Chargeback: o que é e como evitar

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Chargeback: o que é e como evitar

Chargeback é um termo estrangeiro que, traduzido ao pé da letra, significa reversão de cobrança. Isso significa que o chargeback acontece quando o pagamento é cancelado diretamente pela operadora do cartão de crédito do cliente. Mas, porque isso acontece? É sobre esse assunto que iremos conversar hoje!

  • O que é chargeback
  • Porque o chargeback acontece
  • Como evitar o cancelamento de pagamentos

O que é chargeback

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O crescimento do e-commerce no Brasil tem facilitado o consumo e compras online em todo país. Para você ter uma ideia, o e-commerce brasileiro apontou o maior crescimento em toda a América Latina em 2022.

De acordo com a ABComm Forecast, através de uma pesquisa aplicada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, somente em 2022 o e-commerce em nosso país teve um faturamento de quase R$170 bilhões! Comparado com os dados de 2021, isso demonstra um crescimento de R$18 bilhões a mais!

Mas, claro, com o crescimento dos e-commerces vemos, também, o crescimento de fraudes e golpes no ambiente online. Entre os tipos de fraude, podemos destacar o chargeback. Para você ter uma ideia, ele ocupa a segunda posição no ranking global de fraudes com cartão de crédito no ambiente online.

O chargeback ocorre quando o pagamento de uma compra online é cancelado diretamente pela operadora do cartão de crédito do cliente. Dessa forma, quando a compra não é reconhecida pelo titular do cartão ou quando a transação não obedece as regras informadas no contrato com as administradoras do cartão, ela é cancelada e pode ser automaticamente estornada.

Porque o chargeback acontece

Você deve está se perguntando: ok, entendi o que é um chargeback, mas porque, exatamente, ele acontece? Existem alguns fatores que podem levar ao chargeback. Dá uma olhada!

Fraude automática

A fraude automática ocorre quando o dono do cartão de crédito faz uma compra já com o propósito de não pagá-la. Dessa forma, assim que tem acesso ao produto, ele solicita o cancelamento, informando que a compra não foi realizada por ele. Sacanagem, né?

Fraude amigável

Esse tipo de fraude ocorre quando um parente, amigo ou alguém próximo do titular do cartão realiza uma compra sem o dono saber.

Dessa forma, o titular, ao não reconhecer a compra, pede para que sua operadora de cartão realize o cancelamento da mesma.

Fraude efetiva

Aqui é onde, de fato, ocorre uma fraude. O modo de fraude efetiva acontece quando o titular do cartão tem seus dados roubados e se torna vítima de uma compra realizada por terceiros desconhecidos.

Dessa forma, quando ele identifica a compra, que não foi feita por ele, ocorre o pedido de cancelamento e registro de fraude.

Desacordo comercial

Sabe quando o cliente compra o seu produto e descobre que ele não está em conformidade com as suas expectativas? Pois bem, nesses casos ele pode pedir o cancelamento da compra, gerando o chargeback. Várias situações podem causar esse tipo de chargeback:

  • a loja não possuir o produto que vendeu;
  • o produto entregue apresentar defeito;
  • o produto enviado ser diferente do comprado.

Fraudes causadas

As fraudes causadas ocorrem quando um Produtor ou Afiliado criam diversas contas como usuários e realizam várias compras em cada uma dessas contas.

Quando as compras são aprovadas pela bandeira do cartão, o Produtor ou Afiliado solicitam saque dos valores e, depois, pedem o cancelamento das vendas, gerando chargeback para eles mesmos.

Esse tipo de chargeback é o mais prejudicial para todo o ecossistema de e-commerce, pois todos os envolvidos na transação saem prejudicados.

Como evitar o cancelamento de pagamentos

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Existem medidas que podem ser tomadas para que Produtores e Afiliados não sofram com o chargeback. Dá uma olhada com muita atenção nessa lista abaixo e aplique todas as dicas nos seus processos de vendas!

  • Mantenha uma política própria: averigue os dados pessoais dos seus clientes como carteira de identidade, comprovante de residência e etc;
  • Utilize intermediadores de pagamentos: eles garantem que suas vendas já aprovadas sejam entregues à você, sem gerar prejuízos nos casos de contestação de compra;
  • Inclua o nome da sua empresa no comprovante de pagamento: dessa forma, os compradores podem ter certeza que essa compra é autentica, evitando o chargeback.

Mas, afinal, como é calculado a taxa de chargeback?

Como dizem por ai, uma imagem vale mais que mil palavras. Então, confere esse cálculo aqui!

cálculo de chargeback

Para calcular a taxa de chargeback, leva em consideração o valor transacionado por cartão no período e as vendas que tiveram cancelamento pela operadora no mesmo período.

Dessa forma, para fazer esse cálculo, é utilizada a data de pagamento da venda para selecionar as vendas pagas por cartão naquele período e utilizada a data do pedido do chargeback para selecionar as vendas que tiveram cancelamento.

Lembrando que o cálculo é feito com base na soma dos valores totais das vendas (R$), não por unidade vendida.

Portanto, todo valor transacionado pela venda é incluso no calculo como: valor do produto, frete e taxa de juros.

Parece difícil, eu sei! Mas na dúvida, usa a imagem ali de cima e sempre confira os seus dados!

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