Marketing de Afiliados Iniciante – 10 Dicas Práticas

Tempo de leitura: 11 min

Marketing de Afiliados Iniciante – 10 Dicas Práticas

O marketing de afiliados é uma excelente maneira de ganhar dinheiro blogando. No entanto, pode se tornar uma atividade esmagadora no começo.

Se você está apenas começando, essas dicas de marketing de afiliados para iniciantes irão ajudá-lo a maximizar suas chances de sucesso.

O marketing de afiliados permite que você comece a vender em seu blog imediatamente, sem ter que passar pela tediosa tarefa de criar seus próprios produtos.

No entanto, você pode esperar ou até mesmo já estar com alguma sobrecarga de informações inicial, tendo em vista que muitos profissionais de marketing afiliados dão conselhos diferentes e às vezes até conflitantes.

Raramente um afiliado iniciante já não tenha visto várias dicas sobre como ser afiliados, como vender produtos pelo Facebook, Pinterest, Linkedin, e outras plataformas de mídias sociais e a sobre carga de informações ultrapassa todos os limites.

Este artigo lista algumas dicas de marketing de afiliados para iniciantes com o objetivo de aumentar suas chances de sucesso neste empreendimento altamente lucrativo.

Para que você tenha um ótimo aproveitamento deste artigo você precisará já ter alcançado o que está listado abaixo:

  1. Já ser cadastrado em alguma plataforma de marketing de afiliados;
  2. Ser proprietário de um blog;
  3. Saber o que é, para que serve e como criar uma lista de e-mail;
  4. Estar sinceramente interessado em aumentar o teu potencial em tudo que já construiu.

O artigo estará dividido em 2 grandes partes, sendo a primeira com dicas relacionadas ao seu programa de afiliados e seu relacionamento com o mesmo.

A segunda parte as dicas estarão mais relacionadas a você e atividades que você desempenhará. Então vamos às dicas?

Dicas de Marketing de afiliados para iniciantes

O marketing de afiliados vai te ensinar como vender.

marketing de afiliados para iniciante

Quando você faz marketing de afiliado em seu blog, você aprende muito sobre o que torna um produto bom e o que o torna excepcional.

Você tem uma ideia do que seu público-alvo procura em um produto – de quais recursos eles gostam, quais recursos eles ignoram e quais recursos são inovadores.

Além disso, você aprende a construir um relacionamento de longo prazo e mutuamente benéfico com os comerciantes, o gerente de afiliados (da sua rede de afiliados), seus clientes e outros blogueiros em seu nicho.

Esta é uma habilidade inestimável para aprender desde o início, porque o processo de vendas é sobre o relacionamento que você constrói com os outros.

Uma vez que você aprende a construir esse relacionamento com outros para venda de um produto afiliado, poderá usar todo esse conhecimento futuramente para vender seus próprios produtos.

Lembre-se:  Se você pode vender um produto afiliado, poderá vender seus próprios produtos.

Tenha em mente que você não possui o produto afiliado.

Sim, o marketing de afiliados pode ser lucrativo, mas apenas enquanto o programa de afiliados é executado sem problemas.

Os comerciantes podem alterar suas ofertas de produtos, eliminando gradualmente os produtos e, ao mesmo tempo, introduzindo novos produtos.

Eles também podem alterar o quanto pagam por produto ou até mesmo alterar todo o esquema de afiliados. Quando isso acontece, é bem possível perder um fluxo de receita em um instante.

É incrivelmente raro que isso aconteça, especialmente quando você escolhe produtos afiliados que são populares e que também são lucrativos para o comerciante. Mas não faz mal se preparar para o inesperado acontecer.

Lembre-se:  A venda de produtos afiliados tem seu próprio risco inerente.

Estabeleça um bom relacionamento com seu gerente de afiliados.

Estabeleça um bom relacionamento com seu gerente de afiliados. Você não precisa ser um idiota para construir um relacionamento com seu gerente de afiliados.

Manter uma comunicação consistente, ser confiável e agir profissionalmente são boas maneiras de chegar ao lado bom do seu gerente de afiliados.

Os gerentes de afiliados são uma ajuda imensa, especialmente no começo. Eles saberão muito mais sobre o produto e as melhores maneiras de vendê-lo.

E são eles que possuem as últimas novidades e desenvolvimentos sobre o produto. Além disso, se você encontrar algum problema, eles são as melhores pessoas para ajudá-lo.

Uma vez que você observe um sucesso consistente com um programa de afiliados em particular e tenha um desempenho melhor do que outros afiliados, é possível pedir uma comissão maior.

Se você está apenas começando, talvez não seja possível pedir uma comissão mais adiantada, mas lembre-se de que pode pedir por ela no futuro.

Lembre-se:  Os  gerentes de afiliados podem ajudar sua empresa a ter sucesso. Nutra um bom relacionamento com eles.

Não se disperse, mantenha o foco.

marketing de afiliados para iniciante

É uma prática comum para os profissionais de marketing de afiliados promoverem vários produtos em seu blog. No entanto, geralmente é melhor ter um ou dois produtos principais que você promove com mais vigor.

Tentar dar a mesma quantidade de foco a todos os seus produtos gera falhas; o conteúdo do seu blog não terá coerência e confundirá seus leitores.

A priorização de alguns produtos aumenta a probabilidade de sucesso na promoção desses produtos.

Tendo certos produtos para se concentrar em ajuda você a controlar a direção do conteúdo do seu blog e seus e-mails promocionais para seus assinantes.

Você será impulsionado a se inscrever em todos os programas de afiliados que você puder, mas em seguida, negligenciá-los.

Mantenha o seu lado do negócio e promova todos os produtos para os quais você se inscreveu. Apenas tenha em mente que ter um ou dois produtos para focar fará com que seus esforços promocionais para todo o resto sejam mais eficazes.

Lembre-se: concentrar a maior parte de seus esforços em um ou dois produtos principais é mais eficiente do que tentar vender tudo.

Não confie cegamente em banners.

A maioria dos programas afiliados que você se inscrever oferecerá banners que você pode adicionar ao seu blog com o seu link de afiliado.

Embora certamente não seja algo ruim de se fazer, os anúncios em banner não são tão eficazes quanto colocar os links dentro de seu conteúdo ou em seus e-mails para sua lista de e-mails.

O problema com banners é que eles se parecem muito com os anúncios do Google AdSense, que as pessoas que navegam na Internet muitas vezes aprenderam a ignorar.

Além disso, os links afiliados que adicionaram contexto a ele atraem os leitores a clicarem muito mais do que os anúncios independentes.

Utilize mais links contextuais ao invés de banners. Veja em outros blogs como os links são utilizados e aplique conforme sua necessidade. Faça testes e verifique os resultados.

Lembre-se: os anúncios de banner são bons, mas os links de texto e os e-mails promocionais são melhores.

Construa (e cresça) sua lista de e-mail.

“O dinheiro está na lista.”

Você provavelmente já encontrou esse adágio gerente de marketing de afiliados uma centena de vezes, junto com o bordão “o conteúdo é rei”.

Mas é um ditado popular por um motivo.

Os links afiliados em seu conteúdo recebem cliques e vendas. Mas obter seus links na frente de sua lista de e-mail é uma maneira mais pessoal de promover seu produto afiliado aos seus assinantes.

Se você cuida de seus assinantes oferecendo conteúdo de qualidade, é mais provável que eles acreditem em você quando você explica os benefícios do seu produto afiliado.

Que seus inscritos permitem que você entre na caixa de entrada, eles gostam do seu conteúdo. Não abuse dessa boa vontade.

Envie-lhes por e-mail conteúdo de qualidade com mais frequência do que você envia por e-mail para fins puramente promocionais.

Caso contrário, eles sentirão que o seu boletim informativo por e-mail é puramente promocional e, por fim, cancelam a inscrição, porque quem precisa de mais deles?

Lembre-se: Construa e cuide da sua lista de e-mail.

Desconfie de promessas de dinheiro fácil.

Como em qualquer setor onde há dinheiro real a ser feito, há pessoas inescrupulosas que enganam os outros. Infelizmente, o marketing de afiliados é uma das indústrias em que os scammers são abundantes.

Muitos blogueiros foram enganados por produtores, até mesmo por blogueiros que já estão por aí há algum tempo e deveriam saber melhor.

Alguns desses mercadores desonestos cobram por cursos, prometendo uma grande comissão pelo que acaba por ser nada além de um golpe de pirâmide.

Da mesma forma, tenha cuidado com outros profissionais de marketing afiliados que façam afirmações ousadas, oferecendo “hacks” ou “uma tática secreta que funcione”… por uma taxa, é claro.

Outros oferecem cursos de treinamento superfaturados, webinars ou ebooks que não são nada além de palavras-chave com estratégias gerais que você pode encontrar de graça se você gastar algum tempo no Google.

Então, como você evita golpes de marketing afiliado? Faça sua pesquisa.

Avaliações do Google, vá a fóruns, pergunte e pergunte às pessoas certas. Se você tiver qualquer dúvida, recue. Mais importante ainda, nunca pague nada a ninguém sem fazer sua pesquisa antes.

Lembre-se: Se algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente é.

Simples ≠ Instantâneo

O marketing de afiliados é bastante simples de configurar. Mas só porque é simples, não significa que você verá resultados instantaneamente.

Você ainda tem uma tonelada de pesquisas a fazer para escolher produtos para oferecer, relacionamentos para construir e determinar as melhores maneiras de promover suas ofertas de afiliados.

Há tempo e dinheiro para investir em aprender quais ofertas são adequadas para você, seu blog e seu público. E isso simplesmente não acontece tão rapidamente quanto você pode quer.

Mas isso não significa que o marketing de afiliados seja uma farsa; Significa apenas que o verdadeiro sucesso a longo prazo leva tempo para ser alcançado.

Continue com as dores de parto difíceis e cansativas e faça isso com seus clientes em mente. Você vai colher as recompensas com o tempo e no tempo certo.

Lembre-se:  ninguém se faz grande durante da noite para o dia. Sucesso em marketing afiliado leva tempo.

O marketing de afiliado dá-lhe renda passiva … se você trabalha continuamente para isso.

Como você provavelmente já sabe, o marketing de afiliados é simples de configurar, mas certamente não é fácil. Você precisa garantir que esteja oferecendo os produtos certos para o seu público-alvo, precisa criar sua lista de e-mails e monitorar suas estatísticas.

Isso parece muito trabalhoso! Você dirá

Enquanto isso, você está fazendo as tarefas regulares para manter seu blog: criar conteúdo de alta qualidade, direcionar tráfego, envolver seu público por meio de mídias sociais e comentários em blogs, convencer os leitores a se tornarem assinantes e enviar boletins informativos para seus assinantes.

Se você ainda está pensando em marketing afiliado como algo que você configurou uma vez e, em seguida, torna-se esta máquina de fazer dinheiro, você está, infelizmente, enganado.

Você tem que trabalhar para mantê-lo e garantir que ele seja executado de forma eficaz.

Concedido, o potencial de renda é maior do que o trabalho em curso exigido de você, mas ainda requer algum trabalho.

Não cometa o erro de pensar que você não precisa fazer mais nenhum trabalho depois que o programa de afiliados estiver configurado.

Essa é uma mentalidade que irá prepará-lo para a perdição e amargo arrependimento.

Lembre-se: Nenhuma renda de blog é completamente passiva, nem mesmo marketing de afiliados.

Forneça conteúdo gratuito e de alta qualidade em seu blog.

marketing de afiliados para iniciantes parte dois

Seus leitores voltam ao seu blog para ler conteúdo relevante e valioso para eles. Seus inscritos leem seus e-mails porque eles contêm informações úteis e úteis para eles. Tudo isso cria confiança em seu conteúdo e suas recomendações.

É por causa dessa confiança que você pode até mesmo considerar o marketing de afiliados como uma fonte viável de renda do seu blog.

Assim, faça o seu melhor para proteger essa confiança. Crie canais de comunicação com seu leitor, com seu seguidor.

Use as plataformas de mídias sociais para se conectar com ele e venda também por estas plataformas. É possível vender produtos pelo Facebook, vender produtos pelo Pinterest, vender produtos pelo Instagram, Whatsapp, Linkedin e semelhantes.

Aproveite todos os canais e oportunidades.

Continue a fornecer valor ao seu público, fornecendo conteúdo de alta qualidade em seu blog e em seus e-mails para sua lista de e-mail.

Se tirar um pouco do seu foco do marketing afiliado, deixe-o e pare. Ter um blog de sucesso é o que permite que você faça marketing de afiliado.

Lembre-se: sem o seu site, você não pode fazer marketing de afiliados de forma eficaz.

Conclusão

O marketing de afiliados é uma maneira fantástica de rentabilizar o seu blog, mas não é para os preguiçosos ou para aqueles que procuram uma maneira de “definir e esquecer” de ganhar dinheiro com os blogs.

Relembre abaixo todas as 10 dicas que passamos em 2 excelentes artigos sobre marketing de afiliados:

  1. O marketing de afiliados vai te ensinar como vender.
  2. Você não possui o produto de afiliado. Não é teu!
  3. Faça um bom relacionamento com o gerente de afiliados do produto.
  4. Não seja dispersivo, mantenha-se focado.
  5. Não confie cegamente nos banners.
  6. Construa, aumente e mantenha sua lista de e-mails.
  7. Desconfie de promessas de dinheiro fácil.
  8. Simples não é a mesma coisa que instantâneo.
  9. O marketing de afiliados te dá renda passiva se você trabalhar.
  10. Forneça conteúdo gratuito e de qualidade.

Espero que essas dicas o ajudem a trabalhar como um afiliado.

Trabalhar com marketing de afiliado não é simples, contudo, os rendimentos obtidos neste mercado são altamente compensadores, te dando a possibilidade de trabalhar de onde você quiser.

Não perca esta oportunidade e invista todos seus esforços para que tudo dê certo.

Você já se deparou com alguma outra dica de marketing de afiliado que achou útil? Compartilhe-os nos comentários abaixo!

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!