Para todo mundo que costuma usar a Internet, se tem uma palavra que é bastante conhecida é “viral”. Inclusive, todo mundo quer criar algum conteúdo que seja considerado viral, até a área de Marketing.
A razão pela qual se usa esse termo é bem fácil de compreender: assim como os vírus se espalham de forma bem rápida e por muitos lugares, a publicação viral também faz isso.
De fato, ela tem um poder imenso de alcançar mais e mais pessoas, o que faz com que aquela informação chegue até a lugares onde não se imaginava.
O Marketing tem apostado cada vez mais nesse tipo de conteúdo e é por isso, inclusive, que surgiu a expressão “Marketing Viral”.
Qualquer empresa que tenha a intenção de fazer seu nome chegar mais longe e de colocar o seu produto mais em evidência precisa conhecer tudo sobre o Marketing viral e este material trará mais informações a esse respeito.
O Conteúdo Viral é aquele replicado em vários lugares, muitas vezes com métricas que chegam a espantar por serem muito altas.
É o caso de algum vídeo emocionante, por exemplo: é possível que ele chegue a ser reproduzido mais de 1 milhão de vezes apenas em uma rede social. Assim, milhões de pessoas passam a ter conhecimento sobre ele.
Também se pode ter uma música viral, que é aquela que toca repetidamente em diversos lugares, sendo impossível de esquecê-la porque ela está nas redes sociais, nos rádios, etc.
Atualmente, o Conteúdo Viral é considerado um objetivo de quem trabalha com Internet: todo mundo do Marketing tem o desejo de que a sua campanha viralize na rede porque isso vai ampliar muito a probabilidade de vendas.
No entanto, existem algumas coisas sobre o Marketing viral que precisam ser entendidas para que essa forma de propaganda possa ser colocada em prática.
A primeira coisa a se considerar é que um Conteúdo Viral, para ser verdadeiro, tem de ser orgânico. Isso quer dizer que as pessoas precisam se identificar com aquilo, gostar daquilo e, por sua própria vontade, começar a replicar.
Suponha-se que uma música foi lançada: é importante que as pessoas gostem dela e que, por causa disso, comecem a colocá-la em seus stories do Instagram, fazer vídeo cantando, publicar link nas redes sociais, etc.
Tudo isso tem de partir da conexão que a pessoa teve com aquela música, sem que ela precise receber dinheiro para isso.
Infelizmente, existem casos em que os criadores de um viral colaboram financeiramente para que ele fique mais famoso, mas isso é perigoso. Caso as pessoas descubram, a credibilidade daquela empresa e daquele conteúdo fica abalada.
Tem problema impulsionar?
O impulsionamento de publicações nas redes sociais ou um ranqueamento melhor por causa do Google Adwords é uma coisa completamente aceitável.
Afinal, trata-se de uma ferramenta de Marketing e não há qualquer problema em apostar nela. Até mesmo porque nem tudo que é impulsionado acaba viralizando.
O grande problema reside quando a pessoa decide pagar para outras divulgarem aquele conteúdo: nesse caso, deixa de ser um viral espontâneo, orgânico.
Vantagens desse tipo de conteúdo
Mesmo que a maior parte das empresas já tenha entendido que a Internet é sim uma aliada, ainda há aquelas que não entendem todos os benefícios de se apostar nela.
É por causa disso que muitas ainda têm preconceito com relação ao que é chamado de Marketing viral e aqui estão algumas das razões para usá-lo:
1. Não é invasivo
Uma das coisas que mais desagradam o mercado consumidor são as táticas invasivas, ou seja, quando as pessoas sentem que estão sendo quase “perseguidas” com aquele serviço ou produto.
Isso é diferente quando se opta pelo Conteúdo Viral: provavelmente, ele vai chegar a essas pessoas por meio de um amigo, de um conhecido, de um parente, ou seja, será um processo natural.
Nesse contexto, existe uma probabilidade bem maior de esse indivíduo ficar mais suscetível a conhecer mais aquela marca, aquele produto, aquela empresa, etc.
Inclusive, o fator sentimental pode ajudar: se esse viral for trago à pessoa por meio de alguém de quem ela goste, fica mais fácil haver uma conexão.
2. Ajuda a construir a marca
Mesmo que seja uma empresa mais sólida, é importante que ela esteja sempre em processo de firmar a sua marca.
O mercado consumidor se renova com certa rapidez, havendo sempre muita novidade nos concorrentes. Por isso, é imprescindível que a empresa seja mais lembrada pelos clientes e que o seu logotipo ou logomarca esteja fixado na memória.
Quando uma empresa consegue uma boa campanha de Marketing viral, ela passa a ser conhecida por mais clientes em potencial e ainda estreita a relação com quem já é seu consumidor.
3. Divulgação poderosa
Pode-se ter certeza de que, mesmo planejando muito uma campanha para determinado serviço ou produto e fazendo o seu melhor, não se conseguiria o alcance que um bom Conteúdo Viral consegue.
Mesmo as empresas que estão acostumadas a ter bons resultados em seu Marketing podem ficar surpresos ao perceber que seu conteúdo chegou a milhões de pessoas que, às vezes, nem faziam parte da persona estabelecida.
Sendo assim, quem deseja mesmo ser alvo de comentários e colocar seu trabalho em extrema visibilidade precisa se informar mais sobre o Marketing viral.
4. Custa bem pouco
Basicamente, o que é preciso para que se tenha um bom Marketing viral é uma boa ideia. Basta pensar em todos os conteúdos virais que já se viu na rede: muitos deles eram vídeos amadores, sem qualquer tecnologia.
É claro que, em se tratando de uma empresa ou de alguém que queira caprichar mais, a estrutura deve ser elaborada. Contudo, isso não é determinante para um viral.
Desse modo, pode-se dizer que não custa caro criar um Marketing viral e que, em contrapartida, o retorno que se pode ter com tanta visibilidade é muito animador.
Deve-se reforçar: o que é preciso é uma boa ideia e é justamente por isso que alguns candidatos a virais acabam não funcionando.
Acompanhar as tendências sociais é o primeiro passo
Para que um conteúdo seja viral, é importante que ele chame a atenção das pessoas, ou seja, que se trate de algo que vá agradar por ser engraçado, por ser diferente, por emocionar, etc.
No entanto, qualquer empresa que decida fazer um Conteúdo Viral só vai conseguir esse efeito no caso de estar informada com relação ao que está mais em alta nas redes sociais e na sociedade como um todo.
É por isso que um dos principais pontos para que o Marketing viral seja possível é justamente que se faça um conteúdo que caia nas graças dos consumidores e que faça com que eles tenham vontade de mostrá-lo a outras pessoas.
Não é para menos que muitas empresas contam com departamentos que ficam acompanhando quais são as coisas novas que estão acontecendo na rede, quais são os anseios mais comuns, o que tem potencial de se tornar meme, etc.
Normalmente, as campanhas virais têm um elemento específico que faz com que as pessoas queiram compartilhá-la. Além disso, quando as pessoas assistem a uma campanha viral, algum sentimento precisa ser despertado.
Para as empresas que estão criando as suas campanhas virais, algumas das coisas as quais se pode apelar são:
1. Emocional
O conteúdo com apelo emocional pode ser bem eficiente porque as pessoas, no geral, gostam de ter boas emoções despertadas.
Não é para menos que as campanhas de Dia das Mães, por exemplo, costumam caminhar para o lado afetivo: é que elas têm a intenção justamente de deixar as mães e os filhos emocionados.
A ideia é que, quanto mais tocadas as pessoas fiquem com aquilo, mais o conteúdo será compartilhado, mais ele viralizará e maior será o fortalecimento da marca.
2. Humor
O humor é uma das principais coisas para um Conteúdo Viral dar certo. Isso porque as pessoas, quando dão risada de determinado conteúdo, tendem a tentar espalhá-lo para que seus amigos e parentes também riam daquilo.
Isso explica porque boa parte das publicações virais têm exatamente um elemento de humor e, de fato, isso não é vantajoso só para os criadores de conteúdo, mas para os profissionais do Marketing também.
3. Utilidade
Quando se fala em utilidade, fala-se em um conteúdo que vai ensinar alguma coisa para quem tem contato com ele.
Pode ser um conteúdo de curiosidades, pode ser bastidores de alguma coisa que fez bastante sucesso ou até dicas cotidianas.
Entretanto, no caso do viral de utilidades, é de extrema importância uma pesquisa para saber se os concorrentes já não exploraram aquelas dicas, aqueles bastidores, etc. É interessante que tudo seja o mais original possível!
Vale salientar que uma mesma campanha viral pode englobar mais de uma coisa, ou seja, pode ser um viral de utilidade, mas com um pouco de humor. Já quando se explora o viral emotivo, o mais comum é que ele seja o único foco.
É claro que um dos objetivos maiores de qualquer profissional do Marketing é sempre que a sua campanha seja o mais divulgada o possível.
É por causa disso que vale a pena entender como se pode criar um conteúdo de Marketing viral e aqui estão algumas coisas a se fazer:
1. Conhecer a persona da sua empresa
É claro que conhecer mais da persona, que representa o seu público consumidor, é fundamental em todo tipo de empresa e desde a sua criação.
Entretanto, é fundamental se aprofundar mais nesse conhecimento porque, sem ele, ficará difícil identificar o que pode emocionar ou divertir aquele público.
Desse modo, é indispensável que o setor de Marketing esteja sempre buscando informações atualizadas sobre a persona do negócio: quem consome o serviço ou produto? Quais são as suas preferências? De que região? Quais são as suas características?
2. Aposte primeiro no humor
Apesar de haver mais de uma forma de se criar Marketing viral, é possível dizer que o humor é o que menos traz probabilidade de erros.
A quantidade enorme de memes existentes na Internet é uma grande prova disso: as pessoas gostam de rir e acabam se identificando mais com as marcas que valorizam isso.
Dessa maneira, quem quiser começar com a criação de Conteúdo Viral deve apostar, em um primeiro momento, em algum meme que tenha uma alta circulação e que possa ter seu contexto adaptado à empresa.
3. Dê ferramentas para que o viral seja compartilhado
Quanto mais incentivo as pessoas tiverem para que aquele Conteúdo Viralize, melhor. Portanto, é importante mostrar ao público que ele pode compartilhar aquilo em diferentes redes sociais, oferecendo botões para isso.
Por exemplo: se o conteúdo foi colocado no site ou no blog da empresa, é interessante que haja botões para que ele seja levado à maior parte das redes sociais.
Já se o conteúdo for colocado diretamente nas redes, é recomendado que se explore o máximo possível de todas elas.
4. Cuidado com a ousadia
É claro que fazer coisas diferentes do que a concorrência faz ajuda a empresa a se destacar e isso vale também para o Conteúdo Viral.
No entanto, é preciso ter cuidado com a ousadia em excesso porque ela pode até mesmo acabar assustando os consumidores. Também se deve tomar bastante cuidado com todo tipo de coisa que possa ofender.
Seguindo o gancho da dica anterior, é válido ressaltar que o viral nem sempre é positivo: se a campanha feita tiver algum termo considerado machista, capacitista ou preconceituoso de alguma forma, será bem difícil uma reversão.
Há vários casos de influenciadores e de artistas que acabaram tendo conteúdos viralizados, mas por motivos ruins, o que afetou seriamente sua trajetória. Isso se aplica também aos negócios.
Gostou de saber mais sobre o Marketing viral? Está pensando em aproveitá-lo para trazer engajamento ao seu negócio? Conte para nós e compartilhe este material!
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