Microcopy: pequenos textos com grande influência

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Microcopy: pequenos textos com grande influência

Em tempos em que até os vídeos de 15 segundos são considerados grandes, escolher por textos longos, complexos e enrolados não é uma opção. Foi com essa demanda em mente que surgiu o microcopy, uma ferramenta que transmite o máximo de informações com o mínimo de palavras.

Ideal para gerar um impacto inicial e fisgar o público a seguir no seu funil de vendas, ele prende a atenção em pouquíssimos segundos e causa curiosidade para que, em uma próxima etapa, você possa trazer mais dados sobre um produto ou serviço.

Ao longo dos próximos parágrafos, você vai mergulhar no mundo desse recurso e aprender técnicas que lhe serão úteis não apenas no marketing digital, mas também na sua vida. Afinal, em uma era em que o foco das pessoas vale ouro, saber como se expressar é um grande diferencial.

 

O que é microcopy?

Tendo ganhado ainda mais relevância devido ao aumento dos trabalhos com interface e experiência do usuário, a microcopy é uma técnica que usa, de forma estratégica, cada oportunidade textual para fortalecer o contato com o usuário.

Ou seja: dos botões, campos de formulário, mensagens de erro e notificações até descrições curtas, cada letra é escolhida por meio de uma visão de marketing digital para converter o máximo de leads.

O grande segredo dos microcopys não está no que eles dizem, mas em que momento são entregues. Eles terão muito mais efeito se forem posicionados entre fases em que o potencial cliente está prestes a seguir na jornada de consumo, se tornando um alicerce e uma aliada para marcas.

Objetividade é a base para qualquer microcopy. Indique apenas o que é necessário de um jeito claro, eficiente e que vá direto ao assunto. Se o seu usuário precisar ler duas linhas para colocar um produto no carrinho, é possível que ele se distraia e desista.

Dez cuidados para ter um ótimo sistema de microcopy

Stephen King, em seu livro “Sobre a Escrita”, fala que qualquer pessoa pode escrever um texto. Mas cortá-lo e torná-lo pontual e interessante, já é outra história. Esse pensamento combina perfeitamente com a ideia de microcopy, dado que é preciso ter uma habilidade realmente aprimorada para conseguir transmitir informações em poucas palavras.

Aí vão algumas dicas para ter sucesso nesse estilo de escrita:

Clareza

Parece óbvio, mas não poderia ficar de fora. A fácil compreensão faz parte da natureza da microcopy, sendo um requisito crucial na melhoria da experiência do usuário. Basicamente, o seu trabalho deve ser minimizar – ou eliminar – qualquer possibilidade de dúvida ou interpretação alternativa.

Se você disser, por exemplo, que “os pedidos realizados irão até você no dia 03”, pode causar uma grande confusão: eles serão enviados no dia 03, ou de fato chegarão na porta do consumidor nesta data?

É mais interessante colocar que “os pedidos feitos serão despachados no dia 01 e entregues no dia 03”. Lembre-se de que qualquer insegurança pode gerar uma desistência por parte do seu lead, ou acarretar em um esforço desnecessário do SAC nas redes sociais para esclarecer as coisas.

Concisão

Ainda pensando no nosso exemplo anterior, imagine que você recebe a seguinte notificação antes de finalizar uma compra:

“Nossa empresa está extremamente feliz com o fato de você estar quase finalizando sua compra. Somos gratos pela confiança e garantimos que tudo será entregue da melhor maneira possível. Nosso processo de logística é excelente e depende de duas etapas: na primeira, faremos o despacho do pedido, que deve ocorrer no dia 01. Logo em seguida, você receberá um entregador em sua casa no dia 03 para assinar e receber o material”.

Talvez esse texto soe interessante para um e-mail, mas com certeza não é funcional para a finalização de uma compra. O ideal é resumir com “os pedidos feitos serão despachados no dia 01 e entregues no dia 03” e deixar a parte da confiança e do agradecimento para um outro momento.

Relevância

Ao pensar em relevância, pergunte-se: “essa orientação é crucial para levar meu usuário ao próximo passo de sua jornada?” Se a resposta for sim, ótimo, pode seguir. Se não for crucial, vale repensar a sua decisão sobre o uso desse texto.

Diferentemente dos textos publicitários tradicionais, que focam no uso de adjetivos e de sensações durante a leitura, o microcopy exige que cada palavra seja útil e esteja levando a algum lugar ao invés de apenas gerar desejo.

Tom e estilo adequados

Como o seu público se comunica? Se você está falando com um grupo empresarial que lida com investimentos, é preciso ter um certo cuidado com os termos escolhidos e um respeito ao aspecto sério desse segmento. No entanto, se estiver se comunicando com jovens comprando roupas, vale ousar um pouco e usar palavras mais descontraídas.

Positividade e empatia

Ao ter contato com uma marca, o usuário espera por uma experiência positiva. Apesar de encaminhar o processo de compra, o microcopy também deve criar conexões emocionais e contribuir com a satisfação do consumidor.

Ação orientada

Se o seu microcopy for eficaz, ele deve encaminhar o usuário ao próximo nível do funil de compras. O uso de um CTA (call to action) indica qual é a próxima ação a ser tomada. A ideia não é manipular, apenas estimular e incentivar o usuário a seguir em frente e seguir com a sua marca.
Por exemplo: “Suas compras chegarão dia 03 se o pedido for feito hoje. Confirme sua compra aqui”. A palavra “aqui” pode ser linkada ao carrinho de compras para facilitar a usabilidade e evitar distrações.

Feedback e validação

É possível que o microcopy seja usado como confirmação de ações, para que o usuário entenda que algo realmente aconteceu. Frases simples como “seu pedido foi confirmado” ou “os itens foram adicionados ao carrinho de compras” são suficientes para esclarecer que a jornada está seguindo.

Consistência

Se você começou de um jeito certo, termine da mesma forma. O contrário também é válido: é essencial que o usuário perceba que a sua linguagem tem um começo, um meio e um fim. Isso também evita confusões e inseguranças.

Adaptabilidade

Se tudo der certo, muitas pessoas vão acompanhar o seu microcopy. Por isso, ele deve ser acessível e condizente com diferentes condições, regiões e situações. Se algum termo é usado em um estado específico para designar algo, vale utilizá-lo.

O que importa é proporcionar uma experiência positiva e clara para todos, independentemente de onde eles estão ou de como são.

Testes

O teste A/B é usado no microcopy para comprovar a eficiência de uma estratégia. Mantenha a mente aberta: se os resultados não forem como os esperados, esteja pronto para alterar e ajustar qualquer detalhe para garantir um melhor desempenho no seu projeto.

O que fazer – ou não – no seu microcopy

Não há nada melhor do que a prática para entender como funciona o microcopy e como ele pode ser otimizado. A seguir, separamos exemplos por categorias para mostrar como seria o melhor uso dessa ferramenta.

Botões de chamada para ação

“Faça seu cadastro em nosso site para acessar conteúdos inéditos.”
Além de ser comprida e utilizar dois verbos para indicar uma única ação, a frase acima não dá a impressão de atitude, apenas de uma sugestão. Uma melhor alternativa seria:
“Teste de graça por um mês.”

Campos de formulário

“Preencha com seu nome inteiro para que possamos ter uma relação melhor”.

Parece um pouco engessado, não é mesmo? Uma alternativa mais simples, objetiva e empática seria a seguinte:

“Nome completo: queremos te conhecer!”

Mensagens de erro

“Sua senha não está certa. Tente outra vez e atente-se aos caracteres para acessar sua conta.”

Ninguém gosta de lidar com problemas técnicos. Por isso, não force a barra: seja claro e ajude a pessoa a encontrar uma solução o quanto antes.

Você teria o mesmo efeito com:

“Senha incorreta. Tente de novo.”

Vá direto ao ponto: melhore a experiência dos seus usuários

Agora que você conhece as principais técnicas de microcopy, está na hora de seguir em frente e introduzir essa técnica na sua rotina. Apesar de consistir em informações curtas, esse recurso tem um enorme impacto no desempenho de muitas marcas.

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