Independentemente do ramo e do tamanho do negócio, o planejamento é o primeiro passo para o sucesso de qualquer projeto — especialmente no marketing. Afinal, essa ferramenta atua como um guia, prevendo todos os passos para o atingimento das metas.
Dessa maneira, o planejamento também é imprescindível para o Afiliado que deseja ter bons resultados em suas vendas. Por esse motivo, se você ainda não aplica um planejamento de marketing em sua estratégia, é interessante saber mais sobre o assunto.
Quer entender o que é o planejamento de marketing e como ele pode ajudar em sua jornada? Continue a leitura e confira!
O que é planejamento de marketing?
O planejamento de marketing serve como um guia para elaborar e aplicar as estratégias de publicidade de uma empresa ou, no caso, de um Afiliado. Portanto, ele consiste no estudo, identificação e organização de ideias e ações de marketing para alcançar um objetivo.
Em um planejamento de marketing, devem ser respondidas questões que ajudam a ter uma visão global do projeto, desde o ponto de partida até onde se pretende chegar, como:
- Quais produtos devo vender?
- Qual será o meu público-alvo?
- Onde divulgar os produtos?
- Qual será o investimento em marketing?
- Qual é o tempo de retorno do investimento?
- Quais métricas utilizar para mensurar os resultados?
Assim, o planejamento de marketing permite identificar os melhores caminhos para as campanhas, facilitando a execução das ações. Com isso, ele poupa tempo e desgaste, pois você já terá pensado em todas as soluções, evitando ter que lidar com surpresas desagradáveis.
Qual é a importância do planejamento de marketing para o Afiliado?
Entendendo o que é o planejamento de marketing, é o momento de descobrir a relevância dessa ferramenta para o Afiliado. Afinal, quando o negócio ainda não é uma grande empresa, é comum a prática de apenas seguir as ideias, sem ter um plano definido.
Contudo, isso leva muitas pessoas a desistirem do mercado de Afiliados, pois elas não conseguem obter bons resultados. Isso acontece devido à falta de previsão sobre os próximos passos para identificar os possíveis problemas e se antecipar a eles para encontrar soluções.
Além disso, não há como estabelecer métricas para mensurar os resultados e identificar os pontos fortes e as melhorias das campanhas de marketing. Desse modo, as decisões são tomadas com base em suposições, o que costuma levar o Afiliado a enganos e escolhas equivocadas.
Quais são as vantagens do planejamento de marketing para o Afiliado?
Além de saber a importância do planejamento de marketing para Afiliados, é fundamental conhecer as vantagens dessa ferramenta.
Veja quais são os benefícios do planejamento de marketing!
Decisões mais acertadas
A primeira vantagem de ter um planejamento de marketing é tomar decisões mais acertadas. Afinal, você terá mais tempo para considerar as ideias, buscar soluções, fazer pesquisas etc. Com tranquilidade para analisar o projeto, as escolhas costumam ser melhores do que aquelas tomadas com pressa.
Correção de eventuais problemas
Os problemas e imprevistos podem acontecer em qualquer projeto, e isso não quer dizer que a campanha seja ruim ou mal executada. Porém, um bom planejamento de marketing evita essas situações e permite corrigi-las antes que se tornem prejudiciais ao negócio.
Levantamento do investimento necessário
Toda campanha, independentemente se é de tráfego orgânico ou pago, gera custos. Por essa razão, para não se endividar ou ficar sem orçamento para concluir o projeto durante o andamento, você deve fazer o levantamento do investimento necessário.
Essa etapa é realizada durante o planejamento de marketing, já que ele permite entender o que será necessário para concluir o projeto. Assim, existe a possibilidade de fazer ajustes para alinhar a campanha à receita disponível para executá-la.
Como fazer um planejamento de marketing?
Agora que você descobriu as vantagens de fazer um planejamento de marketing, é o momento de saber como aplicar essa ferramenta em seus projetos. Com esse conhecimento, será possível otimizar o seu tempo e melhorar os resultados.
Confira as principais dicas!
Faça uma análise de mercado
Como você viu, uma das questões que devem constar no planejamento de marketing são os tipos de produtos a serem vendidos. E, para isso, é preciso realizar uma análise de mercado. Com ela, você pode entender as necessidades atuais dos consumidores e fazer escolhas mais condizentes.
Para fazer essa análise, realize uma pesquisa com os clientes em potencial para entender as suas dores. Além disso, busque saber quais soluções a concorrência propõe para resolver os problemas do mercado.
Com isso, além de decidir melhor o seu mix de produtos, você terá uma base de informações para fazer comparações e mensurar os resultados.
Defina e estude o seu público-alvo
Após fazer uma análise de mercado, você deve definir o seu público-alvo para direcionar as suas campanhas de marketing. As ações devem ser direcionadas para esse público, com linguagem e identidade visual que chamem a atenção e conversem com essas pessoas. Caso contrário, você pode atrair visitantes que não estão interessados em comprar a sua solução.
Determine os canais de marketing
Com a definição e o estudo do seu público-alvo, é mais fácil determinar os canais utilizados para se relacionar com os clientes em potencial. Considerando o exemplo anterior, é possível entender que as redes sociais podem ser um meio interessante para se comunicar com essas pessoas.
Trace os objetivos
Os objetivos são fundamentais para entender onde você deseja chegar com a campanha e, então, definir os passos para atingi-los. Além disso, eles servem como parâmetro para entender se as estratégias estão funcionando ou se devem ser ajustadas, devendo ser estabelecidos ainda no planejamento.
Neste post, você descobriu como o planejamento de marketing é imprescindível para obter sucesso como Afiliado. Agora, basta colocar as nossas dicas em prática para se planejar e tomar decisões mais acertadas para a sua estratégia.
Deixe um comentário