Criar uma ótima bio para o Instagram é como escrever um haicai: você precisa dizer o máximo que puder com o mínimo de palavras possível. Faça sua bio do Instagram ser algo que diferencie sua empresa.
Para conseguir isso, você precisa de um pouco de criatividade e inspiração, e este post pode ajudá-lo.
Também compartilharemos algumas dicas sobre como providenciar conteúdo gerado por usuários (CGU) e conversões com a ajuda desse pequeno texto abaixo do seu user.
Por que é importante ter uma bio incrível no Instagram?
A plataforma oferece apenas 150 caracteres para descrever sua empresa, e é exatamente isso que um novo visitante verá antes de tomar a decisão de seguir ou não sua conta no Instagram. Você pode impressioná-los apresentando sua marca com algumas palavras rápidas.
O conteúdo de foto e vídeo é importante, mas quais são as chances de seus usuários quererem ver suas postagens se sua bio não for convidativa? Você não pode arriscar. A primeira impressão é tudo, portanto, certifique-se de que sua bio do Instagram funcione a seu favor.
Uma bio eficaz é aquela que apresenta sua marca e define o tom para o que vem a seguir. Ele convence seu público de que eles chegaram à sua página do Instagram por um motivo e os mantém querendo mais, fazendo com que eles se inscrevam e rolem para baixo ou até cliquem no seu link ou botão CTA, dessa forma, há fortalecimento da marca e conversão de novos seguidores.
Como fazer uma boa bio no Instagram: componentes essenciais
Não é tão simples quanto parece à primeira vista. Uma boa bio para o Instagram inclui alguns elementos que são fáceis de perder se você não souber pelo que se esforçar.
Mesmo grandes marcas, às vezes, cometem esse erro e escrevem bios não informativas e não clicáveis. Aqui está um exemplo que ilustra isso.
Algo parece um pouco estranho neste exemplo, certo? É uma conta oficial, mas tem várias menções não clicáveis e falta de texto de apoio na seção bio. Cria a impressão de que é uma página abandonada ou suspeita. Certamente, não é a pior situação, mas é desanimador ver que esses erros poderiam ter sido facilmente evitados.
Aqui estão alguns fundamentos que qualquer bio do Instagram para negócios deve ter:
- descrição básica 一 captura a essência da sua marca para quem não está familiarizado com ela;
- hashtags 一 constrói uma comunidade em torno de sua marca e impulsiona o CGU;
- a categoria de negócios 一 contribui para a sua descrição e melhora o reconhecimento da marca;
- o botão de contato 一 permite que os usuários liguem, enviem mensagens no WhatsApp ou enviem e-mail para sua empresa diretamente do Instagram;
- localização 一 literalmente coloca sua empresa no mapa;
- link 一 envia seus seguidores para seu site ou uma página de link independente;
- menções 一 ajudam os usuários a descobrir outras contas pertencentes à sua marca.
Você pode adicionar e editar todas essas informações clicando em “Editar perfil” após abrir sua conta do Instagram.
Com sua funcionalidade atual, o Instagram permite adicionar menções e tags clicáveis usando botões especiais.
Os botões de chamada para ação dependem da categoria. Por exemplo, estas são três opções disponíveis para um negócio de entrega de comida:
Ok, agora você sabe o que colocar na sua bio do Instagram. Vamos discutir como você pode fazer isso.
Como personalizar sua bio do Instagram
Temos certeza de que você deseja que sua bio não seja apenas boa, mas ótima. Vamos decodificar os segredos das bios criativas do Instagram, um truque de cada vez.
Fontes
Você pode experimentar diferentes fontes para destacar uma determinada parte de sua bio. Estilo vintage, sci-fi, fofo, histórico ou grunge 一 você escolhe. Fontes criativas ajudarão sua bio a se destacar.
O Instagram não oferece aos usuários muitas opções de edição, mas não há mal nenhum em copiar e colar seu texto de outro lugar. Recomendamos o uso de editores online com fontes compatíveis com garantia de exibição correta no Instagram.
Aqui estão algumas ferramentas que podem ajudá-lo a alterar instantaneamente a aparência do seu texto:
A maioria desses e outros editores semelhantes funcionam da mesma maneira: você apenas digita ou cola seu texto e obtém instantaneamente o mesmo texto escrito em fontes diferentes. Você escolhe o que mais gosta, copia e cola na sua bio. Alguns editores até permitem que você veja uma prévia de como seu texto ficará na sua bio do Instagram.
Há outra maneira de colocar as mãos em algumas fontes criativas para o Instagram 一 você pode instalá-las como teclados adicionais. Mas só faz sentido se você precisar dessas fontes específicas diariamente.
Desnecessário dizer que os mesmos editores podem ser usados para apimentar suas legendas, então elas certamente são dignas de serem marcadas.
Emoji
Você pode inserir qualquer emoji padrão em sua bio e usá-los para adicionar emoção, atrair atenção e expressar a personalidade da sua marca. Recomendamos usar emojis menos triviais e relevantes para o seu nicho específico.
Aqui está outra ótima bio para o Instagram, onde os emojis realmente ajudam a levar a mensagem para casa.
Emoji também é uma ótima substituição para marcadores e melhora a capacidade geral de uma bio do Instagram para o seu negócio.
A questão de quantos emojis incluir é específica do setor. No exemplo acima, a marca cultiva intencionalmente esse visual “feminino”, e cinco emojis em sua bio parecem naturais. Se você, no entanto, criar uma conta para uma empresa de tecnologia, convém abster-se dela completamente.
Do mesmo modo, a identidade visual deve ser bem planejada, desde a foto do perfil até as fontes, url da bio do instagram. Assim, a estratégia de marketing se torna mais efetiva.
Caracteres especiais
Lembra-se quando os símbolos serviam de atalhos para emojis no MSN? Caracteres especiais parecem estar voltando porque os emojis estão lentamente se tornando excessivamente usados. Além disso, emojis coloridos podem não se encaixar em uma certa estética de conta e, então, faz sentido buscar caracteres especiais para substituí-los.
Um caractere especial pode ser tão simples quanto um sinal de marca registrada.
Símbolos especiais também podem amplificar um estilo minimalista, como neste exemplo de bio do Instagram.
Para adicioná-los à sua bio do Instagram, abra um novo Google Doc ou um novo documento no editor de texto de sua escolha, clique em “Inserir” e escolha “Caracteres especiais”. Você pode copiá-los e colá-los com a mesma facilidade que faria com emoji.
Quebras de linha e espaço em branco
Adicionar um pouco de ar ao seu texto aumenta sua legibilidade e, às vezes, beleza. Além disso, ajuda você a mencionar coisas diferentes na bio do Instagram para sua conta comercial sem deixá-la muito confusa.
Os tempos em que você tinha que copiar e colar um caractere vazio invisível agora estão quase no fim: o Instagram permite que você faça quebras de linha e adicione espaços extras entre caracteres em um clique.
Se você deseja criar uma linha vazia, adicione um símbolo de espaço e clique em “Enter” para manter essa linha “ocupada”, mas visualmente vazia. Lembre-se de que os espaços também contam como caracteres e você tem apenas 150 deles disponíveis.
Se, por algum motivo, esse tipo de formatação for impossível na sua versão do Instagram, adicione as quebras de linha e os espaços necessários no seu aplicativo de anotações e copie e cole.
Página de links
Muitas empresas no Instagram colocam vários links em suas bios porque isso os ajuda a compartilhar mais conteúdo, e você também pode fazer isso.
Veja como Adam Audio usa uma página de link clicável para compartilhar vídeos, notícias e conteúdo para download com seus seguidores do Instagram.
Páginas de links como essa ajudam você a colocar todos os seus links de redes sociais e outros recursos em um só lugar e, portanto, tornam incrivelmente fácil para seus usuários saberem mais sobre sua empresa e o que você faz. Também é uma chance de aumentar sua taxa de conversão, pois você encurta a jornada do cliente.
Se você conta muitas histórias, talvez queira seguir o exemplo de Dyson e criar uma galeria clicável onde cada postagem do Instagram esteja vinculada a uma postagem de blog relevante ou a uma página da web.
Exemplos adicionais de bios do Instagram e as melhores práticas
Passamos por centenas de contas e escolhemos a dedo os exemplos mais interessantes de bios criativas do Instagram para negócios. Confira abaixo nossas descobertas.
Nivea
Você queria dicas para a bio do Instagram 一 aqui está toda uma fórmula que vale a pena roubar. A Nivea faz certo apresentando-se com uma frase curta e direta, complementada por uma hashtag da marca e uma página de link.
É o suficiente para tornar a bio memorável sem exageros. O nome da empresa está escrito em letras maiúsculas para torná-lo ainda mais proeminente e imitar sua aparência original.
Barbour
Se sua marca tem uma história rica, sua bio do Instagram é o lugar perfeito para refletir isso. Dessa forma, os novos visitantes saberão com certeza que sua empresa existe há algum tempo e é confiável.
A hashtag da Barbour faz referência ao seu icônico círculo preto e amarelo que serve como símbolo de qualidade impecável. Essa hashtag é ainda mais exclusiva e forte do que o nome da marca – você pode achar essa prática útil para sua conta comercial também.
Colgate
O CGU é algo que todas as marcas desejam: ajudá-las a demonstrar seus produtos na vida real, construir uma comunidade forte e aumentar a viralidade. As hashtags de marca fazem todo o trabalho, mas apenas se forem fáceis de encontrar, como neste exemplo de bio do Instagram.
Não faça seus usuários procurarem sua hashtag toda vez que quiserem compartilhar conteúdo relacionado à marca. Coloque-o em sua bio e você direcionará automaticamente o tipo de conteúdo mais autêntico e criará uma galeria unificada das histórias de seus clientes.
As bios do Instagram – elas podem e irão refletir grandes mudanças acontecendo nos seus negócios. Se você atualizar a sua regularmente, isso ajudará seus seguidores a acompanhar sua marca e aprender sobre suas transformações.
Observe como o Google espelha a mensagem em suas postagens e stories para permitir que todos descubram sua nova conta e permaneçam conectados à marca. Essa é outra ótima prática que pode ajudá-lo a manter sua base de seguidores em vez de apenas abandoná-los com seu antigo perfil do Instagram.
The Long Drink
Esta marca finlandesa de bebidas alcoólicas aos poucos conquistou outros países, daí o emoji com a bandeira americana. Se você deseja compartilhar ótimas notícias em sua bio, mas o limite de caracteres está impedindo você, usar emoji é o caminho a seguir.
Esta bio em particular também consegue cumprir os requisitos legais que obrigam os produtores de álcool a mencionar a idade mínima para beber – outra coisa que não seria possível sem emoji. A cereja no topo é uma página de link da marca.
GROOVY GAL
Marcas independentes, assim como marcas de mercado de massa, podem ficar sobrecarregadas com toneladas de mensagens de seus clientes. Ao contrário das marcas do mercado de massa, elas não têm recursos suficientes para gerenciar esse fluxo de perguntas em constante mudança. Uma solução potencial é responder algumas delas na seção de bio.
Esta bio atrevida não apenas reflete a personalidade da marca, mas também transmite informações importantes para os clientes. Os usuários do Instagram podem continuar percorrendo seus produtos, sabendo que podem comprar qualquer um deles com facilidade e pagar da maneira que preferirem.
Fiorucci
Se você quiser dar à sua conta comercial no Instagram uma aparência mais elegante, coloque uma declaração de marca inspiradora em sua bio em vez de trocadilhos e citações. Você pode mencionar a missão da sua marca ou explicar o que a torna especial, pois é importante na bio já deixar registrados os valores, visão e missão da empresa.
Emoji, como neste exemplo de bio do Instagram, pode diluir a seriedade geral de sua bio, portanto, use-os com cautela.
Toyo Tires
A marca de pneus é conhecida por apoiar os pilotos mais proeminentes e ousados — não é de admirar que use um tipo de letra em negrito em sua bio do Instagram. Isso faz com que o resumo realmente se destaque.
Também alguns usam dessa autoridade para notificar os visitantes sobre o número de pessoas impactadas, cases de sucesso para aumentar o reconhecimento da marca.
Todas as letras maiúsculas e espaçamento generoso só aumentam a impressão geral desta bio do Instagram. E, claro, a Toyo Tires tem uma página de link dedicada que ajuda a empresa a compartilhar mais conteúdo e recursos com seus assinantes.
É possível ainda colocar o link do WhatsApp como link da bio. Assim, dá para facilitar a interação com os seguidores e gerar mais conversões, ainda mais com um bot de WhatsApp.
Tiffany & Co.
Outra bela e espirituosa bio que captura perfeitamente a essência da marca que representa. Este resumo também homenageia a história da marca, com mais de dois séculos, o que a torna ainda mais impressionante.
Como você sabe, existem muitas lojas Tiffany em todo o mundo, e é por isso que esta bio especifica a localização de sua sede. Você pode fazer o mesmo marcando a localização da sua sede no Instagram em vez de deixar um espaço em branco.
Starburst
Aqui está outra dica para sua bio do Instagram: em vez de compor uma frase prolixa, crie duas ou três palavras ou frases ultracurtas que resumam o que é sua marca. A leitura é muito mais forte e dinâmica, e é isso que buscamos.
Por isso é interessante o uso de palavras-chaves estratégicas que identifiquem a área de atuação do produto e serviço, de forma a ser encontrado com mais facilidade. Também proporciona diferencial competitivo no seu nicho de mercado.
Essa estratégia funciona muito bem, mesmo que você ainda não tenha um slogan específico. Sua bio é um ótimo lugar para exercitar sua criatividade sem se comprometer com nada.
The NAMED Collective
Mencionamos experimentar com fontes e caracteres especiais, e aqui está um ótimo exemplo. Esta bio é atrevida, ousada, divertida e punk – e os símbolos Unicode desempenham um grande papel nela.
Se esse clima ressoa com o seu negócio, sinta-se à vontade para tentar algo tão ousado e tornar sua bio verdadeiramente notável. A única regra é não sacrificar a legibilidade.
Além disso, o humor e a inteligência também são interessantes e estratégicos para as marcas.
Sézane
Se você quiser mencionar algumas contas relacionadas em sua bio do Instagram, faça certo: torne essas menções clicáveis e forneça algumas explicações sobre por que seus usuários devem verificá-las. Os emojis são seus melhores amigos, pois ajudam você a economizar muito espaço.
É possível adicionar ainda uma categoria na bio para que possa economizar o número de caracteres para uso de sua lista de interesses.
Este exemplo de bio do Instagram prova mais uma vez que você pode extrair muito desses 150 caracteres se souber o que incluir e o que descartar.
Montblanc
Você já sabe que precisa incluir um botão de chamada para ação em sua bio. Mas que tal incluir um apelo verbal à ação em seu resumo também? Acontece que isso pode fazer uma bio do Instagram parecer mais motivadora e encorajadora.
Os verbos ativos são realmente eficazes para levar os leitores a realizar uma determinada ação. Essa ação pode ser visitar seu site ou conferir sua oferta especial – as opções aqui são ilimitadas.
Halls
Quem disse que todos os bonés estão fora de moda? Halls prova que todas as tampas podem parecer brilhantes e refrescantes, especialmente quando temperadas com emojis adequados. Obviamente, essa abordagem funciona melhor para marcas com um público jovem do que para empresas maduras.
Esta bio também é interessante porque o esquema de cores do emoji corresponde a outras cores da marca usadas na conta.
Galeria NV
Falando em emojis com curadoria, este exemplo também ilustra como você pode usá-los sem fazer sua bio parecer cafona ou saturada demais. Basta ficar com uma cor que seja mais próxima da paleta de cores da sua marca e você terá uma bio do Instagram organizada e exclusiva.
Emoji, pois os marcadores são ótimos para dividir um texto em partes digeríveis que podem ser digitalizadas em milissegundos. Eles também dão uma aparência mais unificada, especialmente se você usar emojis semelhantes em suas postagens.
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