para o momento da aquisição.
Com o funil de vendas, há como falar com as pessoas nas diversas fases da jornada de compras. Isso ajuda a aproximar os clientes e facilita a fidelização.
Ademais, seus esforços de vendas tendem a ser mais bem-sucedidos, já que, nessa etapa, você poderá falar com quem está mais preparado para realizar a compra.
Como criar um funil de vendas para afiliados no Instagram?
Agora que você entendeu a importância de criar um funil de vendas para o Instagram, é essencial saber como colocá-lo em prática. A seguir, veja dicas para desenvolver a sua estratégia!
Encontre a proporção ideal para as etapas do funil
Como você viu até aqui, o funil de vendas no Instagram conta com números diferentes de pessoas em cada etapa. No topo, por exemplo, há um volume maior de usuários do que no fundo. Na hora de planejar os conteúdos para abastecer a estratégia, é essencial ter isso em mente.
A ideia é oferecer mais conteúdo de topo, contemplando um número maior de pessoas. Ao mesmo tempo, é possível (e recomendável) intercalar essas publicações com postagens de outros níveis do funil.
Dessa forma, você poderá ter contato com pessoas em todas as fases da jornada, além de ajudar quem está no topo a chegar até o fundo.
Ofereça conteúdo útil e relevante
Ao montar seu funil de vendas no Instagram, é essencial oferecer conteúdo de qualidade em todas as fases. Se você se dedicar somente às publicações de fundo, é provável que os usuários do topo não se interessem em continuar acompanhando seus conteúdos.
Já se você priorizar apenas os conteúdos de topo, as conversões em vendas podem não acontecer. Por isso, é preciso oferecer conteúdo original, útil e relevante em todos os estágios.
Considere as dúvidas dos clientes e os problemas que eles enfrentam para criar postagens úteis de topo. Outra dica é destacar os diferenciais do produto e das formas de pagamento, se for o caso, focando em usuários do meio e para do fundo do funil.
Explore os diversos recursos da plataforma
Como a ideia é adotar o funil de vendas no Instagram, você deve aproveitar todas as ferramentas que essa rede social oferece. Além de publicações no feed, você pode recorrer aos reels — vídeos curtos e que podem aumentar o engajamento.
Ainda, vale a pena investir nos stories, como ao mostrar bastidores, responder perguntas enviadas pelo público, apresentar detalhes do produto, entre outras práticas. Quanto mais diversificada for a produção do conteúdo, melhor tende a ser o resultado.
Estimule a interação
Como essa é uma rede social, o ideal é que você não seja a única parte a iniciar o diálogo. Também é interessante interagir com os seguidores e possíveis clientes. Isso ajuda a trazer inspiração para os conteúdos e permite que você conheça melhor quem está em cada etapa do funil.
Nesse caso, você pode estimular o envio de comentários, mensagens e perguntas para solucionar dúvidas. Oferecer respostas rápidas e cordiais é outro ponto essencial e pode ajudar as pessoas a descerem pelo funil, ficando mais próximas do momento da compra.
Acompanhe os resultados
Além de implementar o funil de vendas, é essencial acompanhar e aproveitar os resultados. Nesse sentido, você pode verificar, por exemplo, quem curtiu ou comentou uma publicação de fundo de funil. Ao abordar essas pessoas, há mais chances de conquistar a venda.
Por fim, não se esqueça de acompanhar o desempenho das publicações. Assim, você saberá o que funciona melhor para cada parte do público, o que poderá ajudá-lo a alcançar resultados melhores ao longo do tempo.
Neste artigo, você descobriu como criar um funil de vendas no Instagram e porque ele é importante para as suas vendas. Com essas informações, você terá a oportunidade de atrair mais pessoas e de aumentar a conversão.
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