Os produtos digitais mais vendidos estão nos nichos de finanças e negócios; ensino e estudo acadêmico; carreira e desenvolvimento pessoal; saúde e esportes; marketing e vendas. Apesar disso, existem outros nichos de mercado com alto potencial de crescimento, e que merece a nossa atenção.
Vivemos uma era cada vez mais tecnológica e hiperconectada e, como resultado, uma grande parte dos brasileiros já é adepta ao consumo virtual. Sendo assim, a pergunta-chave é: como surfar nessa onda e atrair um público maior, potencializando as suas vendas? A resposta é simples: aposte nos produtos digitais mais vendidos!
Para aproveitar boas oportunidades de negócio com o objetivo de alcançar a sua independência financeira, é essencial se atualizar sobre as áreas e os assuntos que estão em destaque. Um dos principais caminhos para isso é saber quais são os produtos digitais mais vendidos.
Afinal, essas soluções refletem o que os consumidores estão procurando, isto é, o que tem mais demanda. Por exemplo: durante a pandemia, a procura por cursos, mentorias e diversos tipos de infoprodutos foi grande.
Então, para te ajudar a entender melhor esse cenário e como aproveitá-lo, nós vamos listar 5 vertentes de produtos e nichos que têm um grande potencial de vendas. Continue lendo!
Quais são os tipos de produtos digitais que podem ser oferecidos?
Atualmente, existe uma grande variedade de conteúdos e formatos de produtos digitais, desde cursos EAD, videoaulas, e-books até audiobooks, webinars e clubes de assinatura.
Mas vale ressaltar que, para ter sucesso como criador de conteúdo digital e atingir resultados sólidos, é necessário entender primeiramente quem é o seu público-alvo.
Dessa forma, você poderá escolher o conteúdo e o formato adequado para traçar estratégias de acordo com cada etapa do funil. Isso vai te ajudar a estabelecer um vínculo com os potenciais consumidores e, de fato, gerar um interesse na compra de seus infoprodutos.
Como entender o seu público?
Antes de criar uma estratégia de vendas, é fundamental que você tenha bem definido quem é o seu público e quem são as suas personas, como vimos. Isso porque, com base nessas informações, você poderá traçar ações muito mais direcionadas e precisas.
Do contrário, se você for muito generalista, abrangente, no final, pode não conseguir alcançar quem você realmente gostaria de atrair. Assim, os seus resultados podem ser comprometidos, ficando bem abaixo do esperado.
Basicamente, para criar uma persona, você deve:
- coletar dados dos usuários e dos clientes;
- analisar os dados coletados;
- estruturar a persona;
- formalizar a persona e compartilhá-la com a equipe.
Inclusive, levantar essas informações vai te ajudar no momento de fazer a precificação dos seus produtos.
Produtos digitais mais vendidos para além de seus nichos
Para quem cai de paraquedas no mercado digital e decide acatar ao chamado do empreendedorismo online a primeira grande pergunta pode ser: mas em qual nicho investir?
A verdade é que, enquanto alguns já têm alguma ideia sobre os temas que gostaria de focar seus infoprodutos, outros começam do total zero. E conhecer os nichos mais lucrativos pode ser um ponto de partida, mas existem outros caminhos.
“Todos os nichos funcionam. Mas tenham atenção a esse dado que tá no nosso relatório na pesquisa de compradores: a maioria das pessoas que compram curso online, ela tá buscando se profissionalizar, melhorar sua renda, melhorar sua profissão. Então, por exemplo, nicho de gastronomia. Você pode me ensinar a cozinhar em casa ou você pode me ensinar como se tornar um sous-chef de um restaurante renomado. Como virar confeiteira e ganhar X reais por mês”,
A pesquisa que a executiva mencionou trouxe os objetivos das pessoas ao comprar um conteúdo online. Como você viu, o principal deles é desenvolver habilidade relacionada à profissão ou aumento de renda. Em segundo lugar está crescimento pessoa, seguido de melhora de saúde e bem-estar e o quarto lugar representado pela vontade de aprender algo novo por hobby.
Ou seja, assim como escolher um nicho que esteja em alta é importante, a abordagem dos seus produtos digitais podem também estar voltadas para os objetivos principais pelos quais as pessoas compram online.
A seguir, você vai conhecer mais sobre os nichos dos infoprodutos mais vendidos. Portanto, ao decidir por um deles, independentemente de qual seja, é importante lembrar de que essa escolha isolada não vai ser um fator determinante de sucesso, já que existem tantos outros fatores em jogo.
Quais são os nichos dos produtos digitais mais vendidos?
Antes de apresentar, é importante relembrar uma parte muito importante da fala de Nathalia: “todos os nichos funcionam”. Isso significa que, com uma boa estratégia, conquistando autoridade digital e entregando um conteúdo de valor, e muito trabalho, você pode ter sucesso independentemente do seu nicho de mercado.
Por isso, não interprete essas informações como um guia, mas como uma forma de ter insights para iniciar o seu negócio online ou até para comprovar uma intuição sua. Lembre-se que o mais importante é você gostar do nicho que escolher, pelo menos um pouco, ok?
Dito isso, os nichos mais comprados, são:
1. Finanças e negócios
Cuidar bem do dinheiro, saber como administrá-lo e investi-lo é um dos assuntos cada vez mais procurados pelos brasileiros. Hoje, existem alguns nomes que falam sobre finanças e negócios na internet que já são bem reconhecidos, como Nathalia Arcuri, Nath Finanças e Thiago Nigro, por exemplo.
Por isso, se você tem conhecimentos de finanças e investimentos, vale a pena considerar a criação de um ou mais produtos digitais nessa área.
E não se intimide por esses grandes, existe mercado para todo mundo. A sua diferenciação pode estar na forma de abordar ou até na escolha de aprofundar em algum subnicho. Por exemplo, em vez de pegar algo amplo como “criar um canal de finanças”, você pode “produzir conteúdo sobre administração financeira para quem acabou de sair da casa dos pais e empreende sozinho” ou até criar infoprodutos voltados para “criação de reserva de emergência entre autônomos do mundo digital”.
Esse é o poder do chamado “long tail”. Ele é mais específico, mas te ajuda a criar um conteúdo mais profundo e a se conectar melhor com a sua audiência.
2. Ensino e estudo acadêmico
O segmento de educação também está entre os mais lucrativos e você pode desenvolver produtos digitais em diversas áreas.
Acabamos de ver que a maioria das pessoas compra produtos digitais pensando em se desenvolver e melhorar a sua renda. Esse nicho é 100% focado nisso. Aqui, você não precisa adaptar a abordagem, porque a conexão com a carreira a profissionalização é direta.
Uma opção interessante é criar um infoproduto voltado para concursos públicos e vestibulares. Outra possibilidade igualmente válida é apostar em um produto digital direcionado para o aprendizado de instrumentos musicais, de idiomas etc.
3. Carreira e desenvolvimento pessoal
Mais uma comprovação da máxima que Nathalia Cavalieri apresentou. Se você entende de soft skills, boas práticas para crescer no mercado de trabalho, técnicas para conquistar autoconfiança, como aumentar a produtividade e melhorar as entregas… tudo isso entra em “carreira e desenvolvimento pessoal”.
Para aprimorarem conhecimentos, desenvolverem novas habilidades e permanecerem atualizados sobre a sua área de atuação, muitos profissionais consomem produtos digitais atualmente.
Por isso, os setores de negócios e carreira — bem como os seus subnichos — são alternativas bem interessantes nas quais investir.
4. Saúde e esportes
Outro nicho dos produtos digitais mais vendidos, que apresenta uma boa taxa de conversão de vendas é o de saúde e esportes. Você pode abordar desde dietas e receitas saudáveis até exercícios, práticas de meditação, entre outros inúmeros assuntos.
Aqui as possibilidades de long tail também são grandes, já que existem diferentes grupos de pessoas que procuram por soluções em saúde e esportes. Por exemplo, você pode focar os seus infoprodutos para pessoas que treinam em casa, para idosos, gestantes, para quem tem alguma condição de saúde mais específica…
5. Marketing e vendas
Com o crescimento do mercado digital, cada vez mais pessoas procuram se aprofundar no marketing digital e técnicas de vendas que realmente funcionam.
Portanto, se você entende de tráfego pago, copywriting, SEO, atendimento ao cliente, automações, o que for: tem alguém querendo aprender sobre isso! E por mais que já tenham algumas pessoas ensinando, existe a questão da didática, da forma de ensinar e da empatia do professor. Portanto, vale a tentativa!
Um pouco mais sobre nichos dos infoprodutos mais vendidos hoje e no futuro
Trouxemos também dados sobre nichos que estão em fase de crescimento, que vamos dividir aqui também.
Apesar de eles não representarem os nichos dos produtos digitais mais vendidos, vale a pena ficar de olho, principalmente para quem busca uma diversificação de nichos ou quer produzir algo de alguma categoria que ainda não foi listada.
Para os nichos grandes de alto crescimento, foram consideradas as 10 maiores vendas. Em ordem do maior para o menor:
- Carreira e desenvolvimento pessoal
- Autoconhecimento e espiritualidade
- Ensino e estudo acadêmico
- Finanças e negócios
- Moda e beleza
E existem também os nichos pequenos, que não estão nesse top 10, mas com alto crescimento. São eles:
- Hobbies e lazer
- Animais e pets
- Relacionamentos
- Manutenção de equipamentos
- Tecnologia e desenvolvimento de software.
Com isso, já temos uma variedade maior de nichos de mercado para fazer essa aposta, né?
Quais são os 5 tipos de produtos digitais mais vendidos?
Segundo análises e estudos, hoje em dia, os produtos digitais mais vendidos na plataforma são:
1. Cursos on-line/EAD/consultorias
VÍDEO: Como gravar videoaulas em casa? 5 passos para você produzir seus vídeos
Criar cursos online pode ser uma ótima forma de ganhar dinheiro. Afinal, com base nos conhecimentos e nas habilidades que você tem, é possível ajudar e ensinar diversas pessoas.
Portanto, se você domina um assunto, crie um curso online/EAD ou disponibilize-se para consultorias. Assim, você poderá transmitir ensinamentos a outras pessoas e elas o pagarão por isso.
Além disso, o curso online é o tipo de infoproduto em que é mais fácil escalar o seu negócio digital, quando comparado com ebook, por exemplo.
2. Clubes de assinatura
Você já pensou em criar um clube de assinatura? Atualmente, esse é um dos produtos digitais mais vendidos.
Nesses casos, basicamente, você passa a oferecer conteúdos exclusivos (como aulas, lives, e-books, vídeos, podcasts etc.) para a sua audiência, isto é, para os seus assinantes.
Em troca, eles pagam um determinado valor a você todos os meses. Dessa forma, é possível manter uma receita interessante e recorrente.
3. E-books
De forma resumida, trata-se de um material completo, rico, detalhado e que pode ser acessado em qualquer dispositivo — celular, tablet, computador, leitores de livros digitais, entre outros.
Ou seja, é uma solução bastante versátil, pois você pode abordar qualquer assunto. Além disso, essa alternativa não tem um custo elevado, afinal, você não precisa gastar, por exemplo, com a impressão, como é o caso de livros e revistas convencionais.
“Dá pra lançar com ebook? Dá. Dá pra testar, dá pra aprender sobre o mercado, dá pra descobrir se a sua oferta é relevante. Nathalia, dá pra escalar? Não, não dá”, revelou Nathalia Cavalieri, ainda em sua palestra no FIRE.
Isso não significa que você deva abrir mão desse formato, mas pode ponderar se é o melhor para começar. Depois de ter um produto, ter feito um lançamento ou conquistado autoridade digital, este é um formato bastante válido. Afinal temos muito sucesso entre os ebooks mais vendidos.
Mas, para começar, o mais indicado é curso online ou até uma mentoria com um ticket mais alto, e o ebook fica para o momento de aumentar a variedade de produtos.
4. Audiobooks/produtos em áudio
A demanda por audiobooks e produtos em áudio tem crescido bastante nos últimos anos e, por isso, essas também são boas opções entre os tipos de produto digital nos quais você pode investir.
Em geral, trata-se de um conteúdo em áudio que pode ser a leitura de um livro ou de um material que tenha várias páginas, um podcast etc. Imagine, por exemplo, que uma pessoa precisa (ou deseja) ler um livro ou tem que estudar um determinado material, mas está sem tempo, com a rotina bastante corrida.
Nesse caso, ela pode ouvir um audiobook ou outro produto em áudio enquanto lava a louça, desloca-se até o trabalho ou se envolve em qualquer outra tarefa — o que é bem mais prático.
5. Infográficos e planilhas
Por fim, há os infográficos e as planilhas. O primeiro é um material visual no qual você pode reunir ideias, números, estatísticas, imagens, ícones etc. de modo a tornar uma informação ou mensagem resumida. Assim, é possível facilitar a compreensão do leitor.
Já as planilhas estão relacionadas a materiais e modelos que você pode baixar em seu computador, tablet, celular etc. e utilizar da forma como quiser. Um exemplo bastante comum é o uso de planilhas em cursos de finanças e investimentos para fazer projeções, registrar e organizar os gastos pessoais, entre outras ações.
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