Um dos objetivos do marketing digital é atrair a atenção do seu público e levá-lo a uma ação, como a compra. Porém, nem sempre os usuários tomam uma decisão imediata. Para ter uma segunda chance com quem já interagiu com sua marca, mas não fechou negócio, vale a pena saber o que é o remarketing.
Graças a ele, você pode aproveitar melhor as oportunidades que ainda não se converteram em negociações. Assim, é possível otimizar os seus esforços e aumentar as chances de fechar novas vendas.
Quer entender mais sobre remarketing? Continue a leitura e veja como criar a sua campanha para alavancar seus resultados!
O que é remarketing?
O remarketing é uma estratégia que busca impactar novamente uma pessoa que já entrou em contato com a marca ou demonstrou interesse em um produto ou serviço anteriormente. É o caso de quem entra em um site e vê um produto, mas sai da página antes de realizar a compra.
Com o remarketing, é possível que esse indivíduo veja anúncios ou conteúdos relacionados à loja ou ao produto que ele visitou anteriormente, tomando a decisão de adquirir o item.
Vale notar que o termo costuma ser usado como sinônimo de retargeting. Apesar de, originalmente, essas serem estratégias diferentes, elas têm objetivos e funcionamentos semelhantes: alcançar um público de novo, após o impacto inicial gerado pela sua marca.
Como essa estratégia funciona?
Mais que saber o que é o remarketing, é essencial entender como essa técnica funciona. Nesse sentido, o primeiro passo é compreender o papel dos cookies na internet.
Eles são dados de identificação que os usuários deixam ao navegar em sites ou aplicativos. É como se eles criassem uma espécie de rastro do seu uso da web, registrando parte do seu comportamento.
Esses cookies podem ser usados no remarketing em plataformas de anúncio, como o Google Ads ou Facebook Ads. Se o site tiver instalado uma espécie de rastreador de cookies dessas plataformas, será possível usar as informações captadas na hora de criar os anúncios.
Com isso, você tem a chance de escolher se deseja impactar novamente quem visitou o seu site e saiu sem comprar nada, por exemplo. Ainda, esse novo encontro ocorre de modos diferentes. O usuário pode receber anúncios em diferentes canais sobre um produto específico ou sobre uma empresa.
Também é possível ter configurações que disparam e-mails ao usuário sobre produtos que ficaram no carrinho e conceder um desconto caso ele finalize a compra, por exemplo. Vale destacar que esses são apenas alguns exemplos de como o remarketing pode ser utilizado.
Quais são as vantagens do remarketing?
Agora que você compreende melhor o funcionamento do remarketing, é importante entender o que o torna tão vantajoso para quem faz vendas online. Note que esses benefícios são válidos tanto para produtores quanto para afiliados, já que a estratégia pode ser usada em qualquer campanha de tráfego pago.
Um dos principais motivos para recorrer ao remarketing é a capacidade de voltar a impactar quem já esteve em contato com seu produto ou seu negócio. Como a pessoa já está familiarizada com a marca ou com o item, aumentam as chances de ocorrer a conversão em vendas.
Como o remarketing prevê um esforço direcionado, ele tende a ser mais eficiente do que uma campanha de tráfego pago tradicional. Com isso, ele pode custar menos e até ajudar a diminuir o custo de aquisição do cliente (CAC).
Dependendo da estratégia do remarketing — como a oferta de um desconto especial —, é possível aumentar o ticket médio ao realizar vendas maiores.
Ainda, o remarketing pode oferecer vantagens como reforço de marca e de posicionamento de mercado. Essa pode ser uma forma de ajudar o cliente a se lembrar mais facilmente das suas soluções.
Como usar o remarketing para alavancar suas vendas?
Como você viu, recorrer ao remarketing é útil para aumentar as vendas com eficiência. Para alavancar seus resultados, é essencial saber como criar uma campanha do tipo.
Na sequência, veja o que considerar para usar o remarketing em suas estratégias de vendas!
Escolha a plataforma para fazer remarketing
Como a forma de fazer remarketing pode ter variações entre as plataformas escolhidas, o primeiro passo é selecionar o serviço adequado para a sua campanha. Você pode escolher o recurso de anúncios do Facebook ou Instagram, o Google Ads e outras alternativas existentes.
Essa decisão deve analisar as suas necessidades e as preferências do seu público. Após escolher a ferramenta ideal, siga as instruções do próprio aplicativo para começar a coletar os contatos que formarão o público da sua campanha.
Defina o público a ser impactado
Assim que a plataforma de remarketing captar os cookies dos usuários, você poderá definir as características do público a ser impactado. Há como considerar os usuários que colocarem um produto no carrinho, mas não concluíram a compra, por exemplo.
Ainda, há a possibilidade de incluir pessoas que realizarem outros tipos de ações específicas em sua página. Essa definição depende da sua estratégia de vendas.
Crie a campanha
Após definir o público, é o momento de criar a campanha, propriamente dita. Nesse sentido, cada plataforma tem possibilidades e regras diferentes, que você deve considerar.
Se o remarketing for feito por e-mail, por exemplo, é preciso usar as técnicas de copywriting para criar uma mensagem que desperte o interesse do usuário e o faça decidir pela compra.
Já se você escolher o Facebook ou Instagram, é preciso se preocupar com a parte textual e com a questão visual, respeitando as regras da plataforma. No Google Ads, você poderá escolher em quais sites ou serviços o anúncio aparecerá.
Logo, é preciso ter atenção para criar uma campanha que seja atraente para o seu público e seja capaz de gerar os resultados esperados.
Monitore os resultados
Depois que a campanha estiver rodando, você deve ter atenção aos resultados — antes e após ela ser finalizada. Assim, será mais fácil compreender o que funcionou e o que pode ser otimizado. Veja, por exemplo, quantas pessoas foram impactadas e se houve um aumento na conversão em vendas.
Também é interessante entender o comportamento de quem foi alcançado pela campanha, mas não realizou a compra. Com essas informações, será mais fácil modificar a estratégia para garantir resultados melhores.
Com essas informações, você aprendeu o que é remarketing e como ele pode ser útil para alavancar suas vendas. Por isso, vale a pena compreender melhor como essa estratégia funciona para definir como usá-la em suas vendas.
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