A inteligência artificial já está mudando o marketing de conteúdo e outros tipos de escrita online.
Existem algumas ferramentas de IA diferentes, que são destinadas a escritores, mas uma das mais interessantes no momento é o Chat GPT, o chatbot da OpenAI.
Na verdade, ele não foi projetado como uma ferramenta de marketing, mas a sua flexibilidade permite que você faça muito com ele, além disso, pode ser uma maneira gratuita de verificar do que as IAs são capazes no momento.
Você pode se surpreender com o quão útil pode ser a IA, e mais uma vez pensando em te ajudar com informações, vou te mostrar nesse artigo como funcionam os geradores de conteúdo da IA, inclusive como escrever copy com o Chat GPT.
E aí, ficou animado (a)? Então vem comigo nessa leitura, tenho certeza que vai se surpreender com os “poderes” da IA. Mas antes confira o que é o Chat GPT e se realmente vale a pena usar ele. Confira:
O que é o Chat GPT?
O Chat GPT foi desenvolvido em 2015, é uma ferramenta que utiliza Inteligência Artificial para criar diálogos virtuais.
Para isso, ele usa o processamento de linguagem, que é realizado através de algoritmos otimizados a partir das interações de pesquisas de usuários, o que faz com que a ferramenta tenha o sistema cada vez mais aprimorado.
Mas quem pode usar o Chat GPT?
O Chat GPT é uma ferramenta de uso gratuito e qualquer pessoa pode utilizá-la. OpenAI pensou nela como uma ferramenta colaborativa, sendo aprimorada a partir do uso contínuo de pessoas que já se cadastraram na plataforma.
Mas realmente vale a pena escrever copy no Chat GPT?
Uma das vantagens de escrever copy no Chat GPT é a possibilidade de otimizar o tempo de criação dos conteúdos, isso acontece porque o Chat GPT agiliza a escrita em vários tipos e texto, que fazem parte de estratégias de marketing digital como:
- E-mail marketing;
- Landing pages;
- Anúncios;
- Esboço de blog posts.
Então a resposta para essa pergunta é SIM! Vale muito a pena utilizar o Chat GPT para agilizar e simplificar a criação de conteúdos.
Como escrever copy com Chat GPT – Página de vendas
Um dos maiores desafios de novos empreendedores é de construir uma estratégia de marketing digital e criar do zero conteúdos que sejam bons, como a criação de uma página de vendas.
Mas você sabia que é possível impulsionar essa criação com Chat GPT?
A seguir fiz uma passo a passo de como escrever copy com Chat GPT e montar uma página de vendas do zero rapidamente, confira:
PASSO 1: Vá até a página do Chat GPT e acesse a ferramenta. Se você não tiver registro na plataforma, basta fazer o cadastro utilizando Gmail ou Microsoft e poderá ter acesso a ferramenta.
PASSO 2: O segundo passo é ir até a home da ferramenta. Assim, ao acessar a plataforma você vai encontrar uma caixa de diálogo, semelhante ao de aplicativos de mensagens instantâneas, que está localizado na parte inferior da página.
PASSO 3: Após realizar o passo 1 e 2 tudo o que você vai precisar é realizar comandos para escrever copy no Chat GPT e deixar a ferramenta responder com o seu texto.
Para te facilitar ainda mais, fiz a divisão das etapas em comandos que correspondem a elementos básicos de uma página de vendas. Confira a seguir:
1- Headline
Esse é o primeiro elemento que você deve estruturar para criar uma página de vendas. Ela representa a primeira frase atrativa para os leads e precisa ser curta e persuasiva.
Para isso, use o comando: “escreva uma frase curta para anúncio de um curso online de marketing digital”. Após escrever o comando e enviá-lo, o Chat GPT vai automaticamente escrever uma resposta, e você poderá editar diretamente no chat.
É importante ressaltar que, caso você não goste da primeira opção oferecida, o Chat GPT pode gerar outra. Você só vai precisar clicar em “Regenerate Response”.
2- Descrição do produto ou serviço
O segundo elemento que você precisa estruturar para saber como escrever copy com Chat GPT é a descrição do seu produto. Você poderá fazer isso continuando no mesmo diálogo onde foi criada a headline, para isso você só vai precisar inserir um novo comando.
Para criar a descrição do produto, use o comando “escreva uma descrição para mim”.
3- Benefícios e vantagens
Após adicionar a descrição do seu produto, é hora de escrever os benefícios da compra do seu produto. Utilizando a mesma caixa de diálogo dê o comando: “escreva os benefícios e vantagens de um curso de marketing digital”.
4- Chamada para Ação
Para finalizar, o último elemento de como escrever copy com Chat GPT para uma página de vendas é a CTA (Chamada para Ação ou Call to Action).
Para criar uma chamada (CTA) insira o comando “escreva uma CTA para anúncio de um curso online de marketing digital”. E pronto! Sua copy para página de vendas estará pronta.
Como escrever copy com Chat GPT – E-mail marketing
Escrever no Chat GPT é bem simples, fácil e rápido, como você já viu! Porém, também é possível escrever outros modelos de textos utilizando a ferramenta, como é o caso do e-mail marketing.
Confira a seguir mais um passo a passo de como escrever copy com Chat GPT para e-mail marketing. Veja a seguir:
PASSO 1: Assunto
Escreva copy com Chat GPT criando um elemento por vez, assim como no passo a passo anterior. Para criar o assunto do e-mail marketing, insira o comando “escreva o assunto curto para um e-mail de venda de um curso online de marketing digital”.
PASSO 2: Corpo do e-mail
A mensagem do corpo do e-mail, falando dos benefícios e importância do seu produto. Escreva o comando: “escreva um e-mail de vendas de um curso online de marketing digital”, e pronto! Você aprendeu como escrever copy com Chat GP. Após finalizar esse passo seu copy estará pronto para você.
Como os geradores de conteúdo de IA funcionam?
O Chat GPT é um aplicativo desenvolvido pela OpenAI usando versões especialmente modificadas de seus modelos de linguagem GPT. Ele serve como uma forma de coletar dados de usuários reais.
Existem outras ferramentas com tecnologia GPT que usam esses modelos para gerar conteúdo de diferentes, escrevendo postagens de blog ou reformulando e-mails, por exemplo. Ele funciona como um chatbot.
Os modelos GPT usam uma “rede neural” para prever qual texto deve vir a seguir em qualquer frase. Em vez de palavras, eles usam “tokens” semânticos, que permitem que os modelos de linguagem atribuam significado com mais facilidade e prevejam textos subsequentes.
Muitas palavras são mapeadas para tokens únicos, embora palavras mais longas ou mais complexas geralmente se decomponham em vários tokens. Em média, os tokens têm aproximadamente quatro caracteres.
Você pode pensar nas redes neurais dos modelos GPT como algoritmos complexos de várias camadas com bilhões de parâmetros ou variáveis que permitem que eles recebam uma entrada (prompt).
Com base nos valores e pesos que ele atribui aos diferentes parâmetros, possa produzir o que achar melhor e que corresponda ao seu pedido.
Existe diferença na qualidade do GPT-3 X GPT-4?
Como escrever copy com Chat GPT-3
O GPT-3 tem 175 bilhões de parâmetros. A OpenAI não revelou quantos parâmetros o GPT-4 tem, embora seja presumivelmente significativamente maior, embora nada perto dos 100 trilhões que estavam sendo lançados antes de seu lançamento.
Ainda assim, como explicou Sam Altman, CEO da OpenAI, mais parâmetros não significam necessariamente IAs mais poderosas.
Provavelmente chegamos ao ponto em que os refinamentos das ferramentas, técnicas e treinamento usados para construir modelos de IA serão mais importantes do que apenas fazer modelos maiores.
O GPT-3 foi treinado em aproximadamente 500 bilhões de “tokens” de sites, livros, artigos de notícias e outros tipos de conteúdo escrito. Esse enorme volume de dados permite que ele responda a uma variedade de solicitações diferentes. Ele pode escrever e-mails, poesia, diálogos e textos de marketing.
Como escrever copy com Chat GPT-4
O GPT-4 provavelmente foi treinado no mesmo conjunto de dados, ele foi lançado recentemente pela OpenAI. Embora o GPT-4, seja melhor em algumas tarefas, o GPT3 é melhor para gerar um copy de marketing.
Chat GPT pode escrever meta descrições de SEO
Uma das coisas em que o Chat GPT é melhor, é resumir o texto que você fornece. Quando é solicitado a criar algo totalmente novo, é meio que um jogo de dados.
Você pode conseguir algo ótimo, ou pode sair por uma tangente e perder totalmente o objetivo. Mas quando você dá algumas centenas de palavras para trabalhar, é muito menos provável que erre o alvo. Isso o torna muito bom em escrever meta descrições de SEO.
É importante destacar, que nenhum conjunto de resultados é perfeito. Eles são sólidos, mas definitivamente requerem alguns ajustes para obter uma boa palavra-chave primária lá.
E isso não é necessariamente solucionável com o Chat GPT. Uma área em que o GPT-4 se destaca é receber instruções, embora possa ser um pouco literal demais.
Embora o GPT-4 possa ser melhor para incluir suas palavras-chave de destino, não tenho certeza de que seus resultados sejam muito melhores. Certamente, eu não estaria me inscrevendo no Chat GPT Plus pensando que resolveria todas as suas necessidades de meta-descrições.
Chat GPT pode criar esboços para postagens de blog
O Chat GPT está no ponto em que sua saída aproximada pode fornecer um bom esboço para trabalhar em uma postagem de blog. Mas ainda não o deixaria escrever um post inteiro para mim porque, por padrão, ele tende a criar redações simples em que cada ponto recebe um parágrafo.
O GPT-4 é definitivamente mais criativo aqui, mas ainda tem aquela alta qualidade de Inteligência Artificial.
Conclusão
Agora você já sabe como escrever copy com Chat GPT. Hoje nesse artigo, você conheceu as vantagens de utilizar essa ferramenta para otimizar suas tarefas de produção de conteúdo.
Espero que tenha gostado das informações desse conteúdo, mas se ficou com alguma dúvida, pode deixar nos comentários. Te espero na próxima.
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